Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 19:31:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: valvulados + rede elétrica ruim  (Lida 23238 vezes)
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #30 : 05 de Dezembro de 2017, as 21:51:41 »

Essas dicas do site Valvewizard valem ouro!!
O lance dos 2 resistores de 220 ohms um em cada ponta do enrolamento dos filamentos e interligados ao catodo da válvula de saída elimina completamente o ruído, teste e veja por si mesmo.
Eu sei disso porque há muito tempo uso aqui no meu handmade valvulado, só que ao invés de 220 ohms eu utilizo 2 resistores de 100 ohms/3W.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Quanto ao trimpot Hundiger, o Orange Tiny Terror o utiliza e eu já conferi que diminui sensivelmente o ruído "humm" da rede elétrica.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2017, as 21:58:23 por Ramsay » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #31 : 06 de Dezembro de 2017, as 22:29:47 »

Comigo o lance dos resistores nos filamentos piorou. Tem que testar...

Quando eu tinha o Tiny, o hundiger não fazia diferença alguma. Não sei se pelo fato do meu prédio ser relativamente novo na época  (hoje tem uns 12 anos), instalação com terra, mas o Tiny não apresentava ruído algum em qualquer posição do trimpot.

Mas uma coisa eu percebi que ajuda muito: a configuração dos terras. O que alguns chamam de  "star ground parcial" (em que se criam "blocos de terra" para os diferentes setores do amplificador, juntando depois em um único ponto do chassis, puxando os negativos de cada um dos capacitores da fonte direto para esse ponto) foi o que para mim deu o melhor resultado.

Em tempo: Ramsay, bonita a sua montagem
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #32 : 06 de Dezembro de 2017, as 23:54:35 »

Fiquei sem internet nesses dois últimos dias, mas fiz alguns testes. O que testei:
- coloquei blindagem nas válvulas de pré;
- testei em um prédio novo, sem saber se tem aterramento, e com apenas o hi octane ligado e nada mais;
- testei em uma oficina de um amigo, com apenas o hi octane ligado e nada mais, e aterramento ligado diretamente a uma barra enterrada a uns 3 metros de profundidade;
- coloquei os capacitores sugeridos pelo xformer;
- conectei o center tap dos filamentos ao cátodo da EL84;
- desliguei o center tap dos filamentos, adicionei dois resistores de 100r/3W ligados ao cátodo da EL84.

Em todos os casos, o hum continua presente. Só me falta testar:
- levantar capacitores de acoplamento para ver em qual estágio aparece o hum. Devo simplesmente removê-los da placa?
- trocar capacitores da fonte;
- usar as 12AX7 no lugar das 6N2P;
- por fim, fazer um novo chassis, montar tudo desde o início novamente, e colocar os transformadores e válvulas na posição correta.

Amanhã acredito que consigo fazer os três primeiros testes. Se nada resolver, acredito que vou refazer o amplificador - mas só em janeiro, estou a tanto tempo trabalhando nele que a cabeça cansou, preciso ir para outros projetos para depois voltar com força total nele.

Quanto aos terras, a placa possui todos eles (pré, power e fonte) ligados por uma trilha. O layout original tem essas ligações feitas por fios. Da placa, sai apenas um fio de terra.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2017, as 23:57:07 por marcao_cfh » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #33 : 07 de Dezembro de 2017, as 01:11:59 »

Mais uma tentativa:
- Raspe um pouco a carcaça dos potenciômetros de ganho e volume pra conseguir soldar um fiozinho que será ligado ao terra (aterrar a carcaça).  Pode ser na orelha que prende a carcaça ao corpo do potenciômetro e depois ligar o fio ao terminal 3 que está ligado ao terra.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #34 : 07 de Dezembro de 2017, as 01:27:30 »

Marcão, você mesmo disse que o antigo dono do chassis havia montado o HO sem ruídos, então pela lógica não é aí o problema.

Ter todos os terras ligados na placa por um único "fiozinho", segundo andei lendo, é um procedimento ruim. Circula corrente "contaminada" por onde não deve, dizem. Este site explica direitinho o que eu disse no post anterior, achei bem legal:

http://www.aikenamps.com/index.php/grounding

O moço também fala sobre o problema de usar jacks não isolados (não enxerguei como são os seus) e em nunca confiar no chassis como único caminho para conectar, por exemplo, o terminal de um potenciômetro ao terra.

Parece que valvulados são mesmo uma mistura de ciência e arte...

Ao Matec: começo a entender algumas coisas, viu? Mas ainda não consigo projetar nada...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #35 : 07 de Dezembro de 2017, as 03:35:04 »

Parece que valvulados são mesmo uma mistura de ciência e arte...
Pode até ser...  mas não acredito que sejam muito diferentes de transistorizados quando resolve dar ruído..
Mas com mérito, o Marcão está indo atras da coisa...  
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #36 : 07 de Dezembro de 2017, as 14:27:08 »

Patines, é que me parece que por dar mais "flexibilidade" em termos de disposição dos componentes e conexões externas, as montagens valvuladas dependem mais de certos macetes. E acho que a  lista de "coisas que podem dar errado" também é maior...

Quando montei meu primeiro Baby Wonder, em placa de turrets, queimei dois transformadores de força em sequência, apesar de ter absoluta certeza de que não havia nenhum erro nas conexões elétricas nem componentes defeituosos. Aquilo desafiava a lógica. Desisti,  remontei (praticamente igual, mudando somente uma conexão de terra ao chassis, mas apenas porque o ponto original deixava a montagem um pouco feia) e a coisa deu certo... Terá sido "influência do aspecto visual" no desempenho?!?  Até hoje não descobri...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #37 : 07 de Dezembro de 2017, as 15:19:21 »


Parece que valvulados são mesmo uma mistura de ciência e arte...

Ao Matec: começo a entender algumas coisas, viu? Mas ainda não consigo projetar nada...

Há!

Prove...

 Undecided
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #38 : 07 de Dezembro de 2017, as 16:36:15 »

Marcao, antes de ter a trabalheira de fazer um novo chassis e montar tudo desde o início novamente, porque não tenta o que eu sugeri?? São apenas 2 resistores de 100 ou 220 oms interligados no catodo da válvula de potência.
Se eu tirar os 2 resistores do meu valvulado, o ruído fica exatamente igual ao seu.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #39 : 07 de Dezembro de 2017, as 16:55:32 »


Parece que valvulados são mesmo uma mistura de ciência e arte...

Ao Matec: começo a entender algumas coisas, viu? Mas ainda não consigo projetar nada...

Há!

Prove...

 :-

Malvado. Ainda não entendo como faz para acertar o ponto de trabalho (BIAS?) das válvulas...

-----
Marcao, antes de ter a trabalheira de fazer um novo chassis e montar tudo desde o início novamente, porque não tenta o que eu sugeri?? São apenas 2 resistores de 100 ou 220 oms interligados no catodo da válvula de potência.
Se eu tirar os 2 resistores do meu valvulado, o ruído fica exatamente igual ao seu.

Concordo com o Ramsay. Tem várias experiências a fazer antes de se dar por derrotado. E no processo você se diverte (e nós também).
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2017, as 16:57:25 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #40 : 07 de Dezembro de 2017, as 17:04:24 »

Concordo com o Ramsay. Tem várias experiências a fazer antes de se dar por derrotado. E no processo você se diverte (e nós também).
Segundo o (grão) mestre Haroldo Gamal quando as montagens funcionam de primeira não tem graça !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #41 : 07 de Dezembro de 2017, as 19:32:25 »

Pessoal, obrigado pelo incentivo. Não vou desistir tão fácil, é que já estou a algumas semanas só em cima desse projeto, então além de saturar um pouco a cabeça, me atrasou todos os outros projetos Cheesy. Enfim, surgiu uma viagem imprevista, e não vou poder fazer tantos testes quanto imaginava, mas vamos às respostas:

Mais uma tentativa:
- Raspe um pouco a carcaça dos potenciômetros de ganho e volume pra conseguir soldar um fiozinho que será ligado ao terra (aterrar a carcaça).  Pode ser na orelha que prende a carcaça ao corpo do potenciômetro e depois ligar o fio ao terminal 3 que está ligado ao terra.
Xformer, fiz um teste com garras jacaré mesmo. Não liguei ao potenciômetro de volume, pois ele "some" com o ruído quando está no mínimo. Ao conectar as garras nas carcaças dos dois potenciômetros de ganho, não tive resultado. Porém, ao conectar diretamente aos terminais de terra, o hum diminuiu consideravelmente. Ao conectar a guitarra, diminuiu mais ainda. Com a guitarra conectada e os ganhos no máximo, o ruído ficou parecendo aqueles pedais de drive barulhentos, mas num nível aceitável. Aqui o espectro de frequências:


Ter todos os terras ligados na placa por um único "fiozinho", segundo andei lendo, é um procedimento ruim. Circula corrente "contaminada" por onde não deve, dizem. Este site explica direitinho o que eu disse no post anterior, achei bem legal:

http://www.aikenamps.com/index.php/grounding

O moço também fala sobre o problema de usar jacks não isolados (não enxerguei como são os seus) e em nunca confiar no chassis como único caminho para conectar, por exemplo, o terminal de um potenciômetro ao terra.
Finck, usei somente jacks de plástico. Caso eu refaça o amplificador, vou refazer também a placa, usando ilhoses. Aí poderei dar mais atenção aos terras. Vou ler esse artigo na viagem que vou fazer.

Marcao, antes de ter a trabalheira de fazer um novo chassis e montar tudo desde o início novamente, porque não tenta o que eu sugeri?? São apenas 2 resistores de 100 ou 220 oms interligados no catodo da válvula de potência.
Se eu tirar os 2 resistores do meu valvulado, o ruído fica exatamente igual ao seu.
Eu testei, não obtive resultados... Usei dois de 100r/3W. Refazer o amplificador pode não ser uma ideia tão ruim, pois aí posso refazer a placa usando ilhoses (técnica nova para mim), e dando mais atenção aos terras e outros pontos. Além de que o chassis tem uns furos a mais, não está com válvulas e transformadores no melhor posicionamento, e as válvulas não estão alinhadas entre si, o que pra alguém com um pouquinho de toc passa seu um incômodo Cheesy.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #42 : 07 de Dezembro de 2017, as 20:44:25 »

Malvado. Ainda não entendo como faz para acertar o ponto de trabalho (BIAS?) das válvulas...

 Evil 

Você tem alguma dificuldade em ler gráficos?

 Anjo
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #43 : 07 de Dezembro de 2017, as 22:59:44 »

Mas agora o ruído predominante é de 300Hz ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #44 : 07 de Dezembro de 2017, as 23:11:13 »

Mas agora o ruído predominante é de 300Hz ?
Isso!
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4 5 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal