Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 06:28:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com transformador do Onerr 20 BlockBass  (Lida 22350 vezes)
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #45 : 26 de Junho de 2020, as 22:57:33 »

^Xformer, o meu estava com um TDA2050.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #46 : 26 de Junho de 2020, as 23:21:06 »

^Xformer, o meu estava com um TDA2050.

Tem razão, eu até abri e vi os gráficos do TDA2050, mas me confundi escrevi 2030 porque na primeira página deste tópico, o Alfredo escreveu que existem cubos também com o TDA2030.  Mas o TDA2030 é de 14W de saída, então não pode ser o usado nesse amplificador.  Os números dos gráficos e tensões que eu citei estão corretos.

Vou corrigir a minha mensagem anterior.  Obrigado pelo aviso.
« Última modificação: 27 de Junho de 2020, as 19:59:39 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
polaco82
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 18

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« Responder #47 : 27 de Junho de 2020, as 13:14:45 »

Citar
E aí o especificado do link acima, será que vai atender?

Como já disseram, precisaria ver o esquema pra ter certeza.

O circuito integrado do amplificador é o TDA2050.  Ele aguenta até +-25V de alimentação, mas como o ONERR é de 20W, em tese precisar de menos tensão na fonte.  Na datasheet do TDA2050, um gráfico indica que para ter 20W em 8 ohms, a fonte precisa de +-19V (simétrica).  E para 20W em 4 ohms, precisa de +-15V na fonte.   Veja aí qual a impedância do alto-falante.

Conforme for, a tensão AC do secundário do transformador vai depender de quanto é a impedância do falante e das tensões da fonte DC simétrica.  

Uma boa pista também é descobrir de quanto é a tensão dos capacitores da fonte (os maiores que houver na placa) e qual os diodos usados na retificação.


Bom dia a todos!

Primeiramente quero agradecer a TODOS pelo tempo e respostas de grande valia.

Tentarei colocar as informações por aqui:
-Correto, utiliza o TDA2050
- O alto falante é de 4 ohms, conforme etiqueta no mesmo.
-Segue fotos com valores dos capacitores, diodos, etc:
https://ibb.co/jDL8L0H 2200uF 25V
https://ibb.co/H7vwNZd 1000uF 16V
https://ibb.co/3ckdL3t Diodos 1N4004
https://ibb.co/4TvBCF4 Regulador de tensão 7805

-Valores encontrados pelo multímetro dos diodos 1N4004 (D10 ao D17 na placa, conforme foto enviada):
Sentido de condução: entre 589 e 595
Sentido inverso: Todos com 1.

E agora será que conseguimos desvendar a especificação do transformador correto??? Roll Eyes

Obrigado a todos!

 Legal!  Guitarrista Grin


Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #48 : 27 de Junho de 2020, as 15:56:06 »

Use o transformador de 15Vac-0-15Vac 1.8A  e mais um secundário de 5Vac.  Ele deve fornecer as tensões simétricas de +15Vdc e -15Vdc para conseguir os 20W em 4 ohms.  Se usar transformador de 18Vac  a tensão da fonte vai ficar alta (e passa a tensão de operação dos capacitores). O Alfredo deu a dica na primeira página deste tópico.
Como cada diodo 1N4004 da ponte de retificação só aguenta 1A, então a corrente no transformador não precisa ser muito alta, já que não vai ser usada.
« Última modificação: 27 de Junho de 2020, as 19:59:06 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
polaco82
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 18

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« Responder #49 : 27 de Junho de 2020, as 16:57:28 »

Use o transformador de 15Vac-0-15Vac 1.8A  e mais um secundário de 5Vac.  Ele deve fornecer as tensões simétricas de +15Vdc e -15Vdc para conseguir os 20W em 4 ohms.  Se usar transformador de 18Vac  a tensão da fonte vai ficar alta (e passa a tensão de operação dos capacitores). O Antonio deu a dica na primeira página deste tópico.
Como cada diodo 1N4004 da ponte de retificação só aguenta 1A, então a corrente no transformador não precisa ser muito alta, já que não vai ser usada.

Boa tarde! Muito esclarecedor a resposta. E aqui tem profissionalismo e conhecimentos! Palmas Palmas Muito obrigado!

Tem o transformador com Amperagem um pouco menor 1,5A, já que não vai usar a corrente toda, como informou. Menor 0,6cm no comprimento, somente!
 
Segue o link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1500771556-transformador-transformador-voltagem-15-0-15v-gnd-15a-5v-1a--_JM?quantity=1&variation=54218285013&onAttributesExp=true#position=4&type=item&tracking_id=3ef0b634-2b0b-43f8-8f62-f4e866fad3c0

 Bravo Legal!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #50 : 27 de Junho de 2020, as 17:50:39 »

Polaco, minha recomendação é seguir o que o EMachado fez.
Compre um transformador 12+12V 2A. Com 15+15V vai ficar alta a tensão pra usar o TDA2050 com falante de 4 ohms.
Eu não sei pra que esse enrolamento extra de 5V. De um canal desses de 12V você tira os 5V fácil (pelo que lembro, tem um 7805 nesse amplificador).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
polaco82
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 18

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« Responder #51 : 27 de Junho de 2020, as 18:55:58 »

Polaco, minha recomendação é seguir o que o EMachado fez.
Compre um transformador 12+12V 2A. Com 15+15V vai ficar alta a tensão pra usar o TDA2050 com falante de 4 ohms.
Eu não sei pra que esse enrolamento extra de 5V. De um canal desses de 12V você tira os 5V fácil (pelo que lembro, tem um 7805 nesse amplificador).

Boa tarde, entendi o que você quis dizer. Vi no datasheet do tda2050 na tabela de output power x tensão, com 4ohms entre 12-13 volts já chega em 20W. Com 8ohms, 15V já chega em 20W. Se é o que entendi no gráfico, é isso mesmo?

>>>>Porém, o falante não aguentaria essa potência com 15V por ser um falante de baixo e mais forte???

Não conseguir achar a potência que o falante suporta!

Seria transformador de 12+12 2A ou 12 0 12V 2A? Outra dúvida é quando for instalar como eu faria essa ligação nos bornes para a alimentação dos 5V. Seria fazer jumper entre eles, correto?

Muito obrigado mais uma vez!!! Legal!

« Última modificação: 27 de Junho de 2020, as 19:04:54 por polaco82 » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #52 : 27 de Junho de 2020, as 19:40:51 »

Seria transformador de 12+12 2A ou 12 0 12V 2A?
É a mesma coisa...

-----
Outra dúvida é quando for instalar como eu faria essa ligação nos bornes para a alimentação dos 5V. Seria fazer jumper entre eles, correto?
Muito obrigado mais uma vez!!! Legal!
Você consegue localizar o 7805?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
polaco82
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 18

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« Responder #53 : 27 de Junho de 2020, as 19:48:34 »

Seria transformador de 12+12 2A ou 12 0 12V 2A?
É a mesma coisa...

-----
Outra dúvida é quando for instalar como eu faria essa ligação nos bornes para a alimentação dos 5V. Seria fazer jumper entre eles, correto?
Muito obrigado mais uma vez!!! Legal!
Você consegue localizar o 7805?

Sim. >>>>> https://ibb.co/4TvBCF4
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #54 : 27 de Junho de 2020, as 19:50:19 »

O lugar onde você liga os 5V vai direto pra ele? Consegue seguir a trilha?
Falta realmente um esquemático pra facilitar...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
polaco82
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 18

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« Responder #55 : 27 de Junho de 2020, as 19:57:15 »

O lugar onde você liga os 5V vai direto pra ele? Consegue seguir a trilha?
Falta realmente um esquemático pra facilitar...

A placa está montada no painel. Terei que desmontar tudo para verificar. Retorno assim que disponível.

Obrigado!

-----
O lugar onde você liga os 5V vai direto pra ele? Consegue seguir a trilha?
Falta realmente um esquemático pra facilitar...

Sim. Consegui desmontar rápido e fácil! Os dois pinos que entram o segundo secundário, as trilhas seguem para o 7805 e depois para os pinos de saída para a placa do afinador/metronomo.

 Legal!
« Última modificação: 27 de Junho de 2020, as 20:18:02 por polaco82 » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #56 : 27 de Junho de 2020, as 20:22:40 »

Eu nunca vi afinador/metronomo que consuma mais que poucos mA, normalmente alimentados por bateria. Duvido que tenham conseguido fazer um projeto ruim ao ponto deles consumirem muito.
Eu ligaria um dos secundários de 12V ai sem medo. Talvez por precaução um dissipador no 7805 (um pedaço qualquer de aluminio - não deixa o aluminio encostar em mais nada).

Veja... A sugestão do xformer de você usar o transformador de 15+15V era a de manter a potência o mais proximo do original.
A minha com o 12+12V é de você não precisar trocar o transformador de novo em pouco tempo. Eu acho que 15+15V 1.8A que nem esse do ML não vai dar conta.
Se você conseguir colocar um transformador de 15+5V 3A nesse amplificador seria o ideal (mesmo que o transformador fique fora do chassis - já vi alguns presos na parte de baixo do gabinete). Ai dá até pra colocar um de 6V 500mA dentro do chassis para afinador/metronomo. Mas eu também verificaria o tamanho do dissipador do TDA2050.
« Última modificação: 27 de Junho de 2020, as 20:31:17 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
polaco82
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 18

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« Responder #57 : 27 de Junho de 2020, as 20:40:42 »

Eu nunca vi afinador/metronomo que consuma mais que poucos mA, normalmente alimentados por bateria. Duvido que tenham conseguido fazer um projeto ruim ao ponto deles consumirem muito.
Eu ligaria um dos secundários de 12V ai sem medo. Talvez por precaução um dissipador no 7805 (um pedaço qualquer de aluminio - não deixa o aluminio encostar em mais nada).

Veja... A sugestão do xformer de você usar o transformador de 15+15V era a de manter a potência o mais proximo do original.
A minha com o 12+12V é de você não precisar trocar o transformador de novo em pouco tempo. Eu acho que 15+15V 1.8A que nem esse do ML não vai dar conta.
Se você conseguir colocar um transformador de 15+5V 3A nesse amplificador seria o ideal (mesmo que o transformador fique fora do chassis - já vi alguns presos na parte de baixo do gabinete). Ai dá até pra colocar um de 6V 500mA dentro do chassis para afinador/metronomo. Mas eu também verificaria o tamanho do dissipador do TDA2050.

Obrigado pelo retorno. O TDA2050 está preso em uma placa 10x10cm e ainda é aparafusada na estrutura de aço do conjunto.
link: https://ibb.co/4gYCFkq

3A vai ficar grandão, mas fora do gabinete dá para instalar. Dentro nem pensar! _

 Legal!

-----
Eu nunca vi afinador/metronomo que consuma mais que poucos mA, normalmente alimentados por bateria. Duvido que tenham conseguido fazer um projeto ruim ao ponto deles consumirem muito.
Eu ligaria um dos secundários de 12V ai sem medo. Talvez por precaução um dissipador no 7805 (um pedaço qualquer de aluminio - não deixa o aluminio encostar em mais nada).

Veja... A sugestão do xformer de você usar o transformador de 15+15V era a de manter a potência o mais proximo do original.
A minha com o 12+12V é de você não precisar trocar o transformador de novo em pouco tempo. Eu acho que 15+15V 1.8A que nem esse do ML não vai dar conta.
Se você conseguir colocar um transformador de 15+5V 3A nesse amplificador seria o ideal (mesmo que o transformador fique fora do chassis - já vi alguns presos na parte de baixo do gabinete). Ai dá até pra colocar um de 6V 500mA dentro do chassis para afinador/metronomo. Mas eu também verificaria o tamanho do dissipador do TDA2050.

Obrigado pelo retorno. O TDA2050 está preso em uma placa 10x10cm e ainda é aparafusada na estrutura de aço do conjunto.
link: https://ibb.co/4gYCFkq

3A vai ficar grandão, mas fora do gabinete dá para instalar. Dentro nem pensar! _

 Legal!

Consegui esse também: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1434858227-transformador-transformador-voltagem-15-0-15v-3a-5v-1a--_JM?quantity=1&variation=50588810368&onAttributesExp=true#position=11&type=item&tracking_id=17005f0e-26dc-438f-93aa-92e180c3e84c

Mas a ideia era instalar um dentro do gabinete mesmo. A caixa será usada para estudo mesmo. Nada na ultima potência.

Irei perguntar se tem de 2A ou 2,5 na mesma especificação 15 0 15 e 5v 1A ou 15 0 15 e 6V 500mA.

 Legal!
« Última modificação: 27 de Junho de 2020, as 21:05:16 por polaco82 » Registrado
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #58 : 27 de Junho de 2020, as 21:33:38 »

polaco82, o A.Sim te ofereceu fazer um transformador específico e corretamente dimensionado desde que você pague o frete.. não entendi por que está insistindo em comprar um genérico no ML correndo o risco de logo ter que ir atrás de outro, ambos chegarão via correios para você de qualquer forma.

Só para constar que o A.Sim é uma grande referência no projeto e fabricação de transformadores. Eu possuo 3 amplificadores valvulados feitos com os transformadores dele (Schatz) e já arrumei mais alguns para amigos e conhecidos que tiveram problemas com os transformadores originais de fábrica, todos funcionando perfeitamente até hoje. Desde pequenos de 1W (firefly) a grandes de 50~100W (valvulados e SS).

Aproveite que tirou a placa, meça o espaço interno e levante o esquema e com isso será possível determinar exatamente as características mínimas e ele poderá (se ainda estiver disposto) fabricar um transformador para você nas dimensões mecânicas e elétricas adequadas e não terá mais problemas com o amplificador.

Caso não consiga levantar o esquema, tire fotos da(s) placa(s) com a melhor resolução/qualidade possível e uma boa iluminação e eu te ajudo a fazer isso.
« Última modificação: 27 de Junho de 2020, as 21:41:13 por mkslwsk » Registrado
polaco82
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 18

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« Responder #59 : 27 de Junho de 2020, as 22:38:50 »

polaco82, o A.Sim te ofereceu fazer um transformador específico e corretamente dimensionado desde que você pague o frete.. não entendi por que está insistindo em comprar um genérico no ML correndo o risco de logo ter que ir atrás de outro, ambos chegarão via correios para você de qualquer forma.

Só para constar que o A.Sim é uma grande referência no projeto e fabricação de transformadores. Eu possuo 3 amplificadores valvulados feitos com os transformadores dele (Schatz) e já arrumei mais alguns para amigos e conhecidos que tiveram problemas com os transformadores originais de fábrica, todos funcionando perfeitamente até hoje. Desde pequenos de 1W (firefly) a grandes de 50~100W (valvulados e SS).

Aproveite que tirou a placa, meça o espaço interno e levante o esquema e com isso será possível determinar exatamente as características mínimas e ele poderá (se ainda estiver disposto) fabricar um transformador para você nas dimensões mecânicas e elétricas adequadas e não terá mais problemas com o amplificador.

Caso não consiga levantar o esquema, tire fotos da(s) placa(s) com a melhor resolução/qualidade possível e uma boa iluminação e eu te ajudo a fazer isso.

Boa noite!

Amigo, foi burrice da minha parte Toma na Cabeça, erro de leitura e interpretação Embarrassed no texto do colega A.Sim Sad. Na minha leitura rápida, eu entendi que era para eu enviar o meu transformador para ele reparar. Nada a ver da minha parte. Correria danada por aqui trabalho e tal! Mil desculpas.

Sou leigo nessa parte de fazer o esquema. As fotos eu posso fazer amanhã. Só me diz como quer as posições para as fotos.

Obrigado pelo esclarecimento...

-----
Se é para usar um transformador com "filamento" de cobre da Fácil, então eu te faço um grátis; tu só precisarás pagar o frete. Vamos achar um tamanho que caiba no espaço que tens no chassis.

Eu precisaria do esquema do amplificador para estimar certinho as correntes e descobrir...por que o transformador tem seis fios no primário.

Boa noite Caro colega! Na minha leitura e resposta anterior, eu entendi que era para eu enviar o meu transformador para você reparar, que para mim por aqui está complicado. Nada a ver o entendimento da minha parte. Correria danada por aqui trabalho e tal! Mil desculpas.

Sou leigo na parte de eletrônica, o esquema eis aí outra dificuldade. O que posso fazer é mandar as fotos da placa.

Mil desculpas pelo erro anterior, novamente!

Obrigado pelo esclarecimento...
« Última modificação: 27 de Junho de 2020, as 22:47:39 por polaco82 » Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal