Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 03:31:04


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Valvulado muito alto para apartamento  (Lida 13670 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #15 : 18 de Janeiro de 2018, as 23:42:45 »

Logo vais saber como é o som da sua campainha sendo acionada pela polícia   Cry
Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #16 : 20 de Janeiro de 2018, as 01:54:52 »

É tudo uma questão de negociar com os vizinhos, porque afinal som de guitarra não é ruído mas, sim um som harmônico que não tem nada a ver com ruídos tipo o "batecum" de martelo e ponteiro e o de britadeiras.
Mas, essa negociação só vai funcionar se a pessoa tocar guitarra, no máximo, de 3 a 4 vezes por mês.
Se vai tocar diariamente, tipo para estudo, então a coisa não rola.

Dito isso, você negocia com os vizinhos, tipo, o seu cachorro é muito barulhento e não me deixa dormir e pra outro fala, você arrasta móveis durante a madrugada o que me incomoda muito e pra outro fala, você ronca muito e prejudica o meu sono, e por aí vai.

Há um bom tempo atrás eu estava escutando LPs de heavy metal em volume bem alto e chamaram a polícia. O guarda bateu na minha porta e pediu para eu baixar o volume, o que fiz.
Mas, assim que o carro da polícia foi embora eu peguei o meu LP "Racha Paredes" da  banda Icon e botei pra tocar em volume bem alto.

Mas, voltando a negociação, então você fala pros vizinhos, o que vocês preferem?? que eu toque guitarra com som alto diariamente e vocês chamam a polícia a cada dia, ou que eu toque apenas 3 ou 4 vezes por mês por umas 4 ou 5 horas e com o quarto todo (janela e porta) lacrado??
E eles sempre escolhem a 2ª opção, sendo que a hora do silêncio oficial, segundo a lei é a de 10 horas da noite.
Então, se eu aturo latidos de cachorro na madrugada e barulho de móveis arrastando eu tenho todo o direito de tocar a minha guitarra.

Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #17 : 20 de Janeiro de 2018, as 20:13:47 »

É tudo uma questão de negociar com os vizinhos, porque afinal som de guitarra não é ruído...

Falas isso porque nunca me ouviste tocando...

 Cheesy
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #18 : 21 de Janeiro de 2018, as 18:45:15 »


E eles sempre escolhem a 2ª opção, sendo que a hora do silêncio oficial, segundo a lei é a de 10 horas da noite.


Na verdade, "Perturbação do Sossego" não tem hora definida.   Não significa que posso fazer barulho à vontade e desligar o pancadão só as 10 da noite que está tudo ok, segundo a lei.
Infelizmente, infringir isto é apenas uma "contravenção", e a polícia não está nem aí para isso.
Mas se entrarmos nesta vereda o papo vai longe.....
Espero que o tcholopi ache um meio termo e que ele e os vizinhos sejam felizes.

Abraços
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #19 : 21 de Janeiro de 2018, as 22:44:26 »

Na verdade, "Perturbação do Sossego" não tem hora definida.   Não significa que posso fazer barulho à vontade e desligar o pancadão só as 10 da noite que está tudo ok, segundo a lei.
Infelizmente, infringir isto é apenas uma "contravenção", e a polícia não está nem aí para isso.

Infringir " isso " dá processo criminal. Perturbação do sossego é coisa séria e pode ser reclamada por qualquer cidadão a qualquer hora, mesmo antes das 22 h. A polícia, sim, está bem "aí" para isso e uma reclamação com queixa protocolada dá uma incomodação grande ao reclamado, que é chamado à frente do juiz e, se quiser encerrar o processo ali, já é multado na hora. Desejando alegar inocência, a multa dobra e começa a correr processo. Aconselho a todos a evitar correr o risco de passar por isso.

Na minha opinião, o Ramsay teve muita sorte.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2018, as 22:51:59 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #20 : 21 de Janeiro de 2018, as 22:55:52 »

É fato, dentro de um prédio ou condomínio valem as regras que estão no estatuto, não a "lei genérica".

E mesmo estando dentro das regras,  bom senso nunca é demais, tanto para quem está "fazendo barulho" quanto para quem se sente incomodado. A despeito da brincadeira que fiz, acho que entender as necessidades e costumes dos vizinhos e negociar, se necessário,  é uma boa prática.

Infelizmente, existem os chatos profissionais, aqueles que ligam para reclamar até quando você deixa cair uma caixa de fósforos. Para esses, nem morar na selva é o ideal,  por conta do barulho de grilos. Curiosamente, o barulho que eles mesmos fazem não parece incomodá-los na mesma medida.

Para enfrentar esses exemplares da fauna urbana, um decibelimetro, mesmo que seja um aplicativo de smartphone, é útil. Em prédios, o som se espalha e eventualmente é amplificado de formas imprevisíveis. Por exemplo, muitas vezes um som que está baixo dentro do nosso próprio apartamento fica muito alto no andar de cima.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #21 : 21 de Janeiro de 2018, as 23:13:58 »

É fato, dentro de um prédio ou condomínio valem as regras que estão no estatuto, não a "lei genérica".

O que você entende por "lei genérica" ?  Se a lei for municipal, estadual ou federal, elas tem prevalência (e mesmo entre elas) sobre qualquer estatuto ou convenção condominial (privada) a menos que tal lei seja omissa ou autorize a regulamentação do assunto pelo condomínio. Mesmo porque se um condômino estiver perturbando a vizinhança de outras residências, o estatuto não se aplica aos vizinhos.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #22 : 22 de Janeiro de 2018, as 00:53:02 »

Por "lei genérica" eu realmente quis me referir a municipal/estadual/federal. Que no caso do ruído em prédios e condomínios, não cobre bem o assunto, me parece.

Por exemplo,  sem entrar em detalhes ou extrema precisão,  em SP é estabelecido que entre 7:00 e 22:00 pode-se fazer um certo nivel de barulho (que, diga-se de passagem, é frequentemente ultrapassado pelas britadeiras da prefeitura e pelos ônibus contratados por ela), em qualquer dia. Mas fala sério, quem gosta de ser acordado no fim de semana às 7:00 com um ruído desagradável?

Nos condomínios, um conjunto de regras é VOTADO pelos moradores. Se você mora lá,  teoricamente tem que se submeter a ele. Mesmo que o estatuto não tenha validade legal que permita aos incomodados abrir uma reclamação na polícia,  ele tem validade moral que vai garantir uma boa quantidade de encheção de saco para quem o descumpre.

Quando há um conflito com a lei que fira um direito individual (exemplo, proibição de animais), claro que pode-se questionar, mas arrumar encrenca com os vizinhos certamente não é a melhor forma de fazê-lo.

Editando: acabo de ler sobre a lei que trata da "perturbação do sossego". Ela não específica horário, nem limites, nem nada. Subjetiva, como tantas no pais. O A.Sim está certíssimo ao dizer que qualquer um pode reclamar a qualquer hora. E por qualquer nível de barulho. Então, melhor mesmo não provocar ninguém.


« Última modificação: 22 de Janeiro de 2018, as 03:51:36 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #23 : 23 de Janeiro de 2018, as 13:07:27 »

Pegando como ideia o isopor sugerido pelo xformer, coloquei dois travesseiros em frente a caixa, um em frente cada alto falante. Deu uma abafada considerável no som. Quanto a atenuação, no site sugerido para calcular pede a potência por canal. No caso seria 9w por canal? Se sim, a potência do resistor de atenuação deveria ser de 10w para os dois resistores?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #24 : 23 de Janeiro de 2018, as 13:59:01 »

Quanto a atenuação, no site sugerido para calcular pede a potência por canal. No caso seria 9w por canal? Se sim, a potência do resistor de atenuação deveria ser de 10w para os dois resistores?

Seu amplificador é mono, correto? Então o cálculo é para a potência total do amplificador, para fazer um único atenuador. A carga seria a combinação das impedâncias dos 2 falantes. A potência dos resistores seria igual ou maior que aquela indicada pelo programa.

 Smiley
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #25 : 23 de Janeiro de 2018, as 19:35:21 »

Pegando como ideia o isopor sugerido pelo xformer, coloquei dois travesseiros em frente a caixa, um em frente cada alto falante. Deu uma abafada considerável no som.

A ideia é a mesma quando tapamos os ouvidos quando tem barulho muito alto. Só que o som também se transmite pelos meios sólidos (e líquidos) além do ar.  Tome cuidado com as vibrações transmitidas ao chão pela caixa acústica (o vizinho de baixo pode reclamar).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #26 : 23 de Janeiro de 2018, as 21:40:55 »

XFormer,  achas que fazer um suporte tipo "uma prateleira com pezinhos de borracha" ajuda nesse ponto da transmissão das vibrações pelo piso?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #27 : 23 de Janeiro de 2018, as 22:44:19 »

XFormer,  achas que fazer um suporte tipo "uma prateleira com pezinhos de borracha" ajuda nesse ponto da transmissão das vibrações pelo piso?

Então, eu me interessei pelo assunto desde que minha vizinha de cima começou a andar de salto alto ou tamanco no piso sem tapete.

Num livro de acústica tem o seguinte:

Citar
13.6 Isolation of Vibrations
Isolation of structure-borne sound often turns out to be dificult in praxi. On
the one hand, materials like steel or concrete have only very low damping
coeficients for structure-borne sound waves. On the other hand, it is often
not possible to construct adequate isolation measures like soft resilient inlays
in optimal positions. For these reasons, it is best to take care of preventing
structure-borne sound from entering structures like buildings, vehicles, and
engines in the first place. This is accomplished by directly isolating the source,
usually by providing elastic support. We will elaborate on how elastic support
works acoustically.
.....
Many types of elastic elements are currently used for acoustic isola-
tion, including steel springs, rubber-metal-compound elements, rubber, and
synthetic-foam plates. Progressive spring characteristics like those provided
by rubber can help avoid dancing of the source.

Pelo o que entendi, a interface com o piso precisa ser um material elástico (molas, borracha, e placas de espuma sintética) que amorteçam e dispersem a energia sonora.  Eu experimentaria tocar com a caixa em cima do colchão da cama (de espuma ou molas).

Veja esse link:
http://portalacustica.info/contrapiso-flutuante/

« Última modificação: 24 de Janeiro de 2018, as 01:04:05 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #28 : 23 de Janeiro de 2018, as 23:23:33 »

Então, eu me interessei pelo assunto desde que minha vizinha de cima começou a andar de salto alto ou tamanco no piso sem tapete.

Solução para isso : duas camadas de chapa de gesso, entremeadas com lã de vidro. Vai rebaixar o teto em uns 15 cm.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2018, as 23:43:15 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Guilherme
Visitante
« Responder #29 : 23 de Janeiro de 2018, as 23:35:21 »

Studios sérios, por exemplo o Mosh em São Paulo-SP, desacoplam o piso com molas, mas haja cálculo. O resto é paliativo, se tanto.

O Acoustics, Leo Beranek, trata muito bem desse assunto. Existe edição em espanhol e, parece, rola um pdf da versão original em inglês (1954) na rede.

A propósito, segundo esse autor, som (ondas acústicas) só se propagam em gases e líquidos, meios elásticos que não sofrem deformação plástica. Logo, o som não se propaga em sólidos.
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal