Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 05:51:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Valvulado muito alto para apartamento  (Lida 13485 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #30 : 24 de Janeiro de 2018, as 00:36:48 »

O Acoustics, Leo Beranek, trata muito bem desse assunto. Existe edição em espanhol e, parece, rola um pdf da versão original em inglês (1954) na rede.

Eu estou com uma edição de 1986 deste livro.

Citar
A propósito, segundo esse autor, som (ondas acústicas) só se propagam em gases e líquidos, meios elásticos que não sofrem deformação plástica. Logo, o som não se propaga em sólidos.

Você entendeu errado (ou houve alteração e revisão no entendimento dele de 1954 para 1986), o que eu achei sobre isso no livro dele de 1986 é:

Ele diz que para o som se propagar o material precisa ser elástico mas que no livro dele ele só iria tratar da propagação no ar (gás). Agora se o material sólido for elástico ele vai propagar o som.  Se ele não se propagasse pelo piso e paredes, eu estaria sem problemas do barulho da vizinha.  E os índios nos filmes não encostariam o ouvido nos trilhos para ouvir se um trem estava vindo.  Cheesy

Outro livro (Handbook for Sound Engineers) diz o mesmo:


Em alguns materiais sólidos e líquidos, o som se propaga até mais rápido que no ar:

« Última modificação: 24 de Janeiro de 2018, as 15:34:55 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #31 : 24 de Janeiro de 2018, as 16:03:51 »

Bom vou deixar um pouco do que estudei na faculadade e na internet sobre esse assunto.
As ondas sonoras se propagam diferente nos mais diversos materiais. Também existe diferença na propagação de cada uma das frequências sonoras em cada material. É um assunto bastante complexo e existe uma cadeira inteira do curso de engenharia mecânica só para estudar ondas mecânicas. Na engenharia civil, vemos apenas uma parte, mas dá pra ter uma boa base.
A regra geral é que em materiais homogêneos a propagação é melhor, pois cada vez que o som atravessa de um meio para outro existe um processo de difração, com consequente perda de energia.
Portanto, para o caso de ligar o amplificador no apartamento, o ideal é fazer um sistema massa-mola-massa-mola com duas chapas espessas, como mdf, ou gesso, fazendo um sanduíche em um material de baixa densidade, como uma espuma, por exemplo. O ideal é que não se utilize algo rígido para fixar as duas chapas, pois este seria um local de propagação da energia sonora.
Para os pés, aqueles pezinhos de borracha cumprem bem a função, mas se ainda estiver propagando, basta utilizar um vibra stop, como o utilizado em máquinas de ar condicionado.
Por dentro, mais uma camada de espuma para diminuir a reverberação de certas frequências, com a criação de ondas estacionárias. Essa camada interna não deve ser colocada em toda a extensão, mas ser adicionada aos poucos, até achar um equilíbrio entre o efeito hall e o som morto (totalmente abafado).
Utilizar paredes não paralelas também ajuda, mas acaba ficando meio desajeitado para armazenar.
É praticamente o tratamento de um estúdio, mas em escala reduzida, então, se quiser, pode fazer a mesma coisa no ambiente inteiro!  Cheesy
Espero ter ajudado!
 
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #32 : 24 de Janeiro de 2018, as 21:33:58 »

Como explicar o fato de que (segundo a tabela postada) o gesso (gypsum board) propaga mais o som que os outros materiais citados?
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #33 : 24 de Janeiro de 2018, as 21:39:23 »

Citar
Você entendeu errado (ou houve alteração e revisão no entendimento dele de 1954 para 1986), o que eu achei sobre isso no livro dele de 1986 é:

Não, eu creio ter lido direito e compreendido corretamente. Eu acho que problema começa quando se coloca no mesmo saco ondas acústicas e ondas mecânicas. Acompanhe meu raciocínio:

Deve existir um modo de diferenciar claramente as propriedades das ondas acústicas (som), das ondas mecânicas (aquelas que se propagam em sólidos) e das ondas sísmicas (perturbações complexas que  se propagam na crosta terrestre). Correto ?

Além das diferenças evidentes (ver mais abaixo) qual é a característica fundamental das ondas sonoras, aquela propriedade que nenhuma outra onda possui, sejam aquelas que necessitam de algum suporte material (meio físico) seja aquela que se propaga no espaço "vazio" (luz e demais formas de radiação eletromagnética) ?

A resposta, um pouco sutil, é verdade, está na página do livro Acoustics, Leo Beranek, que foi publicada parcialmente em seu post.

Publico-a novamente abaixo, só que integralmente e, ao invés de inglês, em espanhol, em uma tradução de Acoustics (Acustica - Leo Beranek Editorial HASA 1961).:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

A nota de pé de pagina denota que, rigorosamente falando, o meio físico no qual se propagam ondas acústicas  é o ar atmosférico (gases) por ser o único meio no qual as forças de cisalhamento são pequeníssimas. Esse meio, por ser virtualmente imune ao cisalhamento, não pode sofrer deformação plástica. E é exclusivamente nesse meio (gases) no qual toda a Acústica, e a percepção dos sons, está assentada.

Embora esse assunto seja mas afeito a engenheiros mecânicos e civis, não há como a Acústica deixar de recorrer à esses conceitos.

Para reflexão, algumas perguntas e algumas afirmações acerca desse assunto maravilhoso que é o som:

1. Ondas acústicas  são perturbações que se propagam longitudinalmente. Ondas mecânicas (em sólidos) se propagam transversalmente. Evidentemente são ondas completamente diferentes;

2. Ondas sísmicas diferem de ondas mecânicas por serem formadas, simultaneamente, por ondas longitudinais e dois tipos de ondas transversais que se propagam com velocidades diferentes. São ondas onde as forças de cisalhamento são extremamente relevantes, capazes de deformações e destruição generalizadas na crosta terrestre;

3. É fácil calcular taxas de atenuação de ondas acústicas nos gases. Em líquidos esse cálculo, segundo Beranek, em Acoustics Measurements, é bem complicado. Alguém já viu algum método de cálculo de atenuação de ondas acústicas em sólidos ?

4. Difração é propriedade básica das ondas. Ondas acústicas difratam em portas, janelas, pórticos, portões, baffles, bocas de caverna, dutos etc. etc. Eu já vi como elétrons difratam em sólidos. Alguém já viu ondas acústicas difratarem em sólidos ?

____________________________________________________________

Realmente guitarra amplificada em centros urbanos altamente povoados é um problemão. Isso porque algumas das boas características de um amplificador (mais precisamente guitarrista->guitarra->amplificador->alto-falante) só pode ser adequadamente avaliadas em altos/altíssimos volumes. Em resumo, problemas com a vizinhança e com a Lei.

Solução: se mudar para a roça ou procurar isolar da melhor forma possível o recinto onde se pratica.
O livro Acustica tem o capitulo 11 dedicado ao controle do ruído. Pode ser que haja textos melhores, não duvido, mas certamente terão esse capitulo como referencia em algum momento. Três paginas estão a seguir. Quando tiver tempo ocioso vou postando as demais.

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/ruido_1.JPG

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/ruido_2.JPG

Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #34 : 24 de Janeiro de 2018, as 22:30:43 »

Havia uma "linha de atraso ultrassônica" baseada na propagação de ondas mecânicas em uma lâmina de quartzo. As ondas se refletiam nos cantos da lâmina; a frequência era de 3,575611 MHz ( sistema PAL-M ) e o atraso, pouco mais de 63 us.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #35 : 25 de Janeiro de 2018, as 01:14:41 »

Como explicar o fato de que (segundo a tabela postada) o gesso (gypsum board) propaga mais o som que os outros materiais citados?

Não propaga "mais",  propaga mais rápido. Em termos bem simples, desconsiderando diversas variáveis e com um pouco de liberdade poética, pode-se dizer que quanto mais denso o material, mais velozmente a onda sonora se propaga, porém mais atenuação se tem.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #36 : 25 de Janeiro de 2018, as 01:35:15 »

Apesar de ter me formado Engenheiro Eletricista eu trabalho com Análise de Vibrações (em equipamentos) desde 1993.  
Fazer algum trabalho de identificação de ruídos (vibrações) em Prédios (ou estruturas) e definir um isolamento adequado e eficiente, pode-se tornar bem complexo.
Como exemplo, todos equipamentos que ficam instalados em uma laje, devem ter absorvedores de vibração, em especial ventiladores (ar condicionado), etc.
Mas se quiser ter uma resposta simples, seria a seguinte: 1- Identifique a frequência; 2- Encontre a fonte; e 3- Isole a fonte.
No caso que estamos discutindo, é fácil:
      Pegue o guitarrista e o leve para morar na roça, longe de tudo!    Cheesy Cheesy
(EDIT)
      Não se esqueça de levar o Amplificador também!!!
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2018, as 01:42:13 por Antonio de Campos Junior » Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #37 : 25 de Janeiro de 2018, as 01:50:49 »

Deve existir um modo de diferenciar claramente as propriedades das ondas acústicas (som), das ondas mecânicas (aquelas que se propagam em sólidos) e das ondas sísmicas (perturbações complexas que  se propagam na crosta terrestre). Correto ?

Você tem uma interpretação mais restrita do que considera como som, apenas as vibrações acústicas (ou seja no ar). Assim como esse autor (John Watkinson do Audio Engineering Know It All):

Citar
1.1 The Physics of Sound
Sound is simply an airborne version of vibration. The air which carries sound is a mixture
of gases. In gases, the molecules contain so much energy that they break free from
their neighbors and rush around at high speed. As Figure 1.1(a) shows, the innumerable
elastic collisions of these high-speed molecules produce pressure on the walls of any
gas container. If left undisturbed in a container at a constant temperature, eventually the
pressure throughout would be constant and uniform.

Mas outros autores tem uma interpretação mais ampla para o som, considerando as vibrações mecânicas também:
Floyd E. Toole, E. A. G. Shaw, G. A. Daigle, M. R. Stinson    do   Standard Handbook of Audio and Radio Engineering:
Citar
1.1.1 Introduction
Sound is a physical disturbance in the medium through which it is propagated. Although the
most common medium is air, sound can travel in any solid, liquid, or gas. In air, sound consists of localized variations in pressure above and below normal atmospheric pressure (compressions and
rarefactions).

Assim como o pessoal na Wikipedia:
Citar
Definition
Sound is defined as "(a) Oscillation in pressure, stress, particle displacement, particle velocity, etc., propagated in a medium with internal forces (e.g., elastic or viscous), or the superposition of such propagated oscillation. (b) Auditory sensation evoked by the oscillation described in (a). "[4] Sound can be viewed as a wave motion in air or other elastic media. In this case, sound is a stimulus. Sound can also be viewed as an excitation of the hearing mechanism that results in the perception of sound. In this case, sound is a sensation .

Physics of sound
Sound can propagate through a medium such as air, water and solids as longitudinal waves and also as a transverse wave in solids (see Longitudinal and transverse waves, below). The sound waves are generated by a sound source, such as the vibrating diaphragm of a stereo speaker. The sound source creates vibrations in the surrounding medium. As the source continues to vibrate the medium, the vibrations propagate away from the source at the speed of sound, thus forming the sound wave. At a fixed distance from the source, the pressure, velocity, and displacement of the medium vary in time. At an instant in time, the pressure, velocity, and displacement vary in space. Note that the particles of the medium do not travel with the sound wave. This is intuitively obvious for a solid, and the same is true for liquids and gases (that is, the vibrations of particles in the gas or liquid transport the vibrations, while the average position of the particles over time does not change). During propagation, waves can be reflected, refracted, or attenuated by the medium.

Além do já citado Handbook for Sound Engineers.

Eu prefiro uma abordagem mais ampla do conceito do que é som, considerando as vibrações mecânicas  (talvez tenham de ser dentro da faixa de áudio 20-20kHz). Dessa forma mantenho a velha brincadeira do telefone feito com latas e barbante e o funcionamento dos reverberadores de mola valendo.   Smiley
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2018, as 01:55:43 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #38 : 26 de Janeiro de 2018, as 03:29:34 »

Uma dúvida... O amplificador sempre dissipará uma potência de 18w ou isso vai depender do canal que estou usando e do volume do amplificador?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #39 : 26 de Janeiro de 2018, as 03:36:16 »

Normalmente um valvulado como o seu dissipa mais do que isso.

Porém isso não é importante para esse caso

O que importa é a potência máxima que vai ser entregue ao alto-falante pelo amplificador.

 Smiley
Registrado
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #40 : 26 de Janeiro de 2018, as 15:46:33 »

Mas a potência dos resistores de atenuação fornecida pelo programa é potência máxima ou é constante aquele valor?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #41 : 26 de Janeiro de 2018, as 19:45:48 »

É claro que os resistores tem que ser calculados para suportar a potência máxima entregue ao falante. É claro também que se eles suportam a potência máxima, suportarão qualquer potência abaixo da máxima.

 Smiley
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #42 : 31 de Janeiro de 2018, as 22:37:45 »

Citar
Apesar de ter me formado Engenheiro Eletricista eu trabalho com Análise de Vibrações (em equipamentos) desde 1993.

Legal Antônio, essa é uma área prá lá de interessante, só instrumental sofisticado...Você trabalha só com vibração em equipamentos e estruturas ou com Acústica também ?

___________________________________________________________

Mais quatro paginas sobre controle de ruído do livro do Beranek:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/ruido_3.JPG

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/ruido_4.JPG


E para quem acha que uma parede de Marshall SLP full-stack  faz muito barulho...

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

(Acoustic Measurements - Beranek)

Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal