Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 00:16:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: dúvidas sobre layout de valvulados em pcb  (Lida 10545 vezes)
notreve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 86

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 44


« Responder #30 : 26 de Janeiro de 2018, as 13:29:30 »

Sempre que eu elaborava um layout, tentava deixar o mínimo possível de jumpers, até por excesso de preciosismo.
até que um dia achei no lixo uma placa de um rádio automotivo pionner.

e então vi a quantidade absurda de jumpers.
(a placa abaixo, é semelhante a que eu encontrei)






Registrado

IN UNION  WE STAND ..
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #31 : 26 de Janeiro de 2018, as 14:34:12 »

notreve, tive essa mesma surpresa quando abri um DVD da Samsung, semelhante ao da foto abaixo:



Mas ainda assim, abomino os jumpers!  Cheesy
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #32 : 26 de Janeiro de 2018, as 17:34:46 »

Olá.

O uso de jumpers faz a diferença entre usar uma placa face simples, de custo baixo, e uma placa face dupla, de custo muito mais alto. Jumper não é problema, mas uma solução bastante conveniente, especialmente em projetos onde o fator custo é crítico. Placa dupla face somente deve ser usada quando a quantidade de jumpers se torna excessiva, ou o roteamento em face simples se torna inviável ( por exemplo, em circuitos digitais onde é necessário rotear barramentos ).

O que é deselegante e condenável é o uso indiscriminado de jumpers, que normalmente ocorre em placas mal-projetadas, normalmente desenhadas por iniciantes. Mas isso também é parte do aprendizado, e rapidamente o desenhista aprende como usar os jumpers com critério.

Se a Pioneer, Samsung, Sony, Panasonic, HP, Tektronix, Philips ( se bem que Philips nunca foi exemplo para nada ) todas usam jumpers nos produtos... por que um hobbysta vai teimar em não usá-los ?

Bom, isso também é parte do aprendizado...
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2018, as 17:36:57 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #33 : 26 de Janeiro de 2018, as 19:53:32 »

Nova revisão dos layouts. O que fiz:

- aterrei o resistor R1;
- adicionei um resistor grid stop de 33K;
- alterei o valor dos potenciômetros do tonestack conforme o esquemático original (ambos de 1M);
- alterei R14 para 470r (de acordo com a alimentação do Iall) e R12 para 820r (valor usado pela pessoa que gravou o vídeo postado pelo bossman. Aliás, pelo que eu entendi ele usou uma alimentação tipo "rabo quente", e disse que usou somente resistores de 1/4W, que não esquentaram durante a utilização do amplificador).

ECL85:


- melhorei um pouco a disposição das trilhas abaixo da ECL85 (segunda válvula). Para isso, alterei as posições de C2, C3 e R4;
- aliás, essa ligação da chave triodo/pentodo está correta? Não incluí no layout com ECL86 porque gostaria de tirar essa dúvida antes disso.

ECL86:


- alterei a posição de C11 para que ele fique alinhado com C12 e C13 (um pouco de toc Cheesy). Esqueci de fazer esse alinhamento no layout com ECL85 Batendo Cabeça.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2018, as 19:58:46 por marcao_cfh » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #34 : 26 de Janeiro de 2018, as 20:05:51 »

Marcos

Gostei de ver que você está indo atrás da informação de verdade ! Até entrou em contato com o cara do vídeo  Bravo
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #35 : 26 de Janeiro de 2018, as 20:16:13 »

Pelo que vi, os esquemas estão corretos agora. e fora algum ajuste de valores de componentes, é bem possível que tudo funcione bem de primeira.


Parabéns, estão ótimos os layouts. Eu não conferi tudo para saber se está exatamente no lugar, mas tem uma boa chance que sim.

Eu ainda mudaria o tamanho dos capacitores de fonte, começaria com no mínimo 20mm de diâmetro. Provavelmente isso pode acabar por deslocar alguns componentes, e fazer com que seu TOC proteste.

Uma coisa que ativa o meu TOC, é o aterramento do controle de médios estar colocado na posição que está. Eu desligaria dali, e ligaria ele junto com o aterramento do controle de volume, nem que tivesse que colocar ali o mais horroroso jumper da eletrônica.

 Smiley
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #36 : 26 de Janeiro de 2018, as 20:48:05 »

Bossman, sim, quero dar um uso para essas ECL85 que tenho aqui (e as PCL85 que você tem). Então tem que correr atrás do máximo de informações possível. Essa semana foi cheia de pesquisas, com muito registro em fóruns, leitura de tópicos, comparação de esquemas... Tomara que o resultado seja satisfatório.

Matec, eu vou comprar os capacitores quando for fazer o circuito, aí meço certinho e adequo o tamanho. Sobre o tonestack, eu acho muito chato fazer layout para tonestack com potenciômetro onboard, fiz parte das ligações no começo do layout e depois não conferi. Mas obrigado pela dica! Fiz mais duas mudanças para resolver os problemas de toc Cheesy:

- liguei o terra do potenciômetro de médios ao terra "do lado direito" da placa. Diminuindo as dimensões de C4, a trilha não precisa dar essa volta, passando por debaixo de C4.


- troquei a chave de brilho (e C6) de lugar com o potenciômetro de volume. Assim, deu para conectar o terra do potenciômetro de médios ao terra do potenciômetro de volume e também ao terra "do lado direito". Desse jeito, também dá para adicionar mais um capacitor à chave de brilho e usar uma chave on-off-on.


Particularmente, eu preferiria a disposição entrada-graves-médios-agudos-brilho-volume, da esquerda para a direita. mas aí o layout aumenta de tamanho, e mais jumpers serão necessários  Cheesy.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #37 : 26 de Janeiro de 2018, as 21:01:57 »

 Ui  Não e Não  Cry   Cry    (TOC em ação)


Em ambos os casos está errado. O que você criou foi o famoso loop de terra e ele continua ativo.

A solução da figura 85ly2 está mais próxima da solução, pois seria só apagar a trilha do lado direito do controle de médios. A outra, 85ly1 não mudou nada, o problema ficou o mesmo.

Outra coisa que lembrei foi do aterramento do circuito dos filamentos: Como você pretende fazer?

 Smiley





« Última modificação: 26 de Janeiro de 2018, as 21:51:29 por Matec » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #38 : 26 de Janeiro de 2018, as 21:38:56 »

Assim?


Eu acreditava que isso seria um plano de terra ao redor do circuito e não um loop de terra. Muitos layouts que vi por aí ou que projetei são dessa maneira...

Sobre o aterramento dos filamentos, eu tinha esquecido disso Cheesy. Vou colocar um conector borne de 3 pinos para os filamentos.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #39 : 26 de Janeiro de 2018, as 21:50:25 »

Sim. Legal!  Legal!

Simples não?

Plano terra não seria isso também.

Essa técnica de fazer um circuito fechado em volta da placa é a maior causadora de ruídos num circuito, em especial quando a fonte é onboard. Se você deixar de fazer isso não haverá nenhum problema, talvez mais satisfação.

O seu transformador vai ter CT no secundário dos filamentos? O referencial dos filamentos pode ser colocado em 2 locais: ou aterrado diretamente, ou colocado na junção do resistor de cátodo com o cátodo da válvula de saída. Não sei qual é o melhor, mas sem esse referencial o negócio não fica bom. Roll Eyes

 Smiley
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #40 : 26 de Janeiro de 2018, as 22:36:21 »

O transformador eu mesmo pretendo tentar enrolar, e vou colocar o center tap para referencial. Também não sei onde fica melhor, li que os circuitos com ganho mais alto apresentam menos ruídos com os filamentos referenciados no cátodo da válvula de saída. Acredito que a melhor maneira de descobrir isso seja testando Cheesy.

Gostaria de outra opinião:

Mudei a posição de R14 e R15, assim como da chave de seleção triodo/pentodo. Retirei o jack de saída da placa. Tudo isso para colocar o conector dos filamentos próximo ao conector da alta tensão. Mas tive que diminuir as trilhas dos filamentos para 0,1 polegada (2,5 mm) e as trilhas acima da ECL85 ficaram muito próximas. Qual das opções é a melhor, essa ou a anterior?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #41 : 27 de Janeiro de 2018, as 00:53:09 »

Me parece que o layout anterior está mais clean.

O local onde será conectada a referência (caso ela seja aterrada) não em importância, pois entre o secundário dos filamentos e o terra não haverá passagem de corrente. É apenas uma referência mesmo.

Tome cuidado com a distância entre o HT e as outras trilhas.

 Smiley
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #42 : 27 de Janeiro de 2018, as 04:42:22 »

É, achei mesmo o layout anterior melhor. Só vou remover o jack de saída mesmo, pois ter ele preso na placa acaba limitando o tamanho do chassis.
Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal