Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 10:54:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Transformador de áudio para Maestro Brassmaster  (Lida 10140 vezes)
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« : 05 de Março de 2018, as 16:38:58 »

Prezados Handmades,
Estou estudando a possibilidade de iniciar o projeto de uma réplica do Maestro Brassmaster:



Acontece que me deparei com um transformador de áudio que, segundo pesquisas, seria o 42TM018 RC da Mouser, com dois enrolamentos de 10kOhms com Center Tap:

https://br.mouser.com/ProductDetail/Xicon/42TM018-RC?qs=sGAEpiMZZMv0IfuNuy2LUaR7iCoLh1pOTGOrRJ8k9jM%3D

Tentei achar algum disponível aqui e não encontrei, somente importando.
Portanto, a alternativa é partir para uma fabricação própria.
Encontrei muito material de como calcular transformadores de saída, mas nada sobre este tipo de transformador de áudio. A teoria seria a mesma?
Quero fazer todos os cálculos para fins didáticos, portanto gostaria uma indicação de qual material posso estudar para o cálculo e fabricação destes transformadores.
Agradeço a todos!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 05 de Março de 2018, as 17:41:32 »

Opinião pessoal:
Não sei quanto ficaria o valor final desse transformador, mas eu tentaria adquirir uma peça original para esse projeto.

 Roll Eyes
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #2 : 05 de Março de 2018, as 17:43:28 »

Não sei te responder a essa pergunta, mas posso sugerir dois livros muito bons sobre transformadores. Entre nesse site (http://vintagewindings.com/products/TransDesign1.html) e procure os livros do Wolpert, um se trata de transformadores de força e outro de áudio, pode ser que tenha algo sobre esse tipo de transformador nesse segundo livro.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #3 : 05 de Março de 2018, as 18:29:43 »

https://www.mouser.com/ds/2/449/XC-600134-1212477.pdf
Essas são as dimensões do transformador.
O negócio é arrumar um do mesmo tamanho, e enrolar do jeito que você quer. Procure em modens de computador antigos.
Como eles tem a mesma impedância em ambos os lados, são 2 enrolamentos com o mesmo numero de espiras, com o secundário enrolado primeiro, pelo que parece.
Eu tentaria com fio 42AWG.
Mas o melhor é o que o Matec falou. Comprar o original.
« Última modificação: 05 de Março de 2018, as 18:31:36 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #4 : 05 de Março de 2018, as 18:53:13 »

Pela corrente pequena e dimensão do transformador, eu já imaginei que seria fio fino. Teria algum problema em usar fio mais grosso? Só por curiosidade mesmo.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #5 : 05 de Março de 2018, as 18:57:00 »

Quando você diz fio mais grosso... é tipo 41/40AWG ou mais grosso que isso?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #6 : 05 de Março de 2018, as 18:59:18 »

Mais grosso que isso. Chutando valores, um 35AWG por exemplo. Não tenho esse fio e nem intenção de fazer um transformador desse tipo, só quero entender um pouco da influência do número de espiras num transformador 1:1.
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #7 : 05 de Março de 2018, as 19:04:43 »

Já montei esse pedal. Muito legal. Comprei o transformador da Mouser na Small Bear. Devo ter um aquivo com os dados de todos os transformadores da Mouser, se eu achar, posto aqui.
Abraços
Registrado

Guitar Craft
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #8 : 05 de Março de 2018, as 19:05:32 »

Não dá. O numero de espiras vai ser muito baixo e não vai ter indutância o suficiente no transformador.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #9 : 05 de Março de 2018, as 19:16:03 »

Entendi. Obrigado Kem.

A título de curiosidade, pra ter uma ideia melhor sobre o tamanho desse transformador:

O vermelho é um 42TM22, que tem o mesmo tamanho do 42TM18. O amarelo é um TL002. O 42TM22 tem primário 1K5 e secundário 600 ohm e é usado no Tychobrahe Octavia, enquanto o TL002 tem primário 10K e secundário 2K, e é usado no Octave Screamer publicado no site Geofex. Lembro que li uma vez que a relação entre impedâncias em um oitavador não é tão crítica assim, então provavelmente o Brassmaster aceite outro transformador.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 05 de Março de 2018, as 19:35:40 »

O problema de se usar fio mais grosso é que o transformador vai ter que ser maior do que esses minúsculos e pra enfiar uma coisa maior num pedal pode não ser viável. Outro problema é achar núcleo e carretel adequados (já chega os pra indutor do outro tópico).
Pelo preço da Mouser (3 dólares e alguma coisa) e mais o frete, acho que fica mais barato do que comprar o fio fininho pra fazer o transformador em casa.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #11 : 05 de Março de 2018, as 19:48:34 »


A título de curiosidade, pra ter uma ideia melhor sobre o tamanho desse transformador:


Não tinha tido a noção de que isso era tão pequeno assim!  Huh?
O problema é que o frete da Mouser é de U$ 35,00 (Dólares). Aí inviabiliza a compra.
Eu encontrei um no ML, mas com especificações diferentes, será que funcionaria?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-885739456-transformador-de-isolamento-de-audio-600-600-ohms-11-_JM
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #12 : 05 de Março de 2018, as 19:53:13 »

Lembrei que a Schatz fez réplicas dos transformadores para o Deacy. Olhando o catálogo, encontrei o modelo TS LT606, que é um transformador de acoplamento com primário e secundário 600 ohm. Ou seja, a razão continua sendo 1:1. Se um dos enrolamentos tiver center tap, acredito que sirva para o Brassmaster.

-----
Eu encontrei um no ML, mas com especificações diferentes, será que funcionaria?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-885739456-transformador-de-isolamento-de-audio-600-600-ohms-11-_JM

Embora tenha razão 1:1, nenhum dos enrolamentos possui center tap, então não serve para o Brassmaster.
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #13 : 05 de Março de 2018, as 19:59:05 »

Lembrei que a Schatz fez réplicas dos transformadores para o Deacy. Olhando o catálogo, encontrei o modelo TS LT606, que é um transformador de acoplamento com primário e secundário 600 ohm. Ou seja, a razão continua sendo 1:1. Se um dos enrolamentos tiver center tap, acredito que sirva para o Brassmaster.

Vou entrar em contato com eles marcao_cfh!
Obrigado!  Legal!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #14 : 06 de Março de 2018, as 01:29:32 »

Não sei te responder a essa pergunta, mas posso sugerir dois livros muito bons sobre transformadores. Entre nesse site (http://vintagewindings.com/products/TransDesign1.html) e procure os livros do Wolpert, um se trata de transformadores de força e outro de áudio, pode ser que tenha algo sobre esse tipo de transformador nesse segundo livro.

Excelente fonte de material. Apenas alerto que o livro do Wolpert que eu li tem um erro crasso ao estabelecer o limite de saturação  do ferro GO em 18000 G ( pelo que lembro ). A mesma coisa parece acontecer com uma das obras do Crowhurst ( Output Transformer Design, 1956 ) quando ele apresenta as "vantagens" dos transformadores usando núcleo C.

 
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal