Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 20:17:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda na compra de um Giannini Thunder Sound ou construção de um Bassman  (Lida 8963 vezes)
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« : 05 de Abril de 2018, as 02:47:33 »

Olá colegas.
Tenho pesquisado bastante sobre esta questão, pois apareceu uma oportunidade de pegar um Giannini Thunder Sound por aproximadamente 1000 reais.
Eu pensava em construir este amplificador daqui uns dois anos, mas apareceu esta proposta (talvez com uma caixa genérica 2 x 12 inclusa na negociação).
Os custos para construção de um bom Bassman são altos, principalmente dos transformadores e válvulas.

Aqui no fórum li que ele não é uma réplica exata do Bassman ou do JTM45.

Os custos seriam muito altos para modificá-lo no sentido de se aproximar ainda mais dos timbres do bassman?
1- Inserir retificação por válvula;
2- Adequar transformador de força para um primário com 127v ao invés dos 110v
3- Adequar transformador de força para obter um secundário de 5v para os filamentos da GZ34.
4- Outras mods que sequer conheço e que possam ser necessárias (sei que o timbre dele muito a ver com a saída em 2Ohm e falantes 4 x 10"...)

Ainda não vi o head, mas o dono afirma estar tudo ok.

Se puderem me ajudar...
« Última modificação: 05 de Abril de 2018, as 02:58:37 por Emachado » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 05 de Abril de 2018, as 03:43:36 »

Não sei se o timbre vai ficar muito próximo do timbre do bassman, mas de todo modo você terá um bom equipamento. Também não sei se o diferencial do bassman seja a baixa impedância do conjunto dos falantes, mas tenho certeza que bons falantes farão um ótimo som com esse amplificador.

 Smiley
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #2 : 05 de Abril de 2018, as 11:51:12 »

Eu optaria pela originalidade do Thunder Sound visto que ele tem um excelente timbre, usaria apenas um transformador externo 127V=>110V.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 05 de Abril de 2018, as 14:50:15 »

1- Inserir retificação por válvula;
2- Adequar transformador de força para um primário com 127v ao invés dos 110v
3- Adequar transformador de força para obter um secundário de 5v para os filamentos da GZ34.

Preveja que com a retificação por válvula necessitará de um secundário de alta tensão com valor de tensão maior do que o com retificação por semicondutores. A válvula retificadora tem uma perda bem maior de tensão catodo-placa do que nos diodos semicondutores.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #4 : 06 de Abril de 2018, as 00:16:24 »

Obrigado pela ajuda dos colegas.

No site da Lynx tem um tutorial sobre mods no Thunder Sound. Basicamente eles afirmam que só vale a pena alterar o projeto  se o aparelho estiver com algum dano que justifique grandes alterações.

http://www.audiolink.com.br/audiolink/guitar/g_convertendo.htm

Se o head estiver bem conservado, vou mantê-lo original mesmo.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #5 : 07 de Abril de 2018, as 19:12:02 »

Qual é o modelo do Thunder Sound ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #6 : 07 de Abril de 2018, as 23:59:35 »

Ainda não vi o amplificador, só por fotos. Deve ser o I, pois somente tem inscrito no faceplate Sl (special line).

Nas fotos não deu pra ver a quantidade de válvulas do pré.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #7 : 08 de Abril de 2018, as 01:27:13 »

Se é o TS-SL, equivale ao TS III (N).

Esse amplificador, TS-SL, tem 1 x 12AX7 no pré, 1 x 12AT7 no inversor de fase, e 2 x 6L6.

 Smiley
Registrado
Solenoide
Visitante
« Responder #8 : 08 de Abril de 2018, as 22:09:11 »

Caro Emachado, caso adquira o TS, concordo com os colegas que recomendaram optar por mantê-lo original.

Exceto, claro, não se importe em despender uma quantidade considerável em dinheiro.

Comprar um amplificador Thunder Sound pensando em reformar, dependendo do estado, não vale a pena.

No caso da conversão para Bassman, precisaria de um transformador de força novo, um transformador de saída novo, válvula retificadora nova, considerando que as outras válvulas do amplificador adquirido estivessem novas, soquete para retificadora novo (isso se os originais tivessem sido trocados há pouco tempo, por cerâmicos), sem contar com muitos outros componentes que necessitariam substituição.

O chassis destes amplificadores antigos precisam ser restaurados, com cromagem ou pintura nova.

São tantas coisas, que no final, você teria adquirido apenas o gabinete e o chassis.

Claro, se gosta tanto do visual e da história desse amplificador, vale a pena, mas se não for o caso, não recomendo.

Dependendo das condições dos transformadores e do preço do amplificador, pode ser muito satisfatório restaurá-lo como original, o que exigiria uma quantia bem menor do que uma total conversão para um Bassman.
Registrado
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #9 : 09 de Abril de 2018, as 01:52:38 »

Obrigado pelas dicas.
Logo verei o amplificador. Quero ficar com ele.
Alguma dica para analisá-lo?

Aproveitando, valvulados antigos toquei apenas num cabeçote Palmer há bastante tempo.
O som era lindo, mas os choques, hum.. lembro até hoje.

Pra falar a verdade, foi o que me manteve longe de valvulados por um bom tempo.
« Última modificação: 09 de Abril de 2018, as 01:54:34 por Emachado » Registrado
Solenoide
Visitante
« Responder #10 : 09 de Abril de 2018, as 02:50:23 »

A respeito de risco de choque elétrico, certifique-se de que a chave ground do amplificador foi desativada (isso é muito importante, essa chave de terra pode dar um tremendo choque).

A chave pode estar presente, mas o capacitor que fica entre o chassis e a chave que está ligada à rede elétrica pública deve ser removido. Basta cortar os terminais do capacitor com um alicate e remove-lo.

Ainda a respeito de segurança contra choques elétricos, é importante que o circuito de terra use fios com resistência elétrica menor do que 1 Ohm. Também é importante usar um cabo tripolar, conectado a uma tomada que possua aterramento.

Existem alguns outros cuidados, alguns referentes a escolha de capacitores e até chave para ligar e desligar o amplificador. Mas os usuários mais experientes podem ajudar com mais propriedade, em relação a estes assuntos.

Edit: Outra dica bem simples, em caso de não ter certeza sobre a condição do equipamento, é usar um multímetro para verificar se o chassis do amplificador está energizado e também se existe tensão entre os terminais do cabo antes de plugar na guitarra/baixo.
« Última modificação: 09 de Abril de 2018, as 03:13:17 por Solenoide » Registrado
nelsonpaschoal
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 77

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 9



« Responder #11 : 10 de Abril de 2018, as 21:52:48 »

Eu tenho um Gianinni Thunder Sound, reformei algumas coisas transformador, alguns poucos componentes e todas as válvulas novas, para efeito de custo gastei R$ 1.600,00 mas paguei 500 reais quando nem funcionava, se quer reformar pega um exemplar bem ruim de conservação e vai fundo, o meu tá impecável agora e eu adoro meu ampli, tenho uma POD HD 500 e pelo som limpo do ampli casou muito bem. Preciso só dar um talento no visual, inclusive sei que alguém aqui do fórum faz faceplate, poderiam me passar o nome para eu entrar em contato?

Registrado

O Rock ´n Roll nunca irá te decepcionar!!
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #12 : 11 de Abril de 2018, as 03:09:00 »

Bacana Nelson, no teste que fiz gostei do amplificador também.
Os falantes que utiliza estão ligados em 4Ohms?

Comprei o head ontem e veio uma caixa 2 x 12", mas não memorizei se estava ligada em 1 ou 2. Contudo, ao abrir o head para checagem, percebi que a ligação é a mesma para os dois jacks. Pensei que fosse 4 ou 8Ohms.

Creio que cada jack possa receber 8Ohms e assim dois falantes estariam em paralelo com 4Ohms.

Estou subindo as fotos e já posto.

-----
Ainda não consegui postar as fotos aqui.
Então, vai o link com o álbum.

https://photos.app.goo.gl/dD6A5vyYDDLiXyEz1

Gostaria da ajuda dos colegas:

1- Convém desligar o capacitor ligado à chave "Line Ground"?
2- Como em meu post acima, com qual impedância trabalha este amplificador?
3- Alguma sugestão de potência para um transformador externo com objetivo de entregar os 110v?
4- Um dos capacitores da fonte parece estar com vazamento. Convém trocá-lo antes que eu o utilize? (toco somente em casa de vez em quando)
5- Convém algumas mods para uso com guitarra?
6- As válvulas de pré são 1 12AX7 Samsung e inversora com 1 12AT7 Eletronic. As do power são duas 6L6 RCA. Convém trocá-las de forma preventiva, afinal estão tocando ainda sem distorções?

O head me pareceu estar muito bem conservado.
Agradeço à todos pelas ajudas.
« Última modificação: 11 de Abril de 2018, as 03:26:45 por Emachado » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #13 : 11 de Abril de 2018, as 04:06:46 »

Seu amplificador está em ótimo estado!

Vamos lá:

Seu amplificador está ligado em 8ohms

Os fios que saem do transformador de saída são preto (GND) e amarelo (8ohms). O verde, se nada mudou na fabricação do AG4008, é uma saída de 5,3ohms (6 falantes de 8hms em série/paralelo). De todo modo se for ligar em 4ohms os falantes, fica menos descasado com 5,3ohms do que com 8ohms.

Respostas:

1- Sim, desligue esse capacitor.
2- Resposta acima.
3- Creio que um autotransformador para 300VA suporte a carga e seja pequeno o suficiente para se transportar.
4- Sim troque esse capacitor, parece que já vazou o eletrólito, e ele deve estar no fim da carreira dele.
5- Acredito que você deva testar primeiro. Esse amplificador é o mais Twin Canal Normal dos TS (junto com o TS III(N)) provavelmente esteja bem equilibrado, inclusive com o recurso de saturar um pouco o pré e controlar o volume no Master. Caso você queira mudar algo depois, poderemos estudar com mais tempo.
6- Por enquanto preserve as válvulas, só troque se você perceber algo estranho.

 Smiley
Registrado
Solenoide
Visitante
« Responder #14 : 11 de Abril de 2018, as 10:14:38 »

Dá gosto ver um amplificador tão antigo atravessar décadas tão bem conservado.

Reforçando o que o Matec postou, recomendo a remoção do killer cap.

Não compensa correr risco de usar a chave ground para atenuar ruídos. Bem melhor é instalar um cabo tripolar para plugar em tomada com aterramento.


Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal