Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 13:14:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Diário de Montagem - Construção de um telescópio refletor de 180 mm  (Lida 20928 vezes)
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« : 13 de Agosto de 2018, as 11:00:21 »

Há alguns anos quero ter um bom telescópio, e como sabemos o "bom" e o "barato" normalmente não andam de mãos dadas.

A solução natural, assim como para amplificadores e pedais, foi achar um projeto, pesquisar e partir para o "faça você mesmo". Desse modo, posso investir mais nos componentes que terão mais peso na qualidade final, como o conjunto óptico. Conjunto este bastante negligenciado nos telescópios a venda por aqui.

Para aumentar a chance de sucesso, alguns componentes críticos serão comprados prontos, detalharei mais a diante.

A construção será baseada nos seguintes projetos:




Ambos são projetos de telescópios newtonianos, em que a captação da luz é feita por um conjunto de espelhos e projetada para a lateral do tubo, onde fica a lente ocular. 




A base em que o telescópio ficará apoiado é uma dobsoniana, que é relativamente simples e utiliza materiais fáceis de serem encontrados, como madeira, parafusos e rolamentos.




Conforme for evoluindo no processo, vou atualizando aqui.


Nota aos moderadores: Se o tópico estiver muito fora de contexto para o fórum, fiquem a vontade para remover.


Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #1 : 13 de Agosto de 2018, as 12:35:28 »

Bastante interessante a ideia! Embora eu não pretenda fazer um telescópio (moro em prédio, o campo de visão é bem limitado), vou acompanhar o projeto. Gostei da ideia de postar um diário de construção de um projeto não relacionado a pedais e amplificadores, mas que pode ser interessante para outras pessoas.
Registrado
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #2 : 14 de Agosto de 2018, as 08:56:39 »

Começando a dar forma ao projeto pelas peças em MDF (poderia ter sido compensado)

Para não correr o risco de ser expulso do condomínio ao operar uma serra circular ou tico-tico no apartamento, procurei por uma empresa que pudesse fazer os cortes pra mim. Desenhei as peças no AutoCad e solicitei os orçamentos.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


A empresa Laserlab passou o valor de R$ 179,52 pelo conjunto de peças, o problema é que trabalham com o pedido mínimo de R$ 500,00. Tentei na Forestcnc e o valor de um conjunto foi de R$200,00, em MDF cru de 15mm. Não trabalham com pedido mínimo. O interessante nessa empresa é que encomendando 2 conjuntos o valor passa para R$ 125,00 e 4 conjuntos o valor é R$ 85,75. Encomendei 2 conjuntos que ficaram prontos em 2 dias. Empresa super recomendada, atendimento e qualidade do corte de primeira.

Para obter uma boa durabilidade e um acabamento legal, selei as laterais do MDF com massa corrida acrilica e passei uma lixa 250. A base toda vai receber uma pintura, ainda não escoli a cor.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Os valores são com o material incluso.

Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #3 : 14 de Agosto de 2018, as 09:22:26 »

carl8 Bom dia!

Tem como passar o contato desta empresa?  Tenho interesse em um outro tipo de projeto, e os serviços deles seria interessante para mim.

Continuarei acompanhando seu projeto.

Abraços,
Alfredo
Registrado

carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #4 : 14 de Agosto de 2018, as 10:00:16 »

ForestCNC
https://forestcnc.com.br
Fone: (11) 2372-3421 | 2338.8283
E-Mail: info@forestcnc.com.br
Rua Galeazzo Alessi, 170
Vila Monte Alegre / SP
04305-050 - Zona Sul
Prox. ao Metrô São Judas


LaserLab
https://www.laserlab.com.br/
Rua Salvador Rodrigues Negrão, 134
Vila Marari, São Paulo - SP
contato@laserlab.com.br
(11) 5565-0900
(11) 5562-0641
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #5 : 14 de Agosto de 2018, as 10:22:58 »

Valeu, Obrigado!

Abraços,
Alfredo
Registrado

carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #6 : 17 de Agosto de 2018, as 10:53:37 »

Suporte do espelho primário

É uma das principais peças do telescópio, serve para dar ao espelho primário uma base firme mas não rígida e permitir seu ajuste de altura e alinhamento.
Para construção utilizei 2 discos de MDF:
Um com o diâmetro do espelho (180mm no meu caso) e outro com 196mm, que será preso ao fundo do tubo.
Alem das ferregens: 3 parafusos, 9 ruelas, 3 porcas, 3 porcas-borboleta e 3 molas.
O que deu mais trabalho de encontrar foram as molas. Depois de muito bater perna na Florencio de Abreu (famosa rua de ferramentas em SP) encontrei a Casa das Molas. Nunca vi tanta variedade de molas!

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


As molas custaram R$ 15,00 e o restante das ferragens R$ 5,00.
Antes de montar, lixei e passei várias camadas de verniz transparente em toda a superfície do MDF, o objetivo é deixa-lo mais próximo de ser impermeável pois quando for necessário lavar o espelho, não precisarei remove-lo do suporte.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #7 : 17 de Agosto de 2018, as 12:20:25 »

O que deu mais trabalho de encontrar foram as molas. Depois de muito bater perna na Florencio de Abreu (famosa rua de ferramentas em SP) encontrei a Casa das Molas. Nunca vi tanta variedade de molas!

São Paulo é São Paulo. Tudo logo ali na esquina.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #8 : 18 de Agosto de 2018, as 17:43:30 »

A rua Florêncio de Abreu é muito perigosa... periga você deixar as calças em alguma loja por lá  Cheesy

Parabéns pelo projeto!
Registrado

Guitar Craft
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #9 : 27 de Agosto de 2018, as 20:46:26 »

Base do Telescópio

Tem o objetivo de servir de suporte para o tubo do telescópio, deve ser estável e permitir uma rotação de 360 graus na horizontal e 90 graus na vertical.


O componente não muito comum dessa base é o prato giratório:



Encontrei na Rua do Gasômetro por R$ 52,00.


A pintura foi com spray, escolha que me arrependi depois, alem de ter gasto 3 latas, o resultado não ficou dos melhores. Se tivesse Ctrl+z, teria envernizado tudo.




Ao final, atendeu aos requisitos: ficou perfeitamente em nível,  bastante firme e estável.




O próximo passo é encontrar uma loja que venda tubo de PVC de 200mm por metro, até agora não tive sucesso.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2018, as 09:11:29 por xformer » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 28 de Agosto de 2018, as 09:14:54 »

Vai precisar cobrir ou pintar de preto a superfície interna do tubo de PVC  ?  
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #11 : 28 de Agosto de 2018, as 10:15:26 »

Então Renato, ambos os projetos nos quais estou me baseando recomendam a pintura interna do tubo.

Porem tenho visto alguns telescópios até de marcas famosas em que o tubo é descontinuado, o que me fez pensar sobre a real necessidade dessa pintura.



Pretendo "envelopar" o tubo com um courino fino, farei mais por fins estéticos do que para impedir a passagem de luz pela lateral.


Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #12 : 28 de Agosto de 2018, as 11:31:10 »

O que não pode haver dentro do tubo são superfícies reflexivas. A tinta preta, deve ser fosca. Tudo para evitar imagens "fantasmas", que podem atrapalhar a visualização. Um tubo cortado também não reflete luz.
 Smiley
Registrado
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #13 : 28 de Agosto de 2018, as 13:13:42 »

Obrigado Matec!

Como o tubo tem 200mm de diâmetro, não deve ser difícil pintar por dentro.

Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #14 : 28 de Agosto de 2018, as 13:14:07 »

Muito legal o projeto, há alguns anos, comprei um telescópio para mim, na época fiquei com medo de pegar um refletor e não dar conta da manutenção básica, limpeza de lentes, colimação e etc, acabei pegando um refrator.
Infelizmente, até hoje me arrependo da decisão, não que seja um instrumento ruim, é um skywatcher de 90mm, mas pelo preço dele, na época dava pra pegar um refletor de quase 200mm por coisa de 100 Reais a mais, porém cedi ao medo de não saber lidar com o outro modelo, hoje com o dólar batendo no teto, vou levar um bom tempo para poder pegar outro.

boa sorte no projeto, o objeto handmade é sempre mais "gostoso".
 
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal