Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 19:43:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Willkason misterioso - preciso de ajuda!!  (Lida 12027 vezes)
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #15 : 27 de Setembro de 2018, as 13:30:18 »

Olá.

Sempre dá para aproveitar o chassis e os componentes, e montar um circuito melhor. Se os transformadores estiverem funcionando, foi um exxxcelente negócio.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
pedroalves
Visitante
« Responder #16 : 27 de Setembro de 2018, as 13:45:46 »

Já pedi ao Emanuel para fazer a correção, assim como também já corrigi a minha mensagem. Meu corretor do celular utiliza essa abreviação pois configurei ele dessa forma. Vou evitar utilizar o celular para esta finalidade.


-----
Olá.

Sempre dá para aproveitar o chassis e os componentes, e montar um circuito melhor. Se os transformadores estiverem funcionando, foi um exxxcelente negócio.

O Choque eu tenho certeza que esta ruim, inclusive já encomendei um novo para começar o processo, o chassis eu pretendo limpar, repintar e colocar os parafusos que estão faltando. Por dentro eu olhei os capacitares e me pareceram integros, são de oleo e não havia nenhum sinal de vazamento ou estufamento. Com relação a montar um circuito melhor eu não tenho nenhuma ideia de qual circuito poderia ser montado reutilizando essas peças. Se você tiver alguma sugestão eu fico contente em estuda-lá.
Gratidão.  
« Última modificação: 27 de Setembro de 2018, as 13:51:21 por pedroalves » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #17 : 27 de Setembro de 2018, as 16:43:32 »

Esqueci de passar as especificações do catálogo:
Transformador de saída 4702:  Push Pull  Impedância do primário 8000 ohms; 100mAdc; Secundário de 4  8 e 16 ohms;  Potência 12W; tap UL em 33%;  resposta 1dB 20Hz a 20kHz;  para válvulas 6V6  6AQ5  6BQ5  EL84  

Indutor de filtro 3120:  Resistência de 200 ohms; Corrente 120mAdc; Indutância a 60Hz  de 8 henries; Tensão isolamento 1500V  

Transformador de força 7131:  Primário 90-115-150-200-220V;  Secundários  de AT 2x300Vac 120mAdc; filamentos  5Vac 3A e 6,3Vac 4A

Por falta de esquema de amplificador com EL84 em push pull ultralinear:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 09 de Outubro de 2018, as 13:27:57 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
pedroalves
Visitante
« Responder #18 : 27 de Setembro de 2018, as 18:28:20 »

Olá.

Antes de proceder à restauração do amplificador, é recomendável testar os transformadores e o choque.

E o esquema é medíocre; ultra-linear mas sem inversor de fase. E o controle de tom somente  reforça graves e agudos.



Seu comentário me deixou receoso de fazer a restauração, estava pensando na possibilidade de aproveitar o chassis para melhorar projeto e fazer algo com um pouco mais de qualidade, colocar uma saída para headphone. Enfim você acha que existe a possibilidade de aproveitar os transformadores e o choque deste modelo para criar algo menos MIRIM?
Desculpem se parece que estou falando besteira, não entendo muito de analógicos, principalmente de válvulas. Agradeço desde já a cooperação de todos para o andamento deste projeto.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #19 : 27 de Setembro de 2018, as 19:00:50 »

Sim, é possível. O xformer acabou de te mandar uma lista de projetos que se adequam a esses transformadores.
Registrado
pedroalves
Visitante
« Responder #20 : 27 de Setembro de 2018, as 19:03:43 »

Gratidão amigos vou estudar a lista e decidir qual caminho seguir, desculpem o mau jeito com o fórum e as perguntas um tanto quanto idiotas, estou aprendendo ainda sobre analógica e sobre valvulados. Agradeço a ajuda de todos. Quando estiver com o projeto pronto eu posto aqui uma foto para vocês.
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #21 : 27 de Setembro de 2018, as 21:17:51 »

Já pedi ao Emanuel para fazer a correção, assim como também já corrigi a minha mensagem. Meu corretor do celular utiliza essa abreviação pois configurei ele dessa forma. Vou evitar utilizar o celular para esta finalidade.

Me desculpe, mas não entendi o que você quis dizer.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2018, as 21:21:54 por emanuelneto » Registrado
pedroalves
Visitante
« Responder #22 : 09 de Outubro de 2018, as 12:25:09 »

Amigos, boa tarde a todos,
graças a vocês consegui identificar o modelo do Willkason, graças a ajuda de todos consegui o esquema dele, graças ao Senhor Edson da loja Rei do Som, consegui componentes originais para iniciar o restauro e graças a Transformadores Santiago consegui os transformadores exatamente iguais aos que estavam no equipamento. Agora vou prosseguir com a limpeza do chassis, re-pintura, e começar a solda de componentes.
Estudando o layout do esquema e do chassis surgiu uma dúvida misteriosa, segundo o esquema original da Willkason este amplificador funciona com 2 EL84, 1 EBC91, 1 ECH81 e 1 EZ81 todas elas são válvulas de 9 pinos, no entanto durante a desmontagem do chassis eu encontrei um soquete de 8 pinos, pela posição dele no chassis eu identifiquei ele como sendo o soquete referente a EZ81, com mostram as imagens



Procurei por válvulas equivalentes a EZ81 que fossem de 8 pinos e não consegui encontrar, gostaria de saber se algum dos confrades poderia me ajudar com esse problema, como já mencionei antes, sou iniciante nos valvulados e não tenho muita experiencia em fazer adaptações neste tipo de equipamento. Desde já agradeço a ajuda que recebi de todos. Um grande abraço
« Última modificação: 09 de Outubro de 2018, as 12:26:51 por pedroalves » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #23 : 09 de Outubro de 2018, as 13:17:16 »

Essa EZ81 talvez tenha sido trocada por uma 5Y3. A diferença principal é que 5Y3 precisa de um secundário dedicado de 5v por 2A para funcionar. Então veja se o seu transformador de força possui esse secundário.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #24 : 09 de Outubro de 2018, as 13:29:53 »

Você nem testou os transformadores originais para saber se estavam bons ou danificados ?

Que peças originais a Rei do Som te vendeu ?   Quantos rins você teve de vender para pagar as peças de lá ?   Cheesy

A EZ81 tem base (soquete) noval  (de 9 pinos), encontra aqui:

https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=1534&t=Valvula-EZ81-6CA4-EH

https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=1884&t=Valvula-EZ81-6CA4-Miniwatt


Provavelmente, aconteceu como o Matec escreveu: alguém alterou o circuito de retificação para usar uma válvula diodo de base  octal (8 pinos) ao invés do original do esquema.  Você pode voltar para a EZ81, basta ter um soquete noval e colocar no lugar do octal e refazer as ligações corretas.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2018, as 13:42:47 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
pedroalves
Visitante
« Responder #25 : 09 de Outubro de 2018, as 13:56:32 »

Gratidão amigos pela resposta rápida.
Acredito que a questão da valvula seja exatamente esta, vou optar por usar a EZ81 me mantendo fiel ao modelo original, preciso agora encontrar um soquete de 9 pinos que se encaixe no buraco feito no chassis. Caso não encontre vou seguir a recomendação do colega e utilizar uma 5Y3, após verificar a possibilidade do transformador.
Com relação aos transformadores:
Depois de ler a respeito na internet eu procedi com a desmontagem parcial deles para verificar se a ferrugem havia impregnado as partes internas das placas e definitivamente havia, pelo que eu entendi placas danificadas pela ferrugem na parte interna são um problema, que dificilmente voltará a funcionar como esperado.
As peças que o Sr. Edson me vendeu são estas da imagem, não foram muito caras, talvez o mais caro tenha sido os soquetes (depois descobri que conseguiria comprar soquetes cerâmicos por um preço mais acessível) e os plugs macho e fêmea dos alto falantes (um modelo antigo que nunca tinha visto antes).

Estou procurando no catalogo para ver se o transformador tem a possibilidade ter ter este secundário dedicado.
Muito grato a todos que estão me ajudando neste projeto.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2018, as 14:07:49 por pedroalves » Registrado
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #26 : 10 de Outubro de 2018, as 08:03:54 »

Camarada.
Estes soquetes que vc comprou , são muito melhores que os ceramicos chineses que existem por ai.
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #27 : 23 de Setembro de 2020, as 00:49:24 »

Boa noite pessoal.
Resolvi não abrir outro tópico, esse me pareceu apropriado, mas se for o caso, posso abrir um tópico específico.
Tenho alguns transformadores willkason que ganhei, de saida do true reverber, phelpa e alguns outros.
Gostaria de saber se alguém sabe qual tipo de lâmina (GO, GNO) a willkason usava nesses transformadores?
Registrado

Grande abraço, Raphael!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #28 : 23 de Setembro de 2020, as 01:08:27 »

Até onde eu sei GNO, e não tem problema nenhum quanto a isso.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #29 : 23 de Setembro de 2020, as 02:17:23 »

Até onde eu sei GNO, e não tem problema nenhum quanto a isso.

Obrigado Kem, eu também desconfiava que fosse GNO. Fiquei curioso mesmo com o tamanho do transformador de saida do true reverber, pra 50W. Usando laminas de 25mm de perna central pra 50W, extremamente pequeno. Por isso me surgiu a dúvida se não poderia ser GO, dada a indutância magnética dessa lâmina ser maior...
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal