Willkason misterioso - preciso de ajuda!!

Started by pedroalves, 26 de September de 2018, as 16:24:25

Previous topic - Next topic

A.Sim

Handmaker
Olá.

Sempre dá para aproveitar o chassis e os componentes, e montar um circuito melhor. Se os transformadores estiverem funcionando, foi um exxxcelente negócio.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

pedroalves

Guest
Já pedi ao Emanuel para fazer a correção, assim como também já corrigi a minha mensagem. Meu corretor do celular utiliza essa abreviação pois configurei ele dessa forma. Vou evitar utilizar o celular para esta finalidade.

-----

Quote from: A.Sim on 27 de September de 2018, as 13:30:18
Olá.

Sempre dá para aproveitar o chassis e os componentes, e montar um circuito melhor. Se os transformadores estiverem funcionando, foi um exxxcelente negócio.

O Choque eu tenho certeza que esta ruim, inclusive já encomendei um novo para começar o processo, o chassis eu pretendo limpar, repintar e colocar os parafusos que estão faltando. Por dentro eu olhei os capacitares e me pareceram integros, são de oleo e não havia nenhum sinal de vazamento ou estufamento. Com relação a montar um circuito melhor eu não tenho nenhuma ideia de qual circuito poderia ser montado reutilizando essas peças. Se você tiver alguma sugestão eu fico contente em estuda-lá.
Gratidão.  

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Esqueci de passar as especificações do catálogo:
Transformador de saída 4702:  Push Pull  Impedância do primário 8000 ohms; 100mAdc; Secundário de 4  8 e 16 ohms;  Potência 12W; tap UL em 33%;  resposta 1dB 20Hz a 20kHz;  para válvulas 6V6  6AQ5  6BQ5  EL84  

Indutor de filtro 3120:  Resistência de 200 ohms; Corrente 120mAdc; Indutância a 60Hz  de 8 henries; Tensão isolamento 1500V  

Transformador de força 7131:  Primário 90-115-150-200-220V;  Secundários  de AT 2x300Vac 120mAdc; filamentos  5Vac 3A e 6,3Vac 4A

Por falta de esquema de amplificador com EL84 em push pull ultralinear:

[spoiler]  [/spoiler]

[spoiler][/spoiler]

[spoiler][/spoiler]

[spoiler][/spoiler]

[spoiler][/spoiler]

[spoiler][/spoiler]

[spoiler][/spoiler]

[spoiler][/spoiler]

[spoiler][/spoiler]
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

pedroalves

Guest
Quote from: A.Sim on 27 de September de 2018, as 12:36:40
Olá.

Antes de proceder à restauração do amplificador, é recomendável testar os transformadores e o choque.

E o esquema é medíocre; ultra-linear mas sem inversor de fase. E o controle de tom somente  reforça graves e agudos.

Seu comentário me deixou receoso de fazer a restauração, estava pensando na possibilidade de aproveitar o chassis para melhorar projeto e fazer algo com um pouco mais de qualidade, colocar uma saída para headphone. Enfim você acha que existe a possibilidade de aproveitar os transformadores e o choque deste modelo para criar algo menos MIRIM?
Desculpem se parece que estou falando besteira, não entendo muito de analógicos, principalmente de válvulas. Agradeço desde já a cooperação de todos para o andamento deste projeto.

marcao_cfh

Handmaker
Sim, é possível. O xformer acabou de te mandar uma lista de projetos que se adequam a esses transformadores.

pedroalves

Guest
Gratidão amigos vou estudar a lista e decidir qual caminho seguir, desculpem o mau jeito com o fórum e as perguntas um tanto quanto idiotas, estou aprendendo ainda sobre analógica e sobre valvulados. Agradeço a ajuda de todos. Quando estiver com o projeto pronto eu posto aqui uma foto para vocês.

emanuelneto

Colaborador
Quote from: pedroalves on 27 de September de 2018, as 13:45:46
Já pedi ao Emanuel para fazer a correção, assim como também já corrigi a minha mensagem. Meu corretor do celular utiliza essa abreviação pois configurei ele dessa forma. Vou evitar utilizar o celular para esta finalidade.

Me desculpe, mas não entendi o que você quis dizer.

pedroalves

Guest
Amigos, boa tarde a todos,
graças a vocês consegui identificar o modelo do Willkason, graças a ajuda de todos consegui o esquema dele, graças ao Senhor Edson da loja Rei do Som, consegui componentes originais para iniciar o restauro e graças a Transformadores Santiago consegui os transformadores exatamente iguais aos que estavam no equipamento. Agora vou prosseguir com a limpeza do chassis, re-pintura, e começar a solda de componentes.
Estudando o layout do esquema e do chassis surgiu uma dúvida misteriosa, segundo o esquema original da Willkason este amplificador funciona com 2 EL84, 1 EBC91, 1 ECH81 e 1 EZ81 todas elas são válvulas de 9 pinos, no entanto durante a desmontagem do chassis eu encontrei um soquete de 8 pinos, pela posição dele no chassis eu identifiquei ele como sendo o soquete referente a EZ81, com mostram as imagens

Procurei por válvulas equivalentes a EZ81 que fossem de 8 pinos e não consegui encontrar, gostaria de saber se algum dos confrades poderia me ajudar com esse problema, como já mencionei antes, sou iniciante nos valvulados e não tenho muita experiencia em fazer adaptações neste tipo de equipamento. Desde já agradeço a ajuda que recebi de todos. Um grande abraço

Matec

Hand MasterMind
Essa EZ81 talvez tenha sido trocada por uma 5Y3. A diferença principal é que 5Y3 precisa de um secundário dedicado de 5v por 2A para funcionar. Então veja se o seu transformador de força possui esse secundário.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Você nem testou os transformadores originais para saber se estavam bons ou danificados ?

Que peças originais a Rei do Som te vendeu ?   Quantos rins você teve de vender para pagar as peças de lá ?   :D

A EZ81 tem base (soquete) noval  (de 9 pinos), encontra aqui:

https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=1534&t=Valvula-EZ81-6CA4-EH

https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=1884&t=Valvula-EZ81-6CA4-Miniwatt

Provavelmente, aconteceu como o Matec escreveu: alguém alterou o circuito de retificação para usar uma válvula diodo de base  octal (8 pinos) ao invés do original do esquema.  Você pode voltar para a EZ81, basta ter um soquete noval e colocar no lugar do octal e refazer as ligações corretas.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

pedroalves

Guest
Gratidão amigos pela resposta rápida.
Acredito que a questão da valvula seja exatamente esta, vou optar por usar a EZ81 me mantendo fiel ao modelo original, preciso agora encontrar um soquete de 9 pinos que se encaixe no buraco feito no chassis. Caso não encontre vou seguir a recomendação do colega e utilizar uma 5Y3, após verificar a possibilidade do transformador.
Com relação aos transformadores:
Depois de ler a respeito na internet eu procedi com a desmontagem parcial deles para verificar se a ferrugem havia impregnado as partes internas das placas e definitivamente havia, pelo que eu entendi placas danificadas pela ferrugem na parte interna são um problema, que dificilmente voltará a funcionar como esperado.
As peças que o Sr. Edson me vendeu são estas da imagem, não foram muito caras, talvez o mais caro tenha sido os soquetes (depois descobri que conseguiria comprar soquetes cerâmicos por um preço mais acessível) e os plugs macho e fêmea dos alto falantes (um modelo antigo que nunca tinha visto antes).

Estou procurando no catalogo para ver se o transformador tem a possibilidade ter ter este secundário dedicado.
Muito grato a todos que estão me ajudando neste projeto.

MARFU

*
Iniciante
Camarada.
Estes soquetes que vc comprou , são muito melhores que os ceramicos chineses que existem por ai.

raphaelCoelho

Colaborador
Boa noite pessoal.
Resolvi não abrir outro tópico, esse me pareceu apropriado, mas se for o caso, posso abrir um tópico específico.
Tenho alguns transformadores willkason que ganhei, de saida do true reverber, phelpa e alguns outros.
Gostaria de saber se alguém sabe qual tipo de lâmina (GO, GNO) a willkason usava nesses transformadores?
Grande abraço, Raphael!

kem

DIY Freak
Até onde eu sei GNO, e não tem problema nenhum quanto a isso.
I don't want to die young...
I want to diode!

raphaelCoelho

Colaborador
Quote from: kem on 23 de September de 2020, as 01:08:27
Até onde eu sei GNO, e não tem problema nenhum quanto a isso.

Obrigado Kem, eu também desconfiava que fosse GNO. Fiquei curioso mesmo com o tamanho do transformador de saida do true reverber, pra 50W. Usando laminas de 25mm de perna central pra 50W, extremamente pequeno. Por isso me surgiu a dúvida se não poderia ser GO, dada a indutância magnética dessa lâmina ser maior...
Grande abraço, Raphael!