Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 09:47:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ajuda com ajuste de bias (duovox 120g)  (Lida 35174 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #120 : 27 de Fevereiro de 2019, as 09:27:06 »

Eu acho melhor fazer as medições sempre com todas as válvulas consumindo corrente. Se uma delas for retirada, a corrente consumida vai cair e geralmente as tensões sobem (principalmente se tiverem as redes RC de filtragem e redução de tensão nas linhas dos pontos B+ da fonte).  Cada vez que não há consumo de corrente, não há redução de tensão na fonte depois de um resistor. Medir sem válvula é medir sempre valor errado.
Para evitar o som alto na saída, tem de usar a carga de teste (o resistor de 8 ohms de potência) no lugar de usar o alto-falante. É pra isso que ela existe.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #121 : 28 de Fevereiro de 2019, as 21:35:48 »

Sim, há essa "incerteza" na medida das tensões devido à retirada de alguma válvula. O ideal seria usar uma carga de teste, mas não possuo carga para tamanha potência... Então as alternativas são procurar o problema com algumas válvulas a menos, usar o atenuador indicado pelo Matec, ou enviá-lo a um técnico.

Seguem as medidas realizadas. Primeiro, a 12AU7 do estágio inversor, sem as 6L6:
pino 1: 315 V
pino 2 e 6: 134.3 V
pino 3: 143.4 V
pino 7: 0.011 V
pino 8: 4.947 V
Verifiquei também que B3 caiu para 460 V (sem a 12AU7 estava em 483.4 V) e B4 caiu para 384 V (sem a 12AU7 estava em 402.4 V).

Fui fazer o teste com as 6L6 no lugar e sem a 12AU7 no estágio inversor. Deu ruído alto, então desliguei na hora. Agora preciso montar o atenuador sugerido pelo Matec.

Pergunta provavelmente sem sentido: medir as tensões que chegam nos pinos dos soquetes das 6L6, mas sem as válvulas, serviria para alguma coisa?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #122 : 28 de Fevereiro de 2019, as 22:11:50 »


Seguem as medidas realizadas. Primeiro, a 12AU7 do estágio inversor, sem as 6L6:
pino 1: 315 V
pino 2 e 6: 134.3 V
pino 3: 143.4 V
pino 7: 0.011 V
pino 8: 4.947 V
Verifiquei também que B3 caiu para 460 V (sem a 12AU7 estava em 483.4 V) e B4 caiu para 384 V (sem a 12AU7 estava em 402.4 V).

Fui fazer o teste com as 6L6 no lugar e sem a 12AU7 no estágio inversor. Deu ruído alto, então desliguei na hora. Agora preciso montar o atenuador sugerido pelo Matec.

Pergunta provavelmente sem sentido: medir as tensões que chegam nos pinos dos soquetes das 6L6, mas sem as válvulas, serviria para alguma coisa?

Não sei que ruído é esse nas 6L6, seria alguma válvula estragada?

A 12au7 está aparentemente com tudo correto.

Sim agora seria uma boa ideia refazer as medições no soquete das válvulas  de saída. Em especial na tensão  de grade.

 Smiley
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #123 : 01 de Março de 2019, as 08:06:16 »

Sim, há essa "incerteza" na medida das tensões devido à retirada de alguma válvula. O ideal seria usar uma carga de teste, mas não possuo carga para tamanha potência...

Já foi comentado em outros tópicos que você pode arrumar um resistor de potência usando resistência de chuveiro elétrico.  Uma resistência para 4400W (na água, não no ar) e 220V vai ter uma resistência  de 11 ohms.  Com o multímetro você consegue achar o ponto em que dá 8 ohms e cortar a resistência  (ou deixar com 11 ohms mesmo). Pode usar resistência queimada pra não ter de comprar uma nova (20 reais) e se tiver sorte, ela queima (arrebenta dentro do chuveiro) perto do terminal, deixando boa parte aproveitável.  Apenas estique a mola da resistência e prenda as pontas com parafusos numa base isolante de forma que a espiras não se toquem.  Vai haver um pouco de indutância (mas é desprezível) por causa do fio enrolado.  Pode ainda selar tudo num invólucro e encher com areia lavada e seca.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #124 : 01 de Março de 2019, as 09:20:27 »

Camarada.

O ruído apareceu depois que você fez manutenção no circuito de filamentos.
Verifique as conexões.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #125 : 01 de Março de 2019, as 19:05:22 »

É possível gravar e postar aqui esse ruído Marcão ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #126 : 01 de Março de 2019, as 22:50:58 »

Marcão, não sei se vai ser útil, mas, a fim de tentar te ajudar, tive algum trabalho para desentocar um handmade valvulado de 10W que possuo e que tem 2 válvulas, uma 12AX7 e uma 6L6 na saída.
O fato é que esse handmade tem 2 resistores de 100 ohms/3W ligados um do pino 2 do filamento ao pino 8 (cátodo) da 6L6 e outro do pino 7 do filamento ao mesmo pino 8.

Não sei se tem algo a ver, mas, o transformador de força não é blindado e os enrolamentos são aparentes.
Mas, o fato é que se eu desligar esses resistores do pino 8 aparece um ruído bem forte, igual ao que você relata.
Então, soldei de volta os resistores de 100 ohms ao pino 8 e deixei quieto, porque com eles, nada de ruído.

No seu caso, a coisa é mais complicada, porque afinal tratam-se de 4 válvulas 6L6, mas, talvez esse ruído alto tenha origem ou na alimentação dos filamentos ou na blindagem do transformador de força.

Agora, se quiser tentar colocar esses resistores, dois para cada par de 6L6, (nem sei como ficaria) é só mandar ver, porque queimar o amplificador não vai.
« Última modificação: 01 de Março de 2019, as 23:07:02 por Ramsay » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #127 : 04 de Março de 2019, as 11:46:14 »

Matec, as válvulas estão boas. As testei em outro amplificador (todas elas). Seguem medições nos soquetes das 6L6, sem as válvulas (todas elas apresentaram aproximadamente os mesmos valores):

pino 1: inicialmente indica 4 V, mas cai rapidamente e oscila em torno de 500 mV
pino 2: 3.5 VAC
pino 3: 522 V
pino 4: 520 V
pino 5: inicialmente indicaram entre 3 a 5 V, mas cai rapidamente e oscila em torno de 500 mV
pino 7: 3.5 VAC
pino 8: 0 V

xformer, não sabia disso! Já dei um pulo no depósito e comprei uma resistência para 4000 W (a de 4400 W estava em falta) e 220 V, pelas minhas contas vai dar 12 ohms. Assim que tiver um retorno sobre as tensões acima, meço novamente com as válvulas no lugar e com a resistência de chuveiro na saída.

Marfu, o ruído apareceu antes de eu fazer a manutenção nos filamentos. Depois disso, medi tensões e verifiquei continuidade, está tudo aparentemente ok. Conferi novamente para a medida acima. Só se for a posição dos fios, mas tentei manter o mais próximo possível do original.

bossman, vou tentar gravar. Espero que não sature o microfone do celular, não tenho outro recurso para gravar.

Ramsay, esses resistores são para criar um center tap virtual no enrolamento dos filamentos, quando não há o fio de center tap. Geralmente eles são ligados dos filamentos ao terra mas, em alguns circuitos, eles reduzem mais o ruído estando ligados ao cátodo para ter a tensão de referência elevada em relação ao terra. O P1 e Hi Octane são dois exemplos desses com tensão de referência elevada. No caso do Duovox, o transformador possui o fio de center tap, então essa técnica não vai funcionar. Mas agradeço a ajuda, e aliás, lindo amplificador!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #128 : 04 de Março de 2019, as 18:59:34 »

Matec, as válvulas estão boas. As testei em outro amplificador (todas elas). Seguem medições nos soquetes das 6L6, sem as válvulas (todas elas apresentaram aproximadamente os mesmos valores):

pino 1: inicialmente indica 4 V, mas cai rapidamente e oscila em torno de 500 mV
pino 2: 3.5 VAC
pino 3: 522 V
pino 4: 520 V
pino 5: inicialmente indicaram entre 3 a 5 V, mas cai rapidamente e oscila em torno de 500 mV
pino 7: 3.5 VAC
pino 8: 0 V

Marcão você mexe com valvulados e não percebeu nada errado nas medições???  A tensão no pino 5 deveria estar pelo menos abaixo de -35v. Duas coisas: ou seu multimetro esta ruim, ou as resistências de grade estão  danificadas. Verifique novamente isso tudo, o multímetro e o valor das resistências.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #129 : 04 de Março de 2019, as 20:06:07 »

 Toma na Cabeça Toma na Cabeça Toma na Cabeça

Hoje passei o dia preocupado com uma possível perda de hd externo, e não me atentei a esse detalhe, que é justamente a tensão de bias. O culpado: um dos fios vindos da fonte (-B2) quebrou justamente na conexão com os dois resistores de 100K Batendo Cabeça. Acredito que uma troca de toda a fiação é algo muito bem vindo e mais que necessário.

Pino 1: -61.8 V
Pino 2: 3.5 VAC
Pino 3: 518.5 V
Pino 4: 516.6 V
Pino 5: -61.73 V
Pino 7: 3.5 VAC
Pino 8: 7 mV
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #130 : 04 de Março de 2019, as 20:22:16 »

Toma na Cabeça Toma na Cabeça Toma na Cabeça

Hoje passei o dia preocupado com uma possível perda de hd externo, e não me atentei a esse detalhe, que é justamente a tensão de bias. O culpado: um dos fios vindos da fonte (-B2) quebrou justamente na conexão com os dois resistores de 100K Batendo Cabeça. Acredito que uma troca de toda a fiação é algo muito bem vindo e mais que necessário.

Pino 1: -61.8 V
Pino 2: 3.5 VAC
Pino 3: 518.5 V
Pino 4: 516.6 V
Pino 5: -61.73 V
Pino 7: 3.5 VAC
Pino 8: 7 mV

 Toma na Cabeça Toma na Cabeça Toma na Cabeça Toma na Cabeça Toma na Cabeça Toma na Cabeça

Antes de mexer mais e causar mais algum novo problema que tenhamos que localizar, faça esse amplificador funcionar! Bufando

 Cheesy
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #131 : 06 de Março de 2019, as 15:27:36 »

Não sei o que é pior, mexer mais e causar mais problemas, ou fazer ele funcionar e depois mexer na fiação e ele não funcionar mais Cry Cheesy.

Agora as tensões estão melhores? Qual o próximo passo, colocar as 6L6 e ligar?
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #132 : 08 de Março de 2019, as 21:44:08 »

Citar
Fui fazer o teste com as 6L6 no lugar e sem a 12AU7 no estágio inversor. Deu ruído alto, então desliguei na hora.
Se sem a válvula inversora no lugar, deu ruído alto, isso significa que o problema está justamente no estágio de potência.
O transformador de saída que está usando é novo ou é o original?
Porque, mesmo se for novo, basta umas poucas espiras em curto numa das seções do primário pra botar tudo a perder e isso talvez seja a causa desse ruído alto.
Por isso, eu sugiro que arrume um novo transformador de saída, nem que seja emprestado, instale e teste.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #133 : 09 de Março de 2019, as 21:21:40 »

O transformador é novo. Infelizmente não tenho ideia de como conseguir outro transformador para testar (a não ser comprar outro Cheesy). Mas o original está aqui guardado. Vou retornar o transformador original ao amplificador e testá-lo para ver se dará ruído com ele. Assim, eliminamos a hipótese de ser o transformador, ou achamos o problema.
Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #134 : 13 de Março de 2019, as 07:34:43 »

Marcão, depois que voce arrumou o fio quebrado do bias ele continuou com o ruido?
Estas tensões que voce postou por ultimo são com as 6L6 no lugar ou com elas fora?
Nas 6L6GC o pino 1 não é ligado em nada internamente (posso estar errado) então de onde vem esta tensão negativa?
Esta usando aquele arranjo de pendurar os resistores das grades entre os pinos 1 e 5 ? - Se suas válvulas não forem 6L6GC isso pode dar problema.
Os catodos são ligados ao terra e suas medidas trazem uma pequena tensão neles. Não era para ser 0 vots?
Registrado
Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.065 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal