Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 05:53:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: estalo no alto falante ao desligar o amplificador/ Modificação warm music 208 gt  (Lida 15218 vezes)
HenriqueCG
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 27

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« : 27 de Outubro de 2018, as 14:21:57 »

Olá! Sou novo aqui.
venho pedir a ajuda de vocês para tentar solucionar uns problemas com o amplificador warm music 208 gt.
Vou escrever os problemas por ordem decrescente de importância, pra mim.

1º- Ultimamente quando eu giro o potenciômetro de volume só um pouquinho, o volume já ''explode'' na altura. Eu não consigo tocar num volume baixo porque para o volume ficar baixo eu tenho que deixar o potenciômetro praticamente no zero, porém com o potenciômetro quase zerado o timbre fica muito opaco, sem nenhum brilho. Então, Resumindo: ligo o amplificador; giro o potenciômetro milimetricamente pra direita e o som fica baixo e com o timbre opaco; aí giro o potenciômetro milimetricamente pra direita mais um pouco e o volume aparece com força total e com todo o brilho de volta. Deu pra entender? Obs: já é o segundo potenciômetro que substituo, então acho que não é um problema dele. Alguma sugestão de correção/modificação pra isso?

2º - Ultimamente quando desligo o amplificador, o alto falante da um estalo do tipo ''tum''. Já me falaram que isso é normal, mas isso não acontecia antes e também tenho medo de danificar o alto falante porque é um estalo bem alto e o alto falante se move muito pra frente com esse estalo.

3º - tem como aumentar um pouco os médios desse amplificador, pra ele ficar com mais ''presença'', mais brilho, punch? observação: Queria uns médios que não fossem muito puxados pra o abelhudo, tipo essas frequências na casa do 4000Hz. Queria um aumento na casa dos 900Hz, 1000hz...

4º e o menos importante - Tem como dar uma melhorada na distorção do amplificador? Eu acho que a distorção dele é meio ''pra trás''. Parece mais um som clean com uma saturação de fundo... Queria uma distorção mais ''pra frente'' e ''estrrrrralada''... Desculpem por tantas metáforas nesta parte... é que queria que vocês imaginassem o som na cabeça.

Eu não entendo quase nada de eletrônica. Sei o básico do básico, então peço que, por gentileza, falem exatamente o que eu tenho que trocar, modificar. E se não for pedir demais, peço que também me expliquem o porque de estar modificando tal elemento, porque quero aprender _

https://i.postimg.cc/43CZYVY6/Esquema-El-trico-warm-music-208gt-1.jpg

link do pdf do esquema no google drive
https://drive.google.com/open?id=1mocGVvb8ygkIWo1egyaDx95G4BMCOTyM
« Última modificação: 27 de Outubro de 2018, as 17:25:20 por HenriqueCG » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #1 : 27 de Outubro de 2018, as 15:04:40 »

Sobre o problema número 1 sempre foi assim? Você escreveu ultimamente porém não ficou claro se o amplificador sempre funcionou dessa forma ou não

Sobre o problema numero 2 eu sou também dos que tem a opnião de que isso é normal
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
HenriqueCG
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 27

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #2 : 27 de Outubro de 2018, as 15:18:57 »

bossman, antigamente não era assim não... uso captador passivo da seymour duncan, com afinação baritona e cordas 0.13 -0.60 no momento
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #3 : 27 de Outubro de 2018, as 15:21:19 »

Compare a curva do potenciometro do esquema com o instalado pra ver se as duas batem. Talvez você esteja usando potenciometro log no lugar de lin
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
HenriqueCG
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 27

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #4 : 27 de Outubro de 2018, as 15:52:48 »

no esquema diz que é ''50k w''... eu coloquei um ''50K B'' ficou com o mesmo problema... Aí coloquei depois um ''50k A'' e ficou a mesma porcaria... eu não achei esse potenciômetro W pra comprar
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #5 : 27 de Outubro de 2018, as 16:45:17 »

Quando você percebeu essa mudança no volume, percebeu também alguma mudança no timbre? Ou então aumento dos ruídos?

Minha suspeita recai sobre o power que por algum motivo pode ter queimado algum componente. Para começar eu veria se o resistor R16 de 33k está íntegro e se for o caso eu trocaria ele por um novo, de valor igual.
 Roll Eyes
Registrado
HenriqueCG
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 27

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #6 : 27 de Outubro de 2018, as 17:01:36 »

Matec, Não Percebi mudança de timbre... A unica coisa que mudou também foi esse ''poc'' que dá no alto falante quando liga e quando desliga (quando desliga é mais forte). e na questão de ruído, é o seguinte: quando liga o ampli não tem ruído NENHUM mesmo se aumentar o volume no talo (com a guitarra desplugada)... agora quando é com a guitarra plugada dá um chiadinho, só que isso não acontecia antes também mesmo com a guitarra plugada... esse ruído começou depois que o fio do jack da minha guitarra partiu e eu tive que refazer parte da elétrica de novo. Fiz do mesmo jeitinho que tava antes, só que coloquei um fio comum ao invés de um blindado. Aí eu pensei ''puts, foi a merda do fio 'desblindado' que eu coloquei''. Tirei essa conclusão porque quando eu aproximava meu dedo perto desse fio ''desblindado'' o ruído aumentava. Aí lá vai eu trocar a porcaria do fio por um blindado. Quando terminei abri um sorriso, mas quando fui testar meu sorriso se fechou de novo por que o ruído permaneceu _ mas enfim, esse ruidinho não me incomoda tanto. O que me incomoda mais é esse estalo enorme que dá quando eu desligo o amplificador... maior medo de soltar alguma coisa no alto falante

-----
essa foto do esquema que eu desci pro fórum tá com a qualidade muito ruim



-----
llink do pdf no google drive (dá pra ver melhor):
https://drive.google.com/open?id=1mocGVvb8ygkIWo1egyaDx95G4BMCOTyM
« Última modificação: 27 de Outubro de 2018, as 17:24:06 por HenriqueCG » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #7 : 27 de Outubro de 2018, as 18:31:02 »

Verifique os seguintes componentes e as suas ligações, procurando por trilhas interrompidas:

P7 ( suas ligações, já que foi trocado 2x )
R9
R10
C5
C4
C3

CI1 deve estar trabalhando no ganho máximo, independentemente da posição de P7 ( da parcela de resistência entre o cursor e C5/C4 ).
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
HenriqueCG
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 27

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #8 : 27 de Outubro de 2018, as 19:07:35 »

A.Sim, Vou verificar...
mas deixa eu passar mais informações pra vocês:
*Eu troquei todos os capacitores do pré... coloquei capacitores epcos
*Troquei todos os CI's do pré também (embora eu desconfie da sua procedência)
*o amplificador sai um pouco de som mesmo com o potenciômetro de volume completamente zerado
*um detalhe curioso: Na placa da potência, quando eu vou medir os componentes com o multímetro, o mesmo faz a leitura bem rápida só de encostar as ponteiras nele. Já na placa do pré amplicador, o multímetro demora pra dar a informação no visor (obs: já refiz todas as soldas) tem que ficar raspando a ponteira nas pernas do componente pra o multímetro ler.
Eu peguei uns dois resistores do pré  e passei um bombril na perna deles e o multímetro fez a leitura mais rápido... será que essa falta de polimento nos componentes do pré está fazendo entrar muito sinal nele e por isso o som tá muito estourado no volume? ou se fosse isso nem sairia som? Se eu falei alguma idiotice podem me corrigir... como eu disse, sou meio cabaço em eletrônica.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #9 : 28 de Outubro de 2018, as 04:33:36 »

Se você usa pedaleira, reduza o volume geral da pedaleira até ficar do seu agrado em relação ao volume do amplificador.

Se mesmo assim não resolver, troque o valor de R1, valores maiores como 22k, 33k, 47k, 56k!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 28 de Outubro de 2018, as 07:07:35 »

no esquema diz que é ''50k w''... eu coloquei um ''50K B'' ficou com o mesmo problema... Aí coloquei depois um ''50k A'' e ficou a mesma porcaria... eu não achei esse potenciômetro W pra comprar

O potenciômetro tipo W é o que tem a curva resistência x curso em formato de "S" invertido, ou seja, tem dois pontos de inflexão (curva 5 abaixo):



Um cara diz que é possível fazer um potenciômetro assim a partir de um potenciômetro linear (tipo B) ligando dois resistores fixos, cada um ligado entre a ponta do potenciômetro e o terminal do meio, mas teria que ficar fazendo tentativas pra fazer um que seja parecido (a curva e valores) com o original.  Eu fiz uma simulação mas não deu a curva em S.

https://electronics.stackexchange.com/questions/75879/how-to-make-a-w-potentiometer-from-a-log-or-linear-pot

Nessa página, quase no final, tem a mesma sugestão:
http://sound.whsites.net/pots.htm
« Última modificação: 28 de Outubro de 2018, as 09:40:50 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
R_Rosset
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 100

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 23



« Responder #11 : 28 de Outubro de 2018, as 07:32:37 »

eu tenho um Warm Music 108 DR que tem o mesmo problema no potenciômetro de volume. Originalmente era um de 20k B fui testando e troquei por um de 1M B e deu uma boa melhorada por um tempo depois voltou o mesmo problema  Embarrassed
Registrado

"...Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou..."
HenriqueCG
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 27

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #12 : 28 de Outubro de 2018, as 13:15:33 »

Se você usa pedaleira, reduza o volume geral da pedaleira até ficar do seu agrado em relação ao volume do amplificador.

Se mesmo assim não resolver, troque o valor de R1, valores maiores como 22k, 33k, 47k, 56k!

não uso pedaleira... uso só o clean do amplificador ou com pedais. Vou tentar fazer isso que você falou.

-----
Xformer, que potenciômetro estranho... mas acho que qualquer potenciômetro que seja diferente do logarítmico vai piorar esse problema porque eu quero justamente um sinal que vá do baixo ao alto gradativamente e não esse salto pro alto repentino que tá dando... um trisco no potenciômetro e o volume já explode

-----
eu tenho um Warm Music 108 DR que tem o mesmo problema no potenciômetro de volume. Originalmente era um de 20k B fui testando e troquei por um de 1M B e deu uma boa melhorada por um tempo depois voltou o mesmo problema  Embarrassed

e aí R_Rosset? Desistiu? desisti não. Vamos quebrar essa maldição dos warm music.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2018, as 13:35:01 por HenriqueCG » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #13 : 28 de Outubro de 2018, as 13:40:14 »

Poste fotos detalhadas do seu amplificador. Lado das trilhas e lado dos componentes. Vamos encontrar esse Bug.

 Smiley
Registrado
HenriqueCG
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 27

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #14 : 28 de Outubro de 2018, as 14:49:12 »

fotos do amplificador no google drive

https://drive.google.com/open?id=1pAJvv4mp5VH7dTicNaSeQYoQwG346uH6
https://drive.google.com/open?id=1TMayJMhXmCkzz2AO9QtQChdQGKbdQB0J
https://drive.google.com/open?id=1O8dWgzXE3rCzBMeKBt8UqSW8SaAfzP1J
https://drive.google.com/open?id=1y3cqfqSvQPGs997Zjn8Jd40SHxqzpTsW
https://drive.google.com/open?id=1IddrCow6eOV2MTprERznWOA-eNL_2QDR
https://drive.google.com/open?id=1aB9l9VzN1V3DQCnkohwBMC4H4H5TheUI
https://drive.google.com/open?id=1crflAM9G6RKwKGTw2e2zZmhjIyJxuZbO
https://drive.google.com/open?id=13p8pBfTmm9DjXpDuRt85CmOoKJAUB7Wk
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal