Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 11:30:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Teste de placa em curto  (Lida 18307 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #45 : 10 de Novembro de 2018, as 10:06:29 »

xformer chega 19 e pouco no multimetro

19 o quê ?  Volts ? Ohms ?  O que você mediu ?  Não somos adivinhos. Dê informações completas e precisas, senão é perda de tempo pra todo mundo.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2018, as 10:20:26 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #46 : 10 de Novembro de 2018, as 13:26:33 »

Mallermb estou procurando e não encontro esse r100 nem por simpatia ou reza braba, não sei se eu estou errado ou tem algo de muito diferente nesse esquema pois comecei a ver um a um resistor e no caso de alguns onde no esquemático tem valor,na placa tem jumper, c94 c95 indutor mosfet estão conectados a r1000, r110 107 e r1000 são 10k 2w agora o tal do r100 só Deus sabe onde esta.

Tirei mais uma foto agora acho que esta melhor de se ver, se alguem conseguir ver o r100, agradeço.


Paulo, eu havia escrito isso aqui algumas mensagens atrás:

Lembrando que as vezes o nome das peças pode estar um pouco diferente no esquema e na placa, veja se o resistor R1001 é de 150R, ele está logo acima de R107 e R110 na placa.

Também me veio uma coisa em mente...

Aquele filtro logo na entrada da fonte, na placa, está tudo bem com ele? se ele recebeu uma voltagem muita alta, pode ser que os fios, que são esmaltados, podem ter perdido o esmalte e entrado em contato com o ferrite, não sei se isso tem a ver, mas é bom checar, pela foto parece que algumas espiras estão muito mais escuras que outras.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2018, as 13:38:07 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #47 : 10 de Novembro de 2018, as 14:59:31 »

Foto de perto do resistor 1001.
https://flic.kr/p/2cJ5kxN

Também vi isso no filtro no inicio e estou deixando passar despercebido, vou ver isso hoje a noite.NO caso do filtro o que se deve fazer com ele? no esquema não tem valor ali.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #48 : 10 de Novembro de 2018, as 16:10:23 »


Também vi isso no filtro no inicio e estou deixando passar despercebido, vou ver isso hoje a noite.NO caso do filtro o que se deve fazer com ele? no esquema não tem valor ali.

Difícil esse filtro ser um problema.
 Smiley
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #49 : 10 de Novembro de 2018, as 17:12:42 »

Foto de perto do resistor 1001.

Também vi isso no filtro no inicio e estou deixando passar despercebido, vou ver isso hoje a noite.NO caso do filtro o que se deve fazer com ele? no esquema não tem valor ali.

Esse resistor não é de 150R, é de 15R, de qualquer forma foi bom verificar.

O filtro parece atuar apenas na linha de +B na entrada, onde se conecta a fonte externa, provavelmente a fonte externa é do tipo chaveada, pode produzir ruídos, interferências, oscilações, esse filtro deve estar aí justamente por isso, para filtrar estas interferências...

Quanto a smps, parece não bater com o esquema, não consegui encontrar os diodos de entrada que estão na placa, no esquema não estão, ou estou cego.

Pelo que vi esse esquema é do pedal dual metal, que usa fonte AC externa.

Precisava do esquema do HT metal, que usa fonte DC externa.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2018, as 17:16:08 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #50 : 10 de Novembro de 2018, as 19:25:03 »

Agora pouco resolvi conferir novamente os diodos, aparentemente estão corretos, em seguida troquei quase todos os capacitores eletrolítico faltou 4 (Desses 4 dois são 47uf/25 os outros dois 10uf/50 eu tenho esses mas por 16v não sei se seria correto usar assim).Segunda vou comprar outro mosfet por garantia e continuar a saga de fazer isso funcionar.

-----
Precisava do esquema do HT metal, que usa fonte DC externa.
[/quote]

Eu achei um outro em um site, e o mesmo esquemático postado aqui so mudou o nome Blackstar_ds2ht_sch.pdf
« Última modificação: 10 de Novembro de 2018, as 19:29:19 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #51 : 11 de Novembro de 2018, as 03:27:06 »

Agora pouco resolvi conferir novamente os diodos, aparentemente estão corretos, em seguida troquei quase todos os capacitores eletrolíticos, faltou 4 (Desses 4, dois são 47uf/25, os outros dois, 10uf/50, eu tenho esses, mas por 16v, (não sei se seria correto usar assim). Segunda vou comprar outro mosfet por garantia e continuar a saga de fazer isso funcionar.

Use os capacitores recomendados, ou seja, 50V.

Vou dar uma dica, procure não deixar que o ferro de solda fique encostando nas outras peças, como capacitores poliéster por exemplo, ele acaba destruindo a camada externa do capacitor, até pifando o mesmo, além de destruir a numeração ou valor contido do lado externo.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #52 : 11 de Novembro de 2018, as 08:13:21 »

vou trocar o máximo possível, esses já estão na lista de amanha.

-----
Andei pesquisando por aqui sobre o esquemático, esse postado aqui e o do Blackstar HT-DistX , conferi pelas fotos postadas e bate os componentes. Ate o r100 aparece como esta no esquema fácil de localizar.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2018, as 12:50:56 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #53 : 12 de Novembro de 2018, as 09:48:54 »

Saudações a todos:

Acabo de trocar todos os capacitores eletrolítico inclusivo os de 400v, todos os poliéster e resistores 1001(15r) e os 10k, coloquei um novo irf 830,i.c novo ao ligar na fonte de notebook (20v 1.0a) o Led começou a piscar ficou um tempo logo após firmou e começou a esquentar novamente o irf830.A luta continua.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #54 : 12 de Novembro de 2018, as 09:59:32 »

Pra mim, o problema é a fonte que você está usando. Pode estar com polaridade invertida, o que pode resultar na queima do irf. Inverti a polaridade da alimentação de uma smps com o 555 uma vez, mas não lembro se o irf queimou.
Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #55 : 12 de Novembro de 2018, as 10:11:16 »

Acabei de inverter a polaridade esquentou também, vou atrás de uma outra fonte.O que falta mexer e no indutor.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2018, as 10:16:04 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #56 : 12 de Novembro de 2018, as 11:17:09 »

Acabei de inverter a polaridade esquentou também, vou atrás de uma outra fonte.O que falta mexer e no indutor.

Inverteu a polaridade da fonte sem verificar se isso era necessário? não pode, no próprio pedal está desenhado que a fonte deve ser com POSITIVO INTERNO, esta brincadeira pode acabar danificando tudo de novo e ainda mais.

Você trocou praticamente todas as peças, trocou os diodos também?

Outra pergunta, esse pedal já passou nas mãos de algum outro técnico?

-----
Andei pesquisando por aqui sobre o esquemático, esse postado aqui e o do Blackstar HT-DistX , conferi pelas fotos postadas e bate os componentes. Ate o r100 aparece como esta no esquema fácil de localizar.

Então estamos com um dilema gigantesco, pois o Blackstar HT metal usa fonte do tipo DC e o Blackstar HT dual usa fonte do tipo AC, alguma coisa está muito errada ou a caixa desse pedal está adulterada, não é possível isso. Toma na Cabeça
« Última modificação: 12 de Novembro de 2018, as 11:50:58 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #57 : 12 de Novembro de 2018, as 15:49:39 »

O que está faltando nesse trabalho é método. Os diodos esquentam provavelmente porque há curto no Mosfet, que por sua vez pode estar bom, mas trabalhando em saturação. Ficar trocando peças à torto e direito, além de queimar mais componentes não revela qual é o real defeito do pedal.

Tente isolar as áreas que tem problemas, e resolver um problema por vez.

A troca de polaridade na entrada da fonte não tem nenhuma influência pois existe uma forte ponte de diodos na entrada da fonte.

Quem não lê todas as dicas que já foram escritas aqui, merece ficar o resto da vida trocando peças de equipamentos. Toma na Cabeça  Toma na Cabeça

 Angry
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #58 : 12 de Novembro de 2018, as 18:54:11 »

Paulo, dê uma olhada no capacitor C49, logo acima do led, parece que está estourado ou estufado.

O resistor R1000 parece estar danificado.

O diodo ao lado dele, acredito que seja o D31, parece que também está danificado, este diodo se conecta em um resistor de 22R e depois ao pino 1 do mosfet.

Verifique o diodo D32 1n4937.

Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #59 : 12 de Novembro de 2018, as 20:10:51 »

Então estamos com um dilema gigantesco, pois o Blackstar HT metal usa fonte do tipo DC e o Blackstar HT dual usa fonte do tipo AC, alguma coisa está muito errada ou a caixa desse pedal está adulterada, não é possível isso. Toma na Cabeça
Ou a legenda da caixa está errada mesmo. Pode acontecer. De fato, um amigo tem um amplificador Randall valvulado (RD40) cuja legenda diz claramente: um falante "single" de 8 ohm ou dois falantes em paralelo de 4 ohm. Já adiantei pra ele que é normal ele ver fumaça saindo do transformador e o amplificador não ter mais som caso ele ligue dois falantes de 4 ohm em paralelo.

O ideal seria fazer uma engenharia reversa da fonte, comparando-a com algum dos dois esquemas que eu postei.
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal