Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 05:46:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Teste de placa em curto  (Lida 18670 vezes)
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #60 : 13 de Novembro de 2018, as 04:22:42 »

Ou a legenda da caixa está errada mesmo. Pode acontecer. De fato, um amigo tem um amplificador Randall valvulado (RD40) cuja legenda diz claramente: um falante "single" de 8 ohm ou dois falantes em paralelo de 4 ohm. Já adiantei pra ele que é normal ele ver fumaça saindo do transformador e o amplificador não ter mais som caso ele ligue dois falantes de 4 ohm em paralelo.

O ideal seria fazer uma engenharia reversa da fonte, comparando-a com algum dos dois esquemas que eu postei.

O pior é que eu acho que a legenda está certa sim, as placas do HT metal e HT dual são diferentes no setor da fonte!

Você está certo, o correto é traçar o esquema, mas ontem eu peguei a imagem da placa que o Paulo postou, joguei no photoscape e clareei a imagem, deu para ver algumas peças que parecem estar danificadas, incluindo um diodo que pega o pino 1 do mosfet...


Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #61 : 13 de Novembro de 2018, as 10:15:42 »

Eu teria trocado todos os componentes da fonte. Ou isolado a fonte e feito uma nova com o 555 ou algo do tipo.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #62 : 13 de Novembro de 2018, as 11:23:32 »

Eu teria trocado todos os componentes da fonte. Ou isolado a fonte e feito uma nova com o 555 ou algo do tipo.

Sim, eu teria feito isso também, qualquer fonte de alta tensão com 270v dc ligada após a smps (eliminando a smps), já eliminaria quase todas as dúvidas, mas acho que o Paulo está deixando passar algo na smps... e mesmo com um circuito de alta tensão externo para testar, ele teria de saber onde desconectar a smps.

Isso tudo se considerarmos que as outras etapas após a smps estão boas...
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #63 : 13 de Novembro de 2018, as 17:30:15 »

Saudações: Eu passei a tentar arrumar as minhas coisas devido aos técnicos daqui de Curitiba estarem meio enroladores, levei um rat para arrumar o cara disse que não existia mais componentes para essa linha de pedal( Rapaz conceituado aqui na cidade), levei um pedal boss que quebrou um potenciômetro o rapaz disse que não existe mais, somente trocando a placa inteira do pedal,a minha gt-8 que eu levei em outro conceituado aqui,falou que tinha que importar os componentes e ia sair acima de 800 reais para mexer nela, enfim eu não sou formado em eletrônica e não sei a maioria dos termos técnicos usados mas tenho vontade de aprender,portanto um pouco de paciência com quem esta iniciando seria interessante.Esse pedal passou na Mao de 3 ou 4 pessoas segundo o dono me falou e foi a mesma coisa,ele ligou em 220v levantou cheiro de queimado,levou nas assistências e todos fizeram a mesma coisa, cheiraram a carcaça do pedal e deram diagnostico(nem abriram o pedal segundo o dono) pode jogar fora perdeu esse pedal.A fonte ele jogou fora depois dos diagnósticos não tem volta, como citei troquei todos capacitores eletrolítico,poliéster,alguns resistores e medi 3 vezes os diodos(posso ter errado sim na medição). Vou atrás de uma fonte pois acredito que a do notebook não adianta para testar nada aqui.Vou tentar achar esses diodos citados e a luta continua companheiros.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #64 : 13 de Novembro de 2018, as 17:44:28 »

Tudo o que você disse é totalmente compreensível, e quanto a isso não tenho dúvidas. Mas o mais correto é fazer o conserto com inteligência, tirando conclusões à partir de fatos. Esse trabalho seria para 2 dias, fazendo todas as etapas corretamente.
Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #65 : 13 de Novembro de 2018, as 18:09:25 »

Acabei de remover um diodo D31 para testar no esquemático estaria um sb246,esta meio borrado mas e algo com 312 gravado nele.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #66 : 13 de Novembro de 2018, as 20:20:02 »

 
Acabei de remover um diodo D31 para testar no esquemático estaria um sb246,esta meio borrado mas e algo com 312 gravado nele.

Qual  função desse diodo no circuito?

 Undecided
Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #67 : 13 de Novembro de 2018, as 21:02:27 »

se for esse: 1N312 Diodo Germânio Uso geral, 1N3312 Diodo Zener Estabilizador de tensão, NT0312 Diodo Silicio Retificador, problema que ta borrado ali so consegui ver o 312.Eu estou apostando nesse 1N3312 Diodo Zener Estabilizador de tensão.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #68 : 13 de Novembro de 2018, as 23:38:40 »

Qual o diodo não sabemos. Mas ele está ali para evitar que o Gate do Mosfet fique muito negativo, o que atrapalha o bom funcionamento da Smps. Se ele estiver em boas condições (o que é quase certo) não troque.
O que está causando o aquecimento do circuito?  O Mosfet?
 Undecided
Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #69 : 14 de Novembro de 2018, as 00:06:54 »

 Matec Obrigado pela atenção,eu notei que quando liguei com a fonte do notebook a primeira vez fritou o mosfet mesmo,efetuei as trocas e quando ligo com o i.c ele ferve junto com os 4 diodos onde entra a energia lembrando que o i.c nao esquenta,quando tira o i.c nao ferve nada assim comecei a olhar essa parte troquei os resistores de 10k 2w o de 15r 2w e todos os capacitores nesse setor.Quando liguei na fonte para testar após a troca o Led amarelo ficou piscando um bom tempo e depois ficou ligado e começou a esquentar novamente o mosfet. Esse diodo o 1n4937 eu testei no multímetro como aprendi,coloco na escala de continuidade e só pode passar sinal para um lado,sendo assim o diodo esta bom, na verdade testei todos umas 4 vezes e nenhum apresentou continuidade dos dois lados.Estou achando que pode ser algo com a alimentação por essa fonte não ser a ideal para esse tipo de testes.Estou na duvida também do indutor pois ele vai direto para a perna 1 do mosfet,mas como pesquisei nas lojas e ninguém sabe onde achar um desses não mexi com ele ainda.So reforçando quando esta sem o i.c não esquenta o mosfet, colocou o i.c  ferve.Te agradeço a atenção e ajuda.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #70 : 14 de Novembro de 2018, as 00:15:33 »

Paulo.

Você já isolou o problema. Resta saber se o que tem depois do mosfet não está danificado. Apos o Diodo D32,  (que retifica o pico de tensão criado pelo mosfet e indutor) existe uma rede de capacitores e resistores normais às fontes para valvulados tente ver se os capacitores dessa fonte estão íntegros. Nessa área a tensão tem que ser maior que 270v. Nos fale qual o valor dessa tensão aí.

 Undecided
Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #71 : 14 de Novembro de 2018, as 00:47:12 »

Nesta parte eu troquei r1000.r1001 c95,c94 d32 testei fora da placa,mosfet e novo(comprei ontem) r104 novo d31 testado fora da placa ic5(soquete e i.c novos e os resistores as cores batem com o valor,quando liguei ele sem o i.c eu medi a perna 7 do i.c esta entrando 20v(19.80 a voltagem da fonte) e no mosfet a mesma coisa.Se eu estiver errado me corrija por favor.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #72 : 14 de Novembro de 2018, as 03:25:35 »

Esse diodo, o 1n4937, eu testei no multímetro como aprendi, coloco na escala de continuidade e só pode passar sinal para um lado, sendo assim, o diodo esta bom, na verdade testei todos umas 4 vezes e nenhum apresentou continuidade dos dois lados.

Esta é uma maneira de testar um diodo, porém, não é tão válido assim, existe uma outra forma, mais completa.

Com um multímetro analógico, coloque na escala de x1, faça a medição do diodo de ambos os lados, veja até onde o ponteiro se deslocou, depois aumente a escala, por exemplo x1k, meça dos dois lados, veja até onde o ponteiro se deslocou, se quando você aumentou a escala, o ponteiro se deslocou muito no sentido contrário do diodo, remova a solda de uma das pernas e refaça a medição, se no sentido contrário ele se deslocar quase até o fim ou no fim do cursor, é um forte candidadto para problema, a mesma coisa vale para a primeira etapa do teste, se no sentido contrário o ponteiro ir até o fim, solte uma das pernas. As vezes um diodo parece estar bom no teste de continuidade simples, mas não está. (se os cabos do multímetro estiverem ruins, esqueça).

Faça o que o Matec escreveu, meça a tensão entre D32 e R107 e verifique os capacitores dessa área de alta tensão.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #73 : 14 de Novembro de 2018, as 12:53:37 »

Saudaçoes a todos:  Vou segurar um pouco esse tema por uns dias, entrei em contato com o dono do pedal e ele se comprometeu a arranjar uma fonte pra esse pedal (RR fontes 120$).Assim que chegar a luta continua companheiros. Palmas
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #74 : 14 de Novembro de 2018, as 15:56:01 »

Saudaçoes a todos:  Vou segurar um pouco esse tema por uns dias, entrei em contato com o dono do pedal e ele se comprometeu a arranjar uma fonte pra esse pedal (RR fontes 120$). Assim que chegar a luta continua companheiros.

Maravilha! porém, não precisaria dessa fonte nova, dá para identificar diversos problemas nos componentes sem ela...

A fonte de 20V DC do notebook, já daria para ter uma noção da tensão de alta voltagem que está saindo da smps.

Quanto ao preço da fonte nova, achei bem salgado, encontrei algumas no mercado livre por preços bem menores Wink

Enquanto isso, você poderia traçar um esquema da etapa da smps do pedal, assim vai conhecendo o circuito e aprendendo ainda mais!  Grin
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.061 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal