Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 05:50:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Teste de placa em curto  (Lida 18671 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #15 : 08 de Novembro de 2018, as 12:22:06 »

Vamos lá. Primeiramente, o esquema do pedal: https://forums.rgc.ro/topic/52898-schema-blackstar-ht-dual/

Na 3a imagem tem o esquema da smps. É a mesma que eu já tinha postado aqui no tópico.

Troque tanto o CI quanto o mosfet. Aliás, atente-se a qual mosfet está usando. O IRF644, por exemplo, é bastante usado em smps, mas aguenta "só" 250V, enquanto o esquema indica que a smps desse pedal fornece 270V.
Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #16 : 08 de Novembro de 2018, as 12:49:59 »

Obrigado Matec,eu não trabalho como profissional de eletrônica a maioria das coisas que eu pego são coisas simples, erros básicos de usuários( esse e mais um) esses equipamentos citados sao caros e eu nem tenho ideia mesmo de como usar tenho ciência que pode ser uma coisa idiota mesmo esse problema, mas e a primeira vez que pego algo valvulado desse porte e sem olhar no esquematico.Agradeço mesmo pelo incentivo agora vi um esquema postado acredito que vai ficar menos dolorido agora. Legal! Legal! Legal! Legal! Legal! Legal!
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #17 : 08 de Novembro de 2018, as 12:52:49 »

Opa, com o esquema que o Marcão postou, a coisa muda...
Ficou muito mais fácil de observar o setor da smps, com certeza o resistor de 150r queimou, os capacitores de entrada provavelmente se alteraram ou danificaram, o diodo D32, o circuito integrado, etc...
Os capacitores maiores não estouraram pois a voltagem deles é bem superior aos 270V, mesmo assim, é bom verificar com atenção.

Placas em dupla face necessitam de pelo menos uma estação de solda para se trabalhar adequadamente, remover componentes nessas placas com ferro simples é de doer na alma!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #18 : 08 de Novembro de 2018, as 12:54:29 »

Com toda certeza Legal!
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #19 : 08 de Novembro de 2018, as 13:02:53 »

O esquema que o marcao_cfh enviou não é exatamente o do seu pedal, mas como eu disse antes, os circuitos simples são quase sempre os mesmos. Dá pra entender o que tem aí, para você se virar melhor.

Não é necessário ser profissional para ter esses equipamentos em casa, na sua oficina. Você vai ver que tudo vai se tornar mais simples, se você aprender a lidar com eles. Inclusive a eletrônica deixa de ser um "mistério"... Batendo Cabeça

  Wink
Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #20 : 08 de Novembro de 2018, as 13:11:04 »

Claro que tem volta!

A tal "placa de energia" é uma smps: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=10667.msg184595#msg184595

Você está usando uma fonte com centro positivo. CASO a fonte original for com centro negativo, você queimou o mosfet e provavelmente o CI. Solução: troque o mosfet, inverta a polaridade da fonte e teste. Se não funcionou, troque o CI também.

Ou substitua a smps por aquela smps com o 555 já bem conhecida e alimente o pedal com 12V, fazendo as alterações necessárias em relação aos filamentos da válvula.

Eu nao  marcao_cfh estou basicamente fazendo um favor a um amigo.O indio foi tocar e nao perguntou sobre a tomada.

-----
O esquematico postado, bateu os valores com os que eu tinha mexido e os componentes que estou vendo aqui.OBRIGAAADOOOOOO Head Banger Head Banger Head Banger Head Banger
« Última modificação: 08 de Novembro de 2018, as 13:13:18 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #21 : 08 de Novembro de 2018, as 13:40:59 »

Só uma coisa que percebi ao ver os esquemas do link dado pelo Marcao:  a fonte que queimou ou derreteu era de tensão AC porque tem um dobrador de tensão logo na entrada. Então não adianta usar fonte de notebook se ela for DC.

« Última modificação: 08 de Novembro de 2018, as 13:47:35 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #22 : 08 de Novembro de 2018, as 14:02:00 »

https://flic.kr/p/2bn4y5k

Atras do pedal. Batendo Cabeça
« Última modificação: 08 de Novembro de 2018, as 14:16:25 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #23 : 08 de Novembro de 2018, as 14:23:34 »

Se usar uma fonte DC de 22V no CON1  não consegue gerar a tensão negativa de 15V  pra alimentar os AOs.  Somente vai ter os 22Vdc pro conversor DC-DC de 270V  e os 15V  positivos.

Uma fonte AC  é basicamente só um transformador, não tem diodos, nem capacitores de filtro. No máximo um fusível e chaves.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2018, as 14:26:31 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #24 : 08 de Novembro de 2018, as 14:40:10 »

Não tenho nem ideia de onde encontrar uma para testar.Retirei do manual
Technical Specification
Power:
 22V DC
Maximum Current Draw:
 1.1A
Controls:
 Gain 1, Gain 2, Bass, Middle, Treble, ISF, Level 1, Level 2
Valve:
 ECC83 / 12AX7
Switches:
  Channel  1  On/Off  Switch,  Channel  2  On/Off  Switch, 
Clean/OD Switch (Channel 1)
Indicators:
  Channel  1  On/Off,  Channel  2  On/Off,  Power  On/Off 
(Valve Backlight LED)
Jacks:
 Input, Output, Emulated Output
Input Impedance:
 1M
Ω
Output Impedance:
 < 1K
Ω
Dimensions (mm):
 160 x 119 x 80
Weight:
 1.2kg
DC Adaptor:
ADA Series supplied


Esse adaptador ada não era o mesmo usado nos antigos pedais da boss?
« Última modificação: 08 de Novembro de 2018, as 15:01:30 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #25 : 08 de Novembro de 2018, as 15:30:30 »

Pelo que vi, a fonte desse pedal tem um circuito retificador em ponte, a entrada tem que ser AC, 22v. Isso deve produzir uns 30v DC sobre os capacitores de filtragem. Não importa o que diga essa especificação que você descobriu.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2018, as 15:43:20 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #26 : 08 de Novembro de 2018, as 16:56:16 »

Bom, mesmo com a fonte do notebook dá pra testar algumas partes da fonte do pedal. Pelo menos a tensão de +15V e a alimentação do ci do conversor de alta tensão (o zener de 18V regula a tensão para o ci).
Mas como os colegas anteriormente já disseram, você tem de testar quais componentes estão queimados ou em curto antes de ligar sua fonte de notebook no circuito.  Pelo menos os diodos, todos tem de ser checados. O MOSFET conforme você informou, já era e deve ser retirado durante o teste, pois ele é um dos caminhos dos 22V para o terra (teste sem ele).
Outra coisa que pode ser retirado durante o teste é a válvula ECC83. Os filamentos dela retiram energia a partir do regulador de -15V com um resistor de 15 ohms em série para baixar para 12,7V.
Você tem de conseguir pelo menos os 15V positivos e os 18V que alimentam o ci UC3843  (no pino 7).

Uma dica pra testar os diodos: levante somente uma das pernas deles. Pelo lado de cima (dos componentes), passe um fio fino de cobre por baixo do terminal , faça um lacinho pra conseguir puxá-lo com o alicate de bico, esquente esse terminal do diodo perto do ponto de solda dele (aplique um pouco de solda nova pra ajudar) e quando derreter, puxe tudo pra cima com o alicate. Aí teste o diodo com o multímetro. Ou se tiver um clipe de papel, com arame fino, faça um ganchinho com o alicate, pra conseguir puxar o terminal pra fora.

Ah, se o dono ligou na tensão de rede errada e dobrada, os 22V viraram mais de 40V, o que é mais do que os reguladores 7815 e 7915 suportam, logo você pode imaginar que eles foram pro saco também.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2018, as 17:00:25 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #27 : 08 de Novembro de 2018, as 18:01:50 »

 xformer eu dei uma de louco aqui.O que eu fiz foi o seguinte quando testei fervia os diodos indicados na foto e o mosfet nada mais,agora que foi postado o esquema e a dica de trocar o mosfet e o i.c fiz assim. liguei mesmo na fonte e  vi que tava fervendo aqueles dois e a partir do indicado, removi o i.c, continuou fervendo o mosfet antigo e os diodos, como eu tinha um sobrando removi o que fervia e coloquei um novo sem o i.c na placa, não ferveu nenhum dos dois( nem o mosfet nem os diodos) amanha vou atrás dos reguladores 7815 e 7915 e trocar por garantia.A luta agora e atrás de uma fonte que sirva para este pedal.Esqueci de comentar em um primeiro teste eu removi um dos reguladores e fervia também, amanha a luta continua. Sobre o teste das placas elas são separadas da para testar essa sem estar conectada as outras duas.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2018, as 18:07:59 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #28 : 08 de Novembro de 2018, as 18:40:57 »

Pessoal, andei buscando imagens e informações na internet, a fonte externa para o Blackstar HT dual, é do tipo AC e a fonte externa do Blackstar HT metal, é do tipo DC.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #29 : 08 de Novembro de 2018, as 19:07:56 »

Então temos um mistério a desvendar ou a Blackstar faz mágica. Com 22Vdc só se os dois reguladores forem 7809 e 7909  pra alimentar os AOs. Com reguladores de 15V  precisaria ter pelo menos uma diferença de 34V entre os pontos de entrada dos reguladores. E pelas fotos que o Paulo postou da placa não tem nada que pareça mais um conversor de tensão.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal