Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 18:54:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: amplificador cortando som  (Lida 10710 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #30 : 05 de Dezembro de 2018, as 17:58:21 »

Bom, fiz a ligação direta dos fios. Não resolveu o problema Batendo Cabeça.

Então fiz o seguinte: soldei jumpers em todos os potenciômetros do canal limpo e também no volume master. Assim, eles não atuam no circuito e, em caso de falha nos potenciômetros, a falha não seria transmitida para o som. Zerei o volume da guitarra, liguei o amplificador, bati todas as cordas soltas e aumentei o volume até o máximo. Nada de som. O que eu não contava é que o amplificador demora um tempinho para "mandar o som" e, de repente, veio aquele barulhão com tudo no máximo e eu com o ouvido quase colado numa 4x12! Foi o maior susto que eu já levei na vida Cheesy. Então agora vou trocar os potenciômetros do canal limpo e do volume master e testar, se não cortar o som e passar no "teste das porradas" o problema estará devidamente identificado, e então farei a troca de todos os potenciômetros do amplificador.

Editado: por fim, também não era isso Cheesy. O amigo não acreditou que era potenciômetro e insistiu que era o tda. Fiz mais uns testes a pedido dele, filmando e mandando pra ele, dando pancadinhas na placa principal e mostrando que não estava afetando diretamente o tda. Aí eu percebi que os cortes aconteciam quando eu batia em um lugar meio específico da placa, justamente na parte do circuito de saída que fica na placa principal. Refiz todas as soldas e problema resolvido! Obrigado pela ajuda.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2018, as 19:21:15 por marcao_cfh » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #31 : 05 de Dezembro de 2018, as 19:59:08 »

Uma coisa que sempre se deve lembrar: Os Marshall's SS sempre tem problemas com soldas malfeitas nestes últimos 20 anos.  Batendo Cabeça

Parabéns marcao_cfh Legal!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #32 : 05 de Dezembro de 2018, as 21:05:12 »

Não sei se estes problemas podem ser consequência da adoção pela indústria mundial, da porcaria da solda sem chumbo. Essas soldas de composto de prata quando submetidas a calor sofrem trincas e dão o mau contato.
 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #33 : 06 de Dezembro de 2018, as 10:05:30 »

Matec, obrigado pela informação, manterei isso em mente para a próxima vez que mexer num Marshall SS Cheesy

Xformer, não entendo muito do assunto, mas pode até ser um tipo de obsolescência programada. Coisas feitas por um motivo ou outro, mas sabendo que vai dar problema futuramente.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #34 : 06 de Dezembro de 2018, as 12:16:01 »

Uma coisa que sempre se deve lembrar: Os Marshall's SS sempre tem problemas com soldas malfeitas nestes últimos 20 anos.  Batendo Cabeça
Parabéns marcao_cfh Legal!

Os últimos Marshall SS realmente bem construídos de que se tem notícias são os 8080 depois disso... ladeira abaixo   Roll Eyes

-----
Não sei se estes problemas podem ser consequência da adoção pela indústria mundial, da porcaria da solda sem chumbo. Essas soldas de composto de prata quando submetidas a calor sofrem trincas e dão o mau contato.
 

Acredito firmemente que sim ! Já vou até tratar de fazer meu estoque vitalício de solda com chumbo que ainda encontramos aqui no país porque essa moda está pra pegar aqui também.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2018, as 12:17:36 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #35 : 06 de Dezembro de 2018, as 17:10:11 »

Bora comprar solda e guardar em casa Cheesy

O amigo veio buscar o amplificador. Testou bastante, deu umas pancadas, e tudo funcionando bem. Obrigado novamente pela ajuda, sem vocês eu não teria dado conta Palmas
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #36 : 06 de Dezembro de 2018, as 20:05:46 »

Então era isso, solda trincada e com mal contato perto da etapa de potência.
Porque esse defeito praticamente virou uma novela ou trilha de filme, não?
Mas, fico feliz de ver que finalmente resolveu o enigma.
Recentemente eu comprei um rolo de 500 gramas  de solda Cesbra das antigas com chumbo e, por isso, acho que não terei esse tipo de problema nas minhas montagens, se bem que a massiva falsificação de componentes eletrônicos, até os mais baratos, me desestimula a montar novos circuitos.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #37 : 07 de Dezembro de 2018, as 14:00:11 »

Aproveitando o comentário para fazer um desabafo, também ando desanimado com a montagem de circuitos. Componentes falsificados, frete cada vez mais caro, componentes também cada vez mais caros, novas taxas que complicam a importação de componentes baratos, pedalboard quase pronto e até o cansaço por praticar um hobby durante muito tempo me desestimulam. Não digo parar, mas dar um tempo para esfriar a cabeça. De fato, pretendo finalizar mais um pedal que já está funcionando e precisa só do acabamento, fazer mais um pedal para mim (que estou com preguiça de fazer o layout Cheesy) e fazer mais um pedal para um amigo, e aí vou dar um tempo com os pedais. Para não dizer que não vou fazer mais nada, vou me dedicar um pouquinho à montagem de valvulados, pois tenho bastante material aqui e já faz um tempo que planejo montar algumas coisas, mas sempre enrolo Cheesy.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #38 : 07 de Dezembro de 2018, as 20:17:35 »

O amigo veio buscar o amplificador. Testou bastante, deu umas pancadas, e tudo funcionando bem. Obrigado novamente pela ajuda, sem vocês eu não teria dado conta Palmas

Sua persistência fez toda diferença
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal