Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 16:29:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador de áudio 12 - 30v  (Lida 23575 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #45 : 18 de Janeiro de 2019, as 19:02:31 »

Com certeza esse circuito já ficou polêmico, antes mesmo que ficar funcional.

Sobre a calibragem, sim vai ser complicado. Mas a vantagem é que utilizando a montagem PTP "aranha", vai ser fácil modificar pra ficar uma calibragem mais simples. Também pode-se reduzir o ganho, para melhorar a resposta e diminuir a distorção, e fazer outras cositas mais. Isso se o Neto estiver animado.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #46 : 18 de Janeiro de 2019, as 20:49:43 »

Citar
Eu pedi exatamente como no esquema, na verdade levei o esquema e dei a ele. De acordo com o código de cores (me corrijam se estiver errado) o 0.47 ohms deveria ser amarelo, violeta e prata. Já 0.47, seria amarelo, violeta e vermelho, mas como estou aprendendo não quis "duvidar" do homem que já trabalha vendendo a componentes a tempos...

Eu posso até estar errado, mas, vou dar o meu pitaco aqui:
Será que o Neto usou um resistor de 0.47 ohms no emissor de Q5 e um de 4.7K ohms no emissor de Q6?
Isso explicaria o aquecimento de Q5 e principalmente a falta de simetria do circuito, o que obviamente propiciaria um som de baixa qualidade e ruidoso.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #47 : 18 de Janeiro de 2019, as 21:20:18 »

Eu posso até estar errado, mas, vou dar o meu pitaco aqui:
Será que o Neto usou um resistor de 0.47 ohms no emissor de Q5 e um de 4.7K ohms no emissor de Q6?
Isso explicaria o aquecimento de Q5 e principalmente a falta de simetria do circuito, o que obviamente propiciaria um som de baixa qualidade e ruidoso.

Em se tratando de montagem de novatos tudo pode acontecer (sem ofensas). Por isso dei uma espiada na foto da montagem e aparentemente o resistor no emissor de Q6 é também de 0,47ohms, porém de uma potência menor. Se me perguntasse, eu diria que os resistores de 0,33 ohms da primeira montagem serviriam perfeitamente, no lugar dos de 0,47 ohms.

Aproveitando para olhar o resto do circuito, me pareceu que todos os capacitores eletrolíticos estão invertidos. O que no mínimo explicaria o aquecimento de Q5 com 32v. Neto, mostre fotos dos eletrolíticos do lado da faixa, por favor.

Outra coisa é que eu gostaria de saber quais foram os transístores utilizados como Q1 e Q2.


Smiley

Registrado
Neto
Visitante
« Responder #48 : 18 de Janeiro de 2019, as 21:26:44 »

Ué, um exemplo em C4 o lado positivo nao fica virado para a saida positiva do falante?

 Vou tirar as fotos!

-----



-----

« Última modificação: 18 de Janeiro de 2019, as 21:35:18 por Neto » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #49 : 18 de Janeiro de 2019, as 21:35:46 »

Ué, um exemplo em C4 o lado positivo nao fica virado para a saida positiva do falante?

 Vou tirar as fotos!

Não!  Cry

De onde você tirou essa ideia? Na dúvida sempre siga sempre o que está no esquema.

É possível que você tenha danificado esse capacitor, (e os outros também)... Cry Cry Cry

Não esqueça de dizer quais são os transístores Q1 e Q2.

 Wink
Registrado
Neto
Visitante
« Responder #50 : 18 de Janeiro de 2019, as 21:37:54 »



P.S o pot é LOG, porém o mais proximo que achei foi de 10k

Fique tranquilo que to sim animado (ainda) Cheesy Cheesy. Tambem vou fazer paralelamente a esse o que A.Sim sugeriu e buscar entender o ponto de vista que ele coloca!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #51 : 18 de Janeiro de 2019, as 21:44:16 »


P.S o pot é LOG, porém o mais proximo que achei foi de 10k

Fique tranquilo que to sim animado (ainda) Cheesy Cheesy. Tambem vou fazer paralelamente a esse o que A.Sim sugeriu e buscar entender o ponto de vista que ele coloca!

 Legal! Legal!

Bem, mais uma coisa errada. O capacitor C2 , além de estar invertido deve continuar ligado no mesmo ponto que C3.

 Smiley
Registrado
Neto
Visitante
« Responder #52 : 18 de Janeiro de 2019, as 21:45:39 »

Ué, um exemplo em C4 o lado positivo nao fica virado para a saida positiva do falante?

 Vou tirar as fotos!

Não!  Cry

De onde você tirou essa ideia? Na dúvida sempre siga sempre o que está no esquema.

É possível que você tenha danificado esse capacitor, (e os outros também)... Cry Cry Cry

Não esqueça de dizer quais são os transístores Q1 e Q2.

 Wink

 Xiiii..... Realmente, estão do lado errado.... e acabei vendo aqui que C2 esta estufado!

 Q1 e o 2n3904 ligado o tin R10 de 1k e Q2  e o mesmo modelo que por sua vez pega C1, R3 e C3 em sua base, joga o emissor no GND e coletor vai na base de Q6.....
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #53 : 18 de Janeiro de 2019, as 21:49:11 »

Mais uma coisinha: Vejo que o terminal de entrada do potenciômetro, está ligado na carcaça do mesmo? Ou estou enganado?  Huh?



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Sobre os 2n3904 , tudo bem estão corretos. Roqueiro
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2019, as 21:52:54 por Matec » Registrado
Neto
Visitante
« Responder #54 : 18 de Janeiro de 2019, as 21:57:36 »

Mais uma coisinha: Vejo que o terminal de entrada do potenciômetro, está ligado na carcaça do mesmo? Ou estou enganado?  Huh?



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Sobre os 2n3904 , tudo bem estão corretos. Roqueiro


Não, o potenciômetro esta ligado direto no teminal à direita sem enconstar na carcaça.

Sobre a ligação de C2, no esquema não esta Ligado em C3 e sim antes ligado em R3, fiz como no esquema.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #55 : 18 de Janeiro de 2019, as 22:06:06 »


Não, o potenciômetro esta ligado direto no teminal à direita sem enconstar na carcaça.

Sobre a ligação de C2, no esquema não esta Ligado em C3 e sim antes ligado em R3, fiz como no esquema.

Errado! Não faça confusão entre o ponto em que estava e o novo ponto que você criou. O ponto antigo, que é o certo, é onde ainda está conectado C3, C4, R4, R6, o emissor de Q4 e o coletor de Q6.

 Batendo Cabeça
Registrado
Neto
Visitante
« Responder #56 : 18 de Janeiro de 2019, as 22:28:24 »

É que essa imagem eu fiz uma alteração que o A.Sim sugeriu de colocar um trinpot  100k em serie com R3 e trocar o valor do mesmo para 22k (visto que eu pretendo usar os 32v da fonte), mas so foi feita uma adição de um trinpot com R3, eu nao criei outra junção. Eu ja vou colocar o 470k de volta no local R3 e posto outra foto com os capacitores do  lado correto.

 Esse troço vai funcionar ou não saio deste quarto hoje!  Cheesy Cheesy Cry


P.S o desenho esta errado mas acho que deu para você entender...
 
 Outra coisa é, como eu ligo o capacitor de 2200uf que você mandou adicionar entre o B+ e GND referente a polarização?

 Vou refazer e posto.


-----
Apesar de agora consegui montar tudo como manda o figurino, o amplificador não funcionou mais...




Dá uns pequenos estalados quando conecta a fonte mais é só

P.S antes com os capacitores ao contrário estava funcionando, com ruido mais estava saindo som, agora nada Cry
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2019, as 00:18:38 por Neto » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #57 : 19 de Janeiro de 2019, as 10:44:20 »

Olá, Neto :

Nãoooooo.

É A.Sim :



As resistências mencionadas ( 39 k e 22 k ) referiam-se ao valor provável do potenciômetro, após o ajuste.

A propósito, estou achando que C3 tem um valor muito baixo. Até que faças o circuito funcionar, eu sugeriria alterar o seu valor para 1 nF, só por garantia.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #58 : 19 de Janeiro de 2019, as 11:39:46 »

Neto.
 
Nunca é bom fazer as coisas com sono e com pressa. Veja lá que você acabou por seguir as recomendações do palerma do vendedor, e colocou um resistor de 4.7k no emissor de Q5.

Isso é falta de atenção! Coisa básica e fundamental na eletrônica. Tente de novo e preste atenção no que vai fazer. Até agora os erros foram primários. Toma na Cabeça

 Cheesy Depois do protesto aqui, voltamos ao circuito:

A.Sim, a solução que o Neto achou é boa e funciona bem, apesar que no desenho não estava correto, mas na foto estava sim. O trimpot de 100k entre a saída e o terra funciona, assim como a que você mostrou.

 Undecided
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2019, as 11:42:12 por Matec » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #59 : 19 de Janeiro de 2019, as 11:54:33 »

A.Sim, a solução que o Neto achou é boa e funciona bem, apesar que no desenho não estava correto, mas na foto estava sim. O trimpot de 100k entre a saída e o terra funciona, assim como a que você mostrou.

Hã?

Não vi nada certo na foto. O correto é como eu desenhei; polarização por nVbe. Vout(dc) = ( R3/R_tp + 1 ) * Vbe_Q2. Com R3 = 470 k, R_tp = 22 k e 39 k , Vbe = 0,6 V, tem-se Vout(dc) = 13,4 V e 7,8 V respectivamente. A dispersão no valor de Vbe pode ser compensada ajustando-se o trimpot até que Vout(dc) atinja exatamente os 16 V/ 8 V pretendidos, conforme a tensão de alimentação utilizada. Ajustar TP com R10 no máximo ( base de Q1 em curto com o seu coletor ); uma vez ajustado TP, ajustar R10 até que haja uma queda de tensão de 10 a 20 mV sobre R6. Se o circuito estiver funcionando corretamente, essa mesma queda deve aparecer em R7. Após ajustar a corrente de repouso com R10, pode ser necessário retocar o ajuste de TP. E "deu".
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2019, as 12:10:40 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal