Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 03:43:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Conserto de amplificador Gradiente  (Lida 14207 vezes)
R_Rosset
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 100

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 23



« : 11 de Fevereiro de 2019, as 09:28:40 »

Entendo,
Eu estou querendo colocar um Gradiente antigo de 4 canais pra funcionar que está com sintomas de saída queimada e vai esse transistor, existe algum substituto moderno que possa usar sem que tenha que modificar o circuito?
Registrado

"...Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou..."
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 11 de Fevereiro de 2019, as 10:34:42 »

Entendo,
Eu estou querendo colocar um Gradiente antigo de 4 canais pra funcionar que está com sintomas de saída queimada e vai esse transistor, existe algum substituto moderno que possa usar sem que tenha que modificar o circuito?

Você pode tentar achar um componente desses na Altana. Com encapsulamento metalico TO3, poderia tentar colocar os 2n3773. Poderia também tentar com os mj15003. Todos pode ser que tenha que fazer um pequeno ajuste de bias. Esses últimos estão caros e difíceis de encontrar. Você pode até colocar os 2sc5200. Mas aí o invólucro já é bem diferente.
 Smiley
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 11 de Fevereiro de 2019, as 11:17:23 »

Você pode tentar achar um componente desses na Altana. Com encapsulamento metalico TO3, poderia tentar colocar os 2n3773. Poderia também tentar com os mj15003. Todos pode ser que tenha que fazer um pequeno ajuste de bias. Esses últimos estão caros e difíceis de encontrar. Você pode até colocar os 2sc5200. Mas aí o invólucro já é bem diferente.
 Smiley

O problema é que esses outros transistores também estão sendo falsificados.    Batendo Cabeça

http://sound.whsites.net/counterfeit.htm

http://sound.whsites.net/fake/counterfeit-p1.htm

http://sound.whsites.net/fake/counterfeit-p2.htm

http://sound.whsites.net/fake/counterfeit-p4.htm#tl072
Esse logo fajuto da TI no TL072 parece que é o mesmo do CI que o ASim comprou.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2019, as 12:29:32 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #3 : 11 de Fevereiro de 2019, as 11:37:18 »

Existe o TIP3055, versão plástica do 3055 metálico. Esse é fabricado ainda, é bem mais barato e tem uma chance maior de ser encontrado legítimo.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #4 : 11 de Fevereiro de 2019, as 16:49:47 »

Entendo,
Eu estou querendo colocar um Gradiente antigo de 4 canais pra funcionar que está com sintomas de saída queimada e vai esse transistor, existe algum substituto moderno que possa usar sem que tenha que modificar o circuito?
Por curiosidade, quantos transistores desse você precisa?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #5 : 11 de Fevereiro de 2019, as 18:13:46 »


O problema é que esses outros transistores também estão sendo falsificados.    Batendo Cabeça

http://sound.whsites.net/counterfeit.htm

http://sound.whsites.net/fake/counterfeit-p1.htm

http://sound.whsites.net/fake/counterfeit-p2.htm

http://sound.whsites.net/fake/counterfeit-p4.htm#tl072
Esse logo fajuto da TI no TL072 parece que é o mesmo do CI que o ASim comprou.


O problema mesmo é que se juntarmos todos os que aparecem nessa lista, metade dos equipamentos de áudio já estão correndo perigo de não ter componentes de reposição. Nesses dias fui atrás de alguns MJ15003, consegui na Dabi e em outro lugar, numa média de R$20,00 por peça. Mesmo assim não há garantia de que não são Flango...

Cry
Registrado
R_Rosset
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 100

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 23



« Responder #6 : 11 de Fevereiro de 2019, as 18:57:39 »

Caramba gente, que coisa mais tensa, eu nunca achei que falsificações atingiriam minha vida dessa maneira   Cry  Cheesy Cheesy

Citar
Por curiosidade, quantos transistores desse você precisa?

Preciso de 4, um para cada canal. Na verdade ele é um duplo estéreo (não sei se seria esse o termo técnico)
mas tem 4 saídas lado A saída para falantes R e L e lado B mesma coisa. Cada canal, digamos assim, possui um 2n3055 na saída.


-----
eu estou dando uma caçada aqui na minha cidade, se eu não encontrar (barato), creio que comprarei na Altana  Bravo
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2019, as 19:00:37 por R_Rosset » Registrado

"...Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou..."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 11 de Fevereiro de 2019, as 19:38:02 »

Logo a gente vai ter de comprar umas peças a mais pra fazer uma amostragem e checar a autenticidade  tirando a tampa pra ver o que tem dentro do encapsulamento metálico.

Vejam como era o 2N3055 antigamente:


Notem como a pastilha de semicondutor é grande e embutida no substrato e carcaça, além de condutores largos e grandes para ligar os terminais à pastilha.

Vejam o que tem nos mais novos (e nos fajutos):












Olhando para as imagens, é difícil acreditar que a potência e as correntes  (15A de corrente de coletor) especificadas para o 2N3055 serão suportadas nessas pastilhas pequenas (uma explicação é que o processo antigo era Homotaxial e passou a ser Epitaxial, onde a difusão do material era mais profunda na pastilha e não ao longo dela) e fios de interligação interna tão finos que parecem de fusíveis de vidro (a menos que os fabricantes estejam usando supercondutores e não avisaram).  


Todos esses 2N3055 dessa figura aqui são falsos.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2019, as 20:30:00 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
R_Rosset
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 100

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 23



« Responder #8 : 11 de Fevereiro de 2019, as 19:42:46 »

Nossa, a tecnologia evoluiu tanto... pena que está sendo usada pra passar a perna de uma forma mais sofisticada, em vez de melhorar a vida das pessoas  Bufando
Registrado

"...Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou..."
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #9 : 12 de Fevereiro de 2019, as 12:30:00 »

Qual o modelo deste gradiente?
Que eu lembre existe 1 gradiente quadrifônico, o resto é estéreo, com as saidas L e R nos canais A e B, ou seja, 2 canais em 4 saidas.
Atente-se ao fato que alguns deles (se não a maioria) tem 2 transistores 2n3055 em cada saída, por isso tens 4 2n3055, e possivelmente precises trocar os 4 além dos drivers e dos transistores que formam o par diferencial na entrada (esses devem ser bem casados para que não tenhas tensão DC nas saídas)
Como já dito mais acima, o tip 3055 seria uma boa adaptação, assim como o tip 35.
Boa sorte nessa empreitada!
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #10 : 12 de Fevereiro de 2019, as 15:20:18 »

Qual o modelo deste gradiente?
Que eu lembre existe 1 gradiente quadrifônico, o resto é estéreo, com as saidas L e R nos canais A e B, ou seja, 2 canais em 4 saidas.
Atente-se ao fato que alguns deles (se não a maioria) tem 2 transistores 2n3055 em cada saída, por isso tens 4 2n3055, e possivelmente precises trocar os 4 além dos drivers e dos transistores que formam o par diferencial na entrada (esses devem ser bem casados para que não tenhas tensão DC nas saídas)
Como já dito mais acima, o tip 3055 seria uma boa adaptação, assim como o tip 35.
Boa sorte nessa empreitada!


Existe o modelo SQ1400 . Ele tem 4 canais. Porém são 4 PARES de 2N3055. Isso vai dar 8 transístores. Huh?
O Esquema está aqui:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
.

 Smiley
Registrado
R_Rosset
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 100

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 23



« Responder #11 : 12 de Fevereiro de 2019, as 16:54:52 »

Entendo,
Citar
Qual o modelo deste gradiente?
Que eu lembre existe 1 gradiente quadrifônico, o resto é estéreo, com as saidas L e R nos canais A e B, ou seja, 2 canais em 4 saidas.
Atente-se ao fato que alguns deles (se não a maioria) tem 2 transistores 2n3055 em cada saída, por isso tens 4 2n3055, e possivelmente precises trocar os 4 além dos drivers e dos transistores que formam o par diferencial na entrada (esses devem ser bem casados para que não tenhas tensão DC nas saídas)
Como já dito mais acima, o tip 3055 seria uma boa adaptação, assim como o tip 35.
Boa sorte nessa empreitada!

Então ele é apenas estéreo, porém com 2 canais e 4 saídas.
Registrado

"...Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou..."
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #12 : 12 de Fevereiro de 2019, as 17:09:46 »

Entendo,

Então ele é apenas estéreo, porém com 2 canais e 4 saídas.

Muitos amplificadores e receivers são assim.

 Smiley
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #13 : 12 de Fevereiro de 2019, as 20:39:12 »

Qual o modelo deste gradiente?
Que eu lembre existe 1 gradiente quadrifônico, o resto é estéreo, com as saidas L e R nos canais A e B, ou seja, 2 canais em 4 saidas.
Atente-se ao fato que alguns deles (se não a maioria) tem 2 transistores 2n3055 em cada saída, por isso tens 4 2n3055, e possivelmente precises trocar os 4 além dos drivers e dos transistores que formam o par diferencial na entrada (esses devem ser bem casados para que não tenhas tensão DC nas saídas)
Como já dito mais acima, o tip 3055 seria uma boa adaptação, assim como o tip 35.
Boa sorte nessa empreitada!


Existe o modelo SQ1400 . Ele tem 4 canais. Porém são 4 PARES de 2N3055. Isso vai dar 8 transístores. Huh?
O Esquema está aqui:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
.

 Smiley

Matec, foi exatamente a este aparelho que me referi como sendo o quadrafônico! Não lembrava o modelo...
Registrado

Grande abraço, Raphael!
R_Rosset
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 100

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 23



« Responder #14 : 13 de Fevereiro de 2019, as 11:51:56 »

segue a foto dos transistores
Registrado

"...Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou..."
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal