Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 18:42:40


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mini fuzz do Bertola zunindo  (Lida 18898 vezes)
Idê
Visitante
« Responder #15 : 11 de Março de 2019, as 12:19:41 »

Eu não sei onde vai esse capacitor mas, a diferença de valores é absurda ! Pode ser ela a causadora sim. depois leia o tópico sobre a "seguir a receita de bolo"


Poisé, ouvi falar tanto que esse projeto do Bertola funcionava de tudo que é jeito que acabei pensando que um capacitor de 0,47uf e outro de 0,22uf por dois de 2,2uf não fariam o pedal não distorcer, todos os outros componentes estão seguindo o esquema original do Bertola.


Pesquisando por "como usar multímetro" no Google achei este bem simples (mas com desenhos de cada modo de uso e para analógicos e digitais):

http://www2.contilnet.com.br/~Curso_Tecnico/Instrutor%20Rodrigo/Montagem%20e%20Manuten%E7%E3o/M%F3dulo%201/Mult%EDmetro%20Anal%F3gico%2001.pdf

Muito obrigado, poxa, vou ter que deletar então o tutorial da Ana Maria Braga construindo um jcm800 que fiz o download  Azn
« Última modificação: 11 de Março de 2019, as 12:23:16 por Idê » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #16 : 11 de Março de 2019, as 12:31:49 »

Acho que usar 2,2uF em C1 e C2 não vai mudar muito. Eles são usados para fazer o acoplamento DC (bloqueiam nível DC) e C2 ainda forma um filtro passa-altas com o potenciômetro, apenas que vai deixar passar um pouco mais de graves.  O seu problema é outro, na montagem mesmo (solda fria, ligação errada) ou algum componente estragado.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #17 : 11 de Março de 2019, as 12:42:38 »

Além de vários outros sites e vídeos no youtube (só não vá assistir o da Ana Maria Braga ensinando a usar o multímetro    Cheesy ).

 Cheesy Aquele video deveria ser extinto
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Idê
Visitante
« Responder #18 : 11 de Março de 2019, as 13:56:58 »

Acho que usar 2,2uF em C1 e C2 não vai mudar muito. Eles são usados para fazer o acoplamento DC (bloqueiam nível DC) e C2 ainda forma um filtro passa-altas com o potenciômetro, apenas que vai deixar passar um pouco mais de graves.  O seu problema é outro, na montagem mesmo (solda fria, ligação errada) ou algum componente estragado.

Acabei botando dois de 0,47uf, mas como tu disse, o problema está em outro lugar. Consegui usar o áudio probe com a guitarra, o som dela saiu limpo em todos os pontos, menos na trilha que o ground é ligado( trilha que tem ligada uma perna do R1, uma perna do transistor, uma perna do potenciômetro e o ground) infelizmente não sei o que fazer com essa informação  Palmas

Creio que vou conseguir  Anjo
« Última modificação: 11 de Março de 2019, as 14:39:12 por Idê » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #19 : 11 de Março de 2019, as 20:11:56 »

O ground não tem sinal mesmo. O estranho é sair o som da guitarra limpo. No coletor do transistor (onde é ligado o diodo), você deveria ter fuzz. Verifique o diodo, se está com a polaridade correta. Na dúvida, troque por outro.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #20 : 11 de Março de 2019, as 20:42:19 »

O fato, é  que o circuito não está  aterrado.
O fio que faz o aterramento deve estar ligado num local errado.
Reveja sua montagem. 99,99% dos problemas num circuito como esse são erros na montagem.

Angry
Registrado
Idê
Visitante
« Responder #21 : 11 de Março de 2019, as 23:20:23 »

O fato, é  que o circuito não está  aterrado.
O fio que faz o aterramento deve estar ligado num local errado.
Reveja sua montagem. 99,99% dos problemas num circuito como esse são erros na montagem.

Angry
Está muito estranho isso mesmo, conferi diversas vezes:
R1 e R2 conferidos como mostra a imagem abaixo
C1 e C2 conferidos, os dois apontando o positivo para o centro da placa como demonstra o projeto original
D1 já troquei e nada, o anel fica para dentro da placa como apontado na imagem abaixo
Q1 está correto, com a parte plana apontando para fora da placa como apontado na imagem abaixo
P1 conexões corretas: o 1 na trilha do ground o 2 na trilha do out e o 3 na trilha que está soldado somente o C2
9v da bateria(fio vermelho) ligado ao 9v da placa
negativo da bateria(fio preto) ligado ao stereo do jack de entrada
positivo do jack de entrada ligado ao in da placa
positivo do jack de saída ligado ao out da placa
negativo do jack de saída ligado ao negativo do jack de entrada e ao ground da placa
circuito sem DPDT e sem conector 9v



O ground não tem sinal mesmo. O estranho é sair o som da guitarra limpo. No coletor do transistor (onde é ligado o diodo), você deveria ter fuzz. Verifique o diodo, se está com a polaridade correta. Na dúvida, troque por outro.
troquei o diodo e a polaridade é com o anel para o centro da placa, como demonstra o projeto:
« Última modificação: 11 de Março de 2019, as 23:24:48 por Idê » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #22 : 11 de Março de 2019, as 23:36:27 »

Seu sinal chega até o transistor. O problema está no funcionamento do transistor. Qual você usou?
Registrado
Idê
Visitante
« Responder #23 : 11 de Março de 2019, as 23:55:24 »

Seu sinal chega até o transistor. O problema está no funcionamento do transistor. Qual você usou?
Usei exatamente o do projeto, tem bem pequeno escrito nele : f613 e um pouco maior BC 517, troquei ele de lado, e substitui por novo 2 vezes, ele teria que passar o sinal para a trilha do potenciômetro ou do capacitor? ainda tenho um virgem aqui, comprei 4 quando fui à eletrônica. Os transistores costumam queimar com facilidade pelo calor do ferro? Vai que queimei 3 já  Bufando

Agora não sei o que fazer... corroer outra placa e começar do zero? Ui

Obrigado pelas respostas galera, haja paciência com o iniciante aqui  Legal!
« Última modificação: 11 de Março de 2019, as 23:57:12 por Idê » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #24 : 12 de Março de 2019, as 00:04:45 »

O problema é que você não mostra fotos nítidas da ligação entre a placa e os jacks. Tudo mais o que você está fazendo pode até  piorar a situação do pedal, pois pode acontecer de criar mais defeitos. Vá com calma e método.
 Smiley
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #25 : 12 de Março de 2019, as 00:06:29 »

Não, os transistores não queimam fácil. Eles podem queimar sim, mas não tão fácil.

Bom, na minha opinião há coisas que não estão muito legais na sua montagem. Não leve como uma crítica negativa, todo mundo sempre precisa melhorar. Achei suas trilhas bem feias, os fios que você usou são muito grossos, assim como os furos. Eu montaria outra placa, com um pouco mais de cuidado na hora de fazer as trilhas. Na verdade, não achei esse layout muito legal (por mais que seja mais que comprovado que ele funcione). Se puder esperar um pouquinho, posso fazer outro layout. E também pode ser uma oportunidade para você aproveitar e tentar fazer uma transferência de toner para fazer a placa.

Ah e nesse projeto o transistor passa o sinal para o coletor, onde está o capacitor. A outra trilha é o terra.
Registrado
Idê
Visitante
« Responder #26 : 12 de Março de 2019, as 00:09:41 »


Bom, na minha opinião há coisas que não estão muito legais na sua montagem. Não leve como uma crítica negativa, todo mundo sempre precisa melhorar.
Cara, eu fui carniceiro mesmo hehe, tenho total noção que esses dois circuitos que montei ficaram groseiros, desenhei as trilhas na caneta, cortei a placa no estilete, furei a placa com um prego na furadeira Cool e os fios reutilizei alguns que eu tinha aqui em casa para bocais de lâmpadas hehe.
Seria ótimo realizar uma coisa mais limpa, organizada, bonita e principalmente que funcione hehehe, mas me manda esse layout sem pressa, já estás ajudando demais, fico muito agradecido.


O problema é que você não mostra fotos nítidas da ligação entre a placa e os jacks. Tudo mais o que você está fazendo pode até  piorar a situação do pedal, pois pode acontecer de criar mais defeitos. Vá com calma e método.
 Smiley


Hahaha agora que aprendi a soldar tô soldando até a patroa pra ver se arruma mal contato da TPM..
Amanhã com luz posto um book das ligações dos jacks e do potenciômetro. Boa noite galera.
« Última modificação: 12 de Março de 2019, as 00:21:18 por Idê » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #27 : 12 de Março de 2019, as 10:01:37 »

Cara, eu fui carniceiro mesmo hehe, tenho total noção que esses dois circuitos que montei ficaram groseiros, desenhei as trilhas na caneta, cortei a placa no estilete, furei a placa com um prego na furadeira Cool e os fios reutilizei alguns que eu tinha aqui em casa para bocais de lâmpadas hehe.
Seria ótimo realizar uma coisa mais limpa, organizada, bonita e principalmente que funcione hehehe, mas me manda esse layout sem pressa, já estás ajudando demais, fico muito agradecido.

O Marcao foi polido e se conteve no comentário.



Mas não se preocupe, no início é assim mesmo. Mas coisas feitas com ferramentas improvisadas geralmente nunca ficam boas mesmo. Era melhor usar a placa universal e fazer as trilhas unindo as ilhas com solda do que fazer uma placa furada com prego. Com o tempo e experiência, as coisas vão melhorando e se aperfeiçoando.
« Última modificação: 12 de Março de 2019, as 10:04:16 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #28 : 12 de Março de 2019, as 10:38:17 »

Idê,
Você pegou o projeto aqui mesmo no fórum, na página de projetos, correto?
Este circuito é bastante testado e foi o que eu utilizei para a iniciação dos meus filhos no mundo dos pedais handmade. Mas o primeiro que fiz me deu um baile, ficou muito parecido com este seu e no final era uma trilha com uma interrupção minúscula, que só percebi quando testei a continuidade das trilhas e fui olhar com lupa depois. Estava lá uma micro interrupção causada pela corrosão. Pinguei uma solda em cima e o pedal funcionou na hora!
Não tenho as fotos internas da montagem aqui comigo, mas este foi o resultado final, com uma modificação para regular o ganho, por isso dois knobs.



Não desiste não, é muito gratificante quando funciona!
Boa montagem!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Idê
Visitante
« Responder #29 : 12 de Março de 2019, as 11:38:37 »

Idê,
Você pegou o projeto aqui mesmo no fórum, na página de projetos, correto?
Isso mesmo, fiz o download do documento do Bertola e li alguns tópicos de pessoas que tiveram problemas com ele para já ir me adiantando( circuito invertido, soldas frias, componentes invertidos ou defeituosos)

no final era uma trilha com uma interrupção minúscula, que só percebi quando testei a continuidade das trilhas e fui olhar com lupa depois. Estava lá uma micro interrupção causada pela corrosão. Pinguei uma solda em cima e o pedal funcionou na hora!
Não desiste não, é muito gratificante quando funciona!
Boa montagem!
Não penso em desistir não. O que incomoda é rever tudo 200 vezes e não achar o defeito. O áudio probe que o marcão mandou fez a diferença pois consegui constatar que é alguma coisa no transistor, o problema é que troquei duas vezes já o componente( e inclusive o lado, só por teste, sabendo que ia ficar errado)  e não fez o bixo passar o sinal adiante. Nossa, esses pedais que fizeste com teus filhos ficaram show, parabéns! Sou professor de musicalização da educação infantil e fundamental 1, quem dera hoje os colégios oferecessem aulas de eletrônica prática( claro que dependendo da idade mexendo somente com 9v e encaixando terminais ao invés de soldar)

O problema é que você não mostra fotos nítidas da ligação entre a placa e os jacks. Tudo mais o que você está fazendo pode até  piorar a situação do pedal, pois pode acontecer de criar mais defeitos. Vá com calma e método.
 Smiley
As trilhas já estão cheias de um líquido amarelado, o que seria isso? parece que "queimei" alguma coisa ali, como prometido seguem fotos dos conectores.

P1 placa lado dos componentes
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
P1 placa do lado das trilhas
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Jacks de saída à esquerda e de entrada à direita placa lado dos componentes
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Jacks de saída à direita e de entrada à esquerda placa lado das trilhas
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Placa no estado atual, cheio daquele resíduo amarelado que não sei como limpar e o que fiz para criar esse resíduo
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 12 de Março de 2019, as 11:43:02 por Idê » Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal