Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 08:14:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Caixa Multiuso LL500 - Queima espontânea  (Lida 15327 vezes)
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« : 10 de Abril de 2019, as 20:40:01 »

Boa noite. Eu estava tocando na igreja no ultimo domingo, usando um violão nesta caixa. Tudo normal e no fim do culto o som dela sumiu. Liguei o violão na mesa de som para terminar. Levei ela para casa e quando abri a encontrei neste estado. Aparentemente no domingo não percebi nenhum evento na rede elétrica  da igreja e ela estava ligada na tensão correta de acordo com o seletor de voltagem (127 V).







Já comprei os capacitores e os diodos para trocar logo de cara.
Vamos ver se o estrago foi alem da fonte
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #1 : 10 de Abril de 2019, as 20:54:00 »

Comigo já estourou um capacitor da fonte, mas não sumiu o som. Ao invés disso, surgiu um hum enorme. Na dúvida, troque os componentes suspeitos - eu trocaria todos os eletrolíticos, mesmo bons - e ligue o amplificador com uma lâmpada em série. Como está o fusível?
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #2 : 10 de Abril de 2019, as 21:11:29 »

Por via das duvidas, eu trocaria todos os diodos da retificação, alem dos capacitores, é barato e pode matar o problema na raiz.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #3 : 10 de Abril de 2019, as 22:40:51 »

Sim, Ja estou com os 4 diodos e os 6 capacitores comprados.
Acabei de retirar todos componentes (os diodos estavam normais). Mas vai tudo novo nesta fonte.
Depois de trocar e ligar com a lâmpada em série, quero ver a tensão que vai para o pré-amplificador.
Este resistor escurecido (R53) é do LED de Power On. Mas o LED esta acendendo. O esquema aponta 4,7k para ele.
Chequei a tensão do transformador de força em aberto. encontrei 32+32 VAC. O esquema mostra 30+30 VAC.
Os capacitores originais eram de 1000uFx63V. Comprei iguais. Diodos 1N5408

A placa data 06/07.
Todas referências mencionam 110/220V.
Será que temos o velho problema de transformador feito para 110V?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #4 : 10 de Abril de 2019, as 22:54:42 »

Houve algum fusível danificado? Parece que os capacitores estão em paralelo. Nesse caso, mesmo um capacitor com esse dano não faria o amplificador parar, à  menos que o componente estivesse em curto. Visto isso esse dano poderia estar aí a muito tempo. Aguardamos os resultados dos seus testes.
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #5 : 10 de Abril de 2019, as 23:04:51 »

eu daria uma reforçada nessa retificação, acho os 1N5408 muito pouco pra corrente desse power, eu colocaria no minimo o 6A10 que são pra 6A, o 1N5408 são pra apenas 3A.
essa variação no transformador em aberto é normal. todos os transformadores de 30V que eu medi sempre deram 32 ou 33V.
Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #6 : 11 de Abril de 2019, as 05:43:17 »

Houve algum fusível danificado? Parece que os capacitores estão em paralelo. Nesse caso, mesmo um capacitor com esse dano não faria o amplificador parar, à  menos que o componente estivesse em curto. Visto isso esse dano poderia estar aí a muito tempo. Aguardamos os resultados dos seus testes.
Matec, fusivel não queimou, este horário não consigo ver o valor, mas o fio interno é bem fino. Realmente os capacitores estão em paralelo. Notei que o som começou perder volume e foi distorcendo ate parar, como se tivesse acabado a força. Percebi um aumento no hum de 60 hertz (ele já tinha um pouco, achei que fosse normal pra caixa multiuso)


-----
eu daria uma reforçada nessa retificação, acho os 1N5408 muito pouco pra corrente desse power, eu colocaria no minimo o 6A10 que são pra 6A, o 1N5408 são pra apenas 3A.
essa variação no transformador em aberto é normal. todos os transformadores de 30V que eu medi sempre deram 32 ou 33V.
Ok, edyguitar, Vou tentar na cidade vizinha, já que aqui onde moro agora nem loja de componentes tem. Mas estranho é que os que estavam na placa não estavam em curto e nem abertos. No multímetro todos praticamente com a mesma resistência direta e inversa
« Última modificação: 11 de Abril de 2019, as 06:05:16 por casacunha » Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #7 : 11 de Abril de 2019, as 10:32:32 »

Eu trabalhei muito tempo como técnico de informática e nos ultimos anos de atuação, comecei a pegar monitores, fazendo manutenção deles no laboratório da empresa, aprendi a não confiar em diodos, mesmo que no multimetro pareçam  ok.
havia uma linha de monitores da Samsung com um problema cronico de não ligar, o led pisca indicando código de erro e o circuito não parte, o problema era causado pelo esgotamento ou até explosão do capacitor principal do secundário que alimenta o inversor, o procedimento da empresa era limpeza da placa, troca do capacitor e se tudo funcionar, liberar o aparelho, um dia de ócio próximo de um feriado prolongado que não me lembro qual, tínhamos apenas um monitor desse para manutenção e resolvemos debulhar o aparelho, por acaso, meu companheiro de função saiu rastreando o aparelho inteiro no osciloscópio e descobriu que o problema era causado pelos diodos da fonte, na retificação do secundário que alimenta o inversor, eu já tinha feito testes nesse ponto, porem apenas testando os diodos no multímetro, no caso digital (talvez num analógico aparecesse o problema) sem nunca encontrar irregularidade.

desde então, como não tenho osciloscópio particular e continuo fazendo algumas manutenções para clientes antigos que me seguiram, sempre que detecto um problema numa fonte, por precaução já troco os diodos.


outro caso foi fazendo uma limpeza num Mega Drive III de um amigo, que foi infestado por formigas, o console dele com poucos minutos de ligado começava a ligar e desligar seguidamente e sozinho (mesmo antes da infestação), aproveitei e fiz a troca de todos eletroliticos, afinal é um aparelho de quase 30 anos.
desmontei toda a fonte, testei transformador e diodos e tudo estava certo, mas o problema persistiu, sem saber como prosseguir, resolvi fazer o teste com o dedo nos componentes para verificar aquecimento e queimei o dedo nos diodos.
a frio passavam tranquilo nos testes no multimetro, mas com carga (o consumo do console é de cerca de 800mA, são 4  diodos  1n4007) aqueciam e aumentavam a queda de tensão, caindo para cerca de 2v quando o console "desligava" sozinho.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #8 : 11 de Abril de 2019, as 11:33:19 »


Matec, fusivel não queimou, este horário não consigo ver o valor, mas o fio interno é bem fino. Realmente os capacitores estão em paralelo. Notei que o som começou perder volume e foi distorcendo ate parar, como se tivesse acabado a força. Percebi um aumento no hum de 60 hertz (ele já tinha um pouco, achei que fosse normal pra caixa multiuso)

Esses resistores aquecidos ali parecem ser da fonte do pré (provavelmente +15 e -15v), isso pode indicar que esse circuito pode ter problemas. Também pode ser que algum dos Circuitos Integrados esteja em curto. Isso você  vai ter que testar. Basta medir as tensões nos terminais 4 e 8 dos Integrados. As tensões podem ter +12v, -12v ou +15v, -15v ou +18v, -18v, mas devem ser simétricas. Positivo no pino 8 e negativo no pino 4.

Tenho a impressão que em algum dia esse aparelho tenha sido ligado em 220v. Sobreviveu, mas com sequelas.

Smiley
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #9 : 11 de Abril de 2019, as 14:16:47 »

Eu trabalhei muito tempo como técnico de informática e nos ultimos anos de atuação, comecei a pegar monitores, fazendo manutenção deles no laboratório da empresa, aprendi a não confiar em diodos, mesmo que no multimetro pareçam  ok.
havia uma linha de monitores da Samsung com um problema cronico de não ligar, o led pisca indicando código de erro e o circuito não parte, o problema era causado pelo esgotamento ou até explosão do capacitor principal do secundário que alimenta o inversor, o procedimento da empresa era limpeza da placa, troca do capacitor e se tudo funcionar, liberar o aparelho, um dia de ócio próximo de um feriado prolongado que não me lembro qual, tínhamos apenas um monitor desse para manutenção e resolvemos debulhar o aparelho, por acaso, meu companheiro de função saiu rastreando o aparelho inteiro no osciloscópio e descobriu que o problema era causado pelos diodos da fonte, na retificação do secundário que alimenta o inversor, eu já tinha feito testes nesse ponto, porem apenas testando os diodos no multímetro, no caso digital (talvez num analógico aparecesse o problema) sem nunca encontrar irregularidade.

desde então, como não tenho osciloscópio particular e continuo fazendo algumas manutenções para clientes antigos que me seguiram, sempre que detecto um problema numa fonte, por precaução já troco os diodos.


outro caso foi fazendo uma limpeza num Mega Drive III de um amigo, que foi infestado por formigas, o console dele com poucos minutos de ligado começava a ligar e desligar seguidamente e sozinho (mesmo antes da infestação), aproveitei e fiz a troca de todos eletroliticos, afinal é um aparelho de quase 30 anos.
desmontei toda a fonte, testei transformador e diodos e tudo estava certo, mas o problema persistiu, sem saber como prosseguir, resolvi fazer o teste com o dedo nos componentes para verificar aquecimento e queimei o dedo nos diodos.
a frio passavam tranquilo nos testes no multimetro, mas com carga (o consumo do console é de cerca de 800mA, são 4  diodos  1n4007) aqueciam e aumentavam a queda de tensão, caindo para cerca de 2v quando o console "desligava" sozinho.

Eita ! Essas dos diodos eu não conhecia, pra mim sempre ou estavam bons ou não! Não sabia da possibilidade desse comportamento intermitente.. Vivendo e aprendendo sempre
« Última modificação: 11 de Abril de 2019, as 14:23:17 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 12 de Abril de 2019, as 17:45:10 »

https://hackaday.com/2019/04/12/ask-hackaday-experiences-with-capacitor-failure/
https://en.wikipedia.org/wiki/Capacitor_plague

Vejam a fileira de capacitores explodidos na foto do site.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Parece  ser o problema da praga dos capacitores explicada no artigo do Hackaday de hoje.  Eu também tive capacitores estufados em fonte de monitor lcd  e  capacitores explodindo na fonte do PC.
« Última modificação: 12 de Abril de 2019, as 19:17:52 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #11 : 12 de Abril de 2019, as 20:14:29 »

Tive uma placa mãe com capacitores estufados nesse período e nunca iria saber que houve essa praga. Obrigado xformer
« Última modificação: 12 de Abril de 2019, as 21:41:57 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #12 : 12 de Abril de 2019, as 22:00:52 »

Olá.

Capacitor eletrolítico azul marca "Philips" deve ir direto para o lixo.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #13 : 12 de Abril de 2019, as 23:03:34 »

Citar
Olá.

Capacitor eletrolítico azul marca "Philips" deve ir direto para o lixo.
São dois capacitores eletrolíticos azuis e aparentemente nenhum deles está estufado.
E, não sei como sabe que eles são da Philips, já que pelas fotos não dá pra se enxergar a marca.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #14 : 13 de Abril de 2019, as 12:24:57 »

Citar
Olá.

Capacitor eletrolítico azul marca "Philips" deve ir direto para o lixo.
São dois capacitores eletrolíticos azuis e aparentemente nenhum deles está estufado.
E, não sei como sabe que eles são da Philips, já que pelas fotos não dá pra se enxergar a marca.

Olá.
O nome está escrito no corpo do capacitor. Eram fabricados pela.... Philips do Brasil, e foram relativamente populares há uns 30 anos atrás. As antigas TVs chassis CTO eram minadas deles. Quando uma delas entrava para conserto, eu já ia à loja com a listinha costumeira e trocava todos. O normal era desenvolverem correntes de fuga monstruosas com o tempo, o que tirava todos os circuitos dos seus pontos de operação normais. Não preciso explicar o estrago que isso fazia. Misteriosamente, os Icotrons laranjinhas não precisavam ser trocados.
E o problema acontecia com o capacitor mesmo em repouso. Eu usei um único Philips azul no meu osciloscópio LED, para desacoplar a tensão vinda do potenciômetro de ajuste do ponto de trigger. Adivinha se, depois de uns anos, o trigger só começava a funcionar após o osciloscópio ter sido ligado por vários minutos... sabendo que, até hoje, o osciloscópio não ficou ligado mais do que poucas horas.

Eheheh...  Philips... melhor não há.

Achei estas imagens no ML:






« Última modificação: 13 de Abril de 2019, as 14:18:14 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal