Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 09:11:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 17   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto Amplificador Hi-fi  (Lida 45404 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #15 : 25 de Maio de 2019, as 20:38:46 »

Oi Alexandre. Não entendi direito sua ideia. A proposta seria utilizar três caixas com três auto falantes? Tem como explicar de forma mais detalhada como seria isso? E quanto aos auto falantes, tem alguns para recomendar? Pesquisando por auto falante com alto rendimento encontro muitas opções que não sei se são adequadas ao projeto. Obrigado

Só uma correção que pode até ser besta mas, pode fazer toda diferença na busca... Com "aUto falante" voce não vai achar o que está a procurar, agora se procurar com "aLto falante aposto que os resultados serão melhores
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #16 : 25 de Maio de 2019, as 21:03:09 »

Encontrando um bom par de Novik ou Selenium da década de '80, não deixe passar...
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #17 : 26 de Maio de 2019, as 15:52:58 »

Ainda estou na dúvida. Quais seriam as características ideais para esses alto falantes? Os novik e selenium atuais não teriam a mesma qualidade?
« Última modificação: 27 de Maio de 2019, as 19:46:08 por tcholopi » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #18 : 26 de Maio de 2019, as 16:43:50 »

Alto-falante moderno tem cone pesado, suspensão dura e rendimento baixo.

Eu me dei o trabalho de revirar minha coleção de Antenna à procura de especificações dos alto-falantes antigos, e encontrei os dados de três alto-falantes Selenium ( high top quality da época ), de 8, 10 e 12 polegadas. Usando o programa WinISD, eu determinei o rendimento dos mesmos :

W-820 8" 60 W n = 0,305 %
W-825 10" 80 W n = 0,384%
W-830 12" 100 W n = 0,610% ( esse era bom ! )

Eu só encontrei alto-falantes para trio elétrico ( argh ) e automóvel ( argh2 ) nos sites da JBL e Bravox. Parece que não se faz mais alto-falantes para HiFi. Mas, sabendo que um alto-falante de 12" hoje suporta uma potência de 500 W ( ou até mais ), só posso dizer que o rendimento deve ter caído na mesma proporção, ou o cone precisaria ter uma excursão de várias dezenas de centímetros.
« Última modificação: 26 de Maio de 2019, as 17:16:58 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #19 : 01 de Junho de 2019, as 12:13:12 »

De fato, esses alto falantes da Selenium são difíceis de encontrar. Encontrei alguns anúncios antigos com o woofer W-830 12", mas na descrição fala que tem que recondicionar.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #20 : 01 de Junho de 2019, as 12:31:56 »

Olá.

E recondicionar uma preciosidade dessas significa trocar um cone e uma suspensão cuidadosamente desenvolvidos pelo fabricante para obter os resultados almejados, por qualquer coisa que o recondicionador tenha à mão comprado pelo menor preço do mercado. O resultado será... um alto-falante de cone duro e suspensão rígida, de baixo rendimento e resposta pobre.

Foi o que aconteceu com um par de 725W que ganhei há alguns anos. E nem adiantou reclamar ao "proficional"...

Talvez um dia a Schatz comece a fabricar alto-falantes para HiFi...quem sabe ?
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #21 : 01 de Junho de 2019, as 12:53:04 »

Aí fica complicado. A maioria dos woofers dessa linha que ví são para recondicionar. Me parece difícil encontrar um desses em bom estado hoje em dia. A ideia de fabricar os alto falantes é boa. Já tem um cliente. hahaha 

-----
Quanto aos falantes de médios e tweeter, teria algum para indicar? Encontrei uma caixa de 3 vias que usa midrange 5" selenium m-120 e tweeter selenium T600. Saberia me informar se os mesmos são adequados ao projeto? 
« Última modificação: 01 de Junho de 2019, as 13:04:47 por tcholopi » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #22 : 01 de Junho de 2019, as 13:48:06 »

Quanto aos falantes de médios e tweeter, teria algum para indicar? Encontrei uma caixa de 3 vias que usa midrange 5" selenium m-120 e tweeter selenium T600. Saberia me informar se os mesmos são adequados ao projeto? 

Você está querendo fazer também a caixa acústica ? Acho melhor você comprar prontas, do tipo bookshelf (de 2 ou 3 vias).
Como já foi dito acima, não é fácil encontrar os alto-falantes adequados, e precisa saber projetar a caixa acústica, bem como os filtros crossover. Antigamente a Novik vendia os conjuntos de woofer, midrange e tweeter e fornecia os projetos (publicados inclusive na revista Saber Eletrônica).  Hoje é difícil.
Melhor se concentrar na montagem do amplificador e arrumar caixas prontas.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #23 : 01 de Junho de 2019, as 18:08:40 »

Eu fiquei interessado na ideia de projetá-las, mas não sou conhecedor do assunto, então precisaria da ajuda do pessoal do fórum. Eu até cheguei a encontrar um woofer w-830 em bom estado. Acredito que com paciência consigo juntar os componentes. Quanto ao projeto da caixa acústica, assim como os filtros, acredito que seja a parte crucial para mim, pois não conheço nada do assunto. As caixas prontas sugeridas (bookshelf), teriam os falantes na mesma qualidade que esses da Selenium? Uma pesquisa por "caixa acústica bookshelf" não me trouxe grandes resultados. Teria algum modelo para sugerir? E por fim, o que vocês acham? Vale a pena um projeto desses ou não compensa o gasto dos componentes comprados separados?   
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #24 : 01 de Junho de 2019, as 20:45:19 »

As caixas prontas sugeridas (bookshelf), teriam os falantes na mesma qualidade que esses da Selenium? Uma pesquisa por "caixa acústica bookshelf" não me trouxe grandes resultados. Teria algum modelo para sugerir? E por fim, o que vocês acham? Vale a pena um projeto desses ou não compensa o gasto dos componentes comprados separados?    

Caixa tipo bookshelf (de prateleira) são aquelas que em geral são usadas como caixas satélite nos sistemas de home theater. Uma pesquisa pelos termos "caixa acústica bookshelf" retorna muitos resultados (seu buscador deve estar com defeito), com várias marcas e modelos (e sites de venda). O modelo para sugerir depende da bufunfa que você tiver na sua carteira (ou na conta bancária, já que alguns custam mais do o dinheiro que você conseguiria guardar na carteira    Cheesy ).  
A questão de valer ou não a pena comprar as peças para fazer você mesmo a caixa acústica vai depender da sua habilidade com marceneiro e estudar muito para conseguir projetar uma caixa decente. Como provavelmente não vai encontrar alto-falantes adequados de fabricação nacional, vai ter de importá-los e aí a menos que ache um projeto já pronto, vai ter de calcular (um monte de coisa: volume, duto, divisores de frequência=crossover, etc) e desenhar o projeto da caixa (veja o primeiro link abaixo, com um bom curso). Embora existam programas para ajudar a projetar, precisa entender primeiro o que se está fazendo.

http://dirsom.com.br/index_htm_files/Curso%20%20Caixas%20Acusticas%20-%20Faca%20voce%20mesmo.pdf

Leia especialmente a página 15.

Aqui, na busca achei os passos para montar uma caixa bookshelf de duas vias, com a receita pronta, mas que exige certas habilidades manuais:
https://www.instructables.com/id/2-WAY-BOOKSHELF-SPEAKERS/
https://www.instructables.com/id/DIY-HiFi-Bookshelf-Speakers-Studio-Reference/

Eu acho que o DIY da caixa não vale a pena e inviável para quem não tem conhecimento algum sobre o assunto (a menos que você ache um projeto feito e os componentes).  Fazer caixa acústica decente é para profissionais, não para amadores (meu irmão era o engenheiro projetista de caixas na Sony e uma vez me disse algo parecido, e não me ensinou nada   Batendo Cabeça  ) .
« Última modificação: 01 de Junho de 2019, as 20:59:35 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #25 : 02 de Junho de 2019, as 11:47:44 »

Realmente parece ser bem trabalhoso montar uma caixa dessas... Estava pesquisando sobre o assunto e encontrei caixas acústicas de 3 vias da marca Magay. Alguns modelos utilizam o woofer sugerido (w-830). O preço me parece salgado. R$ 2000 o par. A dúvida é, com esse valor, consigo encontrar coisa melhor? 
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #26 : 02 de Junho de 2019, as 13:55:45 »

É possível encontrar na internet, caixas usadas por menos de 1000 reais. O ideal é sempre poder testar e ouvir as caixas antes de comprar. Ouvir um cd com músicas que você conhece bem ajuda bastante. Se possível peça demonstração em lojas, exposições, etc.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #27 : 02 de Junho de 2019, as 15:33:25 »

Certo. Por hora vou focar na montagem do amplificador e ir pesquisando as caixas acústicas. Posteriormente compro uma e posto os resultados aqui. Com relação aos componentes, alguns são críticos em um projeto de amplificador hi-fi, como por exemplo tipo de capacitor ou tipo de cabo a ser usado?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #28 : 02 de Junho de 2019, as 15:48:41 »

Certo. Por hora vou focar na montagem do amplificador e ir pesquisando as caixas acústicas. Posteriormente compro uma e posto os resultados aqui. Com relação aos componentes, alguns são críticos em um projeto de amplificador hi-fi, como por exemplo tipo de capacitor ou tipo de cabo a ser usado?

Acho que a maior criticidade se encontram nos transformadores que tem de funcionar muito bem para um HiFi
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #29 : 02 de Junho de 2019, as 15:49:37 »

Acho que a maior criticidade se encontram nos transformadores que tem de funcionar muito bem para um HiFi

Essa é a parte mais fácil; é só usar Schatz.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 17   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal