Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 18:11:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador com válvula Compactron  (Lida 28886 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« : 05 de Julho de 2019, as 08:52:13 »

xformer

https://www.premierguitar.com/articles/22377-quick-hit-zeppelin-design-labs-percolator-review

https://www.youtube.com/watch?v=qfro1I9yiU8

Conseguiria "riscar" um esquemático por acaso  Grin ? Achei o timbre interessantíssimo !
« Última modificação: 05 de Julho de 2019, as 09:01:31 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 05 de Julho de 2019, as 10:02:52 »

Pode ser que esse amplificador "The Percolator"  seja baseado no Squirrel Monkey.
Eu achei o manual de montagem dele:
https://www.zeppelindesignlabs.com/wp-content/uploads/docs/Zeppelin_Perc_ASSEMBLY%20INSTRUCTIONS.pdf

https://zeppelindesignlabs.com/product/percolator-2w-amp-kit/

Bossman, o Kem havia me rascunhado um esquema de amplificadorzinho usando a 6AF11 (ou 6AS11 que é igualzinha) e eu até cheguei a desenhar uma placa de circuito impresso meio que "universal" e que serviria para fazer modificações e experiências no circuito. Veja abaixo:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

E aqui uma montagem que eu fiz, mas sem usar todos triodos:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Pra quem não conhece uma válvula compactron, esta é uma 6AS11 (ou 6AF11) que tem um pentodo e dois triodos num invólucro só e assim permitiria montar o amplificador valvulado de "uma válvula só".

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 05 de Julho de 2019, as 12:54:00 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #2 : 05 de Julho de 2019, as 11:44:40 »

Opa ! A coisa já está quase pronta então !!! Me animei apesar dos trocentos projetos na lista de espera...  Roll Eyes Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 05 de Julho de 2019, as 13:06:22 »

Neste outro artigo, está escrito que a topologia interna é a mesma do Fender Champ:
https://www.premierguitar.com/articles/22188-zeppelin-design-labs-unveils-the-percolator

Ficou mais fácil levantar um esquema (principalmente para o Matec, que tem olhos de águia).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #4 : 05 de Julho de 2019, as 14:21:57 »

Na hora que eu ver um tempo livre, vou ver se consigo fazer o esquema.

 Legal!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #5 : 05 de Julho de 2019, as 14:41:32 »

Senhores

Percebo que a coisa tem futuro então acho que é justo desmembrar o tópico


Ignorem, eu não havia percebido que o xformer já o tinha feito.

-----
Neste outro artigo, está escrito que a topologia interna é a mesma do Fender Champ:
https://www.premierguitar.com/articles/22188-zeppelin-design-labs-unveils-the-percolator

Ficou mais fácil levantar um esquema (principalmente para o Matec, que tem olhos de águia).


Com o pdf das instruções fica mais fácil ainda, tendo os valores de resistores e capacitores usados

Já comecei até a procurar uma 6AS11 na minha coleção de válvulas aqui  Grin
« Última modificação: 05 de Julho de 2019, as 14:45:49 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #6 : 05 de Julho de 2019, as 14:47:19 »

Tem também o "Squirrel monkey".

Esse da Zeppelin vende o Kit pra montar. São dois pentodos ou pentodo e duplo triodo?
Eu vi umas fotos do combo onde eles usavam uma placa de metal entre transformador e válvula. Seria pra reduzir o ruído captado do transformador?

E não esqueçam desse:
https://marinesnow-jp.jimdo.com/%E3%83%9B%E3%83%BC%E3%83%A0/%E7%9C%9F%E7%A9%BA%E7%AE%A1%E3%83%9F%E3%83%8B%E3%82%AE%E3%82%BF%E3%83%BC%E3%82%A2%E3%83%B3%E3%83%97/one-tube-mini-guitar-amp/

Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #7 : 05 de Julho de 2019, as 15:03:19 »

Pentodo e duplo triodo

http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/frank/sheets/123/6/6AF11.pdf

-----
Tem também o "Squirrel monkey".

Esse da Zeppelin vende o Kit pra montar.

Sim, o xformer citou o Squirrel e sobre o kit eu adoraria te-lo para montar porém com o dólar nessas alturas não é lá muito convidativo.

-----
Tem essa ideia aqui também:

https://el34world.com/Forum/index.php?topic=15489.0
« Última modificação: 05 de Julho de 2019, as 15:13:04 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #8 : 05 de Julho de 2019, as 16:02:24 »

Deixa eu fechar mais esse tópico...

Sim, mas deve-se sempre lembrar que o pentodo é de saída de vídeo, portanto, de alta resistência de placa. Recomendo utilizar transformadores de saída de boa qualidade com derivação ultra-linear, para reduzir a impedância de saída do estágio de potência.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 05 de Julho de 2019, as 18:16:24 »

Na hora que eu ver um tempo livre, vou ver se consigo fazer o esquema.

Apesar de não existir o esquema no manual de montagem, algumas informações valiosas podem ser encontradas, como os test points e os valores de tensão:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Já podemos saber que a alta tensão da fonte é 170Vdc.

Citação de: Thomas_H
Eu vi umas fotos do combo onde eles usavam uma placa de metal entre transformador e válvula. Seria pra reduzir o ruído captado do transformador?

Sim, no manual informa que as duas placas metálicas são pra isso, A válvula fica entre duas "paredes".
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Citação de: A.Sim
Deixa eu fechar mais esse tópico...
Tenho a impressão que este tópico pode ir longe, com a gente tentando fazer a engenharia reversa do amplificador.

Citar
Sim, mas deve-se sempre lembrar que o pentodo é de saída de vídeo, portanto, de alta resistência de placa. Recomendo utilizar transformadores de saída de boa qualidade com derivação ultra-linear, para reduzir a impedância de saída do estágio de potência.

Como no manual eles dizem que o amplificador foi projetado por músicos e entusiastas de áudio (de fato é só ver o diagrama de blocos no manual) e não por engenheiros, eles não sabiam disso e fizeram sem configuração ultra-linear, como mostra uma foto do transformador de saída só com 4 fios:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Mas se o Bossman gostou do timbre do amplificador desse jeito, ele tem de fazer sem o ultra-linear, senão vai ficar muito diferente. O trabalho é descobrir agora qual a especificação de impedância de primário dele, como ocorreu com o JTM1.   
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #10 : 05 de Julho de 2019, as 18:39:37 »

Citação de: A.Sim
Deixa eu fechar mais esse tópico...
Tenho a impressão que este tópico pode ir longe, com a gente tentando fazer a engenharia reversa do amplificador.

Citar
Sim, mas deve-se sempre lembrar que o pentodo é de saída de vídeo, portanto, de alta resistência de placa. Recomendo utilizar transformadores de saída de boa qualidade com derivação ultra-linear, para reduzir a impedância de saída do estágio de potência.

Como no manual eles dizem que o amplificador foi projetado por músicos e entusiastas de áudio (de fato é só ver o diagrama de blocos no manual) e não por engenheiros, eles não sabiam disso e fizeram sem configuração ultra-linear, como mostra uma foto do transformador de saída só com 4 fios:   

Curioso... todo tópico que entro é encerrado com a minha postagem. Vai ver, é só coincidência...

Esquece quanto ao UL; eu, sempre pensando que o pessoal quer construir HiFi. Para instrumento não é necessário.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #11 : 05 de Julho de 2019, as 18:49:05 »

Deixa eu fechar mais esse tópico...

Sim, mas deve-se sempre lembrar que o pentodo é de saída de vídeo, portanto, de alta resistência de placa. Recomendo utilizar transformadores de saída de boa qualidade com derivação ultra-linear, para reduzir a impedância de saída do estágio de potência.

Você fabricaria alguns ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #12 : 05 de Julho de 2019, as 19:18:34 »

Olá.

Sim, com certeza. A Schatz atende com atenção especial todos os pedidos feitos por membros deste forum.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #13 : 05 de Julho de 2019, as 20:12:04 »

Tenho a impressão que as coisas podem andar rápido.
O esquema, é claro, é semelhante ao Champ, mas com algumas modificações para que a 6AF11 funcionasse corretamente.

Agora só resta verificar a impedância primária do transformador de saída. Eu fiz um cálculo simplificado e cheguei à 13k 6k, mas estou longe para tirar a prova com as curvas da válvula.

Estranho que naquele esquema do Squirrel Monkey o transformador marcava 3,5k de impedância primária.
Isso é  mais que forçado.


« Última modificação: 12 de Julho de 2019, as 18:15:46 por Matec » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #14 : 05 de Julho de 2019, as 20:18:30 »

13k Huh? Caramba, se for isso mesmo das duas uma... ou vai dar um transformador grande pra potência do amplificador (2w em tese) ou terá de ser usado um fio muitíssimo fino
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal