Amplificador com válvula Compactron

Started by bossman, 05 de July de 2019, as 08:52:13

Previous topic - Next topic

A.Sim

Handmaker
Ã"...

6AF11 não tenho, o que significa que essa válvula não era usada nos televisores brasileiros. Mas tenho 15BD11 (e, talvez, a 6BD11), o que indica que essa válvula foi usada em algum televisor nacional e pode estar disponível no mercado. O mesmo se aplica a outra válvula que tenho, a 6M11. As duas são compostas de dois triodos + pentodo. Talvez sejam candidatas a um amplificador Percolator nacionalizado.

03 válvulas 15BD11A, R$ 20,00 no ML.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

Matec

Hand MasterMind
Como prometido, o esquema dificílimo do Percolator  :D

(Para ver com melhor definição, abra a imagem em nova guia)

Caso alguém perceba algo errado, avise, que o esquema será corrigido.  ???

Enjoy

:)

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Bossman, agora já tem 90% do caminho pronto.  
É muito parecido com o Fender Champ mesmo (tirando a realimentação disfuncional) pode ser até montado ponto a ponto como o Fender.  
Vamos ver se alguém desenha um layout em PCB ou placa de turrets/ilhoses (minha plaquinha "universal" postada lá no começo acho que até comporta esse circuito).

Acho que os transformadores podem ser:
Força: secundário de 140Vac  @50mA   e  7Vac 1,5A (aqui cabe outro comentário que o Matec me fez: é melhor não retificar e alimentar o filamento com 6,3Vac - de fato, com um capacitor de filtro de só 100uF para um consumo de 1050mA do filamento, vai ficar um ripple grande - outro sinal de quem o projetou não tinha muita ideia boa).

Saída: como o Matec escreveu (e me mandou um gráfico com reta de carga), o primário pode ser de 6k  (SE),  de 3 a 4W  de potência (o amplificador é de 1W clean e 2W distorcido).

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

ZAS

**
Freqüente
Um ao outro ajudou.
O The Squirrel Monkey, também com a válvula 6AF11, tem volume e Tone.
[spoiler][/spoiler]
Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.

raphaelCoelho

Colaborador
Em uma possivel versão em push pull com 2 valvulas, qual a potência aproximada?
Grande abraço, Raphael!

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: raphaelCoelho on 06 de July de 2019, as 23:38:46
Em uma possivel versão em push pull com 2 valvulas, qual a potência aproximada?

Puro chutômetro meu, eu acho que entre 4 e 6W.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: xformer on 06 de July de 2019, as 21:47:59
Bossman, agora já tem 90% do caminho pronto. 
É muito parecido com o Fender Champ mesmo (tirando a realimentação disfuncional) pode ser até montado ponto a ponto como o Fender. 
Vamos ver se alguém desenha um layout em PCB ou placa de turrets/ilhoses (minha plaquinha "universal" postada lá no começo acho que até comporta esse circuito).

Acho que os transformadores podem ser:
Força: secundário de 140Vac  @50mA   e  7Vac 1,5A (aqui cabe outro comentário que o Matec me fez: é melhor não retificar e alimentar o filamento com 6,3Vac - de fato, com um capacitor de filtro de só 100uF para um consumo de 1050mA do filamento, vai ficar um ripple grande - outro sinal de quem o projetou não tinha muita ideia boa).

Saída: como o Matec escreveu (e me mandou um gráfico com reta de carga), o primário pode ser de 6k  (SE),  de 3 a 4W  de potência (o amplificador é de 1W clean e 2W distorcido).

Já estou vendo a lista de peças !  ;D Sobre um desenho no melhor estilo ptp para ligar você poderia nos prover algo xformer ?

-----

Quote from: ZAS on 06 de July de 2019, as 22:24:57
O The Squirrel Monkey, também com a válvula 6AF11, tem volume e Tone.

O tone stack vai introduzir perdas no circuito que nesse caso já tem potência ideal para a aplicação que desejo aqui (2W)

-----

Quote from: Matec on 06 de July de 2019, as 20:38:57
Como prometido, o esquema dificílimo do Percolator  :D
Caso alguém perceba algo errado, avise, que o esquema será corrigido.  ???

Muitíssimo obrigado Matec ! (brav)
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Eu achei este esquema de um rádio de uma válvula só com a 6AF11 de uma antiga revista Popular Electronics.  A etapa de áudio usa apenas um dos triodos e o pentodo.  A especificação do transformador de saída é de 10k ohms no primário, bem como o do transformador de força que é de 250Vac @25mA com CT e 6,3Vac de 1A.

bossman

Administrator
DIY Freak
Não manjo nada de fazer layouts, alguém estaria disposto a prover um em prol da comunidade ?

xformer

Tem como postar essa imagem em tamanho maior ? Sou cegueta  :D

marcao_cfh

Handmaker
Pcb ou ptp? Posso tentar arriscar um pcb, caso alguém tenha a biblioteca desse soquete cabuloso :D

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: marcao_cfh on 10 de July de 2019, as 12:12:41
Pcb ou ptp? Posso tentar arriscar um pcb, caso alguém tenha a biblioteca desse soquete cabuloso :D

O que vier será lucro..

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: bossman on 10 de July de 2019, as 10:14:13
Não manjo nada de fazer layouts, alguém estaria disposto a prover um em prol da comunidade ?

xformer

Desenhei este layout.  A placa é de 5cm x 15cm.

Desenho para transfer:

Se precisar do pdf eu te envio por email.

Sobre o esquema do rádio, eu só tenho aquela imagem escaneada.

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: xformer on 10 de July de 2019, as 15:57:19
Se precisar do pdf eu te envio por email.

Sobre o esquema do rádio, eu só tenho aquela imagem escaneada.

Faça-me este favor então. Ã"timo agora não falta mais nada pra começar. Obrigado xformer

ZAS

**
Freqüente
Um ao outro ajudou.
Quote from: bossman on 10 de July de 2019, as 10:14:13
"Não se deprecie"!

O artigo completo One Receiver, All Bands está disponível.
Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.

A.Sim

Handmaker
Quote from: ZAS on 10 de July de 2019, as 17:17:07
O artigo completo One Receiver, All Bands está disponível.

Não encontrei os dados para fazer as bobinas.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !