Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 21:38:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificadores Palmer : Esquemas para Manutenção  (Lida 120435 vezes)
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #45 : 01 de Agosto de 2019, as 21:21:22 »

Acho que os diodos eram A10D10.
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #46 : 04 de Agosto de 2019, as 16:25:36 »



Achei esse esquema com as duas pontes retificadoras em paralelo e com um resistor variável no bias.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2019, as 16:40:47 por Paulorpcf » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #47 : 04 de Agosto de 2019, as 16:49:16 »

Os Majors tem essa configuração mesmo. O cuidado na hora de utilizar o trimpot, que ele tem que ser de boa qualidade e suportar pelo menos 3w (Isso tem marcado em alguns dos esquemas, como no caso deste).
Eu não gosto dessa configuração.  Se der algum defeito no trimpot, a tensão de grade vai pra zero volts, o que destrói as válvulas de saída.  Cry

 Smiley
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #48 : 04 de Agosto de 2019, as 21:30:54 »

Não achei trimpot de 3W e nem perto disso.
Posso usar um trimpot entre o resistor de 10k e o terra como nos plexi? Colocando um resistor de uns 7K e um trimpot de 10K?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #49 : 04 de Agosto de 2019, as 22:27:50 »

Se você aumentar os valores de resistência do trimpot e dos resistores, a potência deles pode ser menor.  Veja um exemplo:



Só que precisa saber a tensão AC do enrolamento de Bias do transformador de força (meça com o multímetro), pra saber qual a faixa de valores de tensão DC negativa será disponibilizada pelo ajuste do trimpot.  Pode ser que os valores de resistência precisem ser alterados.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #50 : 04 de Agosto de 2019, as 23:14:13 »

Os trimpots que suportam maior potência não são comuns mesmo.

Essa imagem mostra um tipo desses trimpots, justamente numa fonte de um outro Palmer, e que é parecida com a dos Majors



Xformer, deve haver cuidado com os valores de resistores e capacitores para que o tempo de carga seja o mais breve possível. Para que não seja maior que o tempo de aquecimento dos filamentos.

Essa seria minha versão do circuito de polarização:



Caso haja problemas com o trimpot, a tensão ficaria em -B.

 Smiley
« Última modificação: 04 de Agosto de 2019, as 23:21:52 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #51 : 05 de Agosto de 2019, as 11:46:26 »

Xformer, deve haver cuidado com os valores de resistores e capacitores para que o tempo de carga seja o mais breve possível. Para que não seja maior que o tempo de aquecimento dos filamentos.

Sim, é preciso ter esse cuidado. No caso dos valores que eu coloquei no desenho, estimo que em 7 segundos os capacitores já estejam carregados, o que é suficiente para que os filamentos demorem mais tempo pra aquecer.   Mas pra prevenir ainda mais o problema, existe ainda a chave de stand-by da alta tensão, que se ligada só após o aquecimento, dá tempo da tensão de bias se estabilizar e não fornece corrente alta para as válvulas antes do tempo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #52 : 05 de Agosto de 2019, as 15:52:57 »

Matec,
eu estava pensando nesse tipo de circuito, que é como é feito nos plexi.
Posso montar com esses valores?
« Última modificação: 05 de Agosto de 2019, as 18:29:26 por Paulorpcf » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #53 : 05 de Agosto de 2019, as 21:55:31 »

Matec,
eu estava pensando nesse tipo de circuito, que é como é feito nos plexi.
Posso montar com esses valores?

Sim. Eu fiz uma simulação aqui, e esse circuito tem quase a mesma abrangência de tensão do circuito original. Creio que pode ser utilizado sem problemas.
O ideal seria que você  fizesse medições nas tensões do transformador de potência. Isso ajuda no esquema, no cálculo da corrente de bias, e consequentemente, a descobrir a tensão de polarização das grades das válvulas de saída.

 Smiley
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #54 : 15 de Agosto de 2019, as 16:54:30 »

Matec, mais uma dúvida, nos circuitos originais e corrigido há uma diferença nos valores dos resistores assinalado mas você não marcou de vermelho como se fosse erro.

Uso qual valor?
« Última modificação: 15 de Agosto de 2019, as 17:01:04 por Paulorpcf » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #55 : 15 de Agosto de 2019, as 17:41:18 »

Como eu não tenho certeza que os resistores que se encontram no seu amplificador são originais, eu copiei parte da fonte do Major para alguns componentes. Creio que não vá  trabalhar pior com isso.
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #56 : 16 de Agosto de 2019, as 18:45:27 »

Já refiz a parte de alimentação e revisei o circuito de v1 a e v1b, mas o segundo estágio pré está de chorar a bagunça.Não acredito que a placa tivesse a disposição atual como original de fábrica. Uma confusão!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #57 : 16 de Agosto de 2019, as 19:22:11 »

Realmente não é assim, mas da mesma forma, não sei exatamente como seria. Vou ver outro layout que funcione nessa sua placa.
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #58 : 16 de Agosto de 2019, as 21:00:00 »

Ta aí a placa de alimentação:



Lembrando que estou fazendo uma reforma, não uma restauração ou reconstrução total, por isso não vai ficar a coisa mais arrumada e bonita do mundo, pelo menos por enquanto.
Talvez eu faça uma nova placa no futuro.
Matec, se puder ajudar no layout será muito bom, o setor que falei esta uma confusão!


-----


Área da bagunça.

-----


Sexta a noite em casa pode ser bem produtivo.

Só decifrar o resto da confusão, o que pra mim é bem difícil, mas vai servindo como escola.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2019, as 22:59:18 por Paulorpcf » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #59 : 17 de Agosto de 2019, as 08:04:55 »

Para mim, está indo bem. Legal!
Aquela parte do tone stack que você indicou com a seta, não tem muito jeito não. O layout original era assim, se tiver que mudar, tem que mudar de placa também. Porém suspenda um tempo seu trabalho, pois existem modificações nesse layout que estão bem erradas. Mais tarde eu posto uma imagem dessa placa.
__________________________________________________________________________________________________________________________


Circuito corrigido:




Veja a parte circulada em laranja. É assim que deveria estar, mas faltam ilhoses. Você poderia fazer esse layout "aéreo" como está ali, até encontrar uma solução melhor.


 Roll Eyes
« Última modificação: 17 de Agosto de 2019, as 09:57:46 por Matec » Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal