Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 10:29:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 11 12 [13] 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificadores Palmer : Esquemas para Manutenção  (Lida 122651 vezes)
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #180 : 03 de Maio de 2020, as 17:48:12 »

Refiz a solda de todos os soquetes de válvulas e dos capacitores, a tensão do catodo das válvulas de potência ficaram todas em 1,3V, aproximadamente a metade da tensão que tinha com a mesma regulagem de bias.
O Ruido é de 60HZ e não 120HZ como falei antes.
Quando ligo o standby as válvulas de potência continuam acendendo.
Tensões nos pinos 3 e 4 em torno de 470V, pino 5 a -58V, pino 8 a 1,3V no catodo, reajustando o resistor de regulagem de bias o máximo que consegui foi -54V no pino 5 e 1,7V no pino 8, com todas as 4 válvulas com diferença pequena entre sí.
Ao fazer a medição da tensão nos pinos 5 das válvulas V4 e V5 o ruído cai muito, na medição nas V1 e V2, sobe.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #181 : 03 de Maio de 2020, as 18:17:52 »

Refiz a solda de todos os soquetes de válvulas e dos capacitores, a tensão do catodo das válvulas de potência ficaram todas em 1,3V, aproximadamente a metade da tensão que tinha com a mesma regulagem de bias.
O Ruido é de 60HZ e não 120HZ como falei antes.
Quando ligo o standby as válvulas de potência continuam acendendo.
Tensões nos pinos 3 e 4 em torno de 470V, pino 5 a -58V, pino 8 a 1,3V no catodo, reajustando o resistor de regulagem de bias o máximo que consegui foi -54V no pino 5 e 1,7V no pino 8, com todas as 4 válvulas com diferença pequena entre sí.
Ao fazer a medição da tensão nos pinos 5 das válvulas V4 e V5 o ruído cai muito, na medição nas V1 e V2, sobe.

 Paulo não dá  pra adivinhar o que aconteceu com seu ampli. Pelo que você disse lá atrás a tensão do HT está um tanto baixa (me parece que estava em 560v), isso pode ser problema na fonte, mais especificamente nos diodos, já  que você está relatando que o ruído é  de 60Hz. Esse problema de outro dia deve ter causado uma sobrecarga. Mas são só  hipóteses.
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #182 : 03 de Maio de 2020, as 18:30:11 »

Por isso vale a pena postar aqui!!!
Vou testar os diodos ou refazer a ponte.
Faz tanto tempo que não mexia nele que nem lembrava mais dos valores de ht.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #183 : 03 de Maio de 2020, as 19:00:05 »

Como você sabe que o ruído é de 60Hz e não 120Hz.  Você mediu ?
Ruído de fonte geralmente é de 120Hz, porque quando se retifica em onda completa os 60Hz a frequência do ripple dobra, a menos que na sua fonte tenham queimados (diodos abertos) os braços do retificador que conduzem um semi-ciclo e aí a retificação se torna meia onda e o ripple fica em 60Hz (o que explicaria a queda das tensões).
« Última modificação: 03 de Maio de 2020, as 19:26:37 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #184 : 03 de Maio de 2020, as 19:06:26 »

Usei meu afinador para medir e deu 60hz, antes eu aguei que eram 120Hz, mas depois a medida deu 60Hz.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #185 : 03 de Maio de 2020, as 19:18:57 »

Então provavelmente sua fonte está retificada com meia onda. Pode ser que os diodos não aguentaram a corrente inicial.  

Veja também se os fios que ligam o secundário à fonte estão com soldagem boa. Meça a tensão AC do secundário pra ver se um dos enrolamentos não abriu (se for secundário com center tap).
« Última modificação: 03 de Maio de 2020, as 19:31:25 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #186 : 03 de Maio de 2020, as 20:13:10 »

Mudando tudo, o ruído é de 120HZ, apesar do afinado falar que são 60HZ, meu ouvido é mais apurado.
Definido isso, o mais provável é que seja capacitor de filtro?
Mudei a ponte retificador para 2 em paralelo, tudo igual, refis todas  soldas das pontes e dos capacitores de bias.
Vou trocar dois capacitores de filtro de ht pois tenho dois extras.
« Última modificação: 03 de Maio de 2020, as 20:20:28 por Paulorpcf » Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #187 : 02 de Junho de 2020, as 01:10:57 »

Meu amplificador está desmontado pois tirei os dois transformadores para testar mas o fabricante que refez meu transformador está indisponível por agora..... Toma na Cabeça

De todo modo achei um Modulo 200 pra vender no OLX e o vendedor enviou fotos do interior e autorizou a postagem:



« Última modificação: 02 de Junho de 2020, as 01:13:20 por Paulorpcf » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #188 : 04 de Junho de 2020, as 16:02:40 »

Olá Paulorpcf

Eu tinha visto sua postagem com as fotos, mas só agora pude comparar com as fotos e esquema do seu ampli. Esse está mais original, e por isso, mais próximo do esquema do Major. Porém é só isso. Vou reeditar o esquema só pra poder ter uma base de dados mais correta, aí você vai poder ver as diferenças.
Obrigado pelas fotos.


 Legal!
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #189 : 05 de Junho de 2020, as 00:08:00 »

Deu pra ver tudo?
Só recebi essas fotos e o arquivo não é dos maiores.
Pelo que vi, a época de montagem deles deve ser bem diferente, os cabos são de bitola bem mais grossa, além de diferenças no layout

« Última modificação: 05 de Junho de 2020, as 00:11:29 por Paulorpcf » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #190 : 05 de Junho de 2020, as 01:54:21 »

Deu pra ver tudo?
Só recebi essas fotos e o arquivo não é dos maiores.
Pelo que vi, a época de montagem deles deve ser bem diferente, os cabos são de bitola bem mais grossa, além de diferenças no layout

Não vi tudo, mas o suficiente. A Palmer sempre fez Marshalls, basicamente o Major. Mudou algo no primeiro estágio, mas o resto é muito parecido.
O layout é um pouco diferente do seu amplificador, mas o esquema é mais semelhante. Assim que eu desenhar, coloco aqui também.
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #191 : 05 de Junho de 2020, as 14:17:59 »

Essa placa está mais pra um plexi que um major, estou certo?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #192 : 05 de Junho de 2020, as 15:17:25 »

Essa placa está mais pra um plexi que um major, estou certo?

Não, puro Major também!

 Grin
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #193 : 06 de Agosto de 2021, as 03:44:52 »

Fiquei um bom tempo sem conseguir logar aqui, o chrome dava que a conexão não era segura e não deixava logar.
O amplificador ficou parado por alguns meses até que recebi os transformadores de volta, e segundo quem os refez, estão 100%.
Comprei um jogo de vlavulas novo e vou remontá-lo nos proximos dias, apesar de nunca ter trabalhado tanto na vida.
Matec, ví que pediu para eu trocar a válvula inversora, vou fazer e posto o resultado.
Confesso que estou com um pouco de vontade de trocar as placas inteiras, colocar tudo novo, mas vou fazer alguns testes e ver se ele volta a vida pois enquanto funcionou estava muito bom.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #194 : 06 de Agosto de 2021, as 04:34:12 »

Fiquei um bom tempo sem conseguir logar aqui, o chrome dava que a conexão não era segura e não deixava logar.
O amplificador ficou parado por alguns meses até que recebi os transformadores de volta, e segundo quem os refez, estão 100%.
Comprei um jogo de vlavulas novo e vou remontá-lo nos proximos dias, apesar de nunca ter trabalhado tanto na vida.


O Chrome vive dando essas mensagens em quase todos os sites. Mesmo se o site não tiver nada inseguro nele. Neuróticos....


Citar
Matec, ví que pediu para eu trocar a válvula inversora, vou fazer e posto o resultado.
Confesso que estou com um pouco de vontade de trocar as placas inteiras, colocar tudo novo, mas vou fazer alguns testes e ver se ele volta a vida pois enquanto funcionou estava muito bom.

A recomendação seria para deixar o amplificador no formato original.

Tudo é possível, depende do seu tempo e disponibilidade.

 Smiley
Registrado
Páginas:  1 ... 11 12 [13] 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal