Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 22:02:58


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Circuito para reverb de molas  (Lida 47336 vezes)
Jorge R
Visitante
« : 18 de Setembro de 2010, as 16:30:16 »

Caros

Com a grande ajuda do Alex Frias no outro tópico, eu fiz um latout novo do reverb do Craid Anderton que todos conhecem do General Guitar Gadgets. Foi modificado para ter apenas um potenciômetro que regula a quantidade de efeito adicionado ao sinal limpo, mais usado em amplificadores. Eu fiz isso para meu uso, por isso pode não ser funcional para todos. Espero que seja útil.

PDF atualizado abaixo:
« Última modificação: 02 de Outubro de 2010, as 17:14:38 por Jorge R » Registrado
binog15
Visitante
« Responder #1 : 18 de Setembro de 2010, as 19:50:17 »

Muito bom... já testou?

Abraço
Registrado
acdust
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 68



« Responder #2 : 18 de Setembro de 2010, as 20:19:43 »

Eu montei o projeto da GG e não gostei  do reverb ele é muito violento reverbera de mais, ele tira o brilho do som é meio opaco. Tenho algumas imagens que poderiam ser úteis para o pessoal que sabe desenhar no EAGLE
Registrado

Camaquã RS
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #3 : 18 de Setembro de 2010, as 20:51:32 »

Jorge ficou muito bom
Parabéns!

vo vê se monto esse reverb!
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #4 : 18 de Setembro de 2010, as 21:57:44 »

Layout bacana, heim?  Palmas

Vou dar uns pitacos pra experimentos, vou ver se logo experimento aqui também. Mas como vocês já estão com a mão na massa...

O Leo Plautz montou esse circuito com o Belton pequeno lá da Multcomercial, o qual comprei e também usarei. Gostei bastante do som, mas até concordo que dá pra ser menos "opaco" como sugeriu nosso colega aqui. Imagino que esse cap de 10nF entre os resistores de 4K7 na volta do reverber possa ter a ver com isso. Em vez de eliminá-lo ou mesmo trocá-lo por um outro valor menor, pensei na possibilidade de colocar um pot de uns 100K em série com ele. Daria para aproveitar o layout e usar o cap "offboard" soldado diretamente no pot. seria um possível Tone para o som reverberado, se der certo é claro! Cheesy

 
« Última modificação: 18 de Setembro de 2010, as 21:59:48 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #5 : 18 de Setembro de 2010, as 22:02:25 »

acdust

esse circuito não é dificil de rotear, ta completo o esquema?

olha o que eu consegui fazer!
« Última modificação: 18 de Setembro de 2010, as 23:28:07 por Chris » Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #6 : 19 de Setembro de 2010, as 05:49:54 »

Pelo que vi ali, o Gnd do input do tank não é aterrado como o do output, isso teria alguma coisa a ver com os que eles chamam de input/output isolado?
qual a impedancia do input do tank pra esse?
Registrado
Jorge R
Visitante
« Responder #7 : 19 de Setembro de 2010, as 09:19:04 »

Muito bom... já testou?

Sim!

Eu montei o projeto da GG e não gostei  do reverb ele é muito violento reverbera de mais, ele tira o brilho do som é meio opaco.

É por isso que foi modificado. Aquele controle duplo não funciona bem. Mantendo o somlimpo todo aberto e controlando só o efeito consegue-se dosar com mais eficiência o reverb e esse efeito violento desaparece. Concordo que um pouco do brilho de perde.



Mensagem Mesclada
Layout bacana, heim?  Palmas
Vou dar uns pitacos pra experimentos, vou ver se logo experimento aqui também. Mas como vocês já estão com a mão na massa...
O Leo Plautz montou esse circuito com o Belton pequeno lá da Multcomercial, o qual comprei e também usarei. Gostei bastante do som, mas até concordo que dá pra ser menos "opaco" como sugeriu nosso colega aqui. Imagino que esse cap de 10nF entre os resistores de 4K7 na volta do reverber possa ter a ver com isso. Em vez de eliminá-lo ou mesmo trocá-lo por um outro valor menor, pensei na possibilidade de colocar um pot de uns 100K em série com ele. Daria para aproveitar o layout e usar o cap "offboard" soldado diretamente no pot. seria um possível Tone para o som reverberado, se der certo é claro! Cheesy

Eu também montei com o Belton. Posso testar qualquer coisa já que o protótipo está aqui, todo remendado e ainda aguenta uma surra. A idéia de mais um pot para pedal seria bem interessante, mas para ampli talvêz fosse melhor deixar um valor fixo. Daí poderiam ser feitas duas versões!!!  Grin

Mensagem Mesclada
Pelo que vi ali, o Gnd do input do tank não é aterrado como o do output, isso teria alguma coisa a ver com os que eles chamam de input/output isolado?
qual a impedancia do input do tank pra esse?

Os dois GNds estão aterrados, tanto no esquema quanto no layout, não entendi a sua observação.
Os documentos do GGG não fazem referência a impedância (pelo menos não achei).  O da Belton serve. Vou ver nas especificações do tanque o valor.

Mensagem Mesclada
Obrigado pelos elogios...
« Última modificação: 19 de Setembro de 2010, as 18:57:47 por Jorge R » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #8 : 19 de Setembro de 2010, as 10:03:06 »

...
Os dois GNds estão aterrados, tanto no esquema quanto no layout, não entendi a sua observação.
...

Acho que ele perguntou isso a respeito do circuito do Chris! No circuito dele X1-2 está ligado e uma forma "diferente".
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #9 : 19 de Setembro de 2010, as 11:27:16 »

Pelo que vi ali, o Gnd do input do tank não é aterrado como o do output, isso teria alguma coisa a ver com os que eles chamam de input/output isolado?
qual a impedancia do input do tank pra esse?

como faço pra isolar o gnd?
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Jorge R
Visitante
« Responder #10 : 19 de Setembro de 2010, as 19:18:48 »

Os valores do tanque da Belton:

Reverb BSN2DB2E/T - Belton
Input
Impedance @ 1KHz ± 10% = 250 Ohm
Inductance In mH ± 10% = 40.0
DC Resistance In Ohms ± 10% = 36
Recommended AC Drive mA For Approx 3.5A-T = 5.0

Output
Impedance @ 1KHz ± 10% = 2250 Ohm
Inductance In mH ± 10% = 350.0
DC Resistance In Ohms ± 10% = 200
Typical Decay Time = Medium=1.75 to 3.0 Sec

Registrado
acdust
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 68



« Responder #11 : 19 de Setembro de 2010, as 19:35:32 »

Desculpa ai Jorge ter postado no teu tópico as imagens , teu layaut fico show, mais é que não queria poluir o site com mais um tópico, não sei se ta completo os esquemas elétricos, também não sei se são mesmo de um Marshall ou fender o pessoal mais experiente poderia nos ajudar  e comparar o projeto da GG e os das imagens.
Registrado

Camaquã RS
Jorge R
Visitante
« Responder #12 : 19 de Setembro de 2010, as 20:04:58 »

Desculpa ai Jorge ter postado no teu tópico as imagens , teu layaut fico show, mais é que não queria poluir o site com mais um tópico, não sei se ta completo os esquemas elétricos, também não sei se são mesmo de um Marshall ou fender o pessoal mais experiente poderia nos ajudar  e comparar o projeto da GG e os das imagens.

Não esquenta! Eu realmente não sei se esses esquemas são Fender e Marshall mesmo ou só simulações dos valvulados. Mas dá pra testar o layout do Chris!

Alex

Acabei de fazer o teste do pot em série com o capacitor de 10n e o brilho aumentou, mas não posso dizer exatamente quanto aumentou por dois motivos: primeiro o meu falante é uma porcaria para agudos (semana que vem serei mais feliz quando chegar o novo) e segundo essas ligações a mais aumentaram bastante o chiado e ficou mais difícil perceber os detalhes...

Mensagem Mesclada
Esqueci: antes de soldar o pot, eu testei sem o capacitor de 10n e tive a séria impressão de ter ficado bem melhor !

Mensagem Mesclada
Novo teste em condições melhores:
Remover o capacitor de 10n melhora muito. Talvêz brilho de mais. Algum valor de capacitor abaixo de 10n poderia ser usado ou o esquema do Alex. Testarei amanhã.
Troquei o potenciômetro de 50k para 20k e coloquei um resistor de 33k em série. Isso limitou a quantidade de efeito e removeu  a parte final do curso que deixava muito forte. Ficou possível usar o curso todo do pot, com o máximo efeito suportável. Mudarei isso no layout (amanhã também... Grin).
« Última modificação: 19 de Setembro de 2010, as 20:57:45 por Jorge R » Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #13 : 19 de Setembro de 2010, as 21:01:04 »

acdust
é do fender mesmo

olha aqui
 
http://support.fender.com/schematics/guitar_amplifiers/Blues_Junior_Schematic.pdf

só não entendi como isolar o GND


caso eu esteja poluindo o topico me avisem que eu deleto minhas mensagens
« Última modificação: 19 de Setembro de 2010, as 21:04:24 por Chris » Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 19 de Setembro de 2010, as 23:20:44 »

Jorge,

Mais uma sugestão: o ganho da volta do reverber é muito grande, experimente trocar o resistor de realimentação negativa do operacional, de 2M2 para 1M, ou até menos. Creio que dará melhor resultado em termos de relação sinal/ruído que trocar o pot e adicionar resistor.

Quanto ao capacitor que limita as altas, o tal de 10nF, só experimentando, valores bem menores, tipo 4n7, 2n2, 1nF...

Só nào comecei esse projeto na prática por que estou com pouco tempo e tenho outros dois projetos inacabados na frente para terminar.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal