Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 13:49:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Programa Para Cálculo de Transformadores de Áudio  (Lida 57440 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #15 : 05 de Abril de 2020, as 14:36:15 »

Correto? Se sim, bem mais complexo que resolver a equação na forma inicial e comparar com o valor de diâmetro calculado Cheesy.

Coloca no programa e faz uns testes.  Tongue

Não desisti das tabelas de fio. Uma coisa legal de usar tabelas:

1 - podemos usar fios de outras classificações que não AWG;
2 - na tabela, podemos listar apenas os fios que temos em estoque (isso não deveria ser um assunto para um fabricante, mas para o handmaker é quase uma necessidade);
3 - a tabela pode trazer outros parâmetros que poderão usados em outra partes do código, como a espessura do isolante, resistência por metro, etc.

Nesta fase do cálculo, só precisamos da bitola do fio, mas na hora de calcular quantas camadas de fio e quantas espiras por camada, esses dados são importantes.

Outra coisa legal de usar subrotinas é isso, podemos ter várias formas de atingir um objetivo e isso não muda o bojo do programa.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #16 : 05 de Abril de 2020, as 15:36:50 »

Coloca no programa e faz uns testes.  Tongue
Coloquei no excel e fui jogando valores aleatórios enquanto comparava com a tabela. Deu bem próximo, coisa de arredondamento mesmo. Mas ainda acho bem mais simples e inteligente o seu método, de calcular o resultado da bitola necessária (que já é útil para calcular outras coisas) e comparar com o resultado da equação. Pelo menos mais simples se fosse fazer a conta na calculadora.

2 - na tabela, podemos listar apenas os fios que temos em estoque (isso não deveria ser um assunto para um fabricante, mas para o handmaker é quase uma necessidade);
Sim, isso seria extremamente útil!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #17 : 05 de Abril de 2020, as 18:29:39 »

Salve!

Eu também achei interessante esse programa e também passei para uma planilha do Excel. Foi um pouco chato fazer essa fórmula da bitola ser adaptada ao funcionamento do Excel (pelo menos pra mim), mas parece que deu certo, lá da minha maneira Cheesy.

Também pretendo inserir a parte da possibilidade de execução, pois agora os valores das bitolas e das áreas dos fios saem automaticamente.

Valeu pela fórmula Renato. Valeu pelo programa Gamal.

 
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #18 : 05 de Abril de 2020, as 19:01:14 »

Existe uma fórmula para calcular a área da janela a partir da perna central? Nas vezes em que precisei dessa informação, recorri a tabelas ou àquela calculadora do site py2bbs. Com essa informação, a possibilidade de execução é calculada facilmente.

Editado: já que estamos fugindo do foco do tópico (transformador do cub12r) e discutindo sobre cálculo de transformador, não seria melhor separar o tópico?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #19 : 05 de Abril de 2020, as 19:09:31 »

Existe uma fórmula para calcular a área da janela a partir da perna central? Nas vezes em que precisei dessa informação, recorri a tabelas ou àquela calculadora do site py2bbs. Com essa informação, a possibilidade de execução é calculada facilmente.

Editado: já que estamos fugindo do foco do tópico (transformador do cub12r) e discutindo sobre cálculo de transformador, não seria melhor separar o tópico?


Tem aqui:


Seção do cobre: Scu = Np*Sp+Ns*Ss (cm²)
Seção da janela: Sj =1,5*0,5*h² (cm²)
A seção Sj / Scu > 3,00....preferivelmente, 4,00

 Smiley


Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #20 : 05 de Abril de 2020, as 21:19:05 »

É, eu acho melhor dividir o tópico. Embora o programa tenha sido disponibilizado para dar uma força ao py2bbs, acho que passou muito do ponto de dividir o tópico. Xformer, pode dar uma força?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #21 : 05 de Abril de 2020, as 21:41:29 »

É, eu acho melhor dividir o tópico. Embora o programa tenha sido disponibilizado para dar uma força ao py2bbs, acho que passou muito do ponto de dividir o tópico. Xformer, pode dar uma força?

Dividido!

Smiley
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #22 : 05 de Abril de 2020, as 21:54:08 »

Até o momento o código está assim:

Código:
#!/usr/bin/python3

# by hgamal & xformer

def lookupWire(area):
    rc = -1
    len = 2*(area/3.14159265)**(1/2)
    for AWG in range(40,0,-1):
        Bitola = 0.005*92**((36-AWG)/39)*25.4
        # print (AWG, len, Bitola, sep=", ")
        if len <= Bitola:
            rc = AWG
            break
    return rc    

Pw = float(input("Potência (watts) ? "))
Zi = float(input("Impedancia do primario (ohms) ? "))
Zo = float(input("Impedancia do secundario (ohms) ? "))
F  = float(input("Frequencia (Hz) ? "))

Bm = 11300.0
DC = 3.0

# calculo
Vi = (Pw*Zi)**(1/2)
Ii = Pw/Vi

Vo = (Pw*Zo)**(1/2)
Io = Pw/Vo

Si = Ii/DC
So = Io/DC

Sm = 7.5*((1.5*Pw)/F)**(1/2)
Sg = 1.1*Sm

print("Secçao minima do nucleo: " +  str(Sg) + "cm2")

L = float(input("Largura da perna central (cm) ? "))
H = float(input("Empilhamento do nucleo (cm) ? "))

Sgo = L * H
Smo = Sgo / 1.1
          
Wi = lookupWire(Si)
Wo = lookupWire(So)

Ni = int(Vi * 100000000 / (4.44 * Bm * Smo * F))
No = int(Vo / Vi * Ni)

# Resultados
print("Secção usada " + str(Sgo) + "cm2")
print("Tensao primario (V):" + str(Vi) + "V @ " + str(Ii) + "A")
print("Tensao secundário (V):" + str(Vo) + "V @ " + str(Io) + "A")
print("Espiras primario:" + str(Ni) + " @ AWG " + str(Wi))
print("Espiras secundario:" + str(No) + " @ AWG " + str(Wo))
« Última modificação: 05 de Abril de 2020, as 22:19:53 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #23 : 06 de Abril de 2020, as 07:07:45 »

Citar
Sm = 7.5*((1.5*Pw)/F)**(1/2)
Essa fórmula de cálculo de seção magnética não seria para transformadores de 2 primários e 2 secundários? No site py2bbs a calculadora parece usar Sm = 7.5*(Pw/F)**(1/2), pelo menos é o que bateu aqui nos meus cálculos seguindo uma apostila baixada da net
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #24 : 06 de Abril de 2020, as 09:30:47 »

Citar
Sm = 7.5*((1.5*Pw)/F)**(1/2)
Essa fórmula de cálculo de seção magnética não seria para transformadores de 2 primários e 2 secundários? No site py2bbs a calculadora parece usar Sm = 7.5*(Pw/F)**(1/2), pelo menos é o que bateu aqui nos meus cálculos seguindo uma apostila baixada da net

Essa fórmula faz parte do pacote "segredos industriais". Ela tem inúmeras versões.  Cada autor utiliza uma variante, e cada fabricante adota seu "tempero preferido".

 Grin
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #25 : 06 de Abril de 2020, as 09:52:19 »

Você está rigorosamente certo, quando fiz o programa modelei o transformador push pull como 2 primários e 2 secundários.

Acredito que estas fórmulas sejam aproximações de modelos mais complexos. Não conheço o método formal para modelar isso.

Citar
Sm = 7.5*((1.5*Pw)/F)**(1/2)
Essa fórmula de cálculo de seção magnética não seria para transformadores de 2 primários e 2 secundários? No site py2bbs a calculadora parece usar Sm = 7.5*(Pw/F)**(1/2), pelo menos é o que bateu aqui nos meus cálculos seguindo uma apostila baixada da net
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #26 : 06 de Abril de 2020, as 10:26:27 »

Ainda sobre a seção magnética, fiz algumas simulações aqui (com as fórmulas citadas abaixo) e percebi que isso altera em muito na possibilidade de execução

Sm = 7.5*(Pw/F)**(1/2) <== Transformadores de um primário e um secundário
Sm = 7.5*((1.25*Pw)/F)**(1/2) <== Transformadores de dois primários e um secundário ou vice-versa
Sm = 7.5*((1.5*Pw)/F)**(1/2) <== Transformadores de dois primários e dois secundários

Estou usando as fórmulas retiradas deste material:
https://docplayer.com.br/5629749-Prof-cecil-m-fragoso-marco-de-1993.html
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #27 : 06 de Abril de 2020, as 11:25:38 »

Citar
Sm = 7.5*((1.5*Pw)/F)**(1/2)
Essa fórmula de cálculo de seção magnética não seria para transformadores de 2 primários e 2 secundários? No site py2bbs a calculadora parece usar Sm = 7.5*(Pw/F)**(1/2), pelo menos é o que bateu aqui nos meus cálculos seguindo uma apostila baixada da net

Essa fórmula faz parte do pacote "segredos industriais". Ela tem inúmeras versões.  Cada autor utiliza uma variante, e cada fabricante adota seu "tempero preferido".

Essa fórmula não é segredo industrial e é bem conhecida. Para lâminas padronizadas :

Sm = sqr ( Kfe / ( 1,665*10e-8 * n * Kcu * J * Bm )) * sqr ( Po / f )

onde :

Sm - seção magnética em cm²
Kfe - fator de empilhamento
Kcu - fator de ocupação da janela
J - densidade de corrente em A/cm²
n - rendimento

Usando os valores utilizados pelo Martignoni em seu livro, a primeira raiz dá 7,7 .

A propósito; " quem foi Alfonso Martignoni " : https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intersecoes/article/download/8555/6440
« Última modificação: 06 de Abril de 2020, as 11:31:09 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #28 : 06 de Abril de 2020, as 12:22:00 »

Essa fórmula faz parte do pacote "segredos industriais". Ela tem inúmeras versões.  Cada autor utiliza uma variante, e cada fabricante adota seu "tempero preferido".

Essa fórmula não é segredo industrial e é bem conhecida. Para lâminas padronizadas :

Sm = sqr ( Kfe / ( 1,665*10e-8 * n * Kcu * J * Bm )) * sqr ( Po / f )

onde :

Sm - seção magnética em cm²
Kfe - fator de empilhamento
Kcu - fator de ocupação da janela
J - densidade de corrente em A/cm²
n - rendimento

Usando os valores utilizados pelo Martignoni em seu livro, a primeira raiz dá 7,7 .

A propósito; " quem foi Alfonso Martignoni " : https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intersecoes/article/download/8555/6440

Com certeza, eu não tenho conhecimento suficiente para discutir esse assunto.
Só que fiz pesquisas, e fiz uma constatação interessante: Na maioria dos casos, cada fabricante acaba por adotar uma técnica para manufaturar seus produtos, e essa técnica se reflete nas características desses produtos.
Verifiquei também que, por coincidência, um fator comum desses produtos se apresenta na repetição da constante do cálculo de área, essa "primeira raiz".
Dos fabricantes conhecidos, que eu tenho os dados, nenhum deles utiliza algo muito próximo desses 7,7. Isso no caso dos transformadores de áudio.
 
Smiley

Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #29 : 06 de Abril de 2020, as 12:42:29 »

Olá.

Martignoni assina suas obras como " Professor de Eletrotécnica, Máquinas Elétricas e Projetos na Escola Técnica Federal "Celso Suckov da Fonseca", da Guanabara ".

Essa escola ainda existe sob o nome "Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ)" e ainda fica na cidade do Rio de Janeiro, a antiga "Guanabara". Como toda escola técnica, ela deve manter registros detalhados sobre os professores que lá trabalharam, portanto, se alguém da "Guanabara" ( hoje Rio de Janeiro ) que tenha aspirações jornalísticas pudesse ir até lá e procurar por esses registros, poderia trazer mais informações a respeito dessa personalidade tão importante para nós. Pode ser que ainda haja algum professor que lhe tenha sido contemporâneo e que possa dar um depoimento.

A propósito, deve haver centenas de ex-alunos do professor Martignoni ainda vivos. Onde será que eles estão ?
« Última modificação: 06 de Abril de 2020, as 12:46:20 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal