Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 13:51:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Módulo Belton BTDR-2H Layout  (Lida 15858 vezes)
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« : 16 de Maio de 2020, as 16:26:29 »

Olá amigos, tem um tempo que eu estava trabalhando no layout disponibilizado pelos russos porém o projeto não funcionava, depois de muito bater cabeça e comparando com um módulo original em mãos, resolvi fazer igual aos russos na "engenharia reversa" e pude concluir que o esquema abaixo esta correto porém no layout disponível faltava uma trilha (é importante também verificar os valores de capacitores). Depois de feito as correções, conseguir fazer o módulo funcionar perfeitamente igual ao original. Os componentes tem o footprint 0603 e o capacitor maior de 10uF é 0805. Já tenho gerbers aonde fiz o layout no kicad, quero confeccionar a placa  na JLC, ela será dupla face, furo metalizado e com tamanho 25x36mm (mesmas dimensões da original) e comercializar montada a um preço de custo mais acessível aos amigos, mas o projeto só irei dar continuidade no segundo semestre devido a pandemia.

Esquema (também verificado pelo amigo Albuquerque do grupo)


correção a ser feita: R7, R8, R13 e R19 são conectados


tópico russo
https://guitar-gear.ru/forum/topic/3578-belton-btdr-1/page__st__240

Layout via Sprint Layout 6 (precisa fazer a correção que citei acima)
https://guitar-gear.ru/forum/index.php?app=core&module=attach&section=attach&attach_id=43780
« Última modificação: 16 de Maio de 2020, as 16:37:52 por emanuelneto » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #1 : 16 de Maio de 2020, as 16:50:42 »

emanuelneto, o esquema esta com uma resolução muito ruim. Não da pra ler nada...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #2 : 16 de Maio de 2020, as 17:00:36 »

emanuelneto, o esquema esta com uma resolução muito ruim. Não da pra ler nada...

Confesso que não sei mexer na resolução para melhorar, mas o link do esquema é este aqui
https://guitar-gear.ru/forum/index.php?app=core&module=attach&section=attach&attach_rel_module=post&attach_id=43782
Registrado
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #3 : 16 de Maio de 2020, as 18:22:46 »

Muito top emanuelneto! Ansioso pelo fim da pandemia, e também pela normalização do dollar.  Cry
Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 16 de Maio de 2020, as 18:44:16 »

Os componentes tem o footprint 0603 e o capacitor maior de 10uF é 0805.

Caramba, já conseguiram colocar 10uF num smd de tamanho 0805 ?   Huh?
Impressionante o ritmo da compactação e miniaturização. Depois que eu vi capacitores do tamanho de grão de areia no Raspberry Pi, daqui a pouco vão fazer componentes invisíveis.



-----
Ansioso pelo fim da pandemia, e também pela normalização do dollar.  Cry

Rapaz, acho que ambos vão demorar. Talvez o dólar nem caia mais ...
« Última modificação: 16 de Maio de 2020, as 18:45:56 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #5 : 16 de Maio de 2020, as 18:50:20 »

Os componentes SMD são fáceis de soldar com stencil e pasta de soldar, mas requer um pouco de treino

O valor de 10uF tamanho 0805 tem na mouser e outros sites
« Última modificação: 16 de Maio de 2020, as 18:57:45 por emanuelneto » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #6 : 17 de Maio de 2020, as 12:20:10 »

e também pela normalização do dollar.  Cry

Essa parte vai demorar beeeem mais !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #7 : 17 de Maio de 2020, as 13:52:46 »

Tenho uns PT aqui, acho que vou testar. Lógico que vou testar com componentes comuns já que ia perder todos os smds, (se é dificil de ver, pior ainda de trabalhar... Cheesy). Mas o importante é  que foi testado e corrigido.
PARABÉNS emanuelneto!  Palmas Palmas Palmas

 Legal!
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #8 : 17 de Maio de 2020, as 21:21:48 »

Era para eu ter feito em THT primeiramente, mas tinham "confirmado" que o layout do Sprint Layout estava correto, então optei pelo smd (mas tem que fazer jump conforme a descrição acima). As peças eu já havia importado em janeiro pela mouser (o frete é 35 dólares, então aproveitem para comprar outras coisas para compensar, comprar semicondutores para repor estoque é uma ótima pedida), pode importar pela Tayda também, mas o CI lá é de 150mil, precisa alterar o layout, os componentes você encontram em outros sites também (na verdade eu estou em dúvida onde comprei) ... os footprints dos CIs 2399 são de 300mil (há o tamanho de 150mil em smd, não confundir).. se eu lembrar de mais algum detalhe comento depois
« Última modificação: 17 de Maio de 2020, as 22:23:44 por emanuelneto » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #9 : 17 de Maio de 2020, as 23:40:56 »

Qual o custo pra se montar esse módulo? Sai muito mais barato?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #10 : 18 de Maio de 2020, as 06:48:50 »

Qual o custo pra se montar esse módulo? Sai muito mais barato?

Na última vez que fiz simulações, a média de custos fica em menos de 6 dólares e existia a opção de frete ePacket para o Brasil, se fizer numa quantidade considerável, o preço cai bastante. Hoje tive uma decepção ao fazer simulações de custos, não tinha mais a opção de frete ePacket, apenas empresas courier (EMS, DHL Express e FedEx International Priority)... não aparece outras opções de frete, algo aconteceu e me preocupou bastante
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 18 de Maio de 2020, as 09:40:35 »

Era para eu ter feito em THT primeiramente ...

O que é THT ?  Não entendi.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #12 : 18 de Maio de 2020, as 09:56:44 »

THT é a montagem que os componentes ficam de um lado da placa e seus terminais passam pelos orifícios e você solda do outro lado, já a montagem SMD os componentes e soldagens ficam do mesmo lado na placa (não passam pelos orifícios).
« Última modificação: 18 de Maio de 2020, as 09:58:30 por emanuelneto » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #13 : 18 de Maio de 2020, as 10:10:50 »

O que é THT ?  Não entendi.

through hole technology
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 18 de Maio de 2020, as 15:03:02 »

Captei.  Na verdade eu estou mais familiarizado com o termo PTH (pin through hole).  

Então SMD (surface mounted device = dispositivo de montagem em superfície) e PTH (pin through hole - pino ou terminal através de furo) para os componentes.

E SMT (surface mounted technology) e THT ( through hole technology) para o tipo de montagem.

Se bem que hoje em dia usam PTH para plated through hole (furos metalizados) e NPTH para non plated through hole (furos não metalizados) para descrever os furos nas placas de circuito impresso.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal