Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 10:58:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Qual transformador para um equipamento ?  (Lida 9421 vezes)
kaoannluis
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 53

Obrigado
-Dado: 29
-Recebido: 5


« Responder #15 : 22 de Julho de 2020, as 03:17:39 »

o primeiro transformador necessita ter 4000:2000 espiras.

« Última modificação: 25 de Novembro de 2020, as 03:56:45 por kaoannluis » Registrado
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #16 : 22 de Julho de 2020, as 04:22:26 »

Pelo que entendi das anotações no esquema o transformador de saída:
Primário 4k + 4K = 8k ohms
Secundário 100 ohms
Tensão na placa 250 volts
Potência com 12At7 = 5 watts

Alguem me corrija se estiver errado.
Registrado
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #17 : 22 de Julho de 2020, as 04:24:29 »

Olá kaoannluis,

Pelos teus comentários deduzi que tem pouca experiência com eletrônica, em especial com válvulas.
Não quero de forma alguma te desmotivar ou desencorajar a construir o projeto que está propondo. Pelo contrário, já estive em uma posição de não conseguir informação para entender e construir os circuitos que queria e sei o quanto pode ser frustrante não conseguir nem ao menos o caminho para se chegar onde quer.
Eu ainda estou muito longe, muito mesmo, do pessoal que entende do assunto de válvulas, transformadores e etc mas já consigo hoje projetar e montar os meus circuitos do zero se necessário.
Espero de alguma forma poder contribuir para que outros consigam isso e muito mais também.

Minha sugestão é que guarde por um momento este circuito, o vídeo e todo o material que tem sobre este compressor e comece com um circuito mais simples.
Monte um estágio de ganho bem simples com uma 12AX7, entenda a influência que cada componente terá no circuito. Provavelmente para fazer isso terá que montar antes uma fonte para alimentar os filamentos e a alta tensão, aí já vai descobrir que há mais um transformador (de força) que precisará dimensionar para os seus projetos.
Depois de montar e entender isso parta pra um projeto um pouco mais elaborado, talvez um amplificador completo ou talvez até mesmo este compressor pois aí já terá aprendido bastante coisa que certamente ajudará.
Se o teu gosto for por guitarra, monte um Champ que é um amplificador super simples e que vai te ensinar muita coisa!
Ou monte um firefly, que terá uma saída pushpull bem parecida com esse esquema do teu desenho.

Nem entrei na questão pois acredito que você já saiba que circuitos a válvulas tem tensões que podem causar sérios danos e inclusive matar, então começar por algo mais simples vai inclusive te ajudar nas boas práticas para não se acidentar.

Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #18 : 22 de Julho de 2020, as 04:52:39 »

Alguém pode por favor explicar por que essa maluquice é toda balanceada ?
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kaoannluis
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 53

Obrigado
-Dado: 29
-Recebido: 5


« Responder #19 : 22 de Julho de 2020, as 04:57:10 »

Olá kaoannluis,

Pelos teus comentários deduzi que tem pouca experiência com eletrônica, em especial com válvulas.
Não quero de forma alguma te desmotivar ou desencorajar a construir o projeto que está propondo. Pelo contrário, já estive em uma posição de não conseguir informação para entender e construir os circuitos que queria e sei o quanto pode ser frustrante não conseguir nem ao menos o caminho para se chegar onde quer.
Eu ainda estou muito longe, muito mesmo, do pessoal que entende do assunto de válvulas, transformadores e etc mas já consigo hoje projetar e montar os meus circuitos do zero se necessário.
Espero de alguma forma poder contribuir para que outros consigam isso e muito mais também.

Minha sugestão é que guarde por um momento este circuito, o vídeo e todo o material que tem sobre este compressor e comece com um circuito mais simples.
Monte um estágio de ganho bem simples com uma 12AX7, entenda a influência que cada componente terá no circuito. Provavelmente para fazer isso terá que montar antes uma fonte para alimentar os filamentos e a alta tensão, aí já vai descobrir que há mais um transformador (de força) que precisará dimensionar para os seus projetos.
Depois de montar e entender isso parta pra um projeto um pouco mais elaborado, talvez um amplificador completo ou talvez até mesmo este compressor pois aí já terá aprendido bastante coisa que certamente ajudará.
Se o teu gosto for por guitarra, monte um Champ que é um amplificador super simples e que vai te ensinar muita coisa!
Ou monte um firefly, que terá uma saída pushpull bem parecida com esse esquema do teu desenho.

Nem entrei na questão pois acredito que você já saiba que circuitos a válvulas tem tensões que podem causar sérios danos e inclusive matar, então começar por algo mais simples vai inclusive te ajudar nas boas práticas para não se acidentar.


Exato não tenho experiência alguma com válvulas, o restante do circuito consigo entender pois atualmente trabalho com eletrônica. Estou lendo muitas coisas em relação a válvulas na internet e em um livro que consegui da Marinha americana (muito antigo), estou empacado em relação ao cálculo dos transformadores, até estou lendo o livro do Alfonso Martignoni mas mesmo assim encontro dificuldade nos cálculos por ser a primeira vez que tento fazer um circuito desse.
Estou pensando mesmo em começar com um amplificador valvulado mais simples ou um pré amp para começar a ter esse tato com as válvulas e até aprender mais sobre as polarizações e amplificadores classe A , AB. Esse Champ que recomendou é um circuito meramente fácil de se montar? usa 12ax7 ?

Grato galera!
Registrado
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #20 : 22 de Julho de 2020, as 05:09:54 »

Alguém pode por favor explicar por que essa maluquice é toda balanceada ?


É um compressor de microfone para estudio.

https://www.youtube.com/watch?v=5kfAbmfHJjo
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #21 : 22 de Julho de 2020, as 05:14:20 »

Esse circuito parece uma simplificação de alguns compressores valvulados de estúdio que existem por ai. Ele até substitui a as válvulas retificadoras (usadas na avaliação de amplitude de sinal) por dois triodos.

Por que o circuito é balanceado:

- A entrada de microfones é balanceada; e
- Os ruídos captados por ganhos elevados no processo, são reduzidos no processo de soma final, feito pelo ultimo transformador (imaginando que a fonte de ruídos seja comum).
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kaoannluis
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 53

Obrigado
-Dado: 29
-Recebido: 5


« Responder #22 : 22 de Julho de 2020, as 05:19:40 »

Alguém pode por favor explicar por que essa maluquice é toda balanceada ?


É um compressor de microfone para estudio.

https://www.youtube.com/watch?v=5kfAbmfHJjo
Tipo esse também só que não é mid/side.

 https://www.youtube.com/watch?v=o-aDcsewkpU&t=16s
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #23 : 22 de Julho de 2020, as 05:24:09 »

Ah, sim, agora vi. É o circuito do chá-de-cogumelo.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #24 : 22 de Julho de 2020, as 06:12:53 »

Esse Champ que recomendou é um circuito meramente fácil de se montar? usa 12ax7 ?

Grato galera!

Bem mais que este compressor ! Sim, usa uma 12AX7 no pré
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #25 : 22 de Julho de 2020, as 06:24:52 »

Pelo que entendi das anotações no esquema o transformador de saída:
Primário 4k + 4K = 8k ohms
Secundário 100 ohms
Tensão na placa 250 volts
Potência com 12At7 = 5 watts

Alguem me corrija se estiver errado.

Está totalmente errado!  Toma na Cabeça
Registrado
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #26 : 22 de Julho de 2020, as 07:16:46 »


Exato não tenho experiência alguma com válvulas, o restante do circuito consigo entender pois atualmente trabalho com eletrônica. Estou lendo muitas coisas em relação a válvulas na internet e em um livro que consegui da Marinha americana (muito antigo), estou empacado em relação ao cálculo dos transformadores, até estou lendo o livro do Alfonso Martignoni mas mesmo assim encontro dificuldade nos cálculos por ser a primeira vez que tento fazer um circuito desse.
Estou pensando mesmo em começar com um amplificador valvulado mais simples ou um pré amp para começar a ter esse tato com as válvulas e até aprender mais sobre as polarizações e amplificadores classe A , AB. Esse Champ que recomendou é um circuito meramente fácil de se montar? usa 12ax7 ?

Grato galera!

Não sei que livro é esse da Marinha americana, mas se quiser uma sugestão comece por aqui: http://valvewizard.co.uk/gainstage.html (Em inglês)
Este é um capítulo fundamental e está aí na integra de graça.
Todo o resto do site é muito informativo e útil, mas essa parte é a mais importante.

Quanto ao champ, procure no google por fender champ 5f1 que irá encontrar muitas referências sobre ele e os esquemático. Usa uma 12ax7 no pré e uma 6V6 no power.
Se for o caso comece pelo pré, entenda o que o circuito faz, como funciona, monte só o pré e veja-o funcionando. Depois siga pro power.
Para o pré não vai precisar se preocupar em calcular transformador de saída, só o de força.
E no fundo nem precisa saber calcular os transformadores, basta saber entender o projeto e conseguirá especificar o que é necessário para que alguém competente no assunto os fabriquem de acordo, assim como a tua primeira pergunta neste tópico.

Claro que é útil saber minimamente as relações de espiras e limites dos transformadores. Mas saber ou não dimensionar todos os detalhes (tamanho e material do núcleo, e etc) não é fundamental para entender e montar esses projetos.
Registrado
kaoannluis
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 53

Obrigado
-Dado: 29
-Recebido: 5


« Responder #27 : 22 de Julho de 2020, as 16:54:11 »

Citar
Quanto ao champ, procure no google por fender champ 5f1 que irá encontrar muitas referências sobre ele e os esquemático. Usa uma 12ax7 no pré e uma 6V6 no power.
Você diz esse daqui ?
« Última modificação: 22 de Julho de 2020, as 20:16:40 por xformer » Registrado
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #28 : 22 de Julho de 2020, as 17:44:26 »

Sim, pode montar com diodos na retificação em vez da 5Y3GT também.
Mas esse diagrama não é o esquemático, é um layout PTP. Mas se conseguir ler também já serve. A vantagem do esquemático é que o desenho segue um padrão de posição dos componentes que podem facilitar a compreensão do funcionamento.

Só por gentileza arrume o teu post para a imagem ficar em um tamanho normal.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #29 : 22 de Julho de 2020, as 17:46:27 »

Fiquei interessado nesse livro da Marinha Americana, qual é o nome? Quem sabe a gente consegue 'on-line'!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal