Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 12:05:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Recuperando Percloreto de Ferro  (Lida 111152 vezes)
designermx2
Visitante
« Responder #75 : 08 de Novembro de 2010, as 22:54:22 »

Acredito que o lance foi o seguinte: Deixei esfriar, não mexi e coloquei água um pouco a mais do que o necessário (pouco mesmo). Isso deve ter influenciado.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #76 : 10 de Novembro de 2010, as 15:58:20 »

Oi Pessoal

Aquecimento ajuda, mas o que faz muita diferença é agitar a solução. Eu faço placas de 10x10cm em 15 minutos com percloreto velho. Uso o meu agitador que está em um post anterior neste mesmo tópico.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Balen
Visitante
« Responder #77 : 07 de Janeiro de 2011, as 15:17:04 »

Olá,

Depois de um longo período ausente do fórum, hoje dei uma passada por aqui e vi esse tópico...

Resolvi "reciclar" meu percloreto, mas agora veio uma dúvida. Meu percloreto já estava bastante velho e no fundo do vidro onde ele ficava armazenado tinha quase 1cm de resíduos depositados que parece uma argila (sei que não é argila, só pra explicar o aspecto), que material é esse? Como deve ser feito seu descarte?

Separei a parte líquida e coloquei palha de aço, aos poucos, até saturar. Agora deixei decantando pra depois retirar o cobre e arejar a solução. Acho que está correndo tudo como o esperado, só não sei o que fazer com a "argila"  Sad
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #78 : 19 de Janeiro de 2011, as 21:14:02 »

Oi Balen

Por um acaso eu resolvi esta semana o que fazer com a "argila". A gororoba laranja escuro que fica no fundo do frasco é uma mistura de hidróxido férrico e oxido ferríco. Para quem é leigo pode chamar de ferrugem.

Se você jogar um pouco de ácido clorídrico ou muriático na sua argila, no dia seguinte vai ter mais percloreto de ferro!! O ácido reage lentamente com aquela meleca e forma percloreto novamente.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Jean R.
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 352

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #79 : 15 de Junho de 2011, as 12:52:44 »

Só uma pergunta, onde vocês compram ácido muriático? Em casas que mexem com baterias apenas? Depósitos de Materiais?

e muito boa idéia de reaproveitar o Percloreto, assim que eu achar algum lugar que venda glossy pra impressora a laser eu vou voltar a fazer plaquinhas com percloreto velho.

Abraços
Registrado

ex-kabuloso0101
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« Responder #80 : 15 de Junho de 2011, as 12:55:27 »

Eduardo,

esse ácido muriático pode ser aquele de supermercado mesmo?

abraço
Jorge
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #81 : 15 de Junho de 2011, as 13:06:10 »

Oi Pessoal

Eu compro ácido muriático da Sanilimp em uma loja de ferragens perto de casa. Pode comprar em supermercado ou qualquer outro lugar.

O ácido clorídrico já é mais difícil de encontrar. É a mesma substância, mas mais concentrada. Por segurança, usem o mais diluído.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Epron
Visitante
« Responder #82 : 30 de Agosto de 2011, as 23:11:52 »

Cara! parabéns! Muito bom!
Sempre me preocupo com o meio ambiente. muito obrigado pela informação!

Abçs!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #83 : 03 de Fevereiro de 2012, as 07:24:08 »

Oi Pessoal

Tenho um novo adendo para o processo de recuperação de percloreto. Na reação (II) do artigo original:

(II)  2 FeCl2 + H2O + O2 -> FeCl3 + Fe(OH)3

Existe a produção de hidróxido férrico, que forma aquele depósido ferruginoso no fundo do frasco. Além de deixar oxidar, pode-se aumentar ainda mais a durabilidade do percloreto acrescentando um pouco de ácido clorídrico. Daí teremos:

(IV) Fe(OH)3 + 3 HCl -> FeCl3 + 3 H2O

Com isso a solução ganha uma vida extra ainda maior e não forma carepa no fundo!

Abraços

Eduardo




Oi Pessoal

Antes de tudo, um alerta. As reações químicas que descrevo abaixo liberam calor. Recomendo para quem for tentar que use recipientes de vidro, se possível refratário. Não use recipientes de plástico.

A grande maioria das pessoas que fazem placas de circuito impresso em casa usa percloreto de ferro como corrosivo. É um produto barato, seguro, não gera gases tóxicos e não queima a pele. A pior característica do percloreto de ferro é manchar tudo o que entra em contato, principalmente roupas. Essas manchas podem ser removidas com produtos adequados para tratar manchas de ferrugem, como o Semolim, fácil de encontrar em supermercados.

Com 100ml de solução de percloreto de ferro com concentração de 1kg/l é possível fazer uma boa quantidade de placas antes do produto perder sua capacidade de dissolver o cobre. Uma vez esgotada esta capacidade, o destino da solução normalmente é o ralo. Isso traz uma série de problemas:

1.O percloreto de ferro enfraquecido tem uma grande quantidade de cobre dissolvido, que é tóxico. Aqui entra a preocupação ecológica.

2.Mesmo fraca, a solução ainda é corrosiva. Não é mais eficaz com cobre, mas outros metais são atacados com força.

3.Jogando fora sua solução, você vai ter que sair para comprar mais.

Quero passar a diante uma dica que tenho usado já faz algum tempo com resultados ótimos. É possível recuperar a capacidade corrosiva da solução com coisas que você tem em casa!

Antes de tudo, vamos entender como o percloreto de ferro funciona. A substância vendida no mercado com o nome usual de Percloreto de Ferro é o cloreto de ferro trivalente. Existem duas formas de cloreto de ferro, o bivalente (FeCl2) e o trivalente (FeCl3). O ferro trivalente é um oxidante forte. Em contato com metais como o cobre ocorre a seguinte reação:

(I)  2 FeCl3 + Cu -> 2 FeCl2 + CuCl2

Na reação I, o cobre foi oxidado e passou a fazer parte da solução na forma de cloreto de cobre. O ferro trivalente foi reduzido a ferro bivalente e não é mais um oxidante forte. A beleza deste processo é que o cobre desaparece sem gerar gás ou outro resíduo! No entanto a concentração de ferro trivalente diminui e a solução fica menos eficaz.

Como vivemos em um planeta com uma atmosfera rica em oxigênio, podemos recuperar parte da força da solução apenas deixando-a em contato com o ar:

(II)  2 FeCl2 + H2O + O2 -> FeCl3 + Fe(OH)3

O hidróxido de ferro trivalente é aquela casca com cor de ferrugem que se forma no fundo do frasco em que guardamos o percloreto de ferro usado. Desta forma o ferro vai gradativamente sendo removido da solução na forma de ferrugem e o cobre vai entrando em seu lugar. A cor da solução muda com o passar do tempo de um marrom intenso para um verde escuro quase negro. Enquanto houver ferro trivalente em concentração suficiente, a solução poderá ser usada novamente. Por isso é bom deixar a solução exposta ao ar depois de usar, pois recuperamos parte da concentração de ferro trivalente. Normalmente eu deixo passar a noite na mesma bandeja usada para a corrosão.

Depois de alguns decímetros quadrados de cobre corroído, a concentração de ferro na solução é baixa demais para que se possa usar com eficiência. Restam duas opções: jogar no ralo a solução que agora é mais cloreto de cobre, e por isso tóxica e corrosiva para outros metais, ou recuperar a solução!

Por uma sorte, o cobre é capaz de oxidar o ferro metálico em ferro bivalente segundo a reação:

(III)  CuCl2 + Fe -> Cu + FeCl2

Para executar a reação III basta adicionar ferro metálico à solução. Coloque sua solução em um recipiente de vidro e acrescente palha de aço (Bombril). Mexer levemente ajuda a acelerar o processo. Use um bastão de vidro, madeira ou utensílio resistente a temperatura e corrosão (plástico). Não use metal!

A reação III libera grande quantidade de calor, por isso deve-se tomar cuidado. Não jogue toda a palha de uma vez. Para 100ml de solução bem usada, pode ser necessário 2 ou 3 unidades de palha. Coloque metade de cada vez e se ficar muito quente, deixe esfriar um pouco antes de por mais. O que restar de ferro trivalente na solução também será convertido em ferro bivalente. Ao final do processo você terá uma solução translúcida de cor vairando entre amarelo e verde bem claro e no fundo do frasco estará todo o cobre que você retirou das suas placas de circuito.

Agora você terá que filtrar a solução para retirar todo o cobre. Pode usar papel de filtro desses de fazer café. Para o filtro não acomatar (entupir) muito rápido, deixe a solução decantar um tempo antes de filtrar. A parte sólida pode ser jogada no lixo sem problemas. Neste momento você terá em mãos uma solução de cloreto de ferro bivalente pronta para ser oxidada a percloreto de ferro. Vamos novamente realizar a reação II.

Você pode simplesmente deixar a solução exposta ao ar por uns dias e deixar a natureza seguir seu curso. Mesmo durante a filtração é possível observar a formação de um lodo marrom claro a amarelo de Fe(OH)3 no frasco devido à oxidação do ferro. O problema disso é que à medida que a reação ocorre na superfície exposta ao ar, o hidróxido de ferro forma uma película que impede o oxigênio de se dissolver adequadamente na solução. De tempos em tempos é necessário agitar a solução para romper a película. Se deixar tempo suficiente, ela fica espessa e afunda por si só, mas outra se forma. O processo fica muito lento e o perigo de alguém derrubar o recipiente e fazer a maior anarquia aumenta.

Quem tem uma bombinha de aquário pode usar! Basta por a solução numa garrafa alta e deixar borbulhando. A reação irá ocorrer em toda a mistura e esta ficará turva em pouco tempo pela formação de ferro trivalente. Deixar ao longo da noite já é o suficiente. No dia seguinte pode filtrar e guardar, ou guardar suja mesmo.

Eu uso um agitador mecânico que fiz para mover a bandeja de um lado para outro durante a corrosão. Isso será tema de outro post. Novamente, basta deixar passar a noite na bandeja sendo agitada para obter o resultado desejado.

Nenhuma das reações que descrevi é perigosa, tóxica ou gera qualquer gás. O único perigo real é de manchar tudo a sua volta. Deve-se tomar cuidado de colocar a palha de aço na solução aos poucos e monitorar o calor gerado. Eu uso um vidro de azeitonas como recipiente para a reação e tenho um porta filtro próprio para filtrar a solução. Não recomendo usar o da cozinha devido a riscos conjugais. Não tente convencer a esposa que os produtos são seguros. Não dá certo!

Abraços

Eduardo

Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
ricardo rk
Visitante
« Responder #84 : 04 de Janeiro de 2013, as 15:34:40 »

li e reli o tópico, e me apareceram duas questões:

posso obter percloreto de ferro apenas usando acido cloridrico + bombril?

será que é possivel "agitar" a solução aplicando um campo magnético à mesma?

são apenas elucubrações...
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #85 : 04 de Janeiro de 2013, as 16:58:32 »

posso obter percloreto de ferro apenas usando acido cloridrico + bombril?

Pode. Mas haja bombril! Fica muuuiiiitttoo mais barato comprar pronto.

Citar
será que é possivel "agitar" a solução aplicando um campo magnético à mesma?

Você pode agitar gritanto do lado do frasco também. Mas acho mais fácil usar um pauzinho.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
vini7
Visitante
« Responder #86 : 04 de Janeiro de 2013, as 17:24:41 »

Eu ja levei ao microondas por 20 segundos e em banho maria... Evidentemete que vedado. A questão é que o microondas tente a esquentar primordialmente as moléculas de água, inclusive as do percloreto. A agua quente irá esquentar o sal ácdido da solução e, ele corroerá mais rápido, porém nao 'rejuvenesce' o percloreto, apenas da um 'nitro, um gas' durante a corrosão!
Registrado
ricardo rk
Visitante
« Responder #87 : 04 de Janeiro de 2013, as 17:48:18 »

http://youtu.be/whs-ZW06698 Cheesy
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #88 : 05 de Janeiro de 2013, as 01:40:42 »

Eduardo
Dá para evitar esse gasto com bombril usando bombril já usado em limpeza, faço isso aqui em casa. É so desfiar um pouco para ir mais rápido a reação, e ainda você reutiliza o que seria jogado fora. Estou cojitando também usar aquele pó de aço produzido por esmeris em oficinas e forjas. Tenho um amigo que trabalha em ofocina e não será dificuldade conseguir. Com essas opções, é possível conseguir percloreto quase indefinidamente sem custos.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
a.sim
Visitante
« Responder #89 : 05 de Janeiro de 2013, as 11:21:10 »

Olá.

Para arejar a solução e efetuar a transformação final do FeCl2 em FeCl3 acredito que a adição de água oxigenada deva ajudar. Para não diluir a solução, deve-se usar " peróxido de hidrogênio ", que é a água oxigenada mais concentrada. Certa vez, obtive um produto desses com...130 vol !
Registrado
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal