Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 06:33:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: HTM1 - Nova Montagem  (Lida 13254 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« : 30 de Outubro de 2020, as 03:53:03 »

Esse ano tenho tido pouco tempo pra fazer as coisas em geral. Ano difícil, em que tudo virou de ponta-cabeça. Alguns projetos, que em tese são simples de serem terminados, ficaram estagnados.
Este amplificador aqui, é claro, é um dos meus preferidos, no entanto está se arrastando à mais de 1 ano.

Baseado no amplificador Marshall JTM1, acabei adicionado nele controles externos de médios e graves, que eram internos e fixos no amplificador original. Fora isso, Não mudei nada. Quem quiser maiores informações sobre a linha dos Marshalls 1W veja aqui:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5841.0

Na outra montagem que fiz à tempos desse mesmo modelo, eu fiz utilizando uma PCB com tudo onboard, soquetes das válvulas inclusive.

Dessa vez decidi por uma montagem com aparência mais "clássica"; soquetes no chassis, e componentes distribuídos como se fosse numa placa com ilhoses.

Segui meu esquema:


Link direto:https://postimg.cc/WhBsTFkx


Fiz então esse layout, que pode ser feito por corrosão (verifique se vai usar o lado normal ou o espelhado, dependendo do processo que for utilizar).



Link direto:https://postimg.cc/V5NfRcwZ


Eu fiz esta simplesmente montando o layout numa placa universal ilhada.









Continua...

 


« Última modificação: 31 de Outubro de 2020, as 21:28:28 por Matec » Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #1 : 31 de Outubro de 2020, as 14:52:21 »

Matec, esse era o layout que faltava!
Faz tempo que eu quero montar esse amplificador.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #2 : 31 de Outubro de 2020, as 16:23:28 »

Matec, esse era o layout que faltava!
Faz tempo que eu quero montar esse amplificador.

Valeu Thomas_h! Legal!

Pra facilitar a vida de quem quiser fazer a montagem de qualquer um dos layouts desses amplificadores HTM1, vou postar lá no tópico dos Marshalls 1W um PDF que o nosso colega César Carazza criou, à partir dos meus layouts, e melhorou também. Quero agradecer o César pelo excelente trabalho, e paciência, pois eu sou MUITO CHATO com esse negócio de layouts.  Angry Angry

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5841.msg195356#msg195356

 Grin Grin
« Última modificação: 31 de Outubro de 2020, as 16:41:01 por Matec » Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #3 : 31 de Outubro de 2020, as 17:39:06 »

 Esse PDF está demais!
Quero montar um desses num cubo, mas não consigo me decidir entre pequeno e portátil com falante de 6" ou grande com falante de 12".

O JCM1 não era aquele com um MOSFET?


Você chegou a testar aquele modelo encomendado pela Andertons, com as duas entradas, a la Plexi? Também achei interessante.

Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #4 : 31 de Outubro de 2020, as 18:41:42 »

Esse PDF está demais!
Quero montar um desses num cubo, mas não consigo me decidir entre pequeno e portátil com falante de 6" ou grande com falante de 12".

O JCM1 não era aquele com um MOSFET?

Você chegou a testar aquele modelo encomendado pela Andertons, com as duas entradas, a la Plexi? Também achei interessante.


Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Isso aí está parecendo o bossman quando falo em colocar mosfets em circuitos valvulados....  Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy

Uma vez eu criei um Layout com ilhoses/turrets para um Anderton CS JTM145, que foi montado na Bélgica. O rapaz não mandou áudio, mas disse que o amplificador dele ficou muito bom, e foi elogiado por quem testou.

Se quiser...
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Houve um engano lá na primeira postagem; eu havia falado que o amplificador era baseado no JCM1, mas leia-se JTM1. Agora já foi corrigido.  Batendo Cabeça

 Roqueiro Roqueiro
« Última modificação: 01 de Novembro de 2020, as 04:32:14 por Matec » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #5 : 31 de Outubro de 2020, as 21:15:38 »

Isso aí está parecendo o bossman quando falo em colocar mosfets em circuitos valvulados....  Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy

 Toma na Cabeça
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #6 : 01 de Novembro de 2020, as 04:29:27 »

Rapaz, esse tópico pode atiçar o "bicho de montador" que tenho adormecido a uns meses....
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #7 : 01 de Novembro de 2020, as 16:59:29 »

Rapaz, esse tópico pode atiçar o "bicho de montador" que tenho adormecido a uns meses....

Nem me fale !  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #8 : 07 de Novembro de 2020, as 02:15:02 »

Uma das coisas que sempre são problemáticas para os hobbistas, montadores eventuais de equipamentos, assim como para pequenas produções, é a confecção dos gabinetes, caixas, ou chassis, para envolver o circuito, e dar uma boa aparência ao trabalho.

Eu mesmo já testei vários tipos de produtos, tanto prontos, como por encomenda. Vários deles seriam viáveis, se não fosse a questão dos custo. Alguns chegam a custar mais de 50% do valor total gasto em peças, o que nem sempre torna o produto competitivo.

No caso dessa pequena montagem, eu empreguei uma "técnica" que venho "desenvolvendo" Cheesy faz um tempo. É um tipo de chassis barato, que é relativamente simples de ser feito com as ferramentas que disponho, e que é bem versátil.
É fácil de trabalhar, além de poder ter um acabamento bom.

Ele se baseia num material dos mais comuns que podem ser encontrados em casas de material de construção: a régua de pedreiro.

Essa régua de alumínio é vendida em comprimentos de 2 ou 3m e custo não é alto.  Eu aqui encontro com 5 ou 7cm de largura.






O corte pode ser feito com serra de arco para metais, tico-tico, esmerilhadeira, ou serra circular. Eu já testei todos os modos, e a serra circular para metais é a que dá o acabamento melhor.
Notem que na imagem anterior, o perfil já está cortado em 2:








Assim, de um pedaço só, eu já tenho os painéis frontal e traseiro:






A chapa para completar o chassis também é de alumínio. Não é um material muito forte, porém para o tamanho que o chassis vai ficar, é o suficiente.
O fato de ser todo desmontável, facilita a furação e o ajuste.












Depois de tudo medido e pensado, os furos saem bem rápido.





Uma verificação:





Nesse amplificador a pintura será apenas para igualar a chapa do chassis. Frente e fundo terão outro acabamento.




Continua....

 Legal!


 






Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #9 : 07 de Novembro de 2020, as 03:09:20 »

É uma ótima idéia. Confesso que nem sabia que existiam essas réguas de pedreiro de alumínio.
Nas poucas vezes em que precisei de algo do gênero fui em lojas que vendem esquadrias e perfilados de alumínio ou a lojas de cortinas e seus perfis de alumínio, e os poucos que comprei não foram baratos.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 07 de Novembro de 2020, as 15:21:04 »

Eu também nunca vi essa régua de pedreiro.  Essas réguas tem escalas ou não tem e só servem para servir de referência para assentar tijolo ? No caso das fotos, os painéis foram lixados e a marcação da escala foi removida ?  Sabe dizer a espessura da chapa da régua ?
« Última modificação: 07 de Novembro de 2020, as 15:26:59 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #11 : 07 de Novembro de 2020, as 15:37:50 »

Essas réguas de pedreiro e uma barra de alumínio sem marcação nenhuma.  Aqui em casa quando arrumei a calçada eles usavam para deixar o cimento reto.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2020, as 15:40:00 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #12 : 07 de Novembro de 2020, as 16:35:15 »

Eu também nunca vi essa régua de pedreiro.  Essas réguas tem escalas ou não tem e só servem para servir de referência para assentar tijolo ? No caso das fotos, os painéis foram lixados e a marcação da escala foi removida ?  Sabe dizer a espessura da chapa da régua ?

O nome é popular. Chama "régua" mas não serve para medir nada. Serve para nivelar reboques em paredes, ou cimentados de piso. As paredes do perfil tem espessura de  aproximadamente 1 mm.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2020, as 16:52:04 por Matec » Registrado
junior.ngc
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 25

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 0


« Responder #13 : 08 de Novembro de 2020, as 17:44:57 »

Esse ano tenho tido pouco tempo pra fazer as coisas em geral. Ano difícil, em que tudo virou de ponta-cabeça. Alguns projetos, que em tese são simples de serem terminados, ficaram estagnados.
Este amplificador aqui, é claro, é um dos meus preferidos, no entanto está se arrastando à mais de 1 ano...

Matec, você montou em uma placa universal e fez os "links" com pedaços de fio por baixo, certo?

Se fizer essa montagem em uma placa de fibra, com turretes', posso seguir essa mesma lógica, lincando por baixo do turrete?

Uma pergunta idiota e meio óbvia porém só por desencargo de consciência: cada "linha" vermelha é um link, certo? E a linha vermelha na parte de baixo do esquema é o ground?

Desde já agradeço
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #14 : 08 de Novembro de 2020, as 21:05:35 »


Matec, você montou em uma placa universal e fez os "links" com pedaços de fio por baixo, certo?

Se fizer essa montagem em uma placa de fibra, com turretes', posso seguir essa mesma lógica, lincando por baixo do turrete?

Exatamente, não muda nada. Tanto faz Circuito Impresso, Ilhós ou Turret. Fazendo as ligações corretamente, fica tudo bem.


Uma pergunta idiota e meio óbvia porém só por desencargo de consciência: cada "linha" vermelha é um link, certo? E a linha vermelha na parte de baixo do esquema é o ground?


Sim correto. As linhas são as conexões entre os componentes.

A "linha Vermelha" de baixo é o aterramento geral do circuito.
Eu por experiência própria, e por outros bons exemplos de montagem, nunca utilizo o chassis como condutor. Apenas como blindagem. Além da praticidade em utilizar um barramento de terra na própria placa, ainda me livro dos malditos loops de terra, que podem acontecer da maneira mais inocente que se pode imaginar.

 Smiley

Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal