Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 15:51:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com Amplificador da Master Áudio - Guitar 1.10  (Lida 6748 vezes)
Leninho
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 0



« : 24 de Novembro de 2020, as 02:09:22 »

Boa noite, pessoal!

Sou recém chegado nesta comunidade e, já de cara, precisava de uma ajuda com um amplificador de guitarra que tenho aqui.
Trata-se do "Guitar 1.10" da Master Audio, uma fábrica brasileira. É um destes amplificadores de baixo custo (imagino), com baixa qualidade, possui knobs para equalização, volume e ganho, e um seletor de canal limpo/crunch.

Tenho ele há alguns meses para usar com minha pedaleira (Zoom G5) em casa para estudo e para retorno nos shows, ou, caso soasse bem, até como amplificador principal a ser microfonado.
Ocorre que os potenciômetros de equalização não alteram em absolutamente nada o som (ou seja, não equalizam) de forma que o som é sempre o mesmo, independente da regulagem que se faça. Não sei dizer se isso é por ser um amplificador com projeto muito ruim ou se é algum defeito de fato (embora já tenha realizado alguns testes nos componentes e não encontrei nenhum problema aparente).
Enfim, pensei em modificá-lo, isolando o pré-amplificador do mesmo para usar somente o power dele, a fim de utilizar outros prés valvulados (tais quais os que se encontram aqui no fórum ou outros que encontramos pela internet).

Ai surgiu o problema, não encontrei nenhum esquema dele pela internet, tentei contatar a fabricante (telefone, e-mail, facebook e etc) e não obtive êxito. Aparentemente o projeto deste amplificador é bem simples (sou iniciante em eletrônica, portanto posso estar falando besteira), mas ele é baseado em um TDA2052.

Portanto, gostaria de saber se alguém aqui possui o esquema do mesmo e, ainda mais, se valeria a pena tentar modificá-lo tal qual disse acima ou seria melhor utilizar um amplificador como esse (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1013922200-placa-amplificador-digital-60-w-rms-12v-a-24v-tpa3118-mono-_JM#position=1&type=item&tracking_id=51943dce-7233-48fe-8a3b-12075423000c).

Segue abaixo algumas imagens do amplificador.





Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 24 de Novembro de 2020, as 02:32:26 »

Seja Benvindo.

Duvido que alguém tenha o circuito desse amplificador. Fabricantes nacionais tem como se fosse uma regra, de não publicar os esquemas de seus equipamentos.
Mesmo porque esses esquemas só demonstrariam de onde o circuito foi copiado.

No entanto, problemas nos controles de tonalidade costumam ser simples de serem resolvidos.

Caso você tenha real interesse em consertar esse amplificador, poste mais fotos com boa resolução do circuito, de ambos os lados da placa. Talvez dê pra descobrir qual é o circuito, e possivelmente, encontrar o defeito.

 Smiley
Registrado
Leninho
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 0



« Responder #2 : 24 de Novembro de 2020, as 04:40:14 »

Seja Benvindo.

Duvido que alguém tenha o circuito desse amplificador. Fabricantes nacionais tem como se fosse uma regra, de não publicar os esquemas de seus equipamentos.
Mesmo porque esses esquemas só demonstrariam de onde o circuito foi copiado.

No entanto, problemas nos controles de tonalidade costumam ser simples de serem resolvidos.

Caso você tenha real interesse em consertar esse amplificador, poste mais fotos com boa resolução do circuito, de ambos os lados da placa. Talvez dê pra descobrir qual é o circuito, e possivelmente, encontrar o defeito.

 Smiley

Muito obrigado!
Não tinha conhecimento desta prática de não publicação dos esquemas, bom saber.
Amanhã vou tirar umas fotos da PCB e etc e postar aqui.

Valeu!
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #3 : 24 de Novembro de 2020, as 05:18:36 »

Pela cara dele e pelo pouco que deu pra ver ao redor do C.I, eu pegaria um esquema do Marshall 8001/8010 e verificaria se a parte do pré bate com o esquema, esse Marshall é uma "fonte de inspiração para varios fabricantes nacionais, inclusive o Atomic drive e Nitrous da Meteoro (as versões de baixa potencia), diria que há grandes chances de achar a origem desse amplificador.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 24 de Novembro de 2020, as 13:31:36 »

Se o circuito integrado é mesmo o TDA2052, há uma boa chance de que o circuito (pelo menos a etapa de potência) seja o mesmo do exemplo da datasheet:



Sobre a etapa de pré amplificação, experimente trocar os potenciômetros inoperantes por outros de melhor qualidade. Pode ser que as pistas de carbono tenham sido desgastadas e perderam a resistência.


Se fizer citação desta mensagem, retire a imagem de dentro da citação.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2020, as 13:58:39 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Leninho
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 0



« Responder #5 : 24 de Novembro de 2020, as 20:10:04 »

Seja Benvindo.

Duvido que alguém tenha o circuito desse amplificador. Fabricantes nacionais tem como se fosse uma regra, de não publicar os esquemas de seus equipamentos.
Mesmo porque esses esquemas só demonstrariam de onde o circuito foi copiado.

No entanto, problemas nos controles de tonalidade costumam ser simples de serem resolvidos.

Caso você tenha real interesse em consertar esse amplificador, poste mais fotos com boa resolução do circuito, de ambos os lados da placa. Talvez dê pra descobrir qual é o circuito, e possivelmente, encontrar o defeito.

 Smiley

Segue abaixo as fotos que fiz da PCB com os componentes. Se precisarem de mais fotos me avisem, tentei fazer de todos os ângulos possíveis.













-----
Pela cara dele e pelo pouco que deu pra ver ao redor do C.I, eu pegaria um esquema do Marshall 8001/8010 e verificaria se a parte do pré bate com o esquema, esse Marshall é uma "fonte de inspiração para varios fabricantes nacionais, inclusive o Atomic drive e Nitrous da Meteoro (as versões de baixa potencia), diria que há grandes chances de achar a origem desse amplificador.

Opa, obrigado. Vou dar uma pesquisada sobre o modelo indicado para ver se há semelhanças com o projeto deste.

-----
Se o circuito integrado é mesmo o TDA2052, há uma boa chance de que o circuito (pelo menos a etapa de potência) seja o mesmo do exemplo da datasheet:



Sobre a etapa de pré amplificação, experimente trocar os potenciômetros inoperantes por outros de melhor qualidade. Pode ser que as pistas de carbono tenham sido desgastadas e perderam a resistência.


Se fizer citação desta mensagem, retire a imagem de dentro da citação.


Realmente eu tinha pensado nessa possibilidade, vou dar uma olhada mais a fundo nesse circuito. Embora, como ainda tenho alguma dificuldade para análise, creio que vou penar um pouco para conseguir conciliar os dois e daí conseguir separar com mais clareza o pré do power.
Obrigado pela informação.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2020, as 01:04:17 por xformer » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #6 : 25 de Novembro de 2020, as 03:14:19 »

Bom, já conferi.

O circuito é uma copia da cópia! Cheesy


À princípio, a Meteoro copiou esse circuito aqui:



Aí esse Master copiou o Meteoro:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Os esquemas da Meteoro tem o seguinte macete, se você montar o circuito seguindo o esquema, ele não vai funcionar...   Batendo Cabeça

O esquema da Marshall é correto mas utiliza os circuitos integrados da época. O TDA2030 não é compatível diretamente com o TDA2052.

O circuito da Master utiliza os números dos componentes diferentes dos que tem nos outros esquemas...
Eu estou vendo se faço um esquema específico do Master 1.10 para postar aqui.
Assim que puder eu posto esse novo esquema.

 Grin


Registrado
Leninho
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 0



« Responder #7 : 25 de Novembro de 2020, as 03:56:50 »

Bom, já conferi.

O circuito é uma copia da cópia! Cheesy


À princípio, a Meteoro copiou esse circuito aqui:



Aí esse Master copiou o Meteoro:



Os esquemas da Meteoro tem o seguinte macete, se você montar o circuito seguindo o esquema, ele não vai funcionar...   Batendo Cabeça

O esquema da Marshall é correto mas utiliza os circuitos integrados da época. O TDA2030 não é compatível diretamente com o TDA2052.

O circuito da Master utiliza os números dos componentes diferentes dos que tem nos outros esquemas...
Eu estou vendo se faço um esquema específico do Master 1.10 para postar aqui.
Assim que puder eu posto esse novo esquema.

 Grin




Cara, Obrigado mesmo! já ajudará bastante. Fico no aguardo do esquema que fará.
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #8 : 25 de Novembro de 2020, as 06:04:32 »

"Suspeitei desde o principio"  Cheesy

quando vi o pedaço da placa com o C.I, a disposição dos componentes e o painel, imediatamente  visualizei a placa da Meteoro.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #9 : 25 de Novembro de 2020, as 07:36:39 »

"Suspeitei desde o principio"  Cheesy

quando vi o pedaço da placa com o C.I, a disposição dos componentes e o painel, imediatamente  visualizei a placa da Meteoro.

Sim você acertou em cheio!  Legal!

 Roqueiro

-----
Aqui está o esquema do Master 1.10, que consegui fazer com as fotos e a comparação com os outros desenhos. Pode haver alguma diferença de valores, ou na referência dos componentes.



 Smiley

« Última modificação: 25 de Novembro de 2020, as 17:52:29 por Matec » Registrado
Leninho
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 0



« Responder #10 : 25 de Novembro de 2020, as 19:08:04 »


Aqui está o esquema do Master 1.10, que consegui fazer com as fotos e a comparação com os outros desenhos. Pode haver alguma diferença de valores, ou na referência dos componentes.


 Smiley



Ótimo! Isso será de grande ajuda mesmo. Muito obrigado!
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #11 : 25 de Novembro de 2020, as 19:54:30 »

é o Marshall 8001/8010, eu fiz manutenção um tempo atrás em um desses, porém mudava somente os valores do potenciômetros do Tone Stack, durante a manutenção usei os valores que contavam do Marshall e atuou muito bem
« Última modificação: 25 de Novembro de 2020, as 19:57:40 por emanuelneto » Registrado
Leninho
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 0



« Responder #12 : 25 de Novembro de 2020, as 20:36:01 »

é o Marshall 8001/8010, eu fiz manutenção um tempo atrás em um desses, porém mudava somente os valores do potenciômetros do Tone Stack, durante a manutenção usei os valores que contavam do Marshall e atuou muito bem

No caso você usou as especificações do projeto original da Marshall nos potenciômetros, certo? Outra pergunta, sabe me dizer da qualidade do falante deste amplificador (Master Audio guitar 1.10)?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #13 : 25 de Novembro de 2020, as 20:43:57 »

O não funcionamento do controle de tonalidade costuma se dar por falha no potenciômetro de médios. Quando esse componente falha, principalmente a conexão com o aterramento, todos os  controles de tom ficam inoperantes. Pode haver algum outro problema também.

 Undecided
Registrado
Leninho
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 0



« Responder #14 : 26 de Novembro de 2020, as 14:54:05 »

Pessoal, realmente é como o colega disse acima, substitui o controle de médios e os outros controles voltaram a funcionar. Só que coloquei um potenciômetro de 50k (o original é de 20k) pela falta de outro aqui, creio que isto tenha alterado o timbre final, portanto vou encomendar um novo na especificação correta. Aproveitei também e substitui os LEDs do circuito de clipping por um diodo de germânio e um de silício em contra-fase.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal