Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 11:03:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sintetizador Modular  (Lida 20383 vezes)
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« : 21 de Dezembro de 2020, as 19:41:49 »

Olá amigos!
Recentemente montei um pequeno sintetizador modular (kit do Arthur Joly) e gostei da brincadeira.
Agora resolvi me arriscar em montar algo mais sofisticado. Basicamente, minha intenção é, aos poucos, montar os vários módulos de um bom modular.
À partir do pequeno curso que fiz na Reco Synth, cheguei nesse site: http://yusynth.net/index_en.php?&arg=4

Pretendo iniciar com o seguinte VCO, o qual já estou providenciando as placas (pretendo fazer três) e garimpando os componentes: http://yusynth.net/Modular/index_en.html

Minha ideia é montar um diário aqui, para quem se interessar em construir um e, também, para colocar eventuais dúvidas que possam surgir.
Para iniciar, verifiquei que precisarei de um osciloscópio para fazer as regulagens dos módulos. Como não sou profissional, estou pesquisando algumas alternativas mais em conta e cheguei nessas opções:

I)  https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1606466200-kit-osciloscopio-digital-kkmoon-24-tft-_JM (esse é só usar diretamente)
II) https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1279946519-osciloscopio-digital-de-2-canais-20-mhz-hantek-6022be-pc-usb-_JM#position=10&type=item&tracking_id=513394cf-f1e4-403e-b6da-049d8a25d805 (esse para usar com o computador)

Você acham que com um desses osciloscópios e um multímetro minipa ET-2042D, dou conta de fazer as medições necessárias para esse projeto de VCO?

Seguem as instruções de calibração do site mencionado acima:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Obrigado.

PS.: não sabia em qual seção do site colocar esse tópico (pois o foco dos tópicos são pedais e amplificadores). Sugestão: criar uma nova para projetos diversos de eletrônica de áudio.

Atualização 30/01/2021
Aqui está o circuito e um tutorial para casar transistores para os diferentes módulos do sintetizador: Casando transistores.pdf
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2021, as 01:01:34 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 21 de Dezembro de 2020, as 20:15:55 »

https://youtu.be/7IonDhAPvY0

Acho que é o mesmo do primeiro anúncio. No vídeo ele diz que não é muito preciso e nas instruções de calibração do sintetizador pede um bom osciloscópio. Eu não escolheria esse.  Tenta comprar um osciloscópio analógico usado.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #2 : 22 de Dezembro de 2020, as 00:42:09 »

https://youtu.be/7IonDhAPvY0

Acho que é o mesmo do primeiro anúncio. No vídeo ele diz que não é muito preciso e nas instruções de calibração do sintetizador pede um bom osciloscópio. Eu não escolheria esse.  Tenta comprar um osciloscópio analógico usado.

Realmente, estou olhando no mercado livre esses:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1086815137-osciloscopio-analogico-hp-3702b-detector-fase-diferencial-_JM#position=35&type=item&tracking_id=01cbed12-0089-4df9-8742-c8b9e826bcdc  (parece um trambolho que é capaz de derrubar minha bancada  Cheesy)

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1741188384-osciloscopio-analogico-kenwood-cs-4025-20-mhz-_JM#position=29&type=item&tracking_id=01cbed12-0089-4df9-8742-c8b9e826bcdc

Mas não entendo nada de marcas e qualidades do osciloscópio. A última vez que mexi em um já tem uns 18 anos.

O Hantek para computador parece que não tem escala para medida, é mais para uso didático. Nesse vídeo o rapaz diz que não encontro função para escala (a partir dos 8min): https://www.youtube.com/watch?v=6vcMmtmFjeg&ab_channel=FunElectronicsToday
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2020, as 00:48:00 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 22 de Dezembro de 2020, as 01:04:00 »

Se eu fosse escolher entre os dois analógicos anunciados, iria com o Kenwood. O dono parece cuidar bem dos aparelhos (pelo vídeo) e postou fotos com ele ligado mostrando sinais decentemente enquanto que no HP tem apenas um borrão. Assim, sem poder testar , aparentemente o Kenwood é mais negócio, além de ser mais novo e ser de boa marca.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #4 : 04 de Janeiro de 2021, as 20:22:41 »

Ainda estou escolhendo o osciloscópio, enquanto isso estou providenciando as placas. São três osciladores, um mixer, um LFO, um ADSR, um filtro moog, um filtro ARP. Depois farei um noise e um sequenciador.

Registrado

Guitar Craft
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #5 : 04 de Janeiro de 2021, as 22:39:08 »

Interessante ! Com que método fez essas placas ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #6 : 05 de Janeiro de 2021, as 01:12:20 »

Interessante ! Com que método fez essas placas ?

Eu apenas passei verniz nelas  Tongue. Um amigo fez para mim, ele usa uma impressora 3d adaptada: primeiro ele pinta a placa inteira com spray preto, depois a impressora com um módulo laser queima toda a área que será corroída, isso faz a tinta queimada soltar facilmente com o dedo ou água. Depois é só jogar no percloreto. É o método mais fácil que eu já vi para fazer placas de circuito, fiquei impressionado com a qualidade.
Registrado

Guitar Craft
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #7 : 05 de Janeiro de 2021, as 03:44:30 »


Eu apenas passei verniz nelas  Tongue. Um amigo fez para mim, ele usa uma impressora 3d adaptada: primeiro ele pinta a placa inteira com spray preto, depois a impressora com um módulo laser queima toda a área que será corroída, isso faz a tinta queimada soltar facilmente com o dedo ou água. Depois é só jogar no percloreto. É o método mais fácil que eu já vi para fazer placas de circuito, fiquei impressionado com a qualidade.

Eu quero isso!!! Cry
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #8 : 05 de Janeiro de 2021, as 04:34:24 »

Também fiquei impressionando com a qualidade ! Principalmente das trilhas finas, excelentes !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #9 : 05 de Janeiro de 2021, as 04:50:14 »

]

Eu apenas passei verniz nelas  Tongue. Um amigo fez para mim, ele usa uma impressora 3d adaptada: primeiro ele pinta a placa inteira com spray preto, depois a impressora com um módulo laser queima toda a área que será corroída, isso faz a tinta queimada soltar facilmente com o dedo ou água. Depois é só jogar no percloreto. É o método mais fácil que eu já vi para fazer placas de circuito, fiquei impressionado com a qualidade.
Muito interessante!!! É um produto comercial? Projeto?
Tem as especificações?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #10 : 05 de Janeiro de 2021, as 22:25:29 »

Meu sentimento é igual o dos colegas!  Cheesy Esse meu amigo que desenvolveu tudo. Ele fez a adaptação da impressora 3d para ir o módulo laser, podendo intercalar entre a impressora e esse esquema do laser. Desenvolveu também um plugin para o Inkscape para fazer a impressão com o laser. Fica um trabalho profissional. Ele se prontificou a me ensinar a fazer tudo isso, mas enquanto não passar a pandemia, não saio de casa  Embarrassed
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2021, as 22:30:03 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #11 : 05 de Janeiro de 2021, as 22:54:59 »

Meu sentimento é igual o dos colegas!  Cheesy Esse meu amigo que desenvolveu tudo. Ele fez a adaptação da impressora 3d para ir o módulo laser, podendo intercalar entre a impressora e esse esquema do laser. Desenvolveu também um plugin para o Inkscape para fazer a impressão com o laser. Fica um trabalho profissional. Ele se prontificou a me ensinar a fazer tudo isso, mas enquanto não passar a pandemia, não saio de casa  Embarrassed
Coloca ele no fórum!!!  Grin
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
basque
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 211

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 45



« Responder #12 : 06 de Janeiro de 2021, as 17:38:05 »

apoio trazer ele para o forum Grin
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #13 : 17 de Janeiro de 2021, as 21:10:46 »

Dando continuidade ao projeto, estou selecionando os transistores para usar nos osciladores. Para isso, é necessário o casamento dos transistores. Estou me baseando nesse site (fantástico): http://musicfromouterspace.com/index.php?MAINTAB=SYNTHDIY&PROJARG=TRANSISTORMATCHER/TRANSISTORMATCHER.html&VPW=1526&VPH=620

Meus desenhos ficaram assim:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Seguem fotos da montagem:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Estou obtendo apenas -6V no pino 1 do TL072, não consigo chegar nos -10V mencionados no site acima. Alguém teria alguma sugestão?

Obrigado.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2021, as 01:50:00 por xformer » Registrado

Guitar Craft
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 18 de Janeiro de 2021, as 01:52:28 »

O capacitor C12 está com a polaridade invertida. O positivo dele deve ser ligado ao terra.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal