Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 06:38:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sintetizador Modular  (Lida 20378 vezes)
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #15 : 18 de Janeiro de 2021, as 04:29:07 »

O capacitor C12 está com a polaridade invertida. O positivo dele deve ser ligado ao terra.

Realmente! Obrigado! Depois dessa vou num oftalmologista, já está ficando frequente essas trocas (erros que eu não cometia desde o meu início no handmades). C5 também estava invertido. Agora consegui os 10V.

Para o ajuste do segundo trimpot, se eu entendi bem, devo conectar o pino 3 do IC3 (TL071) ao terra e ajustar até obter 0V no pino 6 do mesmo circuito integrado: "The voltage at the emitter of the NPN device under test will be one Vbe drop below ground. This voltage is buffered by U3 TL071. We have added the offset null adjust pot R11 (cermet multi turn trimmer) to op-amp U3. To null out U3's offset voltage connect it's pin 3 to ground and adjust R11 until you have 0V at pin 6 of U3".

Será que eu entendi corretamente?
Registrado

Guitar Craft
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #16 : 18 de Janeiro de 2021, as 15:23:03 »

Faça o ajuste da tensão de offset de entrada. Mas nem sei se vai fazer muita diferença no funcionamento do circuito, já que a tensão de offset de entrada do TL071 é na casa de uma dezena de milivolts. Para um circuito que não é de instrumentação e essa medição depende da precisão do voltímetro, talvez seja preciosismo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #17 : 18 de Janeiro de 2021, as 22:28:16 »

Consegui fazer os ajustes e algumas medidas. Ou meus transistores estão bem ruins ou estou fazendo algo errado. Teoricamente meu multímetro deveria medir. Enfim, seguem algumas fotos das tentativas de medição:






Essa última é a medida mais comum, que dá em torno de meio Volt, que é bem longe do que é exigido para o projeto, ou seja, uma VBE de entorno de 2mV.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2021, as 08:10:17 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #18 : 18 de Janeiro de 2021, as 22:38:24 »

Estranha é essa exigência: VBE=2mv em um transístor bipolar de silício, equivale ao total desligamento desse componente.

 Smiley
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #19 : 18 de Janeiro de 2021, as 23:51:47 »

Estranha é essa exigência: VBE=2mv em um transístor bipolar de silício, equivale ao total desligamento desse componente.

 Smiley

Como meu nickname, acho que viajei  Cheesy Cheesy Cheesy

Creio que a diferença entre os VBE's tenha que ser de em torno de 2mV. Veja no link: http://musicfromouterspace.com/index.php?MAINTAB=SYNTHDIY&PROJARG=SOUNDLABMINIMARKII/page2.php&VPW=1526&VPH=620
Terei que achar um multímetro com maior precisão.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2021, as 00:32:37 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #20 : 19 de Janeiro de 2021, as 00:39:36 »


O link não retorna nada específico. Se der tempo eu dou uma olhada no circuito. Pra entender o que ele faz. Depois vejo se consigo dar alguma sugestão mais útil.
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #21 : 19 de Janeiro de 2021, as 12:48:44 »

Conversando com o Arthur Joly da RecoSynth, ele me deu uma dica interessante. Quando os transistores vem naquelas fitas, geralmente eles veem casados. Por isso, eu não estava encontrando diferenças entre os transistores que eu estava testando (meu multímetro chega a três casas depois da vírgula), ou seja, eles já estão casados. Agora partirei para a construção do primeiro módulo VCO.
Registrado

Guitar Craft
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #22 : 19 de Janeiro de 2021, as 13:25:22 »

É importante entender o que o seu testador faz e como funciona. Ele serve para verificar qual a tensão Vbe com uma corrente constante de coletor de 100 uA. Mas o que importa não é o valor real de Vbe em si, mas o valor relativo entre os transistores. Assim se o TL071 buffer tiver offset na entrada ou o multímetro tiver um erro na leitura, ambos serão aplicados a todos os transistores sob teste. Mas como o que importa é encontrar dois transistores que tenham o mesmo valor de Vbe (errado ou não), a preocupação maior é ter um multímetro que não tenha flutuação ou ruído na medida.
Outro cuidado a se ter, conforme descrito no procedimento, é manipular os transistores com uma pinça ou alicate. Se o objetivo é obter dois transistores que tenham Vbe com não mais de 2 mV de diferença, qualquer grau Celsius na temperatura do transistor já vai influir no Vbe.  Se você pegar o transistor com os dedos e eles fizerem o transistor esquentar em 3 graus, o Vbe já cai em aproximadamente 6 mV  (-2 mV por °C).
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2021, as 13:59:34 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #23 : 20 de Janeiro de 2021, as 02:34:45 »

Só queria comentar que a tentação de desenvolver um modular é tentadora  Evil Evil Evil. Assisto os vídeos do Arthur Joly e fico me perguntando: tá esperando o quê??

Minha ideia era clonar o minimoog, mas para isso precisava de tempo e dinheiro ( e não tenho nenhum dos dois neste momento... Grin), porém vou deixar aqui dois links que eu encontrei sobre projetos do minimoog.

Este tem uma discussão sobre o desenvolvimento do minimoog e os componentes a serem substitutos dos "moscas brancas" e obsoletos.

https://inaptlycrafted.blogspot.com/2016/06/minimoog-replica.html

Este outro tem as PCBs desenvolvidas prontinhas para transferir e corroer  Cool

http://www.crazy-patroche.com/2015/10/clonage-du-minimoog.html

No more!

 Undecided


Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #24 : 20 de Janeiro de 2021, as 19:09:25 »

Muito legal Tiago! Eu até pensei em tentar fazer um minimoog, mas depois de fazer o curso do Joly, achei legal fazer os módulos separados, pois te dá mais possibilidades sonoras - o minimoog já vem as ligações entre os módulos de uma forma padrão, limitando um pouco o que pode ser feito.

No modular que eu estou começando a construir, usarei os osciladores e um filtro Moog (que estão no site yusynth que coloquei no começo do tópico), além de um filtro da Arp. Nessa configuração, pode-se ir incluindo outros módulos - por exemplo, quero no futuro adicionar um ou dois sequenciadores. A desvantagem é que fica mais caro, pois terei que usar mais jacks j10 e plugues p10 para fazer as ligações.
Registrado

Guitar Craft
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #25 : 20 de Janeiro de 2021, as 21:54:37 »

Legal! Legal!

Eu queria fazer esse curso do Arthur Joly mas o preço ainda não está acessível.
Eu fiz o curso do Lisciel e recentemente  comprei o da WRKits (ambos para audio).
O do sinth vai ter que esperar um tempo ainda  Embarrassed

Eu acho esse filtro do moog fantástico e a questão de fazer modular é bem mais legal, principalmente se for um Jolymode III  Grin
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #26 : 25 de Janeiro de 2021, as 01:21:27 »

Consegui fazer os ajustes e algumas medidas. Ou meus transistores são estão bem ruins ou estou fazendo algo errado. Teoricamente meu multímetro deveria media.

Transistores chineses, correto ? Aposto que são "flango". Se forem mesmo, todo cuidado é pouco !
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2021, as 01:25:24 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #27 : 25 de Janeiro de 2021, as 20:26:37 »

Legal! Legal!

Eu queria fazer esse curso do Arthur Joly mas o preço ainda não está acessível.
Eu fiz o curso do Lisciel e recentemente  comprei o da WRKits (ambos para audio).
O do sinth vai ter que esperar um tempo ainda  Embarrassed

Eu acho esse filtro do moog fantástico e a questão de fazer modular é bem mais legal, principalmente se for um Jolymode III  Grin

O curso é legal, mas é bem básico. Para quem já tem experiência com eletrônica não agrega tanto - a vantagem é que ele organiza todo os conhecimentos sobre os módulos dos sintetizadores, apresenta links etc., além de virem os kits para o minimodular e o atari punk console. Eu esperava mais, tal como ensinar a calibrar os osciladores, os filtros etc., selecionar transistores etc... contudo, entendi como funciona o modular. Valeu pela dica dos cursos  Legal!

-----
Transistores chineses, correto ? Aposto que são "flango". Se forem mesmo, todo cuidado é pouco !

Devem ser chineses, mas creio que o erro era meu mesmo. Agora aprendi a usar o circuito de testagem e a dica do Arthur sobre eles virem casados quando estão naquela fita funcionou bem. Valeu

-----

Atualizando o andamento, terminei o primeiro oscilador. Agora preciso esperar o osciloscópio chegar para fazer a calibragem e ver se não há erros. Por sorte, tinha um capacitor styroflex perdido aqui justamente de 220pf, conforme se pede no projeto do yusynth. Estou também aguardando chegar os resistores tempco de 1k, que só achei em um site na Inglaterra:
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2021, as 20:48:50 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
btondin
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 14


« Responder #28 : 26 de Janeiro de 2021, as 03:45:24 »



Eu apenas passei verniz nelas  Tongue. Um amigo fez para mim, ele usa uma impressora 3d adaptada: primeiro ele pinta a placa inteira com spray preto, depois a impressora com um módulo laser queima toda a área que será corroída, isso faz a tinta queimada soltar facilmente com o dedo ou água. Depois é só jogar no percloreto. É o método mais fácil que eu já vi para fazer placas de circuito, fiquei impressionado com a qualidade.

Nossa. Sabe qual impressora e módulo laser ele usa? É uma zmorph? E a marca e tipo de tinta que ele usa. Queria ver se consigo fazer algo parecido. Obrigado!!!
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #29 : 26 de Janeiro de 2021, as 23:47:50 »

Nossa. Sabe qual impressora e módulo laser ele usa? É uma zmorph? E a marca e tipo de tinta que ele usa. Queria ver se consigo fazer algo parecido. Obrigado!!!

Não sei qual é o módulo, mas meu amigo disse que é dos mais baratos. A tinta é desses sprays para pintar metal dos mais baratos também. Ele está trabalhando em uma versão usando dois motores de impressora e acho que um Arduino, só para imprimir circuitos. Vou ver se faço um para mim, pois sai bem mais barato do que comprar uma impressora 3D e, se eu conseguir montar, farei um tutorial aqui no handmades.
Registrado

Guitar Craft
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal