Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 19:22:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 12   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Restauro de um Tremendão SL - O que fazer?  (Lida 50132 vezes)
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #105 : 23 de Março de 2021, as 06:21:32 »

Achei pra vender o Capacitor de 22uF/400V. Mas está longe dos 500V.

Pedro, esse capacitor é usado em partida de motores, não é polarizado, não serve pro teu amplificador.
Aqui mesmo no fórum tem vários tópicos sobre fontes dos amplificadores gianninis, dá uma lida que vai te "nortear".

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9515.0
Registrado

Grande abraço, Raphael!
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #106 : 23 de Março de 2021, as 07:30:55 »

Entendo que a voltagem é menor que a mínima para o circuito, mas não ser polarizado é um problema nesse caso?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #107 : 23 de Março de 2021, as 14:33:46 »

E o que é esse L (identificado como um lado de transformador) entre B1 e B2?

O "L" em eletrônica é a designação de indutância nas fórmulas e de indutor nos esquemas elétricos.  O "L" é usado em homenagem a Heinrich Lenz, um dos pioneiros no estudo do eletromagnetismo (lei de Lenz). Como a letra "I" já era utilizada para designar a intensidade de corrente elétrica, tiveram de usar outra letra.
Da mesma forma, nos esquemas elétricos, você vai encontrar a letra "Q" para designar transistores, já que a letra "T" é usada para transformadores. A letra "Q" é mais curiosa e não homenageia alguém, mas devido à forma de alguns dos primeiros transistores:

Olhando por baixo:


Se fizer citação desta mensagem, retire as imagens de dentro da citação.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #108 : 23 de Março de 2021, as 15:58:16 »

Aqui mesmo no fórum tem vários tópicos sobre fontes dos amplificadores gianninis, dá uma lida que vai te "nortear".

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9515.0

Pelo que entendi, eu teria que fazer uma placa nova para a fonte, certo?

Eu não vou aproveitar o que já tinha nele?
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #109 : 23 de Março de 2021, as 18:16:05 »


Pelo que entendi, eu teria que fazer uma placa nova para a fonte, certo?

Eu não vou aproveitar o que já tinha nele?
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Fazer outra placa? Porquê? À menos que você esteja disposto, ou tenha todo o tempo do mundo. Se preocupa fazer a junção de 2 diodos, aproveite as compras e arranje um pouco de tubo termo-retrátil para dar o acabamento nessa parte. Pelo que vi, a placa está em perfeitas condições de utilização.

Não acho que valha a pena por isso aqui:

 Smiley
« Última modificação: 23 de Março de 2021, as 18:25:54 por Matec » Registrado
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #110 : 23 de Março de 2021, as 18:29:36 »

aproveite as compras e arranje um pouco de tubo termo-retrátil para dar o acabamento nessa parte.

Como você sabe que as compras chegaram?  Huh?
Ah, e o seguro me pagou o valor do imposto de importação cobrado.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #111 : 23 de Março de 2021, as 18:42:14 »


Como você sabe que as compras chegaram?  Huh?
Ah, e o seguro me pagou o valor do imposto de importação cobrado.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Porque você já está com a febre das montagens eletrônicas! Cheesy Cheesy Cheesy
Todo dia deve estar chegando uma nova encomenda....

Belo pacote!  Tongue Tongue

Voltando à questão anterior... você tinha qual motivo pra fazer outra placa?
 Angry

Registrado
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #112 : 23 de Março de 2021, as 19:06:05 »


Porque você já está com a febre das montagens eletrônicas! Cheesy Cheesy Cheesy
Todo dia deve estar chegando uma nova encomenda....

Belo pacote!  Tongue Tongue

Voltando à questão anterior... você tinha qual motivo pra fazer outra placa?
 Angry


É, estou mesmo com essa febre...
O negócio tá tão sério que hoje eu peguei a embalagem de alumínio que veio o almoço e lavei para guardar. A mulher ficou perguntando pra quê eu queria aquilo. Só respondi "gaiola de Faraday".

Sobre a questão da placa, eu estava perdido, pois achei que seria melhor fazer uma nova com as modificações apresentadas no outro tópico, com ajuste individual de bias e sei lá mais o quê.

Sobre os capacitores que, no esquema, são de 22uF/500V, o que devo fazer? Achei esses eletrolíticos de 22uF/450V, serviriam?
« Última modificação: 23 de Março de 2021, as 19:19:55 por Pedro Augusto » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #113 : 23 de Março de 2021, as 19:26:05 »

Citar
Sobre a questão da placa, eu estava perdido, pois achei que seria melhor fazer uma nova com as modificações apresentadas no outro tópico, com ajuste individual de bias e sei lá mais o quê.

Acho uma opção útil, quando se tem válvulas com características muito diversas. Atualmente se compram válvulas casadas pra que isso não seja tão importante.
A opção de fazer bias individual é uma questão gosto pessoal, antes de ser de projeto. Mas pode ser um problema, se você tirar as válvulas por algum motivo , terá que marcar e recolocar no mesmo soquete, ou pode ter mais problemas do que sem esse recurso.

Citar
Sobre os capacitores que, no esquema, são de 22uF/500V, o que devo fazer? Achei esses eletrolíticos de 22uF/450V, serviriam?

A tensão no amplificador vai depender da tensão da rede. Se vai ser utilizado em redes de até 117v, a tensão da fonte ficará pouco abaixo dos 450v , no limite, mas utilizável. Redes de 127v (ou 134v em alguns casos) a tensão da fonte pode chegar nos 490v ou 500v aí pode ser problemático. Nesses casos a melhor opção é colocar 2 capacitores de 47uF/350v em série, com resistores de equalização de tensão, isso para cada capacitor de 22uF. Desse modo não haverá mais nenhum tipo de problema na área da fonte.

 Smiley




Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #114 : 23 de Março de 2021, as 19:52:39 »

Nesse caso sempre é aconselhável escolher a opção mais segura. Eu iria de 2 capacitores em série com resistores de 1M pra dividir a tensão.
« Última modificação: 23 de Março de 2021, as 20:29:45 por xformer » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #115 : 23 de Março de 2021, as 20:30:20 »

Capacitor de 22uF x 500V vai ser dificil, qualquer capacitor eletrolítico de 500V é dificil. Mas podes usar dois de 47uF x 350V ou mais em série e colocar resistores em paralelo com eles exatamente como no primeiro banco de capacitores da alta tensão deste esquema que tu postou na ultima mensagem.
Pois é, estão dizendo o que o Raphael disse na página anterior. Eu só não tinha entendido como faria.
Desculpa aí, Raphael, não só não havia ficado seguro de que tinha entendido, mas eu achei que poderia encontrar outra solução sem usar capacitores em série (na minha leiguice, achei que seria um "ajuste técnico" utilizável caso não achasse os capacitores corretos).
Depois vou te aperrear no whastapp.  Cheesy

A tensão no amplificador vai depender da tensão da rede. Se vai ser utilizado em redes de até 117v, a tensão da fonte ficará pouco abaixo dos 450v , no limite, mas utilizável. Redes de 127v (ou 134v em alguns casos) a tensão da fonte pode chegar nos 490v ou 500v aí pode ser problemático. Nesses casos a melhor opção é colocar 2 capacitores de 47uF/350v em série, com resistores de equalização de tensão, isso para cada capacitor de 22uF. Desse modo não haverá mais nenhum tipo de problema na área da fonte.

Esse amplificador, provavelmente, será ligado em 220V, apesar de haver tomadas com 110V (acredito que a tensão seja mesmo 110V, já que a energia passa por um transformador/estabilizador para toda a sala do estúdio).

Em relação ao controle de Bias, ou o uso de par casado, não sei qual é o estado das válvulas que estão nele, mas acho que o dono tem um par casado de 6L6GC que comprou de reserva para um Mesa Triple Rectifier.
Mas o controle seria apenas nelas?
Caso não sejam casadas, como ficaria o ajuste?
Vou precisar de osciloscópio pra ajustar isso?

Nesse caso sempre é aconselhável escolher a opção mais segura. Eu iria de 2 capacitores em série com resistores de 1m pra dividir a tensão.

Eu preciso saber calcular a potência dissipada pelo resistor nesse ponto ou há alguma indicação que serve para todos os casos? Eu tenho resistores de 1M-2W, servem?
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #116 : 23 de Março de 2021, as 21:15:58 »

De 1/8w para cima  Smiley
Aplicando a lei de Ohm você sabe a corrente, e multiplicando pela voltagem você sabe a potência.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #117 : 23 de Março de 2021, as 21:17:51 »

Citar
Esse amplificador, provavelmente, será ligado em 220V, apesar de haver tomadas com 110V (acredito que a tensão seja mesmo 110V, já que a energia passa por um transformador/estabilizador para toda a sala do estúdio).

No nosso país, nada garante que uma tomada 220v terá 220v, assim como não se tem garantias sobre 115 ou 127v, por isso é uma boa medida fazer esse procedimento de colocar capacitores em série.

Citar
Em relação ao controle de Bias, ou o uso de par casado, não sei qual é o estado das válvulas que estão nele, mas acho que o dono tem um par casado de 6L6GC que comprou de reserva para um Mesa Triple Rectifier.



Válvulas desgastadas tem a função de fazer o amplificador funcionar até serem trocadas... Não tem garantia que não vão queimar logo, ou seja, são pouco confiáveis. Fazer um controle só pra usar coisa não muito boa é uma solução bem paliativa.

Citar
Mas o controle seria apenas nelas?

(Às vezes me pergunto o quanto você realmente entende o que está sendo dito aqui.... Roll Eyes  .)

Sim o bias atua só nas válvulas de saída.

Citar
Caso não sejam casadas, como ficaria o ajuste?
Vou precisar de osciloscópio pra ajustar isso?

O procedimento de ajuste é feito com um cálculo simples, e um multímetro.

Citar
Eu preciso saber calcular a potência dissipada pelo resistor nesse ponto ou há alguma indicação que serve para todos os casos? Eu tenho resistores de 1M-2W, servem?

Precisa. V²/R.  Mas para valores altos de resistência, essa dissipação é baixa, muito menor que 1w . Sobre o valor dos resistores, eu acho que 220k é um valor mais eficaz.

 Smiley




Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #118 : 23 de Março de 2021, as 21:30:26 »

Aqui mesmo no fórum tem vários tópicos sobre fontes dos amplificadores gianninis, dá uma lida que vai te "nortear".

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9515.0
Pelo que entendi, eu teria que fazer uma placa nova para a fonte, certo?

Aproveita a tua placa sim, te passei esse tópico pois tem inúmeras informações sobre as fontes e como usar os capacitores em série com os resistores de equalização.
Eu usaria, para cada capacitor de 22uFx500V dois de 47uFx350 em série, junto com 2 resistores de 470K. Usa resistores da potência que quiseres, eu usaria 2W somente para não ter "mosquitos" sobre a placa, já que 1W pra menos são bem pequenos.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #119 : 23 de Março de 2021, as 21:32:27 »

Já eu usaria pequenos escondidos embaixo dos capacitores, soldados diretamente neles hehehe
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 12   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal