Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 05:21:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Restauração Tremendão T3  (Lida 42572 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #15 : 03 de Fevereiro de 2021, as 15:17:38 »

Você diz fazer um trançado mais justinho, mais "apertado", certo?

Isto ! Ajuda a minimizar ruídos
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #16 : 20 de Fevereiro de 2021, as 21:46:41 »

Após um pequeno hiato, fiz a troca dos capacitores Tropical Fish. Abaixo, algumas observações:
-O canal 1 aumentou o volume. Distorce um pouco após 12h, mas já está bem "utilizável"
-O canal 2, ao ligar, estava com bom volume, mas após uns 5 minutos foi sumindo e ficando bem baixinho. Reverb funcionou muito bem, com bastante profundidade, deu para testar enquanto tinha bom volume. Vibrato continua não funcionando (acionei com um plug fechando o circuito).

Se não tiver osciloscópio utilize um gerador no sentido inverso, colocando á partir da grade da válvula V4, onde o sinal do reverb já é audivel, indo em seguida pras grades de V2 e V1. Não esqueça que não tem controle de volume nessa área. Não coloque um sinal forte aí!

Após isso, resolvi fazer o teste com o injetor de sinais. Abaixo, algumas considerações:

V1 pino 2 = sinal volume baixo, estável
V1 pino 7 = sinal volume muito baixo, estável

V2 pino 2 = sinal volume baixo, estável
V2 pino 7 = sinal volume baixo, estável

V4 pino 2 = sinal volume muito alto (lâmpada série acende forte)
V4 pino 7 = sinal volume alto, estável

Tudo indica que o problema pode estar na parte do vibrato. Onde vocês acreditam que eu possa tentar verificar? Existe mais algum ponto a se testar com o injetor de sinais?
Só ficaram sem trocar 4 stiroflex e um cerâmico...  Huh?
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2021, as 22:20:21 por silvioalvim » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #17 : 20 de Fevereiro de 2021, as 23:56:30 »

Citar
Após um pequeno hiato, fiz a troca dos capacitores Tropical Fish. Abaixo, algumas observações:
-O canal 1 aumentou o volume. Distorce um pouco após 12h, mas já está bem "utilizável"
-O canal 2, ao ligar, estava com bom volume, mas após uns 5 minutos foi sumindo e ficando bem baixinho. Reverb funcionou muito bem, com bastante profundidade, deu para testar enquanto tinha bom volume. Vibrato continua não funcionando (acionei com um plug fechando o circuito).

O problema do volume no canal 2 pode ser problema no contato do soquete, ou problema da própria válvula, no caso V2. Também pode ser algum componente com solda fria. Vá revisando até chegar no ponto onde tudo funcione. É trabalhoso? Sim!

 Sad
Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #18 : 21 de Fevereiro de 2021, as 01:57:29 »

Quando terminei de fazer a substituição da V2 percebi um "caquinho" de solda que poderia estar fechando contato entre os pinos da válvula. Removi esse intruso e, como já tinha trocado a válvula, fiz o teste. Melhorou o canal 2. Ele segue com menos volume em comparação com o canal 1, mas pelo menos está se mantendo, não está mais baixando após alguns minutos, como antes. Agora pode ser que a parte do vibrato esteja afetando isso também, certo? Como posso proceder para testar o conjunto neon/ldr? Obviamente vou ter que desenrolar o casulo para ver se ele está acendendo/oscilando. Se não estiver, como devo testar? Quero dizer, para saber se é o próprio componente que está danificado ou se não está chegando nele a tensão adequada para funcionamento.

Citar
Vá revisando até chegar no ponto onde tudo funcione. É trabalhoso? Sim! Sad
I'm gonna try with a little help from my friends  Guitarrista

Citar
V4 pino 2 = sinal volume muito alto (lâmpada série acende forte)
Isso não seria indício de algo errado?
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2021, as 02:00:02 por silvioalvim » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #19 : 21 de Fevereiro de 2021, as 03:41:34 »

Citar
Quando terminei de fazer a substituição da V2 percebi um "caquinho" de solda que poderia estar fechando contato entre os pinos da válvula. Removi esse intruso e, como já tinha trocado a válvula, fiz o teste. Melhorou o canal 2. Ele segue com menos volume em comparação com o canal 1, mas pelo menos está se mantendo, não está mais baixando após alguns minutos, como antes. Agora pode ser que a parte do vibrato esteja afetando isso também, certo?

Não desse modo, o som ficaria oscilando. Mas se o LDR estiver sob luz contínua, diminui o volume sim.

Citar
Como posso proceder para testar o conjunto neon/ldr? Obviamente vou ter que desenrolar o casulo para ver se ele está acendendo/oscilando. Se não estiver, como devo testar? Quero dizer, para saber se é o próprio componente que está danificado ou se não está chegando nele a tensão adequada para funcionamento.

Sim faça isso com cuidado. E não precisa desenrolar todo, basta ver se o Neon pisca.

Citar
Citar
V4 pino 2 = sinal volume muito alto (lâmpada série acende forte)
Isso não seria indício de algo errado?


Ao contrário, significa que está passando bem o sinal por ali.

 Guitarrista Guitarrista Guitarrista
Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #20 : 21 de Fevereiro de 2021, as 06:05:21 »

Citar
Não desse modo, o som ficaria oscilando. Mas se o LDR estiver sob luz contínua, diminui o volume sim.

O casulo está bem isoladinho, não acredito que ele esteja exposto de nenhuma forma.
Começo a suspeitar de V5. Há algo que possa verificar nela com o injetor de sinais? Acho que ali nem tem mais função de pré-amplificação...

Citar
Sim faça isso com cuidado. E não precisa desenrolar todo, basta ver se o Neon pisca.

Se não estiver piscando, posso medir a tensão que alimenta ele? Qual valor devo esperar? Lembro de ter lido em algum lugar que esses neons precisam de no mínimo 50V para acender, mas posso estar confundindo.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #21 : 21 de Fevereiro de 2021, as 06:25:32 »


Começo a suspeitar de V5. Há algo que possa verificar nela com o injetor de sinais? Acho que ali nem tem mais função de pré-amplificação...

Você pode testar V5, mas não diretamente no pino de entrada, e sim, com o teste antes do capacitor de 1nF que vai ligado nesse pino.


Citar
Se não estiver piscando, posso medir a tensão que alimenta ele? Qual valor devo esperar? Lembro de ter lido em algum lugar que esses neons precisam de no mínimo 50V para acender, mas posso estar confundindo.

Vai dar uma tensão alta, provavelmente de 100 a 200v. O problema não costuma ser no triodo que está ligado ao Neon, e sim no outro, que é o oscilador do tremulo.
 Smiley
Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #22 : 21 de Fevereiro de 2021, as 18:03:50 »

Citar
V1 pino 2 = sinal volume baixo, estável
V1 pino 7 = sinal volume muito baixo, estável

V2 pino 2 = sinal volume baixo, estável
V2 pino 7 = sinal volume baixo, estável

V4 pino 2 = sinal volume muito alto (lâmpada série acende forte)
V4 pino 7 = sinal volume alto, estável

Apenas para garantir que eu consegui compreender essa parte:
Baseado no exposto acima, é correto afirmar que o T3 tem 6 estágios de pré-amplificação, na seguinte sequência:V1-7, V1-2, V2-7, V2-2, V4-7, V4-2.
Confere?
Caso positivo, V5 seria utilizada apenas para o vibrato?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #23 : 21 de Fevereiro de 2021, as 20:21:41 »

Sim. V5 é o vibrato. V1 canal normal, V2 canal reverb. V3 driver do reverb. V4, metade amplificador do retorno do reverb, e outra metade mixer do sinal normal com o sinal reverb,  e V6 a inversora LTPI.

 Smiley
Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #24 : 22 de Fevereiro de 2021, as 02:35:11 »

Neon piscando, respeitando o controle de velocidade. Na intensidade eu não vi diferença, mas não sei se ele atua no neon ou no LDR (não deu para entender muito bem pelo desenho do esquema, tem um pontilhado, etc). Troquei a V5 por outra 12ax7 que tinha aqui. Dei uma boa revisada por cima e por baixo da placa, até o momento não encontrei nenhuma solda problemática. Agora não sei o que pode estar acontecendo...
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2021, as 02:37:57 por silvioalvim » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #25 : 22 de Fevereiro de 2021, as 02:47:42 »

Diga como você está executando os testes. Não sei qual é a fonte de sinal que está utilizando, e como está escutando ou vendo o resultado.

Se o oscilador está fazendo o Neon piscar, então o circuito não tem problemas. No entanto se o sinal não está variando pode ser problema no potenciômetro de intensidade, ou problemas no LDR ou nas imediações, soldas, ou resistores rompidos.

 Smiley
Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #26 : 22 de Fevereiro de 2021, as 03:08:01 »

Diga como você está executando os testes. Não sei qual é a fonte de sinal que está utilizando, e como está escutando ou vendo o resultado.
Antes testei injetando sinal nas grades de V4, V1 e V2, com um circuito da maletinha "Padre Reus" (multivibrador astável com 2 NPN). Como parecia tudo bem, como exposto nas mensagens anteriores e estava usando a lampada-série, fiz esses últimos testes já com a guitarra mesmo plugada. O efeito não está funcionando. Ao ligar o jack o neon pisca, responde ao controle de velocidade (intensidade não sei dizer) mas não há mudança no som.

Citar
Se o oscilador está fazendo o Neon piscar, então o circuito não tem problemas. No entanto se o sinal não está variando pode ser problema no potenciômetro de intensidade, ou problemas no LDR ou nas imediações, soldas, ou resistores rompidos.
Acabei de testar o potenciômetro de intensidade: totalmente fechado 9,9k ; totalmente aberto zero ohm - parece tudo certo com ele
Tem como testar o LDR ou só mesmo substituindo?
Tenho um LDR 5mm aqui, só não sei se é compatível (foto abaixo)
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2021, as 03:24:06 por silvioalvim » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #27 : 22 de Fevereiro de 2021, as 03:28:51 »

Lembre-se que o trêmulo só atua no canal do Reverb.

LDR é um resistor que varia a resistência conforme a luz incide sobre ele. Normalmente no escuro tem uma resistência muito alta, talvez uns 100k, com luz a resistencia pode ficar bem mais baixa, talvez 5k . Meça com o ohmímetro.

 Smiley
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #28 : 22 de Fevereiro de 2021, as 03:58:23 »

É só prender os terminais do LDR nas pontas de prova do multímetro em modo ohmímetro e ver se a resistência medida muda só com a sombra da mão sobre o LDR ou se colocar uma lâmpada em cima do LDR.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #29 : 22 de Fevereiro de 2021, as 04:08:16 »

Lembre-se que o trêmulo só atua no canal do Reverb.
Ciente, é nele mesmo que estou testando!

Citar
LDR é um resistor que varia a resistência conforme a luz incide sobre ele. Normalmente no escuro tem uma resistência muito alta, talvez uns 100k, com luz a resistencia pode ficar bem mais baixa, talvez 5k . Meça com o ohmímetro.
O LDR do circuito oscila entre 17k (exposto à luz) até a 36k(tampado com o dedo) ou 43k (fita isolante)
Ou seja, parece que está funcionando normalmente.  Cry


-----
É só prender os terminais do LDR nas pontas de prova do multímetro em modo ohmímetro e ver se a resistência medida muda só com a sombra da mão sobre o LDR ou se colocar uma lâmpada em cima do LDR.
Isso, fiz dessa forma mesmo!
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal