Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 08:10:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Restauração Tremendão T3  (Lida 42520 vezes)
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« : 01 de Fevereiro de 2021, as 05:21:31 »

Já que está rolando tópicos de restauração, vou acrescentar mais um. Há algum tempo, peguei um Tremendão T3 em uma troca. Ele estava funcionando muito mal, cheio de ruídos, volume baixo. Deixei encostados por uns 3 anos e agora resolvi encarar a luta. Fiz a troca de todos os eletrolíticos, troquei os de poliester de 400V (coloquei com maior isolação, 630V), não mexi nos Tropical Fish porque estão com boa aparência, sem rachaduras ou desgastes. Tive que trocar as chaves de brilho pois estavam quebradas, aproveitei e troquei o capacitor que vai nelas. Eliminei a chave de fase, com o auxílio luxuoso do amigo (permita-me essa liberdade) Matec, aqui do fórum. Liguei hoje primeiro com a lâmpada série, e como não acusou curto, liguei direto e com a guitarra. Para minha decepção, só o canal 1 saiu som. Não está excelente, distorce um pouco depois de 12h, e não tem também tanto volume, mas está razoável, dado que eu não sei nada sobre o tempo de uso das válvulas dele. O Canal 2 nem estala, nada, nada, nenhum ruído ao plugar a guitarra nele, só um zumbido quando aumenta o knob do reverb (provavelmente o transformador foi para o brejo, testei agora e não há continuidade no primário)... Já saí medindo continuidade nos fios que saem dos soquetes das válvulas e não encontrei nada de errado ainda. Sei que é muito difícil dessa forma, de longe, mas no entanto, dado a experiência dos colegas, gostaria de saber se alguém pode me dar alguma dica por onde começar, para ver se consigo trazê-lo de volta à vida plena.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 01 de Fevereiro de 2021, as 05:42:52 »

Disso tudo, eu não deixaria de trocar os tropical fish. É certo que apesar de precisos, a resistência mecânica deles é sofrível, já que está tendo esse trabalho, faça ele completo.

O Canal 2 nem estala, nada, nada, nenhum ruído ao plugar a guitarra nele, só um zumbido quando aumenta o knob do reverb (provavelmente o transformador foi para o brejo, testei agora e não há continuidade no primário)... Já saí medindo continuidade nos fios que saem dos soquetes das válvulas e não encontrei nada de errado ainda. Sei que é muito difícil dessa forma, de longe, mas no entanto, dado a experiência dos colegas, gostaria de saber se alguém pode me dar alguma dica por onde começar, para ver se consigo trazê-lo de volta à vida plena.


Não dá pra falar nada sobre o transformador do reverb sem testar diretamente o próprio transformador. Pode estar funcionando, mas outro coisa pode estar errada.
  Grin
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2021, as 05:46:59 por Matec » Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #2 : 01 de Fevereiro de 2021, as 14:49:39 »

Após realizar medição no transformador do reverb, peguei essas medidas:
-Primário: 1832 ohms
-Secundário: 1,2 ohms
Pelo jeito, parece que ele ainda está em ordem - menos um problema.

Mas ainda estou com o canal 2 sem nenhum som  Cry
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #3 : 01 de Fevereiro de 2021, as 18:37:29 »


Mas ainda estou com o canal 2 sem nenhum som  Cry

Olá. Você vai ter que seguir o sinal desde a entrada com um osciloscópio e um gerador de sinal. Coloque a ponta do osciloscópio após o capacitor de acoplamento para não ter que lidar com a tensão DC da placa das válvulas. Após o capacitor as tensões DC costumam ser de 0v. Isso no pré-amplificador.

Se não tiver osciloscópio utilize um gerador no sentido inverso, colocando á partir da grade da válvula V4, onde o sinal do reverb já é audivel, indo em seguida pras grades de V2 e V1.
Não esqueça que não tem controle de volume nessa área. Não coloque um sinal forte aí!

Testes com o maior cuidado, lâmpada em série e carga de falante! Toma na Cabeça

 Smiley
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2021, as 18:41:02 por Matec » Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #4 : 01 de Fevereiro de 2021, as 19:18:06 »

Quando eu não tinha osciloscópio, usava um "seguidor de sinais" feito com um pequeno amplificador, na ponta dele eu acho que tinha um capacitor de acoplamento de 630V para evitar tensão DC. Não é um método eficaz pois não conseguimos analisar o sinal, distorções e etc, só dar para saber se no "ponto X" tem som ou não  Roll Eyes
Registrado
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #5 : 01 de Fevereiro de 2021, as 19:19:39 »

Olá Matec

Estava abrindo algumas pastas bem antigas armazenadas no meu computador e encontrei um arquivo pdf com circuitos da Giannina, não sei se é o mesmo Giannini mas tem vários diagramas como Tremendão, Super Tremendao, Valiante, Bulldog, Duovox, Thor, Thunder Sound, etc...   
Dá uma olhada e me diz se são circuitos originais Giannini.

https://www.dropbox.com/s/8sv780i15hppi8t/giannina.pdf?dl=0

Obrigado
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #6 : 01 de Fevereiro de 2021, as 20:24:01 »

Olá Matec

Estava abrindo algumas pastas bem antigas armazenadas no meu computador e encontrei um arquivo pdf com circuitos da Giannina, não sei se é o mesmo Giannini mas tem vários diagramas como Tremendão, Super Tremendao, Valiante, Bulldog, Duovox, Thor, Thunder Sound, etc...  
Dá uma olhada e me diz se são circuitos originais Giannini.

https://www.dropbox.com/s/8sv780i15hppi8t/giannina.pdf?dl=0

Obrigado


Olá JB.Santos. Esses esquematicos sao mesmo dos Gianninis, e que foi parar em algum pais da Europa Oriental, onde se transformou em Giannina... Batendo Cabeça

Esses esquemas apesar de originais, tinham vários erros grotescos, além de não ter esquemas de vários amplificadores. Tenho uma compilação desses esquemas , já corrigidos.
Aqui está o link: https://www.4shared.com/rar/WBZEqm9Kei/Esquemas_Giannini_By_Matec.html

 Smiley
Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #7 : 02 de Fevereiro de 2021, as 01:51:27 »

Verificando novamente as ligações das válvulas, percebi uma solda mal feita em um dos capacitores de acomplamento. Após refazê-la, começou a sair som no canal 2! Começou um volume razoável, mas depois ficou bem mais baixo que o canal 1. Ainda muito trabalho pela frente e, infelizmente, por enquanto sem osciloscópio.
Liguei  o reverb no tanque do meu outro Tremendão e o que suspeitávamos foi confirmado: o transformador do reverb ainda funciona, o efeito apareceu. Mas sumia (cortava o som geral) após 14h no knob. Ou seja, tinha um reverb mais leve, ao aprofundar, sumia tudo. Vibrato não funcionou.
O canal 1 está soando bem mais alto agora, e distorcendo menos.
Mediante o exposto acima, é provável que um simples injetor de sinais já não me ajude muito, porque como diz um colega acima, ele não diz nada sobre a qualidade do áudio, apenas se há sinal. O que acham?
Para completar, no tira-e-põe de válvulas consegui quebrar uma 12AT7  Cry
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2021, as 14:14:58 por silvioalvim » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #8 : 02 de Fevereiro de 2021, as 17:14:35 »

Citar
Verificando novamente as ligações das válvulas, percebi uma solda mal feita em um dos capacitores de acomplamento. Após refazê-la, começou a sair som no canal 2!

Isso é o que mais acontece, outros defeitos devem ter causas parecidas.

Citar
Mas sumia (cortava o som geral) após 14h no knob.

Aí já é outro problema.

Citar
Vibrato não funcionou.

O vibrato só liga com a presença do Footswitch, ou conectando diretamente os terminais do jack do Foot.

Citar
Mediante o exposto acima, é provável que um simples injetor de sinais já não me ajude muito, porque como diz um colega acima, ele não diz nada sobre a qualidade do áudio, apenas se há sinal. O que acham?

O injetor de sinais é uma ferramenta. Ferramentas sempre são úteis, à menos que você nunca mais vá querer mexer com eletrônica... Toma na Cabeça

Resta agora você postar boas fotos de sua reforma. Sempre teremos boas dicas pra dar depois de ver como está o circuito.

 Smiley

Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #9 : 02 de Fevereiro de 2021, as 20:25:19 »


O vibrato só liga com a presença do Footswitch, ou conectando diretamente os terminais do jack do Foot.

Sim, eu fiz isso e não obtive nenhuma mudança. De fato, não está funcionando mesmo

Citar
O injetor de sinais é uma ferramenta. Ferramentas sempre são úteis, à menos que você nunca mais vá querer mexer com eletrônica... Toma na Cabeça

Pois é, mas pelo jeito ele não vai me dar nenhuma dica sobre a qualidade do sinal em si...mas, vamos tentar com ele. Devo usá-lo só nas grades das válvulas? Ou tem alguns outros pontos importantes?

Citar
Resta agora você postar boas fotos de sua reforma. Sempre teremos boas dicas pra dar depois de ver como está o circuito.

E a vergonha, que não me deixa?   Huh? Huh? Huh?  Tudo bem, vou mandar algumas mais tarde  Cheesy

« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2021, as 21:25:55 por silvioalvim » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #10 : 03 de Fevereiro de 2021, as 00:10:13 »


Citar
O vibrato só liga com a presença do Footswitch, ou conectando diretamente os terminais do jack do Foot.

Sim, eu fiz isso e não obtive nenhuma mudança. De fato, não está funcionando mesmo

Mais um circuito onde possivelmente haja algum erro. Sempre que você mexe num circuito, você acaba responsável por ele não funcionar.....

Citar
Citar
O injetor de sinais é uma ferramenta. Ferramentas sempre são úteis, à menos que você nunca mais vá querer mexer com eletrônica... Toma na Cabeça

Pois é, mas pelo jeito ele não vai me dar nenhuma dica sobre a qualidade do sinal em si...mas, vamos tentar com ele. Devo usá-lo só nas grades das válvulas? Ou tem alguns outros pontos importantes?

Se você faz essa pergunta é porque não está familiarizado com os circuitos, então É SÓ MESMO NA GRADE DOS TRIODOS DO PRÉ! E não é recomendável colocar na grade das 6L6GC, pelo menos aí no seu Tremendão.

Citar
Citar
Resta agora você postar boas fotos de sua reforma. Sempre teremos boas dicas pra dar depois de ver como está o circuito.

E a vergonha, que não me deixa?   Huh? Huh? Huh?  Tudo bem, vou mandar algumas mais tarde  Cheesy


Não vamos julgar se está bonito ou feio, só se está certo ou errado. (se bem que montagens organizadas podem ter menos erros.... mas nem sempre)
Existem problemas que saltam aos olhos, bem rápido. As fotos são fundamentais.
Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #11 : 03 de Fevereiro de 2021, as 01:39:01 »

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #12 : 03 de Fevereiro de 2021, as 02:09:05 »

Como já disse antes , esses lindos "Peixinhos Tropicais" ainda vão dar dor de cabeça.... Cheesy
Inclusive podem ser o motivo do Trêmulo não funcionar... Roll Eyes
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #13 : 03 de Fevereiro de 2021, as 02:43:22 »

Já vi coisas bem mais desorganizadas por ai... e de fábrica ! Agora se uma coisa dá pra melhorar já de cara é o trançado dos fios dos filamentos das válvulas
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #14 : 03 de Fevereiro de 2021, as 02:48:43 »

Já vi coisas bem mais desorganizadas por ai... e de fábrica ! Agora se uma coisa dá pra melhorar já de cara é o trançado dos fios dos filamentos das válvulas
Esse trançado aí, inclusive, parece ser o original de fábrica  Cheesy
Você diz fazer um trançado mais justinho, mais "apertado", certo?
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.059 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal