Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 08:38:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Restauração Tremendão T3  (Lida 42521 vezes)
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #60 : 25 de Fevereiro de 2021, as 22:20:41 »

O problema é que todo quarteto de 6L6GC que estou vendo está muito mais caro que isso.
Acabei de ver um anúncio sobre 63PS.
Clique aqui
O preço está bom, mas não encontrei um datasheet ou informação confiável sobre a tensão que ela suporta na placa.
EDITANDO: Achei aqui mesmo no fórum um tópico dizendo que o máximo dessa é 400V também. Ou seja, não vai dar. Embora que tenha site gringo com relatos de pessoas usando na faixa ela com tensões de 430V há vários anos sem problema.

Caramba, gastei o que não podia para comprar essas válvulas e agora não vai resolver...
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2021, as 23:08:14 por silvioalvim » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #61 : 26 de Fevereiro de 2021, as 00:00:30 »

Entre essa 6P3S e a 5881 eu iria sem dúvida na 5881. Essas P3S já me deram toda dor de cabeça que poderiam dar. Pra mim essas só servem pra amplis de 30w ou menos. Tenho um monte delas aqui. A maioria queimada... Embarrassed Embarrassed
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #62 : 26 de Fevereiro de 2021, as 00:38:05 »

O problema é que todo quarteto de 6L6GC que estou vendo está muito mais caro que isso.
Acabei de ver um anúncio sobre 63PS.
Clique aqui
O preço está bom, mas não encontrei um datasheet ou informação confiável sobre a tensão que ela suporta na placa.
EDITANDO: Achei aqui mesmo no fórum um tópico dizendo que o máximo dessa é 400V também. Ou seja, não vai dar. Embora que tenha site gringo com relatos de pessoas usando na faixa ela com tensões de 430V há vários anos sem problema.

Caramba, gastei o que não podia para comprar essas válvulas e agora não vai resolver...

Vai resolver sim!
Me manda uma MP que eu te coloco em contato com o Thomaz.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #63 : 26 de Fevereiro de 2021, as 19:24:46 »

Entre essa 6P3S e a 5881 eu iria sem dúvida na 5881. Essas P3S já me deram toda dor de cabeça que poderiam dar. Pra mim essas só servem pra amplis de 30w ou menos. Tenho um monte delas aqui. A maioria queimada... Embarrassed Embarrassed

Humm.... bom saber! E quanto à 6N2P, que o povo especula seu uso no lugar da 12AX7? Tem um tópico aqui no fórum com um usuário experiente dizendo que são barulhentas, mas será que esse "barulho" não seria até tolerável em amplificador de guitarra? Alguém mais tem alguma experiência a respeito?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #64 : 26 de Fevereiro de 2021, as 19:36:48 »

Humm.... bom saber! E quanto à 6N2P, que o povo especula seu uso no lugar da 12AX7? Tem um tópico aqui no fórum com um usuário experiente dizendo que são barulhentas, mas será que esse "barulho" não seria até tolerável em amplificador de guitarra? Alguém mais tem alguma experiência a respeito?
Elas valem o teste. São baratas e muita gente as usa com sucesso.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2021, as 19:39:11 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #65 : 26 de Fevereiro de 2021, as 19:44:16 »

Humm.... bom saber! E quanto à 6N2P, que o povo especula seu uso no lugar da 12AX7? Tem um tópico aqui no fórum com um usuário experiente dizendo que são barulhentas, mas será que esse "barulho" não seria até tolerável em amplificador de guitarra? Alguém mais tem alguma experiência a respeito?
Você teria que mudar o circuito dos filamentos. E essas válvulas cabem no soquete, mas não são iguais às 12ax7,
Os ruídos são ruídos mesmo, o que atrapalha o uso normal. Se depois de tudo que já passou e gastou, você quer economizar num item básico como esse, é melhor parar tudo e mudar de hobby.

 Roll Eyes
Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #66 : 26 de Fevereiro de 2021, as 19:58:12 »

Elas valem o teste. São baratas e muita gente as usa com sucesso.
Bacana. São possibilidades, talvez até com aqueles adaptadores no soquete, para não ter que fazer mudanças nos fios dos filamentos por dentro. A pensar.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #67 : 26 de Fevereiro de 2021, as 20:01:23 »

Bacana. São possibilidades, talvez até com aqueles adaptadores no soquete, para não ter que fazer mudanças nos fios dos filamentos por dentro. A pensar.
As modificações são pequenas.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #68 : 26 de Fevereiro de 2021, as 20:12:42 »

Você teria que mudar o circuito dos filamentos.
Ciente.

E essas válvulas cabem no soquete, mas não são iguais às 12ax7,
Os ruídos são ruídos mesmo, o que atrapalha o uso normal.
Então não devem servir. Deve variar muito, de lote para lote, fabricante para fabricante. O colega acima relatou sucesso em alguns casos, mas imagino que deva ser uma loteria mesmo.

Se depois de tudo que já passou e gastou, você quer economizar num item básico como esse, é melhor parar tudo e mudar de hobby.
 Roll Eyes
Por que uma afirmação assim, tão enfática? Acho que, justamente por ser um hobby, esse tipo de tentativa e experimento poderia ter lugar de forma mais tranquila. Se fosse uma cirurgia cardíaca, definitivamente não.
Ademais, meu hobby principal é tocar guitarra. Me enveredei nessa de valvulados por absoluta falta de mão-de-obra minimamente qualificada num raio de 200km. Não me arrependo, estou aprendendo bastante e é tudo bem legal, mas não é o foco principal. Considerando que são 2 Tremendões, um Duovox e um Marshall, tem uma pá de 12AX7 aí para manter, sempre vale pensar a respeito, sobretudo com a carestia atual dos tubos por efeito da cotação do dólar.
Mas não tenha dúvida, se eu estivesse a 1h da sua oficina, seria seu cliente  Cheesy
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2021, as 20:17:10 por silvioalvim » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #69 : 26 de Fevereiro de 2021, as 20:32:44 »

Você teria que mudar o circuito dos filamentos.
Ciente.

E essas válvulas cabem no soquete, mas não são iguais às 12ax7,
Os ruídos são ruídos mesmo, o que atrapalha o uso normal.
Então não devem servir. Deve variar muito, de lote para lote, fabricante para fabricante. O colega acima relatou sucesso em alguns casos, mas imagino que deva ser uma loteria mesmo.

Se depois de tudo que já passou e gastou, você quer economizar num item básico como esse, é melhor parar tudo e mudar de hobby.
 Roll Eyes
Por que uma afirmação assim, tão enfática? Acho que, justamente por ser um hobby, esse tipo de tentativa e experimento poderia ter lugar de forma mais tranquila. Se fosse uma cirurgia cardíaca, definitivamente não.
Ademais, meu hobby principal é tocar guitarra. Me enveredei nessa de valvulados por absoluta falta de mão-de-obra minimamente qualificada num raio de 200km. Não me arrependo, estou aprendendo bastante e é tudo bem legal, mas não é o foco principal. Considerando que são 2 Tremendões, um Duovox e um Marshall, tem uma pá de 12AX7 aí para manter, sempre vale pensar a respeito, sobretudo com a carestia atual dos tubos por efeito da cotação do dólar.
Mas não tenha dúvida, se eu estivesse a 1h da sua oficina, seria seu cliente  Cheesy

Vai ver por que eu sou teimoso, e tenho a mania de querer indicar o melhor para quem me pergunta, e NÃO SIMPLESMENTE O QUE A PESSOA QUER OUVIR. Quando alguém me pregunta, me sinto no dever de indicar a solução mais correta á longo prazo. Sei que todos que tem as 6n2p, querem voltar pras 12ax7. Muita gente vai dizer outras coisas pra você, isso está cheio na internet. Em geral são pessoas que não se comprometem ou que não tem nenhuma experiência no assunto. Falam por falar.
No entanto, o amplificador é seu, você pode fazer o que quiser. Nessa hora, pra mim tanto faz...

 Angry
Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #70 : 26 de Fevereiro de 2021, as 20:54:45 »

Vai ver por que eu sou teimoso, e tenho a mania de querer indicar o melhor para quem me pergunta, e NÃO SIMPLESMENTE O QUE A PESSOA QUER OUVIR. Quando alguém me pregunta, me sinto no dever de indicar a solução mais correta á longo prazo. Sei que todos que tem as 6n2p, querem voltar pras 12ax7. Muita gente vai dizer outras coisas pra você, isso está cheio na internet. Em geral são pessoas que não se comprometem ou que não tem nenhuma experiência no assunto. Falam por falar.
No entanto, o amplificador é seu, você pode fazer o que quiser. Nessa hora, pra mim tanto faz...

Viu? Por essas e outras que eu seria seu cliente  Grin

Citar
Angry
Ei! Você prometeu que não ficaria bravo comigo Cry

Brincadeiras à parte, entendo perfeitamente o que você quis dizer. Vocês têm um padrão de excelência e, obviamente, não vão abrir mão disso. Era mais para saber se é possível mesmo se utilizar ela sem perder qualidade sonora. As mudanças da alimentação/filamento são simples, se ela não fosse a bomba que você disse, talvez valesse a pena. Mas já que compromete a qualidade do som, combinamos assim: vamos fugir delas!
E é aquela história... enquanto eu não consigo comprar 12AX7 em valores compatíveis com o meu orçamento (acho que isso vai demorar...), posso utilizar as que já tenho aqui nos outros amplificadores.

É tentador o preço dessas válvulas, mas como diz o ditado "hay que pãodurescer, pero sin perder el sonido de calidad jamás"
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #71 : 26 de Fevereiro de 2021, as 21:15:22 »

O pior é que além de ter que mudar um pouco a fiação dos soquetes, e ter mais ruídos, ela ainda tem ganho menor que as 12ax7. Então se você já reclama que o amplificador está com volume mais baixo, iria ficar mais baixo ainda....

 Bufando Batendo Cabeça Toma na Cabeça

 Cheesy Cheesy
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #72 : 13 de Março de 2021, as 22:10:47 »

Humm.... bom saber! E quanto à 6N2P, que o povo especula seu uso no lugar da 12AX7? Tem um tópico aqui no fórum com um usuário experiente dizendo que são barulhentas, mas será que esse "barulho" não seria até tolerável em amplificador de guitarra? Alguém mais tem alguma experiência a respeito?
Você teria que mudar o circuito dos filamentos. E essas válvulas cabem no soquete, mas não são iguais às 12ax7,
Os ruídos são ruídos mesmo, o que atrapalha o uso normal. Se depois de tudo que já passou e gastou, você quer economizar num item básico como esse, é melhor parar tudo e mudar de hobby.

 Roll Eyes


-----
Você teria que mudar o circuito dos filamentos.
Ciente.

E essas válvulas cabem no soquete, mas não são iguais às 12ax7,
Os ruídos são ruídos mesmo, o que atrapalha o uso normal.
Então não devem servir. Deve variar muito, de lote para lote, fabricante para fabricante. O colega acima relatou sucesso em alguns casos, mas imagino que deva ser uma loteria mesmo.

Se depois de tudo que já passou e gastou, você quer economizar num item básico como esse, é melhor parar tudo e mudar de hobby.
 Roll Eyes
Por que uma afirmação assim, tão enfática? Acho que, justamente por ser um hobby, esse tipo de tentativa e experimento poderia ter lugar de forma mais tranquila. Se fosse uma cirurgia cardíaca, definitivamente não.
Ademais, meu hobby principal é tocar guitarra. Me enveredei nessa de valvulados por absoluta falta de mão-de-obra minimamente qualificada num raio de 200km. Não me arrependo, estou aprendendo bastante e é tudo bem legal, mas não é o foco principal. Considerando que são 2 Tremendões, um Duovox e um Marshall, tem uma pá de 12AX7 aí para manter, sempre vale pensar a respeito, sobretudo com a carestia atual dos tubos por efeito da cotação do dólar.
Mas não tenha dúvida, se eu estivesse a 1h da sua oficina, seria seu cliente  Cheesy

Vai ver por que eu sou teimoso, e tenho a mania de querer indicar o melhor para quem me pergunta, e NÃO SIMPLESMENTE O QUE A PESSOA QUER OUVIR. Quando alguém me pregunta, me sinto no dever de indicar a solução mais correta á longo prazo. Sei que todos que tem as 6n2p, querem voltar pras 12ax7. Muita gente vai dizer outras coisas pra você, isso está cheio na internet. Em geral são pessoas que não se comprometem ou que não tem nenhuma experiência no assunto. Falam por falar.
No entanto, o amplificador é seu, você pode fazer o que quiser. Nessa hora, pra mim tanto faz...

 Angry

Boa tarde Matec!

Vou dar meus 2 centavos aqui...

Eu uso ambas as válvulas, tenho várias 12ax7 de várias marcas, nos e tudo mais. Nunca comprei uma valvula "nos", mas comprei algumas caixas de válvulas de eletrônicas que estavam renovando estoque nos anos 90/2000...
Tenho usado com certa frequência, faz uns 3 anos a 6N2P-EV. Falando por mim e apenas pela minha própria experiência com elas, eu não senti diferença de ruido ou PERDA de qualidade entre as 12ax7 e as russas. Tem sim alguma pequena diferença audivel, nem pior nem melhor, mas isso também tem entre válvulas "iguais" (ex: 12ax7 de diferentes fabricantes). Sobre os "possiveis ruidos", eu tomo um certo cuidado com a fiação, aterro o pino 9 e nunca tive problemas, pode ser que EU tenha tido SORTE, mas acho que é sorte demais.
Quanto a durabilidade, isso eu não posso falar, pois como já falei antes, faz uns 3 anos que uso, então é pouco tempo.



-----
O pior é que além de ter que mudar um pouco a fiação dos soquetes, e ter mais ruídos, ela ainda tem ganho menor que as 12ax7. Então se você já reclama que o amplificador está com volume mais baixo, iria ficar mais baixo ainda....

 Bufando Batendo Cabeça Toma na Cabeça

 Cheesy Cheesy

Bom, realmente a 6n2p parece ter um ganho menor que uma 12ax7. Porém a 6n2p-ev tem o ganho compativel com a 12ax7. Isso é uma coisa certeira, tanto é que a sovtek fabrica a 6n2p e 6n2p-ev com a pinagem da 12ax7 e chama essas válvulas de 12ax7WA e 12ax7WB.

https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=867&t=Valvula-6N2P-EV-Reflector-6H2Pi-EB

https://en.m.wikipedia.org/wiki/6N2P

Ao longo de algumas pesquisas (leituras) que fiz, pude chegar a algumas conclusões (teóricas):

-Além da pinagem diferente da 12ax7, deve-se levar em conta que ela consome mais ou menos 50mA a mais nos filamentos;

-A existência de uma blindagem conectada ao pino 9, se aterrado, deixa a valvula mais "estável" e menos suscetivel a ruidos;

-As válvulas de balaio, que não são testadas antes pelo vendedor, podem ter uma diferença significativa, entre unidades e entre os próprios triodos (principalmente na 6n2p, na versão ev, a diferença entre os dois triodos é muito menor, menor até que nas 12ax7).


No próprio datasheet dessas válvulas, já está escrito em alguns parâmetros, como mu ou consumo dos filamentos algo do tipo: +-10% ou +-15%. Então isso pode explicar as diferenças acima citadas. O fato é que muitas das válvulas que usamos apresenta essas diferenças, e os valores dos datasheets são uma média.

Me prolonguei um pouco na resposta, mas se procurarmos mais, tem mais coisas pra achar, possivelmente o Matec está certo e eu só procurei qualidades  .

De toda forma, meu uso dessas válvulas está relatado acima, faltou dizer que não usei elas em amplificadores e pré amplificadores "de audio normais (estéreo, para reproduzir musicas)", usei para amplificadores de instrumentos, então, muito do que é dito, como diferenças entre triodos na mesma válvula, provavelmente não fará muita diferença.

Matec, se eu tivesse que escrever uma única palavra aqui pra ti, seria: Obrigado.
Tenho uma admiração muito grande pelo teu trabalho e pela tua facilidade de espalhar conhecimento. Fiz esse contra-ponto com a minha pouca experiência com as 6n2p as tuas mensagens com a intenção de aprender, e não para contrariar  Smiley
« Última modificação: 13 de Março de 2021, as 23:08:42 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #73 : 13 de Março de 2021, as 22:43:52 »

Valeu muito pelas informações Raphael, não sabia dessa das WA e WB... Tenho duas aqui e nunca imaginaria
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #74 : 13 de Março de 2021, as 22:51:28 »

Bom, realmente a 6n2p parece ter um ganho menor que uma 12ax7. Porém a 6n2p-ev tem o ganho compativel com a 12ax7. Isso é uma coisa certeira, tanto é que a sovtek fabrica a 6n2p e 6n2p-ev com a pinagem da 12ax7 e chama essas válvulas de 12ax7WA e 12ax7WB.

https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=867&t=Valvula-6N2P-EV-Reflector-6H2Pi-EB

https://en.m.wikipedia.org/wiki/6N2P

Opa, bom saber dessas coisas, sempre aprendo demais aqui. Obrigado, Raphael! (sumiu o link de dar obrigado no fórum  Roll Eyes)
Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.064 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal