Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 06:33:40


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pré-amplificador para violão Crate  (Lida 9036 vezes)
Rafael F.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 21

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 0



« : 06 de Fevereiro de 2021, as 18:21:05 »

Olá a todos Handmakers.
Com base em minhas dúvidas no tópico Modificação Giannini V15 e também pensando em postar os futuros resultados dessa empreitada, decidi abrir este tópico sobre o pré-amplificador Crate CA125

Já algum tempo estive "caçando" um esquema de pré-amplificador para violão para compor uma caixa que estou desenvolvendo para apresentações estilo Voz & Violão. Naturalmente procurava um circuito de qualidade. E pra ser sincero tenho muito pouca experiência com amplificadores para violão. Além de algumas caixas multiuso o máximo que consegui tocar foi o combo da Giannini, o V15 e outro que não lembro o nome. Desses, o que mais agradou meus ouvidos foi o V15.
Pensei em usar a seção do pré do Giannini V15 que inclusive encontrei no post do amigo diegoviglioni no tópico que ele criou: Modificação Giannini V15. Obrigado Diego.
Muito rapidamente vi que não era o que procurava, pois embora quando toquei nele o som me agradou na hora ainda faltavam os recursos que pretendia ter em minha caixa, como por exemplo os controles para eliminar o feedback.

Minha vontade é uma pegada estilo Boss Singer Live. No mínimo algo que se aproxime.

Parti para outros circuitos. Procurei uma meia dúzia até me deparar com o amplificador Crate CA125. Assisti vários vídeos, o som realmente agradou bastante. Comentários de quem tocou nele, só positivos.
Baixei o esquema e é relativamente simples a etapa de pré. Tem todos os controles que desejo numa caixa. "De brinde" tem até o circuito da entrada de microfone balanceado de alta e baixa impedância. Diante disso, até então acredito ter batido o martelo.

Sem mais, seguem os links da documentação:

Diagrama esquemático: https://drive.google.com/file/d/11aklpgzsDuUXZFcDgW_gVMVB7ZCfHO1D/view?usp=sharing
Manual do usuário: https://drive.google.com/file/d/1WhoRYmRmEzzAjdM6B-QIhx8yGGTaX85p/view?usp=sharing

Tenho umas poucas dúvidas relacionadas a esse esquema e gostaria de pedir a ajuda dos amigos.

1 - Na entrada do canal do instrumento (J1) e na entrada do microfone de alta impedância (J8), no GND dos jacks tem uma rede RC (R1/C1 e R84/C48 respectivamente). Para que servem essas redes e o que é o GNDLUG?
2- Na entrada do microfone de alta impedância (J8) e na entrada auxiliar (J9) tem capacitores os C104 e C105 ligados a algo que não consegui identificar. Um "retangulozinho". Alguém poderia me ajudar a entender o que seria essa conexão?
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2021, as 00:46:53 por Rafael F. » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 06 de Fevereiro de 2021, as 18:51:37 »

GNDLUG = ground lug    ou terminal do aterramento no chassi.

O capacitor e o resistor apenas fazem a ligação elétrica entre o terra do circuito e o terra do chassi.



https://www.newark.com/pt-BR/abbatron-hh-smith/1416-6/terminal-mechanical-lug-6-solder/dp/97B2861


Se fizer citação desta mensagem, retire a imagem de dentro da citação.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2021, as 19:00:29 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #2 : 06 de Fevereiro de 2021, as 19:03:24 »

Citar
1 - Na entrada do canal do instrumento (J1) e na entrada do microfone de alta impedância (J8), no GND dos jacks tem uma rede RC (R1/C1 e R84/C48 respectivamente).

Os componentes R1/C1 e R84/C48 são arranjos pra minimizar os efeitos de loop de terra (ground loop) e evitar que apareçam ruídos por conta disso.


Citar
2- Na entrada do microfone de alta impedância (J8) e na entrada auxiliar (J9) tem capacitores os C104 e C105 ligados a algo que não consegui identificar. Um "retangulozinho". Alguém poderia me ajudar a entender o que seria essa conexão?

Também não sei o que é. Pode ser alguma particularidade do jack de entrada. Alguns tem um anel metálico que basicamente está flutuante em relação ao erra do circuito. Mas não tenho certeza se é esse o caso.

 Huh?

Registrado
Rafael F.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 21

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 0



« Responder #3 : 06 de Fevereiro de 2021, as 19:09:32 »

GNDLUG = ground lug    ou terminal do aterramento no chassi.
O capacitor e o resistor apenas fazem a ligação elétrica entre o terra do circuito e o terra do chassi.

Seria por exemplo, cada placa ter esse terminal com seu capacitor/resistor e serem ligados ao chassi estilo um aterramento estrela?

Os componentes R1/C1 e R84/C48 são arranjos pra minimizar os efeitos de loop de terra (ground loop) e evitar que apareçam ruídos por conta disso.

Entendi!

Pode ser alguma particularidade do jack de entrada. Alguns tem um anel metálico que basicamente está flutuante em relação ao erra do circuito.

Também pensei ser alguma característica do jack visto o desenho ser próximo a ele. Esse "anel metálico" que você citou tem uma conexão só dele? Teria algum nome para procurar a imagem?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #4 : 06 de Fevereiro de 2021, as 19:14:55 »

Citar
Também pensei ser alguma característica do jack visto o desenho ser próximo a ele. Esse "anel metálico" que você citou tem uma conexão só dele? Teria algum nome para procurar a imagem?

Eu só dei um palpite, tenho jacks com esse anel, mas nenhum com conexão exclusiva para ele. No entanto seria um benefício nulo. Não contribui para o desempenho do circuito.

 Roll Eyes
Registrado
Rafael F.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 21

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 0



« Responder #5 : 06 de Fevereiro de 2021, as 19:34:24 »

No entanto seria um benefício nulo. Não contribui para o desempenho do circuito.

Estava vendo alguns vídeos sobre amplificadores Hi-Fi e eles falam sobre isolar o jack de entrada do chassi como medida para evitar o loop de terra. Pensei também em ser algo relacionado a isso. Veja esse vídeo por exemplo: https://youtu.be/Ou8CWO4ildI?t=1102
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2021, as 19:45:43 por Rafael F. » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 06 de Fevereiro de 2021, as 20:10:31 »

Seria por exemplo, cada placa ter esse terminal com seu capacitor/resistor e serem ligados ao chassi estilo um aterramento estrela?

Eu não sei se você vai desenhar e montar várias placas ou colocar tudo numa só, em todo caso eu acho melhor haver um terra comum e direto entre as placas do circuito e fazer apenas uma ligação do terra do circuito ao chassi através do resistor e capacitor.

O terminal da outra mensagem geralmente é usado para soldar fio e ligar ao chassi, através de um parafuso e terminal. Mas a ligação vinda do resistor e capacitor pode ser feita com aqueles terminais olhal (circular) e prendê-lo ao mesmo parafuso.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2021, as 20:21:04 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Rafael F.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 21

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 0



« Responder #7 : 06 de Fevereiro de 2021, as 21:13:57 »

Eu não sei se você vai desenhar e montar várias placas ou colocar tudo numa só, em todo caso eu acho melhor haver um terra comum e direto entre as placas do circuito e fazer apenas uma ligação do terra do circuito ao chassi através do resistor e capacitor.

Vou desenhar placas separadas por seção (alimentação / pré-amplificadores / Etapa de potência).

Minha ideia:

Cada circuito terá o seu aterramento em estrela na própria placa. O desenho da placa será pensado de tal forma que os terras de todos os componentes da placa fluam para um ponto. Decidi fazer assim ao invés de fazer uma malha de terra pois acho mais confiável. Nesse ponto do terra estrela sairá um fio até a placa de alimentação. O terras de todas as placas fluirão a esse mesmo ponto na fonte, formando assim um outro estrela.
Inclusive o chassi também será aterrado nesse ponto.

-----
Pode ser alguma particularidade do jack de entrada. Alguns tem um anel metálico que basicamente está flutuante em relação ao erra do circuito. Mas não tenho certeza se é esse o caso.

Encontrei! https://www.ebay.com/c/1671243349

Nesse anel metálico é conectado esse capacitor. Acredito que dá pra eliminar isso sem problemas. O que acham?
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2021, as 20:48:26 por Rafael F. » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #8 : 07 de Fevereiro de 2021, as 23:04:58 »

Citar
Nesse anel metálico é conectado esse capacitor. Acredito que dá pra eliminar isso sem problemas. O que acham?

Até hoje nunca usei nenhum aparelho com isso. Logo EU não vou sentir falta....

 Cheesy
Registrado
Rafael F.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 21

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 0



« Responder #9 : 11 de Fevereiro de 2021, as 00:56:55 »

https://drive.google.com/file/d/1zU8YYIuyDVBhTbtWyRF_faFgRAQh-cai/view?usp=drivesdk

Esse esquema é do Crate CA30D.
Digamos que seja uma versão mais "simplificada" do esquema anterior. Mas segue o mesmo espírito.

Na etapa de potência, na saída do TDA2050, tem um circuito com isolador óptico, no qual o resistor variável vai paralelo à entrada.
É como se, de acordo com o nível de saída ele compensasse alguma coisa na entrada. (Não sei se é isso.)

Alguém poderia explicar pra que serve esse circuito?
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2021, as 01:00:17 por Rafael F. » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #10 : 11 de Fevereiro de 2021, as 01:11:55 »

Citar
Na etapa de potência, na saída do TDA2050, tem um circuito com isolador óptico, no qual o resistor variável vai paralelo à entrada.
É como se, de acordo com o nível de saída ele compensasse alguma coisa na entrada. (Não sei se é isso.)

É um limitador de potência. Á partir de certa potência, o sinal da saída faz com que o led acenda. Fazendo isso o fotoresistor vai diminuir a resistência e fazer com que o sinal da entrada do amplificador de potência se reduza. Desse modo, á partir de um ponto, o volume não vai aumentar mais.

 
Registrado
Rafael F.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 21

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 0



« Responder #11 : 11 de Fevereiro de 2021, as 01:55:13 »

Muito legal! Isso de uma certa forma limita o THD?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #12 : 11 de Fevereiro de 2021, as 02:57:19 »

Muito legal! Isso de uma certa forma limita o THD?
Muito pelo contrário, insere distorção no amplificador de saída.

Roll Eyes
Registrado
Rafael F.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 21

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 0



« Responder #13 : 11 de Fevereiro de 2021, as 03:37:25 »

Muito pelo contrário, insere distorção no amplificador de saída.

Não entendi a serventia então.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #14 : 11 de Fevereiro de 2021, as 03:46:47 »

Não entendi a serventia então.

Ué, se tem alto THD não serve? THD é um número, e serve bem pra quem se importa com ele.
No caso ali esse circuito vai mexer com a dinâmica do som do instrumento. Vai introduzir uma distorção mais suave, que não incomoda os ouvidos, diferente de uma clipagem de amplificador com alto ganho, cuja distorção é horrorosa.

 Toma na Cabeça
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal