Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 02:13:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com pré-amp JCM800 LND150  (Lida 20769 vezes)
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« : 09 de Março de 2021, as 15:53:37 »

Bom dia pessoal, já faz um bom tempo que não participo do fórum, deixei de lado o mundo Handmade por problemas pessoais, dentre outras coisas, e agora estou voltando (não tem como ficar longe)!

Pois bem, consegui alguns mosfets LND150, sim o famoso, e resolvi testar uma "loucura", simplesmente montar o pré-amplificador do Marshall JCM800, substituindo as válvulas
diretamente por eles, já havia testado o pré do Fender Twin, que usa apenas uma válvula, e funcionou perfeitamente, mas com o JCM não.

No começo funcionou, mas muita oscilação, som rachando, diminuia o volume, etc... desliguei e deixei de lado, hoje, ao ligar, não saia nenhum som, e o resistor de cátodo, que fica no último estágio que dá saída para o tone stack, esquenta bastante, o resistor tem o valor de 100k.

Tentei descobrir o defeito mas não consegui, por isso peço a ajuda de vocês!

Segue o esquema básico:
https://dc607.4shared.com/img/jRQiHITbea/s24/1781702c200/jcmlnd?async&rand=0.05475300554117091

ATUALIZAÇÃO 11/03/2021 ÁUDIO DO CIRCUITO EM FUNCIONAMENTO!

O circuito funciona muito bem sim, desde que os drenos do primeiro e segundo estágio, estejam regulados com a metade da voltagem da fonte...
o resistor de cátodo abaixo de 150k esquenta bastante, portanto, usei um resistor de 220k 2w.

Áudio do circuito em funcionamento, entendam que montei na protoboard, ou seja, algumas oscilações e mal contatos, são comuns...

https://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=4hpQWHtB

Link do Youtube para quem não tem conta no 4shared.

https://youtu.be/TC6f4hRCSqI
« Última modificação: 11 de Março de 2021, as 21:28:35 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 09 de Março de 2021, as 16:12:29 »

Olá Mallermb!

É possível que os mosfets não tenham suportado, ou a dissipação, ou a corrente, ou algum transiente .
Qual a tensão que esse pré estava trabalhando?
As polarizações dos transistores ficou correta?
Existe a possibilidade de algum componente estar defeituoso também....


 Smiley
« Última modificação: 09 de Março de 2021, as 16:30:45 por Matec » Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #2 : 09 de Março de 2021, as 16:17:47 »

Só uma observação: acho que vocês inverteram as letras "ND". Não seria LND150 ?  Cheesy
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #3 : 09 de Março de 2021, as 16:19:03 »

É possível que os LDN não tenham suportado, ou a dissipação, ou a corrente, ou algum transiente .
Qual a tensão que esse pré estava trabalhando?
As polarizações dos transistores ficou correta?
Existe a possibilidade de algum componente estar defeituoso também....

Bom dia Matec!
Testei os LND e estão bons, nenhuma alteração!
330v nos dois primeiros estágios e 320v nos dois últimos estágios!
A polarização?  seria igual fazemos nos pedais com os trimpots nos drenos?
Pode ser algum componente defeituoso sim, mas estou testando e nada...

-----
Só uma observação: acho que vocês inverteram as letras "ND". Não seria LND150 ?  Cheesy

Verdade, vou corrigir, obrigado!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #4 : 09 de Março de 2021, as 16:29:48 »

Primeiro meça a tensão nos drenos, exceto o que está na configuração "seguidor de fonte". Caso não esteja na metade (ou pouco mais), da tensão +B, faça o ajuste no resistor de "cátodo".
 Smiley
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #5 : 09 de Março de 2021, as 16:33:40 »

Primeiro meça a tensão nos drenos, exceto o que está na configuração "seguidor de fonte". Caso não esteja na metade (ou pouco mais), da tensão +B, faça o ajuste no resistor de "cátodo".
Obrigado Matec, vou testar isso!

-----
Primeiro meça a tensão nos drenos, exceto o que está na configuração "seguidor de fonte". Caso não esteja na metade (ou pouco mais), da tensão +B, faça o ajuste no resistor de "cátodo".
 Smiley




Tensoes

A fonte fornece 327v antes dos resistores de 100k dos dois últimos estágios.

A fonte fornece 320v antes dos dois resistores de 100k dos dois primeiros estágios.

Tensões medidas

Dreno 1 = 261v
Dreno 2 = 281v
Dreno 3 = 232v
Dreno 4 (sem resistor de 100k, direto no dreno) = 327v

Resistor de cátodo de 100k aquecia, coloquei um de 10k, aqueceu ainda mais, coloquei um de 470k e melhorou, está levemente morno, as tensões medidas acima são resultado do resistor de 470k.

Terei que aumentar esse valor ainda mais, não é Matec?  bem acima de 470K

-----
Bom, por curiosidade aumentei ainda mais o valor do resistor de cátodo, que era originalmente de 100k, passei para 470k e agora está com 570k, com esse valor o resistor está gelado, não aquece, e as tensões nos drenos não mudaram.

-----
Liguei para testar e saiu som, só que sai baixo, está com aquela distorção Marshall, quase perfeito, mas baixo!
« Última modificação: 09 de Março de 2021, as 18:05:23 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #6 : 09 de Março de 2021, as 18:23:58 »

As tensões deveriam estar entre 160 e 200v

Em Q4, meça apenas a tensão no source (fonte). E Jamais coloque um resistor de 10k no lugar de 100k... Toma na Cabeça

 Smiley

Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #7 : 09 de Março de 2021, as 18:44:20 »

As tensões deveriam estar entre 160 e 200v

Em Q4, meça apenas a tensão no source (fonte). E Jamais coloque um resistor de 10k no lugar de 100k... Toma na Cabeça

 Smiley



Source de Q4 = 257v



-----
Troquei o Q4 por um novo e a tensão no source caiu para 186v.

-----
Última atualização de hoje Matec!

O som baixo foi causado pelo fio do jack de output que estava com mau contato (estou testando na protoboard), foi só descobrir o problema e o som saiu bem alto!
As tensões de ânodo continuam altas Matec, a única forma de baixar estas tensões é alterar os valores dos resistores de placa, meu último teste foi com resistores de 220k, mesmo assim ficaram altas, acredito que algo entre 270k e 330k farão a tensão cair pela metade...

Enfim, por hoje chega, tenho que trabalhar daqui a pouco também, fiquei desde cedo em cima disso e a maior parte do tempo era um fio com mau contato...
« Última modificação: 09 de Março de 2021, as 20:04:04 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #8 : 10 de Março de 2021, as 00:38:36 »

Que ótimo que saiu som! Estou curioso acerca dele  Roll Eyes Posta alguma coisa pra gente matar a curiosidade e quem sabe eu não faça um pedido na Farnell
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #9 : 10 de Março de 2021, as 02:01:42 »

Que ótimo que saiu som! Estou curioso acerca dele  Roll Eyes Posta alguma coisa pra gente matar a curiosidade e quem sabe eu não faça um pedido na Farnell

O som está saindo, dá para tocar, mas está um tanto oscilante e meio "rachoso", provavelmente devido a polarização dos mosfets, meu conhecimento não é lá estas coisas, amanhã de manhã mexo no circuito mais um pouco (com a pandemia e família em casa, trabalhando de home office), fica mais complicado aumentar o som...

Compre os LND150 sim, existe uma forma de tudo funcionar bem, um russo postou os arquivos completos ao qual ele fez um pré do jcm800, porém o circuito dele é super completo, com polarizações, tensão negativa e tudo o mais, som lindo, o que estou tentando fazer é simplesmente usar o transistor no lugar da válvula de forma direta, sem adicionar tantos componentes como no circuito do russo!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #10 : 10 de Março de 2021, as 02:09:24 »

...o que estou tentando fazer é simplesmente usar o transistor no lugar da válvula de forma direta, sem adicionar tantos componentes como no circuito do russo!
Eu cheguei a comprar 5 deles, mas pra variar nunca usei (um dia o farei). Mas eu lembro na época, do que pesquisei o melhor resultado não era usando direto como substituto.
A AMT também usa (ou usava - to tão por fora) deles nos pedais valvulados...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #11 : 10 de Março de 2021, as 02:29:03 »

Eu cheguei a comprar 5 deles, mas pra variar nunca usei (um dia o farei). Mas eu lembro na época, do que pesquisei o melhor resultado não era usando direto como substituto.
A AMT também usa (ou usava - to tão por fora) deles nos pedais valvulados...

Para um pré do Fender Twin, que usa apenas uma válvula, ele funcionou muito bem de forma direta, já no jcm800 é outra história.
Na pior das hipóteses, dá para usar em um circuito fx-loop, ou coisas do tipo!

-----
Atualização!

Consegui um som bem melhor hoje!

As tensões ficaram da seguinte forma:

primeiro estágio: 176v com resistor de ânodo de 300k
segundo estágio: 190v com resistor de ânodo de 450k
terceiro estágio: 122v com resistor de ânodo de 250k
quarto estágio: 335v  com resistor de CÁTODO de 220k (qualquer valor abaixo de 150k aquece).

Imagem do esquema completo com as voltagens:

https://dc544.4shared.com/img/NxMsMd9siq/s24/1781c221920/matshalllnd150?async&rand=0.9448872281980207

-----
Preciso chegar nas seguintes voltagens:

163v
163v
167v

Primeiro, segundo e terceiro estágio...

Se assemelha muito com a forma que regulamos os drenos em pedais de efeito!

-----
Última atualização  10/03/2021

DEU CERTO!!!

A tensão nos dois primeiros estágios, tem que ser exatamente a metade da tensão que está vindo da fonte!

O som saiu lindo, para quem curte AC/DC ou Accept, foi quase isso que consegui!
Ainda precisa de ajustes claro, ainda sinto um timbre meio fuzzy bem lá no fundo, mas pode ser por causa da protoboard, fios espalhados, etc...

Os resistores de ânodo ficaram com os seguintes valores até agora:

fet 1 - 310k
fet 2 - 562k
fet 3 - 172k
fet 4 - resistor de CÁTODO com 220k

Assim que der gravo o vídeo mostrando o som!
Ainda estou em dúvidas em relação ao resistor de cátodo do último estágio e o resistor de ânodo do terceiro estágio!
Mas funciona pessoal, vale o tempo!
« Última modificação: 10 de Março de 2021, as 19:09:20 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #12 : 11 de Março de 2021, as 15:31:01 »

Áudio do circuito em funcionamento no primeiro tópico!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #13 : 11 de Março de 2021, as 16:23:09 »

Uma pena estar no 4shared, esse serviço de hospedagem é uma b0$%@. Mas, agradeço assim mesmo pelo postagem
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #14 : 11 de Março de 2021, as 17:38:57 »

Citar
Preciso chegar nas seguintes voltagens:

163v
163v
167v

Primeiro, segundo e terceiro estágio...

Se assemelha muito com a forma que regulamos os drenos em pedais de efeito!

Relaxe não tem que ser tão preciso assim

Citar


-----
Última atualização  10/03/2021

DEU CERTO!!!

A tensão nos dois primeiros estágios, tem que ser exatamente a metade da tensão que está vindo da fonte!

O som saiu lindo, para quem curte AC/DC ou Accept, foi quase isso que consegui!
Ainda precisa de ajustes claro, ainda sinto um timbre meio fuzzy bem lá no fundo, mas pode ser por causa da protoboard, fios espalhados, etc...

Os resistores de ânodo ficaram com os seguintes valores até agora:

fet 1 - 310k
fet 2 - 562k
fet 3 - 172k
fet 4 - resistor de CÁTODO com 220k

Assim que der gravo o vídeo mostrando o som!
Ainda estou em dúvidas em relação ao resistor de cátodo do último estágio e o resistor de ânodo do terceiro estágio!
Mas funciona pessoal, vale o tempo!

O fet 2 poderia ficar com a tensão mais alta até uns 220v, aí o resistor de dreno não teria valor tão alto. O fet 1 também pode chegar nos 180v.

O bom é que está funcionando.

Se a tensão da fonte fosse bem mais baixa daria pra manter os valores originais do circuito do JCM. Com certeza o LND não é semelhante á uma 12ax7.

 Smiley
« Última modificação: 11 de Março de 2021, as 19:08:09 por Matec » Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal