Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 20:44:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Staner jammer 21 + Pré Amplificador Handmades Canal Limpo  (Lida 44287 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #90 : 12 de Abril de 2021, as 02:20:28 »


Não entendi... O layout esta certo. A não ser que eu esteja perdendo alguma coisa...
 Roll Eyes

Pura bobagem, mas no caso do VS30, faz uma boa diferença. Você colocou o R47 no Layout. Que não faz diferença nenhuma, nem pro ampli nem pro sinal de linha. Mas não colocou o R49, que no caso faz muita diferença. Boa parte do timbre desse ampli vem desse arranjo...

 Roll Eyes
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #91 : 12 de Abril de 2021, as 02:26:02 »

Eu realmente fiquei na dúvida de colocar R49 ou não. Outros amplificadores da Marshall que usam o TDA2050 não usam esse resistor, nem mesmo o datasheet do CI.
A ideia também não era fazer um VS30, mas usar o TDA2050 em um circuito funcional.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


-----
O layout pede um resistor de 1R e outro de 10R, mas os menores valores que tenho são 47R e 100R.
Sigo a receita do bolo, e deixo para montar quando tiver os valores corretos, ou tem alguma adaptação técnica que pode ser feita?
São 2 situações diferentes.
O resistor de 1R é do Line Out. Se não coloca-lo, a saída Line Out não vai funcionar, mas o amplificador vai.
O resistor de 10R é da rede Zoebel. Sem ele, o amplificador vai funcionar, mas a resposta não vai ser a mesma. Esse pelo menos eu esperaria para terminar de montar.
« Última modificação: 12 de Abril de 2021, as 02:36:02 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #92 : 12 de Abril de 2021, as 02:45:11 »

Citar
Fora que eu não consigo ler o valor de R49... 8R1 ou 0R1 2W?

0,1R ou 100mOhms. O valor é baixo já que toda a corrente que passa no falante passa por ele também. Outros circuitos usam 0,22R ou 0,33R, dependendo do projeto.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #93 : 12 de Abril de 2021, as 04:21:28 »

Para a placa do amplificador eu preciso de um capacitor de 68nF, mas não tenho. Posso utilizar um de 47nF ou 82nF no lugar?
Esse capacitor é o da entrada, certo?
Pode usar 82nF sem problemas.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #94 : 13 de Abril de 2021, as 06:28:25 »

É possível ligar essa fonte e o amplificador ao pré TSW?

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Vou tentar amanhã resolver essa questão da impressão para fazer a placa do pré clean, mas queria poder testar também o TSW, se possível.
« Última modificação: 13 de Abril de 2021, as 06:33:24 por Pedro Augusto » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #95 : 13 de Abril de 2021, as 06:34:42 »

É possível ligar essa fonte e o amplificador ao pré TSW?
Sim, a alimentação do TSW é praticamente a mesma que a do pré clean.


Vou tentar amanhã resolver essa questão da impressão para fazer a placa do pré clean, mas queria poder testar também o TSW, se possível.
E... encarou tudo em PCB universal?
« Última modificação: 13 de Abril de 2021, as 07:27:11 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #96 : 13 de Abril de 2021, as 06:38:38 »

Sim, a alimentação do TSW é praticamente a mesma que a do pré clean.
E... encarou tudo em PCB universal?

Só testei a fonte na protoboard e depois passei para a placa PCB universal.
O amplificador eu já fui montando na placa seguindo o layout que você fez, mas ainda não testei (e a protoboard só serviu para separar os componentes).
Amanhã eu acho que já faço barulho por aqui.  Head Banger

Agora, porém, eu não sei como ligar os três juntos...
« Última modificação: 13 de Abril de 2021, as 07:28:50 por kem » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #97 : 13 de Abril de 2021, as 07:48:22 »

Agora, porém, eu não sei como ligar os três juntos...

Clique aqui pra ver em maior definição: http://www.hostcgs.com.br/hostimagem/images/713Ligacoes.jpg

« Última modificação: 13 de Abril de 2021, as 07:51:12 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #98 : 13 de Abril de 2021, as 19:12:29 »

Com tudo quase montado, agora é hora de fazer funcionar.
Não está saindo som, nem qualquer ruído do falante.
Liguei de duas formas:
1- ligando o celular ao pré TSW, ligado ao tda2050, mas nada aconteceu;
2- ligando o celular direto no tda2050, mas nada também.

Ao menos o led da placa do TSW acendeu...

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Onde errei?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #99 : 13 de Abril de 2021, as 20:26:03 »

Precisa ver se você ligou a saída do celular corretamente. Como é o plugue que você usou na saída de fones dele ?

Normalmente quando fazemos uma montagem com vários módulos como esse, é bom testá-los separadamente e um por vez, pra saber se estão funcionando individualmente.
Como você já testou e mediu as tensões na fonte, então acho que pode pular o teste dela.
Passos do final para o começo:
1 - Tenha certeza que o alto-falante está bom e não queimado.  Se tiver um outro amplificador ou aparelho de som para testar o falante é o ideal. Senão, pegue uma pilha de 1.5V e ligue rapidamente os fios do alto-falante (desconectados do seu amplificador) nos pólos da pilha (raspando o fio num deles). Deve  acontecer um ruído ou o cone dar um pulinho.

2 - Se o falante está bom, então teste o amplificador de potência. Religue o alto-falante na saída do amplificador.  Desconecte a ligação de sinal do pré para a entrada do amplificador de potência.  Coloque um fio na entrada e ligue o amplificador. Toque com o dedo no fio descascado e veja se acontece um som de bzzzzz no falante (mesmo que baixo).  Se sair algum som, provavelmente a causa da mudez é outra.

3 - Religue a conexão de sinal do pré ao amplificador de potência.  Agora o pré é mais complicado, pode ser uma trilha rompida ou solda mal feita no caminho do sinal. O ideal agora é ter um injetor de sinais e com ele inserir sinal do fim para o começo do pré, até descobrir onde é a interrupção. Tem que ver o esquema e injetar o sinal em pontos do caminho do sinal.  Se não tiver injetor, tente de novo o fiozinho descascado seguro pelo seus dedos (você é uma antena captadora de ruídos).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #100 : 13 de Abril de 2021, as 20:33:12 »

Também é interessante medir se está chegando voltagem no TDA.  Também veja se o dissipador não está ligado em algum ponto do terra. Para fonte simétrica, ele não pode ser aterrado, a não ser que esteja isolado do TDA.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #101 : 13 de Abril de 2021, as 20:55:25 »

Eu só vou dar minha opinião...
Eu não curto muito montagens em placa universal, ainda mais pra quem tem pouca experiência em fazer e principalmente em resolver os problemas. São ilhas muito perto das outras, você tem que fazer todas as trilhas e basta um errinho, uma ilha ligada na outra ilha errada pra não funcionar.
Principalmente no caso do layout do TDA (e aí vai uma dica pra conferir) onde o terra caminha pelo plano de terra, e não por trilhas. Você uniu todos os pontos de terra do layout? Veja se não esqueceu de nenhum.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #102 : 13 de Abril de 2021, as 21:21:00 »

Parece que você não ligou os terminais de sinal da placa do pré para o power. Roll Eyes Roll Eyes
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #103 : 14 de Abril de 2021, as 01:42:20 »

Pura bobagem, mas no caso do VS30, faz uma boa diferença. Você colocou o R47 no Layout. Que não faz diferença nenhuma, nem pro ampli nem pro sinal de linha. Mas não colocou o R49, que no caso faz muita diferença. Boa parte do timbre desse ampli vem desse arranjo...
Assim?
E não tinha prestado atenção, mas o line out serve também como phone out.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

LAYOUT NÃO TESTADO!!!
« Última modificação: 14 de Abril de 2021, as 17:15:40 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #104 : 14 de Abril de 2021, as 02:13:20 »

Citar
Assim?
E não tinha prestado atenção, mas o line out serve também como phone out.

A parte da realimentação parece correta. A diferença entre a saída de Phone e a saída de linha, é que na saída Phone, o falante é desligado quando o plug é inserido.

 Smiley
Registrado
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.064 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal