Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 09:51:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 9   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Coffee Maker: O amplificador de uma válvula  (Lida 49112 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #15 : 08 de Abril de 2021, as 19:11:55 »

Citar
Nesse tópico https://www.strat-talk.com/threads/silvertone-widowmaker-critique-my-update.380800/ tem um cara que colocou um transformador isolador no dele. Tem até o esquema do amp.

Circuito muito semelhante ao Baby Wonder...

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 08 de Abril de 2021, as 19:21:13 por Matec » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #16 : 08 de Abril de 2021, as 20:02:42 »

Circuito muito semelhante ao Baby Wonder...
Exceto pelo perigo de morte hehehehe

Amplificador sem transformador isolando o circuito da rede é algo que não tenho coragem de chegar nem perto.

-----
Eu tenho pensado em uma maneira de deixar a coisa mais compacta em relação ao transformador de força, mas nunca testei. Pode pegar uma fonte chaveada de 6V para alimentar os filamentos e deixar só a placa dela dentro do gabinete. Assim o transformador de força diminui bastante. Nesse caso acho que uma fonte de 6V 3A resolve.
Com um pouco mais de 1A que o filamento da 6AF11 consome, e a pouquíssima corrente que um LED indicador consome, creio que uma fonte (confiável) de 1,5A já seja suficiente.
« Última modificação: 08 de Abril de 2021, as 20:08:14 por darkislanio » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #17 : 08 de Abril de 2021, as 20:12:01 »

A.sim, alguma possibilidade de o transformador de força ser feito com montagem horizontal, para ficar mais compacto no que tange à altura? O que planejo fazer é parecido com o amp-in-case que vinha com um modelo da silvertone, mas sem a loucura de não usar transformador de força.

Olá.

Dá para fazer horizontal com abraçadeira, mas sem tampas pois as tampas de tamanho 22 mm têm um furo muito pequeno para a saída dos fios e eu prefiro não usá-las.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #18 : 08 de Abril de 2021, as 20:18:33 »

Me refiro a transformadores semelhantes a esse:

mesmo que sem a tampa na parte inferior.
« Última modificação: 09 de Abril de 2021, as 00:32:44 por xformer » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #19 : 08 de Abril de 2021, as 20:22:05 »

Olá

Esse aí é montagem deitada. Dá para fazer, sim, mas sem a tampa inferior.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #20 : 08 de Abril de 2021, as 20:32:46 »

Isso! Fiz confusão com os termos. Assim que dispuser dos recursos, farei com a Schatz o orçamento, junto com mais alguns transformadores de outros projetos em andamento.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #21 : 08 de Abril de 2021, as 20:44:17 »


O transformador para o coffee maker já não é muito grande. só de alterar para horizontal já fica compacto o suficiente para a largura do case de guitarra.

-----
Nesse tópico https://www.strat-talk.com/threads/silvertone-widowmaker-critique-my-update.380800/ tem um cara que colocou um transformador isolador no dele. Tem até o esquema do amp.

Que legal essa ideia ! E agora vendo acho que sim o Coffee Maker é um forte candidato a esse tipo de aplicação !
« Última modificação: 08 de Abril de 2021, as 20:49:06 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #22 : 09 de Abril de 2021, as 00:37:05 »

Eu tenho pensado em uma maneira de deixar a coisa mais compacta em relação ao transformador de força, mas nunca testei. Pode pegar uma fonte chaveada de 6V para alimentar os filamentos e deixar só a placa dela dentro do gabinete. Assim o transformador de força diminui bastante. Nesse caso acho que uma fonte de 6V 3A resolve.
Com um pouco mais de 1A que o filamento da 6AF11 consome, e a pouquíssima corrente que um LED indicador consome, creio que uma fonte (confiável) de 1,5A já seja suficiente.

A resistência a frio do filamento da 6AF11 é 0.8 ohm. Essas fontes chaveadas vão desarmar na hora que forem ligadas. A menos que sejam para pelo menos uns 8 A ou tenha um circuito para limitar a corrente inicial para o filamento.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #23 : 09 de Abril de 2021, as 04:21:28 »

...A resistência a frio do filamento da 6AF11 é 0.8 ohm.
Baixa assim?  Shocked
Aí complica. Teria que usar uma fonte de 9V + resistor ou a fonte 9V + 7806 + resistor em paralelo. De qualquer forma, ia perder a vantagem de economizar espaço e só ia gerar calor a mais. Realmente não ia valer a pena.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #24 : 09 de Abril de 2021, as 07:15:56 »

Mas para 1A de corrente de filamento, o transformador não é grande. Não acho que para essa situação valha a economia.
Mas a solução da fonte chaveada seria possível para uma válvula de maior tensão de filamento, e consequentemente menor corrente, não?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #25 : 09 de Abril de 2021, as 18:50:16 »

Caro bossman, já há previsão para quando as placas serão disponibilizadas?
Pergunto para me "preparar" com a compra dos componentes e transformadores.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #26 : 09 de Abril de 2021, as 19:24:06 »

Com a pandemia e as restrições em algumas localidades (a cidade dele incluída) o Bossman prefere esperar um pouco para iniciar a venda das placas, para não ter o problema de não poder enviar as placas. Tenham um pouco de paciência.

-----
Mas a solução da fonte chaveada seria possível para uma válvula de maior tensão de filamento, e consequentemente menor corrente, não?

Sim é possível, mas a fonte precisa ser tão superdimensionada que precisa ver se vale a pena. Para eu conseguir dar a partida numa fonte de 12 V para alimentar um filamento de uma válvula de 300 mA eu precisei usar fontes de 3 A. Fontes de menor corrente nem davam partida.
« Última modificação: 09 de Abril de 2021, as 19:28:52 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #27 : 09 de Abril de 2021, as 19:51:33 »

Caro bossman, já há previsão para quando as placas serão disponibilizadas?
Pergunto para me "preparar" com a compra dos componentes e transformadores.

Essa pandemia está afetando a tudo e a todos e bem como o xformer informou aqui na minha cidade estamos em lockdown e a agência dos correios onde vou para despachar está numa área que foi isolada não podendo ser acessada nem de carro e muito menos a pé... Existe uma promessa por parte do prefeito de que na próxima semana essa área possa voltar a ser acessada.

Estou de olho nas notícias aqui e tão logo possa o tópico de venda das placas vai ser criado e as mesmas disponibilizadas a venda

Obrigado pelo interesse, é ótimo perceber que tem mais pessoas interessadas !
« Última modificação: 09 de Abril de 2021, as 19:57:42 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #28 : 09 de Abril de 2021, as 19:51:50 »

Sim é possível, mas a fonte precisa ser tão superdimensionada que precisa ver se vale a pena. Para eu conseguir dar a partida numa fonte de 12 V para alimentar um filamento de uma válvula de 300 mA eu precisei usar fontes de 3 A. Fontes de menor corrente nem davam partida.
Se fosse possível implementar algum tipo de circuito que evitasse o súbito aumento de corrente...

EDIT.

Um indutor logo após a saída da fonte ajudaria de forma perceptível?
« Última modificação: 09 de Abril de 2021, as 19:57:08 por darkislanio » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #29 : 09 de Abril de 2021, as 20:09:19 »

Se fosse possível implementar algum tipo de circuito que evitasse o súbito aumento de corrente...
Um indutor logo após a saída da fonte ajudaria de forma perceptível?

A fonte precisa ser projetada para não desarmar quando o filamento está frio. As que eu construí, partem com metade da tensão de filamento ou alimentam os filamentos com corrente constante. Também é possível implementar uma limitação de corrente que não desarme a fonte, mas isso eu ainda não tentei.

Fonte chaveada para amplificador valvulado é como ovelha para mato.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 9   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal