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Autor Tópico: Coffee Maker: O amplificador de uma válvula  (Lida 49123 vezes)
hgamal
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« Responder #90 : 21 de Maio de 2021, as 21:20:55 »

Entrei nessa lista de consumidores de café. Já recebi meu kit e encomendei os transformadores na Schatz.

Vou aproveitar o ensejo para experimentar os transformadores da Schatz, pena que me deram um prazo de entrega de 21/06, ou seja, não esperem nenhum "review" meu por enquanto.

Qual seria a recomendação pata o menor chassis e gabinetes possíveis para esta montagem?
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« Responder #91 : 22 de Maio de 2021, as 00:25:41 »

Eu estou pensando em montar o meu em uma 1590D. Esperando chegar os transformadores para confirmar a viabilidade, mas, pelas medidas, vai caber sem problemas.
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« Responder #92 : 22 de Maio de 2021, as 01:01:15 »

Finalmente testei com guitarra. Liguei em uma 4x12” Marshall.   Guitarrista
A guitarra foi uma Gibson ave de fogo.
Gostei do que ouvi, com o volume no máximo o som fica saturado bem rock’n roll.
Apenas senti falta de agudos. Senti falta de agudos também no HB1. Pra tirar a dúvida se o problema estaria no cabo ou na guitarra, então liguei em outros dois amplificadores do estúdio e não senti falta de agudos.
O que eu devo alterar?
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« Responder #93 : 22 de Maio de 2021, as 01:09:50 »

Finalmente testei com guitarra. Liguei em uma 4x12” Marshall.   Guitarrista
A guitarra foi uma Gibson ave de fogo.
Gostei do que ouvi, com o volume no máximo o som fica saturado bem rock’n roll.
Apenas senti falta de agudos. Senti falta de agudos também no HB1. Pra tirar a dúvida se o problema estaria no cabo ou na guitarra, então liguei em outros dois amplificadores do estúdio e não senti falta de agudos.
O que eu devo alterar?

Não tenho certeza pois eu não montei este pequeno notável, mas já montei outros amps de baixa potência, e eles realmente soam melhores em falantes de alta sensibilidade e baixa potência. Ligar esse amp numa 4x12 pode ser um "problema". Outra consideração é a impedância da caixa, geralmente os gabinetes 4x12 da marshall são 16 ohms, a impedância tá correta?
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Grande abraço, Raphael!
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« Responder #94 : 22 de Maio de 2021, as 01:19:51 »

Vou aproveitar o ensejo para experimentar os transformadores da Schatz, pena que me deram um prazo de entrega de 21/06, ou

As últimas duas semanas foram de provas e trabalhos na Universidade.

O envio dos pedidos foi agendado com boa margem de segurança para evitar reagendamento e os produtos serão enviados assim que estiverem prontos.
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« Responder #95 : 22 de Maio de 2021, as 01:28:48 »

Finalmente testei com guitarra. Liguei em uma 4x12” Marshall.   Guitarrista
A guitarra foi uma Gibson ave de fogo.
Gostei do que ouvi, com o volume no máximo o som fica saturado bem rock’n roll.
Apenas senti falta de agudos. Senti falta de agudos também no HB1. Pra tirar a dúvida se o problema estaria no cabo ou na guitarra, então liguei em outros dois amplificadores do estúdio e não senti falta de agudos.
O que eu devo alterar?

No caso do Coffee Maker, a "culpa" a princípio poderia ser do potenciômetro de (apenas) 100k. Quando estiver testando o meu, vou testar um valor para o resistor de 220k que fica em série com o potenciômetro de forma a usar um potenciômetro de 500k ou 1M sem oscilar. Isso deve ajudar um pouco com os agudos. Já o HB1, não deve ser falta de graves. É que preamplificador com pêntodo geralmente tende a ter mais graves (característica que eu gosto, a propósito).
E também considere o que o raphaelCoelho disse. Ligar um amp de vaixa potência em um sistema de alto falantes projetado para suportar 100W pode apresentar falta de agudos mesmo. Meus amps pequenos uso em um Jensen de 25W.
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« Responder #96 : 22 de Maio de 2021, as 01:30:27 »

Não tenho certeza pois eu não montei este pequeno notável, mas já montei outros amps de baixa potência, e eles realmente soam melhores em falantes de alta sensibilidade e baixa potência. Ligar esse amp numa 4x12 pode ser um "problema". Outra consideração é a impedância da caixa, geralmente os gabinetes 4x12 da marshall são 16 ohms, a impedância tá correta?

Pedro, a analise do Rafael está correta. Não que seja proibido ligar numa 4x12" (aliás, é bem legal !) porém em caixas desse tipo os graves sobram e os agudos acabam sendo um tanto quanto "engolidos"

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Finalmente testei com guitarra. Liguei em uma 4x12” Marshall.   Guitarrista
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Não rolou nem um videozinho ?  Anjo
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« Responder #97 : 22 de Maio de 2021, as 01:55:45 »

o IALL 10.5 em caixas 4x12 fala bem legal!
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« Responder #98 : 22 de Maio de 2021, as 01:59:41 »

Bright cap para mim é obrigatório hehehe
E faz diferença, principalmente para usar na área menos saturada do volume do amp.
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« Responder #99 : 22 de Maio de 2021, as 03:25:01 »

o IALL 10.5 em caixas 4x12 fala bem legal!
Poxa Haroldo. Aí é até covardia. Mais de 10W contra menos de 2W.
E que legal que você virou consumidor de café... Você ainda encontra o Plautz? Se sim, mostra o layout pra ele. Se tem alguém que "tem culpa" de eu conseguir fazer algum layout e esse layout funcionar é ele.
Abraços.
« Última modificação: 22 de Maio de 2021, as 03:27:16 por kem » Registrado

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« Responder #100 : 22 de Maio de 2021, as 03:48:04 »

Eu só não pego um kit porque a minha praia é som mais pesado.
A propósito, onde estão conseguindo a válvula de 12 pinos, seria no ML?

Citar
Apenas senti falta de agudos. Senti falta de agudos também no HB1. Pra tirar a dúvida se o problema estaria no cabo ou na guitarra, então liguei em outros dois amplificadores do estúdio e não senti falta de agudos.
O que eu devo alterar?
Pedro Augusto, se acostuma porque som vintage é assim mesmo, com ênfase nos médios e uma certa perda nos agudos.
O som que você escuta, independente dos alto falantes utilizados, é o normal que se espera de valvulados vintage.
 
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« Responder #101 : 22 de Maio de 2021, as 04:46:06 »

geralmente os gabinetes 4x12 da marshall são 16 ohms, a impedância tá correta?
Era de 8.

Não rolou nem um videozinho ?  Anjo
Apesar de estar frequentemente em estúdio de gravação, onde tenho a oportunidade de ouvir diversos equipamentos, faz muito tempo que eu estive com uma guitarra em mãos. Não tenho coragem de postar um vídeo com uma execução sofrível, só atrapalharia o tópico.

Bright cap para mim é obrigatório hehehe
E faz diferença, principalmente para usar na área menos saturada do volume do amp.
Qual o valor do capacitor?

Pedro Augusto, se acostuma porque som vintage é assim mesmo, com ênfase nos médios e uma certa perda nos agudos.
O som que você escuta, independente dos alto falantes utilizados, é o normal que se espera de valvulados vintage.
Acredite, você não afirmaria isso se tivesse ouvido. Não sou músico ou especialista da área, mas tenho alguma familiaridade com guitarras e amplificadores.
Os outros amplificadores que usei hoje para testar os mesmos cabos e caixa eram Altovolts, que têm essa pegada vintage.
 Legal!
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« Responder #102 : 22 de Maio de 2021, as 06:13:32 »

Citar
Acredite, você não afirmaria isso se tivesse ouvido. Não sou músico ou especialista da área, mas tenho alguma familiaridade com guitarras e amplificadores.
Os outros amplificadores que usei hoje para testar os mesmos cabos e caixa eram Altovolts, que têm essa pegada vintage.
O que é "Altovolts"?
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« Responder #103 : 22 de Maio de 2021, as 06:19:48 »

O que é "Altovolts"?
Uma marca de amplificadores valvulados e pedais que são construídos aqui na cidade.
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« Responder #104 : 22 de Maio de 2021, as 07:10:19 »

Qual o valor do capacitor?
Algo entre 100pF e 680pF. Depende do circuito, e do gosto pessoal. Tenho um em que uso 680pF, outro com 220pF. Quando eu for mntar o meu coffee maker, vou experimentar com esses valores antes de tudo.
A propósito, caso já não saiba, esse capacitor vai entre os pinos 2 e 3 do potenciômetro. Pode-se colocar uma chavinha para acioná-lo também, ou, apenas colocar o capacitor do lado cobreado mesmo, como eu faria (e farei).

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Acredite, você não afirmaria isso se tivesse ouvido. Não sou músico ou especialista da área, mas tenho alguma familiaridade com guitarras e amplificadores.
Os outros amplificadores que usei hoje para testar os mesmos cabos e caixa eram Altovolts, que têm essa pegada vintage.
 Legal!
Qual a potência dos amplificadores que testou?
O gabinete era closed back ou open back?

A questão da "pegada vintage" é bem relativo. Os Vox e Marshalls "vintage" eram bem mais graves (daí a necessidade de se criar treble boosters, como o rangemaster). Eles raramente são as referências de som quando se referem a vintage. O pouco que achei no youtube sobre os amps que citou não me parecem o mesmo tipo de vintage a que se referiram.
« Última modificação: 22 de Maio de 2021, as 07:22:08 por darkislanio » Registrado

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