Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 05:55:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: JCM 800 em formato de Pedal  (Lida 52761 vezes)
gubterra
Visitante
« Responder #45 : 16 de Dezembro de 2011, as 18:18:40 »

Certo, eu acho que entendi... eu vou tentar fazer essa modificação no layout da fonte da primeira pagina, só pra ver se entendi o conceito e não confundi os negativos com o terra....   ai sumeto aqui para ver se esta correto.
Quando você diz pra aterrar o pino central, é pra conectar o pino nove da valvula ao terra da placa onde a valvula se encontra?
É que como mencionei anteriormente em algumas ocasiões o que é terra quente ou frio - ou terra eu confundo as vezes... o conceito....
obrigado pela força amigos!

modifiquei o layout...

Ficaria assim?    http://www.4shared.com/document/x_4IVb5m/andyeffect_jcm800__correo.html

Huh?Huh???
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2011, as 21:06:02 por gubterra » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #46 : 17 de Dezembro de 2011, as 06:43:52 »

 Me parece correto!

 Retirou a ligação dos terras do regulador, cortou as trilhas que ligavam os filamentos na placa... Agora é só fazer as alterações. Antes de colocar a válvula no lugar pegue dois resistores na casa dos k ohms (4,7k, 10k) e coloque no lugar onde estariam os filamentos, ou seja entre os pinos 4 e 9 e 5 e 9. A partir dai meça os valores nos pinos 4 e 5 em relação ao terra, terá aproximadamente +6v e -6v.
 Confirmado isso, retire os resistores e coloque as válvulas!


Um abraço!!
Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #47 : 17 de Dezembro de 2011, as 07:10:12 »

Bom dia Edu... então... fiz isso ontem a noite...  pois o Chris ja tinha me dado um feedback que parecia correto as modificações... fiz as modificações... e ja fui liguando.... sem medir nem nada.... corajoso eu né! huahauhauhauha
Seguinte....... o problema da distorção do mizão e da dificuldade em obter um som clean foi completamente resolvido!!!!!  Um problema ja morreu!
Ja quanto ao ruido não houve mudança siginificativa.... eu vou blindar o in e out que ainda não blindei e colocar num chassis pra ver se resolve..... 
Quando o ganho ta no 0 e volume no 10, eu escuto claramente a estação de rádio vizinha da minha casa, agora quando coloco o ganho no 1 mesmo com volume no 1 o ruido ja é alto!!!! se eu aumentar e tocar o som sai bem mais alto que o ruido... mais da pra ver que não é normal... pois o ruido é alto! Tem alguma idéia do que mais posso tentar?  se precisar faço outra placa ou uso outro layout se você tiver algum para me recomendar.....   

Convém gravar o ruido no m-audio pra vocês escutarem???

Não usei o capacitor de 100n entre o out e o pino central do 7812... tem algum problema nisso?

Muito obrigado pela ajuda cara!  Ja matou um problema de cara....  um abraço!!!!!
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #48 : 17 de Dezembro de 2011, as 08:14:05 »

 Em relação a ruído o potenciômetro de ganho precisa estar blindado, não tem jeito se não capta ruídos. Outro ponto é o in mesmo, a saída e o tonestack não precisa...
 Uma coisa que acabei de me lembrar é de aterrar a carcaça do potênciometro de ganho! Limar um pedacinho dele e aterrar a carcaça no próprio pino do pot.  Isso também é necessário, vou lembrando as coisas e postando aqui...

 Um outro detalhe é sobre a entrada "low, high e v1b". Isso foi muito mal explicado no layout e todo mundo acaba tendo problemas quando faz essa montagem. Bem vou tentar explicar o que está acontecendo.
 Observe o esquemático, ali temos dois jacks o de high e o de low. Olhe que os jacks tem uma seta indicando um curto circuito entre a carcaça e a entrada, isso não está a toa ai, quer dizer que o jack é to tipo "com chave", quando você coloca o plug ele desconecta a carcaça com o pino do sinal. Certo?

 O que acontece nesses dois jacks é quando você coloca em "high" ele desconecta do terra e o capacitor de 0,022uF é curto circuitado no resistor de 470k e 470pf pelo jack.  
 Quando é utilizado o jack "low" o jack "high" aterra a entrada do primeiro estágio, e o plug do cabo abre, indo direto para o segundo estágio.
 Agora que vem o problema, se for utilizar apenas a entrada "high" você deve curto circuitas os pontos "low" com "v1b", para fazer o papel do jack aterrado. Se for usar só a entrada "low" você deve aterrar a entrada do primeiro estágio, desconectando os pontos "low" e "v1b", inserindo o sinal direto ali.

 Parece confuso, mas com o esquemático e com calma dá para entender muito melhor. Lembro que dá primeira vez que montei esse circuito tive muitos problemas de ruído, e acho que um deles era esse, quando usava a entrada low existia um ruído infernal (pois a entrada do primeiro estágio não estava aterrada).

Acho que é isso! Espero que de tudo certo!


Um abraço!



-----
Ahh! Acabei de lembrar de uma coisa que talvez possa estar acontecendo... Você aterrou os transformadores? Lembro que quando montei (faz uns anos já!!) eu colocava o dedo na carcaça do transformador e o ruído sumia! haha

 O capacitor de 100nf é bom colocar depois do 7812 sim.

Um abraço
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2011, as 08:28:55 por Ledod » Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #49 : 17 de Dezembro de 2011, as 19:05:37 »

Poxa Edu valeu cara!  Vou tentar cada passo que for citando aqui.... ver se agente consegue deixar alguma coisa mais consistente pro próximo que for construir este projeto....
Vo tomar umas hoje com os amigos a amanhã volto a mexer nele.... e posto os resultados aqui.
Sem palavras brother... Mão na roda total!    Um abraço!
Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #50 : 22 de Dezembro de 2011, as 22:53:27 »

Ola pessoal.....   consegui um resultado satisfatório por enquanto aterrando as carcaças dos pots de gain e volume....   mas ainda estou com duvidas sobre como ligar hi - low e v1b...   quando em Hi, dou curto entre low e v1b é isso? Quando em low o que devo fazer?  Fora que to apanhando horrores pra fixar num chassis..... huahuahuahau tenho pouca experiência nesta parte de enclousure.....    To tentando deixar ele apresentavel.... vou postando aqui as duvidas e resultados.... um abraço!
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #51 : 22 de Dezembro de 2011, as 23:02:03 »

 Então, quando for usar em low, você aterra a entrada high, deixa v1b aberto e insere o sinal em low direto. Acho que primeiramente deve acabar o pedal, procurar os ruídos, ver se está tudo ok e depois ver essa história de low e high, isso é o de menos!!

 Espero que termine e dê tudo certo ai! O som dele é incrível... Quando não tem ruídos!  Cheesy

Um abraço!
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #52 : 02 de Janeiro de 2012, as 08:58:21 »

O designermx2 me perguntou sobre o pré do amplificador que eu montei e dos vídeos que eu postei a um tempo atrás:


Citar
Sei que a equalização pode estar ruim e o modo que ele gravou pode ter influenciado, mas ainda assim o som ficou muito magro e sem "cor"

Ex de parâmetros que para mim são ruins e bons:

Ruim:

http://www.youtube.com/watch?v=icdg9hqVVGI


Bom:

http://www.youtube.com/watch?v=8vKF2eHiVVY&feature=results_video&playnext=1&list=PL12685550A0262829

Minha dúvida é se esse problema que acontece no primeiro é a falta de um buffer ou só foi mal equalizado e mal gravado? O buffer resolveria a situação?


Citar
Então Ledod, vc é a pessoa certa para responder: Eu coloquei esse mesmo vídeo como um som bom sem saber que era o mesmo amp ehheeh..

Deixa eu perguntar uma coisa. O buffer que você usou foi qual? O do Crhis que tem aqui no forum ou algum outro?

Você adicionou loop nele?

é a 12ax7 que está usando? Como ficaram os harmônicos e frequências em geral?


 Sim, é o mesmo amplificador, a única diferença entre as gravações é que uma foi feita por câmera de celular e a outra com o uso de um microfone de pc. Realmente as duas tem um som bem diferente da realidade.

 O buffer foi um ampop tl071 do modo mais simples possível, ligado em uma alimentação de +/- 15v.

 O loop foi um que o Haroldo postou do amplificador dele, que por sua vez foi retirado de um outro amplificador.

 Sim, são duas 12ax7 no maior estilo Marshall. O som do amplificador é bem legal, com graves muito presentes. Mas a caixa que eu fiz é bemm grande por erros de medição, além de ter usado compensado de 20mm.
 Se eu te falar monte, vai ter o mesmo som, é mentira pois depende de muitos outros fatores. Coloquei exageradamente capacitores de 10000uf em cada rail da alimentação do tda7294, o falante é um gb128, então os graves são absurdos. Nos vídeos não chega nem perto ao som real!
 
 Acho que é isso!

Um grande abraço

Eduardo
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #53 : 02 de Janeiro de 2012, as 12:08:46 »

10000 uF por rail!  Shocked  Isso que é sobrestimar, Nem amplificadores de baixo usam tanta capacitância na fonte assim! Quando você desliga ele deve ficar uma 1/2 hora ligado ainda  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #54 : 02 de Janeiro de 2012, as 12:20:16 »

 Realmente foi o absurdo dos absurdos haha! E viva a falta de experiência, tinha uns 16/17 anos quando comecei a montar esse amplificador! Pior que ele não demora para desligar porque tem o circuito de mute, quando a fonte desliga, ele desliga junto.
 
 Na verdade eu coloquei esses capacitores porque vi em um projeto (hi fi, adianto) que o cara usava 4 desses para cada TDA. Quase comprei 4 também hahahaha, só que por sorte faltou dinheiro na época...  Cheesy
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #55 : 02 de Janeiro de 2012, as 12:32:08 »

10000 uF por rail!  Shocked  Isso que é sobrestimar, Nem amplificadores de baixo usam tanta capacitância na fonte assim! Quando você desliga ele deve ficar uma 1/2 hora ligado ainda  Cheesy

é um amplificador com nobreak!
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #56 : 02 de Janeiro de 2012, as 14:26:12 »

Mas tirando o erro do projeto da caixa, que por si só já altera bem o som, já testou ligando a um falante mais maneiro pra ver se ele se aproxima?

Não preciso do JCM800 (mesma coisa de querer comprar com 4000 reais uma ferrari no lugar de um fusquinha), mas se chegar num meio termo já está muito bom, já que quero um amp "barato" para palco e que me dê um pouco de "cor" como os valvulados.

Tira umas dúvidas para mim Lelod:

Pré:

Posso colocar o modelo feito com jFETs direto no power?

A dinâmica desses simuladores do JCM800 é boa ou nem chega perto (diga em porcentagem se possível)?

O TDA pode ter o alumínio fazendo contato com a carcaça ou se fizer isso ele queima?

Caso não possa, como eu poderia sustentar o alumínio (penso em colocar um de computador com cooler) ?
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #57 : 02 de Janeiro de 2012, as 17:59:25 »

 Um falante mais maneiro que eminence GB128? Só os da série red coat deles que devem ser superiores. O som do GB182 é muito legal!

 Olha, li uma vez que alguém disse no fórum que amplificador é: (não lembro os números, só chutando!!)

50% falante
30% potência
20% pré

 Se você fizer um amplificador com um tip32 e 31, tda7294, lm3886 ou valvulado, se o falante for ruim o som do amplificador vai ser ruim, não importa a potência ou pré ou pedais ou guitarra. Eu tinha um amplificador genérico e uma epiphone lp standard. Coitada da guitarra! Nunca soube o som bom que ela tinha até montar o meu amplificador.
 Sobre a ferrari e o fusquinha, dá para fazer um amplificador muito bom de guitarra, que se compara a equipamentos profissionais e de marca.

Nunca testei o power com Fets! Não sei como é o som dele... Precisa ver que tipo de circuito é, não sei dizer como é o som, se é bom...

O TDA tem a sua base metálica ligada ao -Vcc ou seja vai dar um curto se ligar no terra. (Isso está no datasheet hein...)

 Sustentar o alumínio? Por parafusos? Você deve utilizar um isolador com pasta térmica e parafuso com bucha plástica para não ter contato...

 
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #58 : 02 de Janeiro de 2012, as 18:46:28 »

Eu até vi no datasheet, mas estranhei uma montagem feita na fonte de computador e fiquei na dúvida ai perguntei só para garantir.

Quanto ao parafuso com o plástico (parecendo um anel e arruela) eu tenho aqui alguns, mas será que aguenta a temperatura?

Quanto ao isolante, não sei se consigo um do tamanho do TDA e as lojas aqui são muito fraquinhas. Sabe o nome técnico dele para eu ver se acho na soldafria ou multcomercial?

Já o falante eu tinha entendido errado. Entendi que era um projeto errado da caixa com um alto falante ruim (falha minha na interpretação).


Citar
Nunca testei o power com Fets! Não sei como é o som dele... Precisa ver que tipo de circuito é, não sei dizer como é o som, se é bom...


Power? O seu não usa só o pré do JCM não?  Embarrassed Pensei que já tivesse usado algum, mas n tem problema. Vou arriscar pra ver.

Quanto aos falantes, Aqui onde moro fica muito complicado ter falantes de nível para o amp:
Se comprar fora, vai ser tarifado na receita
Se comprar usado, não vai ter nota e com certeza ficará na receita estadual (aqui pegam qualquer encomenda grande ou pesada, imagina as duas juntas)
Novo nas lojas daqui, só encomendando mesmo e só para você ter idéia, um falante bom e não tão potente vai sair por uns 800 reais cada.

Se tiver alguma loja aqui no Brasil para me recomendar que tenha nota fiscal (ai eu posso pedir sem medo da receita estadual)?

Quanto à porcentagem, isso eu fiquei surpreso. Achei que era o contrário (Não é zoeira, realmente achava isso).

Pensei que era uns 30% do falante , uns 50% do pré e o resto era potência (que na minha visão era apenas para usar ao vivo, já que o line out usaria mais o pré do amp), mas se é assim tudo bem, só resta rever alguns conceitos meus.
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #59 : 02 de Janeiro de 2012, as 19:46:15 »

designermx2

o "isolante" chama-se mica.

Abraço!
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.066 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal