Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 08 de Dezembro de 2021, as 06:31:42

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: E o Baby Wonder cresceu... Apresento-lhes o Teen Wonder.  (Lida 5222 vezes)
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 153
-Recebido: 102

« Responder #15 : 03 de Setembro de 2021, as 02:14:44 »

Totalmente apoiado  Guitarrista

Considere mais um na fila da Placa!
Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
blackcorvo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 129
-Recebido: 146

...Quer? Faça você mesmo!

« Responder #16 : 13 de Outubro de 2021, as 17:26:25 »

Esse vai ser interessante. Vou ficar de olho.

Uma coisa, seria possível fazermos uma versão em inglês da documentação do projeto para disponibilizar? Já vi pessoas comentando sobre o Baby Wonder em fóruns gringos (até traduzi a documentação para um desses fóruns).
Me disponibilizo a fazer essa tradução do Teen Wonder se for o caso.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2021, as 00:02:11 por blackcorvo » Registrado

- Youtube: http://youtube.com/user/blackcorvo
- Discord: blackcorvo#6197
- Telegram: blackcorvo
- Twitter: https://twitter.com/TheBlackcorvo
Ramsay
Colaborador

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 113

« Responder #17 : 16 de Outubro de 2021, as 04:08:02 »

Muito interessante esse Teen Wonder e, por coincidência, eu tenho um par de válvulas 6AQ5 que são  equivalentes as EL90 e são válvulas que costumavam ser utilizadas em tvs.

Só que por possuir um Tiny Terror customizado e, só por isso, não vou embarcar nesse projeto.

Já experimentei trocar as EL84 do Tiny Terror pelas 6AQ5 e a qualidade sonora do amplificador caiu, mas, não a ponto de justificar a brutal diferença de preço entre as EL84 (6BQ5) e as EL90 (6AQ5), estas últimas bem mais baratas e com um som bem honesto pelo preço cobrado.

Então, vão com tudo no Teen Wonder, que além de bom, é um tremendo custo benefício!!
Iniciante
*

Obrigado
-Recebido: 4

« Responder #18 : 18 de Outubro de 2021, as 05:55:23 »

Aproveitando a monotonia do domingo, resolvi desenferrujar um pouco trabalhando no Eagle e fiz um layout PCB para o Teen, sem pretensões, queria só um retorno sincero do Boss e do Ken sobre onde e como melhorar o trabalho.... nunca fiz layout para um valvulado, mesmo pequeno assim.  Legal!

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 63
-Recebido: 1864

e^(i x pi)+1=0

« Responder #19 : 18 de Outubro de 2021, as 15:53:14 »

Se você alimentar os filamentos com corrente alternada, não faça o retorno via terra geral. Isso pode causar um ruído de 60 Hz no circuito já que o plano de terra vai conduzir uma corrente AC considerável. O melhor é fazer o retorno da corrente que passa pelos filamentos por uma trilha só dela e fazer o balanceamento do enrolamento com dois resistores iguais em série, com o meio deles ligado ao terra, ou um trimpot para ajuste mais fino.  

« Última modificação: 18 de Outubro de 2021, as 16:00:54 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matheus Halme
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #20 : 28 de Outubro de 2021, as 05:06:50 »

Se você alimentar os filamentos com corrente alternada, não faça o retorno via terra geral. Isso pode causar um ruído de 60 Hz no circuito já que o plano de terra vai conduzir uma corrente AC considerável. O melhor é fazer o retorno da corrente que passa pelos filamentos por uma trilha só dela e fazer o balanceamento do enrolamento com dois resistores iguais em série, com o meio deles ligado ao terra, ou um trimpot para ajuste mais fino.  

Obrigado pela orientação xformer! Depois que vi seu post pensei no problema ao misturar corrente AC com DC  Batendo Cabeça Fiz uma atualização na PCB com o center tap artificial e deixei um espaço proposital ali na frente... você têm alguma sugestão para tonestack de 3 bandas? (Me desculpa a audácia com seu projeto Kem)

« Última modificação: 28 de Outubro de 2021, as 19:42:06 por kem » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #21 : 28 de Outubro de 2021, as 05:53:14 »

É melhor você colocar um jumper do que fazer a trilha de alimentação do filamento ficar passeando pela placa e induzindo ruído pelo circuito. Cogite alimentar os filamentos com fios externos à placa e trançados entre si. Veja o tópico do amplificador Percolator e olhe como fizeram.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 92
-Recebido: 769

« Responder #22 : 28 de Outubro de 2021, as 18:13:00 »

...você têm alguma sugestão para tonestack de 3 bandas? (Me desculpa a audácia com seu projeto Kem)...
Audácia nenhuma. O primeiro rascunho tinha um TMB, mas fazendo as contas vi que um pêntodo só no pré não ia dar conta. Ia faltar sinal para excitar o power.
Sobre seu layout, a idéia é que todos os componentes fiquem no mesmo lado da placa (incluindo válvulas)?
« Última modificação: 28 de Outubro de 2021, as 18:15:53 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matheus Halme
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #23 : 29 de Outubro de 2021, as 02:36:31 »

É melhor você colocar um jumper do que fazer a trilha de alimentação do filamento ficar passeando pela placa e induzindo ruído pelo circuito. Cogite alimentar os filamentos com fios externos à placa e trançados entre si. Veja o tópico do amplificador Percolator e olhe como fizeram.

Obrigado pela dica, nesse projeto ter feito isso antes até me pouparia certo trabalho, mas valeu a experiência. Já estou com o esquema de um outro pequeno valvulado com uma 12AU7 no power e vou seguir com o manual das boas práticas.

Audácia nenhuma. O primeiro rascunho tinha um TMB, mas fazendo as contas vi que um pêntodo só no pré não ia dar conta. Ia faltar sinal para excitar o power.
Sobre seu layout, a idéia é que todos os componentes fiquem no mesmo lado da placa (incluindo válvulas)?

Entendi Kem! Vou seguir o original como está. A idéia foi manter tudo do mesmo lado, a EF84 próximo ao capacitor ali não me deixou muito satisfeito, mas foi o mais compacto que consegui sem precisar de jumper (placa 10x10), que mesmo evitado a todo custo foi recomendado pelo xformer para evitar ruido AC nos filamentos, não dá para ganhar todas! Alguma sugestão com o posicionamento do layout?
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #24 : 29 de Outubro de 2021, as 23:40:38 »

A postagem a que me referi, é esta:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=11304.msg195189#msg195189
blackcorvo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 129
-Recebido: 146

...Quer? Faça você mesmo!

« Responder #25 : 30 de Outubro de 2021, as 00:42:07 »

Uma coisa que vou querer experimentar, se fizer a montagem desse amplificador, é o controle de tom do
canal Normal do Marshall 18W, que sinto ter mais flexibilidade.
- Youtube: http://youtube.com/user/blackcorvo
- Discord: blackcorvo#6197
- Telegram: blackcorvo
- Twitter: https://twitter.com/TheBlackcorvo
Matheus Halme
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #26 : 02 de Novembro de 2021, as 18:30:06 »

Eu encontrei pesquisando "Percolator", obrigado!

Fiz uma atualização no layout com as dicas. Além de conseguir mais espaço para isolamento entre as trilhas ao optar pela montagem com a alimentação dos filamentos em jumper, esse layout ficou visualmente mais agradável, não parece um circuito tão amador  Ui
Mais alguma sugestão para esse projeto? Vou comprar os componentes hoje e partir para a montagem assim que chegarem.

« Última modificação: 02 de Novembro de 2021, as 18:39:10 por Matheus Halme » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #27 : 02 de Novembro de 2021, as 19:08:15 »

Como eu acho que o footprint do capacitor de 22 uF 350 V deve estar com o desenho em tamanho exagerado, não deve ficar tão encostado com a EF94 na montagem real. Caso fique encostado demais, o calor da válvula vai estragar o capacitor (em todo caso procure os de 105°C ou mais).
Acho que ficou bom. O negócio é fazer a placa e montá-la e ver se funciona como teste final.
Matheus Halme
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #28 : 02 de Novembro de 2021, as 23:46:16 »

Como eu acho que o footprint do capacitor de 22 uF 350 V deve estar com o desenho em tamanho exagerado, não deve ficar tão encostado com a EF94 na montagem real. Caso fique encostado demais, o calor da válvula vai estragar o capacitor (em todo caso procure os de 105°C ou mais).
Acho que ficou bom. O negócio é fazer a placa e montá-la e ver se funciona como teste final.

Mais um detalhe pertinente que muda tudo, obrigado! Apesar de não ter os capacitores de 22 uF e 47uF para conferir as dimensões do footprint, consegui encontrar num site de componentes as dimensões deles e ajustar minha biblioteca (que ainda não está apropriada para os valvulados). Isso permitiu reduzir bem as dimensões da placa e alinhar as válvulas, melhorou muito!

« Última modificação: 03 de Novembro de 2021, as 00:00:21 por Matheus Halme » Registrado
kem
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 92
-Recebido: 769

« Responder #29 : 03 de Novembro de 2021, as 00:48:04 »

Gostei mais desse último...
Qual o tamanho dessa placa?
« Última modificação: 03 de Novembro de 2021, as 00:52:04 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!