Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 03:27:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Rádio Valvulado - Preciso de Ajuda  (Lida 33442 vezes)
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« : 04 de Setembro de 2021, as 23:58:13 »

Em primeiro lugar agradeço aos moderadores por aceitar meu registro.
Estou tentando ressuscitar um rádio Invictus modelo 434-15 (diagrama abaixo). Só disponho de multímetro digital e meu conhecimento de eletrônica é bem básico.
Segue o que já fiz nele:
- substituição do sistema de filamentos em série (rabo quente) por um transformador que eu mesmo bobinei. Já conferi as tensões com o rádio ligado e estão bem próximas das tensões indicadas para cada válvula
- substituição do diodo de germânio (comprei um de estoque antigo)
- substituição dos capacitores eletrolíticos e dos capacitores a óleo
- substituição de alguns resistores danificados

O rádio funciona, sintoniza algumas estações nas 3 faixas de ondas, porém o som está muito baixo, quase imperceptível.
Peguei o sinal de áudio no potenciômetro e joguei numa caixinha de som de computador e ai o som está próximo do ideal, porém ainda baixo.
Acabei comprando uma válvula retificadora e uma amplificadora novas, porém com elas até piora o desempenho (o que me pareceu estranho)
Também comprei mais 2 válvulas detectores usadas: segundo o vendedor uma 100% e outra 85%, mas também não deram resultado.

Os demais capacitores ainda são originais, alguns de mica e outros tubulares.

Agradeço a atenção e coloco-me a disposição de todos.

« Última modificação: 05 de Setembro de 2021, as 00:06:35 por Fauzi » Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #1 : 05 de Setembro de 2021, as 01:17:22 »

Bem vindo Fauzi!

Duas perguntas:

A primeira seria sobre o transformador:

Todas as válvulas tem a mesma tensão de filamento, ou se forem diferentes, tu fez mais de um tap para os filamentos? Além disso, as outras tensões estão ok?

A segunda pergunta, seria em relação aos soquetes... Tu conseguiu limpá-los ou substituiu? Eu já passei perrengue com um soquete antigo...

Boa sorte!
Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 05 de Setembro de 2021, as 01:19:16 »

Verifique se a etapa de amplificação de saída está funcionando. Para isso arrume uma fonte de sinal de áudio (MP3 player, CD player, gerador de áudio, celular, computador com saída de linha de áudio, qualquer coisa que forneça um sinal de áudio) e injete o sinal no pino 2 (grade de controle G1) da válvula 3 (HL94), obviamente com o rádio ligado e sem pegar alguma estação.

Quando você diz que substituiu a alimentação dos filamentos das válvulas pelo transformador que você enrolou, manteve o mesmo esquema de ligar os filamentos em série como antes, só que num enrolamento secundário de 110 Vac ?
 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #3 : 05 de Setembro de 2021, as 01:46:10 »

Agradeço muito a pronta resposta dos amigos.
Quanto ao transformador, fiz 4 tapes: 1 com 6,3v para as lâmpadas do dial; outro tape com 12,6v para as 2 válvulas detectores (ligadas em paralelo); mais um de 30 volts para a amplificadora e uma de 35v para a retificadora e eliminei toda a ligação em série.
Quanto aos soquetes, limpei todos os pinos das válvulas, mas o soquete mesmo não limpei, apenas borrifei um pouquinho de limpa contato. Não matutei num jeito de limpar aqueles contatos do soquete.
Acabei de injetar o sinal naquele ponto que você ensinou e funcionou alto e bom som!!!
Ou seja, o aúdio está chegando no potenciômetro mas não está passando para a etapa de amplificação, que pelo teste está boa.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2021, as 01:54:39 por Fauzi » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 05 de Setembro de 2021, as 01:53:37 »

Sim, use um plugue macho P2 estéreo para ligar na saída do celular (embora eu ache que o nível de sinal do celular vai ser baixo e não vai ter amplitude suficiente para conseguir um bom volume no amplificador de áudio do rádio).  Mas servirá para saber se a etapa funciona.

Na mesma linha da dica do Raphael, você pode limpar os pinos das válvulas com uma lixa fina e deixá-los mais limpos e com melhor contato.  Assim como refazer as soldas antigas e trocar fios velhos. Maus contatos e soldas frias podem ser a causa do problema.

« Última modificação: 05 de Setembro de 2021, as 01:56:58 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #5 : 05 de Setembro de 2021, as 01:55:21 »

Opa ... eu modifiquei minha resposta acima, desculpe.
Funcionou a etapa de amplificação sim ...
« Última modificação: 05 de Setembro de 2021, as 01:58:04 por Fauzi » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 05 de Setembro de 2021, as 02:03:07 »

Bom, o sinal de áudio vem pelo capacitor C21 vindo do triodo da V2 (que acho que deve funcionar como demodulador). 

Tenta trocar a V1 com a V2 e veja o que acontece.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #7 : 05 de Setembro de 2021, as 02:21:28 »

Fiz essa troca, mas não funcionou: o volume continua baixissimo. Como tenho 4 dessas válvulas eu já tinha tentando trocar de posição, sem sucesso.
O fato de áudio estar chegando ao potenciômetro indica alguma coisa?
E quanto ao diodo e a R13, não entendo a função deles.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 05 de Setembro de 2021, as 02:48:14 »

O R13 faz parte da polarização da válvula de saída de áudio. É o resistor de grade. Está tudo certo com ele pois a saída de áudio funciona.

Já o diodo eu estou em dúvida se ele é o demodulador ou se é o triodo da V2.  Até o penúltimo transformador (entre V2 e V3) só tem sinal de RF modulado em amplitude. A partir dele, o sinal de RF precisa passar por um retificador (um diodo ou uma válvula) pra deixar só um semiciclo do sinal de RF que depois passa por um filtro passa baixas e se torna sinal de áudio de baixa frequência.  Se o diodo for esse demodulador (é que ele não está ligado como estudei  há quase 40 anos), então o triodo da V2 deveria amplificar o sinal para entregar à última válvula. E aí pode ser que esteja sem amplificação nesse estágio.  

Citar
Quanto ao transformador, fiz 4 tapes: 1 com 6,3v para as lâmpadas do dial; outro tape com 12,6v para as 2 válvulas detectores (ligadas em paralelo); mais um de 30 volts para a amplificadora e uma de 35v para a retificadora e eliminei toda a ligação em série.

Não entendi direito o que você fez. Quando você diz "taps" (e não tape, que é fita em inglês) você quis dizer que fez um enrolamento secundário separado e isolado para cada tensão diferente, ou fez só um enrolamento secundário com várias derivações (os "taps" ou tomadas intermediárias) sendo que um fio extremo é comum a todos ?  Nesse último caso (um enrolamento só), você usou só fio de uma bitola, ou para cada tap tinha a bitola adequada ? Cada filamento de válvula consome 150 mA, o que deveria ir acumulando nos taps mais baixos (600 mA).
Ou você fez um enrolamento só de 110 V e o dividiu conforme as tensões necessárias, empilhando uma sobre a outra (e portanto, só com uma bitola de fio)
« Última modificação: 05 de Setembro de 2021, as 03:27:26 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #9 : 05 de Setembro de 2021, as 03:47:51 »

O que fiz foi o seguinte: o secundário tem uma bobina só, com o mesmo fio e várias derivações, cada uma com o número de voltas para retirar as voltagens necessárias para cada válvula, sem me preocupar com a corrente. E tem o ínicio da bobina que seria o "zero" comum a cada derivação. Imaginei (talvez erroneamente) que a corrente total exigida seria da ordem de 600mA e como o transformador é meio parrudo, imaginei que o mesmo pudesse fornecer corrente mais do que necessária para todas as válvulas.

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 05 de Setembro de 2021, as 03:52:17 »

Se você fez o enrolamento todo com fio que aguenta 600 mA, tudo bem.  Agora se fez com fio para 150 mA, aí danou-se.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #11 : 05 de Setembro de 2021, as 03:57:19 »

Fio de 0,8mm, acho de 17 ou 18 AWG.
Ah, me esqueci de um detalhe que pode ser importante.
Seguindo a orientação de um técnico, suprimi a ligação entre o filamento e o anodo da válvula retificadora, segundo ele para não atrapalhar o transformador.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 05 de Setembro de 2021, as 04:11:26 »

Ok. Esse fio aguenta.

Espero que as bobinas/transformadores de RF não tenham sido mexidos (as torrezinhas quadradas de alumínio). Se alguem mexeu nos núcleos (os parafusos no meio delas)  vai precisar recalibrar e só com gerador de RF pra isso.  Se estiver um pouco descalibrado o sinal que passa pelos transformadores de RF é mais fraco e pode explicar o volume baixo. 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #13 : 05 de Setembro de 2021, as 04:23:50 »

Ok.
Os transformadores de RF são um pouco diferentes, pois não possuem aquele parafuso no topo da carcaça de alumínio.
São 2 pinos (que mal se vê as fendas neles), dispostos na vertical da carcaça. Amanhã posto uma foto deles pra você analisar.
A propósito, vou resumir outra "coisinha" que fiz: uma das 6 bobinas osciladoras (a de 530 Kc), estava sem a cera, indicando que já tinham mexido ali. Mexeram tanto que quebraram a fenda do ferrite, que estava emperrado dentro do "carretel". É uma bobina minúscula, com cerca de 24mm de altura.
Não teve outro remédio a não ser estragar o carretel, o que fiz com extremo cuidado para preservar a bobina propriamente dita. Comprei um ferrite e tentei deixar nas dimensões (espessura e comprimento) do original e "usinei" um parafuso de madeira que colei com araldite na base do ferrite novo para possibilitar algum ajuste. Coloquei o ferrite dentro de um tubinho fino de plástico com rosca na base, onde rosqueia o parafuso de madeira, que tem uma fenda.
Parece que funcionou, pois ao sintonizar alguma estação OM e mexendo no ferrite o volume aumenta e diminui ... só não sei a quantas estará correto o dial ... mas foi o que consegui fazer.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 05 de Setembro de 2021, as 16:46:06 »

Agora com essa informação, eu já não sei se vai ser possível colocar esse rádio pra funcionar direito, só com um multímetro como instrumento e com uma bobina já alterada (não sei se ela vai ter a mesma característica da original), e justo a da faixa de frequências mais usada.

Procura o canal do Museu da Eletrônica no Youtube.  O técnico Mauro tem vários vídeos de restauração de rádios antigos e faz a calibração em alguns deles.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2021, as 16:56:10 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal