Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 20:04:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Rádio Valvulado - Preciso de Ajuda  (Lida 33464 vezes)
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #15 : 05 de Setembro de 2021, as 18:00:14 »

Obrigado, vou ver os vídeos do Mauro (não sabia desse canal). Talvez me aventure a tentar a calibrar usando esses geradores de RF on-line, usando o PC, ou mesmo algum app de celular. Pior que tá não deve ficar. Se conseguir ajustar as faixas de ondas curtas já estará bom. Em último caso talvez em mande pra alguém habilitado pra fazer. Aqui na minha cidade não tem ninguém.
Vou tentar postar uma foto das bobinas de FI apenas pra curiosidade. Estou usando o postimage, no item de "miniaturas para foruns". Não sei se vão ficar no tamanho exigido pelo fórum. Queira me desculpar caso alguma coisa fique fora das normas.

« Última modificação: 05 de Setembro de 2021, as 18:08:49 por Fauzi » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #16 : 05 de Setembro de 2021, as 18:08:14 »

Eu uso este hospedeiro de imagens:

http://www.hostcgs.com.br/hostimagem/index.php

Um gerador de RF (rádio frequência) fornece sinais de alta frequência (na faixa das centenas de quilohertz e megahertz). No celular ou PC você só vai ter sinais de áudio frequência (até 20 kHz).
Você precisa ter o gerador pra calibrar e ajustar as bobinas e os trimmers do capacitor variável (e talvez um frequencímetro e osciloscópio).  Se os caras mexeram na bobina do oscilador local, não tenha dúvida que mexeram nos transformadores de FI e nos trimmers de ajuste. Não é coisa pra quem não tem experiência (eu não sei fazer).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #17 : 05 de Setembro de 2021, as 22:12:58 »


Um gerador de RF (rádio frequência) fornece sinais de alta frequência (na faixa das centenas de quilohertz e megahertz). No celular ou PC você só vai ter sinais de áudio frequência (até 20 kHz).

A verdade é que a faixa de AM não é nem rf direito... começa ali em 500 Khz. Um arduino, com o micro mais ordinário do universo, roda suave a 16MHz, podendo gerar um sinal de 8MHz. Qualquer osciloscópio meia boca enxerga lá seus 40MHz. Não se apegue muito à limitação do equipamento, sabendo o que precisa fazer e com algum improviso você consegue.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #18 : 05 de Setembro de 2021, as 23:33:04 »

A verdade é que a faixa de AM não é nem rf direito... começa ali em 500 Khz. Um arduino, com o micro mais ordinário do universo, roda suave a 16MHz, podendo gerar um sinal de 8MHz. Qualquer osciloscópio meia boca enxerga lá seus 40MHz. Não se apegue muito à limitação do equipamento, sabendo o que precisa fazer e com algum improviso você consegue.

A faixa de RF é a parte do espectro eletromagnético em que há a comunicação por rádio. Então a banda de frequências das estações de rádio OM (ondas médias) em AM (amplitude modulada) é sim RF.  É possível operação de rádio em frequências até na faixa de frequências de áudio. Comunicações com submarinos são feitas em menos de 100 Hz (com antenas muito longas).



A questão da necessidade de um gerador de RF, é que ele fornece um sinal modulado (seja em amplitude - AM, ou em variação de frequência - FM) onde uma portadora carrega um sinal útil (áudio). Só gerar um sinal sem modulação não seria muito útil para calibrar os rádios.
Um circuito digital de microcontrolador (e.g. Arduíno) só conseguiria fornecer um sinal sem modulação AM, de amplitude fixa. Precisaria acrescentar um modulador (um mixer + filtro ressonante) de forma a ser útil para a empreitada. Mas não é fácil se conseguir sinais com frequência desejada com um microcontrolador. Mesmo com 16 MHz de clock, talvez não se consiga um sinal de 540 kHz certinho para calibrar o extremo inferior e um de 1600 kHz para o extremo superior da faixa de OM.  Já é difícil conseguir Baud Rates exatos para comunicação serial (que tem frequências bem mais baixas 300 bps a 115000 bps) com clocks altos, então para sinais na faixa do mega hertz é mais difícil ainda.


Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #19 : 06 de Setembro de 2021, as 02:48:48 »

Enquanto isso...

O pessoal do mundo digital continua tentando conseguir chegar perto daquilo que o pessoal do analógico já fazia há cinquenta anos atrás.

Para gerar um sinal de áudio com 0,01% de distorção, qualquer guri monta um ponte de Wien com um TL071. Mas também dá para usar um DSP de 64 bits rodando a 5 GHz...
« Última modificação: 06 de Setembro de 2021, as 02:51:58 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #20 : 06 de Setembro de 2021, as 16:34:47 »

Já usei um dsp de 20 dólares pra montar um amplificador classe D :]

As vezes é domingo de tarde e você só quer brincar um pouco, não fazer o trem mais otimizado do mundo. Ademais, estamos em tempos curiosos onde um cortex série M de 32 bits custa menos que um ampop razoável. E o futuro promete mais.

https://create.arduino.cc/projecthub/michalin70/ab-use-an-arduino-as-am-music-transmitter-d3b6e3

Já montei um arranjo parecido, mas com um STM, sem o filtro e mandando só alguns tons. Funciona, se tiver algum micro dando sopa pode montar sem medo.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #21 : 06 de Setembro de 2021, as 19:15:29 »

Claro. Quem sabe, faz com dois transistores. Quem não sabe, usa dois PICs (mas agora, na escola, só usam ARM).
« Última modificação: 06 de Setembro de 2021, as 19:19:04 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #22 : 06 de Setembro de 2021, as 20:50:59 »

Sem entrar em mérito de tecnologia, mas o que o Fauzi iria precisar, junto com outros instrumentos, seria um gerador desses aqui:



 Smiley
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #23 : 06 de Setembro de 2021, as 22:47:11 »

https://create.arduino.cc/projecthub/michalin70/ab-use-an-arduino-as-am-music-transmitter-d3b6e3

Já montei um arranjo parecido, mas com um STM, sem o filtro e mandando só alguns tons. Funciona, se tiver algum micro dando sopa pode montar sem medo.

Facílimo de montar e gravar, então vamos fazer o teste de São Tomé:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

O sketch original programa a frequência de saída do PWM para 600 kHz. Acontece que a frequência do PWM é determinada por um registrador do ATMEGA que é o OCR2A. Esse registrador é de 8 bits (portanto aceita valores inteiros de 0 a 255) e para alguns valores dele, temos as seguintes frequências de PWM:



Como para 600 kHz o valor de OCR2A seria um valor quebrado, o valor inteiro mais próximo é 12, o que corresponde a 615.38 kHz.  Então a possibilidade de se escolher uma determinada frequência é pouca e limitada aos valores inteiros de OCR2A. No meu Arduino Nano eu consegui 591 kHz (o display é um frequencímetro onde os 3 primeiros dígitos são a mantissa e o quarto dígito é o expoente de 10, então 5.91 x 10^5).  A diferença para 615 kHz (3 a 4 %) eu acredito que se deva ao fato do clock do meu Nano ser um ressonador cerâmico e não um cristal.
O sinal quando a entrada de áudio está ligada à tensão Aref (máximo = 5V) é assim:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Se a entrada de áudio estiver sem sinal (entrada com Aref/2), acontece o seguinte:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Nesse caso o ATMEGA desliga por alguns ciclos o sinal e o liga pelo mesmo número de ciclos.

A contagem do frequencímetro fica pela metade:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Então na verdade, a modulação não é de amplitude modulada (o vídeo do link diz isso também), e nem PWM, mas seria uma transmissão por CW (continuous wave, usada para código morse), onde o PWM do áudio é transmitido por CW.

Funciona no rádio ?  Sim, eu injetei sinal senoidal no Arduíno e liguei meu toca-fitas em rádio AM. Mas o som é muito ruim (além de que eu precisava servir de antena encostando meus dedos no fio de saída para que o rádio pegasse).

Veja como fica o sinal de 591 kHz com o áudio:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Passando por um filtro passa baixas RC, fica assim:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Também mudei o sketch para frequências de 1000 kHz e 1600 kHz:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Eu acho que dessa forma é muito difícil usar isso para calibrar o rádio. E teria que usar as frequências de 533 e 1600 kHz como extremos (525 e 1705 kHz que é a faixa definida pela Abert para ondas médias) e tem de usar um Arduino com clock de cristal. Mas para calibrar ondas curtas teria que pensar em outro jeito já que as frequências são mais altas.

Se fizer citação desta mensagem, retire as imagens de dentro da citação.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #24 : 07 de Setembro de 2021, as 00:11:57 »

Fera demais, curti o frequencímetro! Belíssimo oscilador a cristal.

Bom, os senhores se detiveram em atirar pedras, mas eu só vim sugerir uma alternativa pro problema do rapaz, hora nenhuma disse que ia competir com a rhodes nos geradores de rf de instrumentação.

Isso é pwm sim, o que ele faz na verdade é ligar e desligar o pwm de alta frequência. Um truque bastante divertido. É um pwm sobre pwm, se quiser pensar assim. Eu usei isso com um f103 falsificado de 80MHz (me custou 3 reais na época, mais barato que os 741 da local). Fiz algumas notas musicais pré-programadas, então não tinha lidar com ruídos de quantização. O alcance dá em torno de 5 metros.

Se quiser um gerador de AM fajuto em meia tarde tá aí o esquema. Não é bom, tampouco preciso, mas é fácil.

P.S. Pro Asim essa, um tx de fm em bit-banging com ARM de 3GHz:
https://github.com/markondej/fm_transmitter
Já testei, funciona liso
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #25 : 07 de Setembro de 2021, as 02:02:17 »

Fera demais, curti o frequencímetro! Belíssimo oscilador a cristal.

Você conseguiu enxergar meu oscilador a cristal ?  Huh?
Eu fiz com um ci 74LS04 e soldei alguns componentes smd e o cristal de 4 MHz nos pinos das portas inversoras, assim poderia usar em qualquer protoboard e ele serve de clock para o PIC do frequencímetro.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Se quiser montar o frequencímetro, ele é projeto de dois italianos e  originalmente usava o PIC 16C84.  Eu alterei o código para usar o 16F84A e displays de anodo comum (eles usaram catodo comum, conforme esquema):



Spoiler (clique para mostrar ou esconder)



Citar
Bom, os senhores se detiveram em atirar pedras, mas eu só vim sugerir uma alternativa pro problema do rapaz, hora nenhuma disse que ia competir com a rhodes nos geradores de rf de instrumentação.

Não pense assim Gustavo. Eu também não tenho gerador de RF, então qualquer sugestão de um instrumento fácil de implementar pode ser uma boa. Mas precisa ser utilizável e viável. Por isso eu testo as ideias pra poder usar um dia (é o caso desse frequencímetro com PIC, que descobri há 20 anos). Mas tem um monte de projeto furado na internet e precisam ser validados.

Citar
P.S. Pro Asim essa, um tx de fm em bit-banging com ARM de 3GHz:
https://github.com/markondej/fm_transmitter
Já testei, funciona liso

Lá vou eu testar outro projeto agora com o Raspberry Pi    Cheesy
Que diabo Raspberry Pi é esse seu com 3 GHz ?  Os meus mais rápidos são o Pi3 (1.2 GHz) e o Pi4 (1.5 GHz).  Nem com overclock ...





-----
Código modificado para PIC 16F84 e displays de anodo comum:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 07 de Setembro de 2021, as 02:16:21 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #26 : 07 de Setembro de 2021, as 20:02:00 »

Você conseguiu enxergar meu oscilador a cristal ?  Huh?
Vi a latinha do cristal num amontoado de componente ali e já curti Tongue
Sou fã de uma gambiarra bem feita... Acho que vou copiar.

Não pense assim Gustavo. Eu também não tenho gerador de RF, então qualquer sugestão de um instrumento fácil de implementar pode ser uma boa. Mas precisa ser utilizável e viável. Por isso eu testo as ideias pra poder usar um dia (é o caso desse frequencímetro com PIC, que descobri há 20 anos). Mas tem um monte de projeto furado na internet e precisam ser validados.
A qualidade vai da complexibilidade. Mais um buffer e uns filtrinhos de sexta ordem e daria pra transmitir AM profissionalmente por aí. Mas realmente não dá pra esperar muita coisa de uma montagem como essa. Ainda assim é um jeito bom de começar a brincar.

Lá vou eu testar outro projeto agora com o Raspberry Pi    Cheesy
Que diabo Raspberry Pi é esse seu com 3 GHz ?  Os meus mais rápidos são o Pi3 (1.2 GHz) e o Pi4 (1.5 GHz).  Nem com overclock ...

Realmente... Devo ter confundido com a spec outro sbc. Corrigindo pra 1.5GHz então.


Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #27 : 08 de Setembro de 2021, as 01:06:43 »

Vi a latinha do cristal num amontoado de componente ali e já curti Tongue
Sou fã de uma gambiarra bem feita... Acho que vou copiar.

Você está falando de um oscilador dip metálico de 2048 kHz. Ele está ao lado do meu oscilador de 4 MHz feito com TTL.  Na protoboard eu deixo alguns osciladores para poder usar vários clocks dependendo do circuito que monto. Há ainda um oscilador astável com 555 com frequência de 30 Hz.  Eu deixo ainda alguns cis TTL contadores e flip-flops JK para dividir as frequências e conseguir outros valores de clock.
Na protoboard eu deixo pronto também uma fileira de leds com resistores e push buttons.  Isso agiliza a montagem e teste de cis, sem precisar partir do zero.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2021, as 01:08:46 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #28 : 09 de Setembro de 2021, as 05:05:50 »

Vixe ... fiquei uns dias sem olhar o tópico e agora tem várias mensagens, cujo teor foge do meu pouco conhecimento.
O que tentei fazer foi um simples gerador de RF, usando um ressonador cerâmico e 2 CD4011, além de outros componentes. Esse circuito foi publicado na revista Saber Eletrônico do Newton Braga e revisto no canal EletroMakersBrasil nesse link, onde tem link para o circuito original e o modificado, que foi o que fiz.
Porém, não sei porque cargas d'águas não funcionou. Antes de ligar conferi várias vezes as ligações porque não montei num circuito impresso, mas numa plaquinha de fenolite lisa e com ligações fio a fio.

https://www.youtube.com/watch?v=pgA2BwpWOxg&t=528s

Escrevi um comentário no canal e o titular gentilmente informou que não entende porque não funcionou, dizendo que vários usuários construiram e funcionou.
Gastei apenas R$ 13,00 de componentes.

Não sei se vocês conhecem esse circuito mas penso que se funcionar deve ser minimamente suficiente para fazer o alinhamento dos FI da maioria dos rádios antigos, com baixíssimo custo. Se algum de vocês pudesse fazer e testar seria interessante.

Também estou procurando no Aliexpress alguma coisa parecida com isso, mas não achei ainda.


Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #29 : 09 de Setembro de 2021, as 05:24:58 »

Um circuito simples desses, é quase certo que funcione. Ou você utilizou algum componente ruim, ou ( mais comum) você errou na montagem. O pior é que não se sabe o que aconteceu. E sem equipamento mais específico (osciloscópio), você não vai descobrir muito fácil.

 Smiley
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.112 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal