Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 07:26:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Rádio Valvulado - Preciso de Ajuda  (Lida 33112 vezes)
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #30 : 09 de Setembro de 2021, as 13:54:11 »

Até tentei fazer uma plaquinha de circuito impresso mas não dei conta de mexer nesses programas. Se eu tivesse facilidade pra isso com certeza ia fazer uma plaquinha e montar de novo, até mesmo comprando novos componentes.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #31 : 09 de Setembro de 2021, as 14:45:59 »

Como você sabe que os osciladores (um de 455 kHz e outro de 1 kHz) não estão funcionando ? Seu multímetro tem frequencímetro ?
No link para o esquema do NCB, a montagem é com o 7400 (ao invés do CD4011) e tem o layout da placa de circuito impresso (não serve para o CD4011).

É difícil realizar algumas tarefas em eletrônica sem os instrumentos certos. Veja que até para construir alguns instrumentos rústicos precisa ter outros instrumentos. Não dá pra ser MacGyver e improvisar as coisas.

Depois, esse oscilador de FI só vai servir para calibrar as etapas de FI. Para calibrar as estações (etapa de sintonia), precisa do gerador que forneça outras frequências.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #32 : 09 de Setembro de 2021, as 20:02:07 »

Sim entendo e peço desculpas. Porém, no vídeo que postei o link, ele trocou os CI 7400 pelos 4011 e alterou o valor de alguns componentes e postou o circuito já alterado. Então, resolvi fazer nesse esquema novo que ele explica no vídeo.
Apenas comentei sobre esse circuito por achar que pudesse ser útil para outros principiantes como eu.

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #33 : 09 de Setembro de 2021, as 20:22:00 »

A minha questão e dúvida é como você sabe que o seu circuito não funciona ?  Vai ver está funcionando e você não sabe.

Eu montei agora rapidinho o circuito com dois 7400 e funcionou sem problemas. Mas eu tenho como ver se está oscilando ou não (pelo frequencímetro e pelo osciloscópio).
A única diferença é que eu não tinha filtro cerâmico de 455 kHz, mas usei um filtro de 10.7 MHz (FI de FM) e funcionou de cara e ainda montado na protoboard. Também usei ressonadores de 4 MHZ, 6 MHz, 10 MHz e todos funcionaram, só tirando um e colocando outro. Acredito que com um de 455 kHz vai funcionar também.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Se fizer citação desta mensagem, retire as imagens de dentro da citação.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #34 : 10 de Setembro de 2021, as 00:02:08 »

Na verdade eu segui a orientação do NCB, passando 2 ou 3 voltas de fio no rádio. Deixei o rádio esquentar uns 10 minutos, liguei o gerador de sinal e mexi nos ferrites das FI e também no potenciômetro esperando produzir algum "apito", porém não obtive qualquer tipo de sinal por menor que fosse.
Também tentei ligar o gerador direto na antena do rádio, sem sucesso também.
Ai tentei obter algum apito no meu Transglobe (sem mexer em nada dele, pois o mesmo está calibradíssimo de fábrica), mas também não apitou.
Por isso imaginei que o gerador não está funcionando.


Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #35 : 10 de Setembro de 2021, as 01:25:24 »

Posta algumas fotos do seu circuito gerador. Quem sabe a gente enxergue algo de errado ou damos alguma dica.

Você não tem algum instrumento que possa medir frequência de sinais ?  No multímetro não tem ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #36 : 10 de Setembro de 2021, as 02:31:07 »

Estou com vergonha de postar fotos, mas a teimosia é maior. Desculpe-me pela tremenda gambiarra. Depois que olhei bem a plaquinha no NCB eu poderia ter feito um pouco melhor.


Aqui tentei indicar os componentes pra facilitar. Qualquer dúvida, por favor deixem-me saber.
Obrigado.

« Última modificação: 10 de Setembro de 2021, as 02:56:45 por xformer » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #37 : 10 de Setembro de 2021, as 03:12:26 »



Para os elétrons não importa se o circuito está bonito ou não. O que importa é que eles tenham bons condutores e boas soldas.

O layout do NCB não iria servir para a montagem com os 4011, porque eles tem disposição diferente das portas lógicas em relação ao 7400.

Meça com o multímetro, quais as tensões (DC) nos pinos 4 do CI1 e no pino 10 do CI1. Eles são as saídas dos osciladores. Se não houver oscilação, a porta vai estar travada no nível alto (perto dos 5 V) ou em nível baixo (perto do 0 V). Um valor intermediário perto do meio, pode significar que há oscilação.   Da mesma forma, veja a tensão no pino 4 do CI2, que é a saída do sinal modulado (deve ser menos da metade).  Com um pouco de sorte, se a resistência de entrada do seu multímetro for alta e ele conseguir medir a tensão média sem matar os sinais dos osciladores, vai dar pra ter uma ideia.

Até com um "logic probe"  poderia ser verificado se há oscilação.  Se você tiver um CD4049, avise que eu posto um esquema de ponta lógica com ele.

Pelo o que deu para ver a montagem, conferindo com o esquema, parece tudo certo.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2021, as 03:20:55 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #38 : 10 de Setembro de 2021, as 14:48:38 »

Bom dia,
Pino 4 do CI1: 2,97V
Pino 10 do CI1: 0,13V
Pino 4 do CI2: 0,00 (zero)
Esses tirados com multimetro Minipa básico.
Ontem chegou o Smart Multimetro Bside ADMS9. Com ele deu 3,07V no pino 4, 0,23v pino 10. No pino 4 do CI2, começou dando "zero", depois marcou 130 ohms.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #39 : 10 de Setembro de 2021, as 14:57:36 »

O oscilador de 455 kHz pode estar funcionando, já que a tensão no pino 4 - CI1 está perto da metade da tensão de alimentação (6 V).  Mas o oscilador de baixa frequência não está oscilando e travado em nível baixo.  Tente refazer as soldas e as ligações nessa parte do circuito. Se tiver outro capacitor de 220 nF substitua o C1.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #40 : 10 de Setembro de 2021, as 15:40:35 »

Esqueci de dizer que estou alimentando com 5v.
Vou dar uma conferida nas soldas. Não tenho outro capacitor. Semana que vem vou pra Bauru e compro outro capacitor e mais CI.
Muito obrigado pela atenção.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #41 : 10 de Setembro de 2021, as 20:12:06 »

Olá Fauzi.

Estive olhando sua montagem, e como o xformer já havia dito, visualmente está correta. Talvez o problema se resuma a um componente ruim ou, até mesmo mesmo uma trilha de solda indevida. Eu fiz aqui um layout básico do circuito. A única diferença do seu é que os resistores e o capacitor estão do lado certo, pra evitar tantas idas e vindas das conexões.



 Smiley
Registrado
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #42 : 11 de Setembro de 2021, as 03:45:01 »

Muito obrigado amigo Matec pela disposição em ajudar.
Amanhã mesmo vou reconstruir o projeto nesse disposição que você fez e ai eventualmente se corrige alguma solda mal feita.
Valeu.
Registrado
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #43 : 13 de Setembro de 2021, as 14:43:52 »

Remontei o circuito com mais capricho porém persiste o problema.
Vou deixar o projeto em stand-by por uns dias por motivo de força maior.
Assim que eu comprar novos componentes e quem sabe fazer a PCI comento o resultado. Obrigado.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #44 : 13 de Setembro de 2021, as 19:43:18 »

Experimenta trocar o R3 de 2.2 kohms por um valor um pouco maior (2.4 k ou 2.7 k, ou levanta um dos terminais do 2.2 e solda um resistor de 220 ohms para ficar em série).
Na simulação do oscilador, com um resistor de 1900 ohms, a oscilação não inicia. Já com valor de mais de 4000 ohms, também não oscila.  Há uma faixa de resistores em que o oscilador funciona.

Montei também o circuito real, e com 2200 ohms e 220 nF e portas lógicas CMOS CD4011, o circuito oscila.  Mas se o resistor for menor do que 1500 ohms, já não funciona direito.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2021, as 01:02:03 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal