Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 03:36:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reparo de Marshall Valvestate 8040  (Lida 25540 vezes)
Felippe Marques
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 0


« Responder #45 : 24 de Abril de 2022, as 11:32:56 »

Excelente, obrigado pelas orientações, vou encomendar o transformador e mais alguns itens na Multcomercial mesmo, gostaria de confirmar se o transformador é esse mesmo:
https://www.multcomercial.com.br/transformador-de-tens-o-127-220v-para-0v-12v-200ma.html

Os resistores podem ser esses?
https://www.multcomercial.com.br/resistor-de-filme-metalico-3-watts-pr03-5-de-tolerancia-0-22-a-1m.html

Também quero trocar o jack de entrada, o input, que também está bem ruim, muito folgado, só não sei qual tipo é o dele, se é de 4 ou 5 pinos (tem 4 soldados na placa, mas ele tem 5, etc). Vou aproveitar e pegar tudo que preciso pra melhorar o amplificador, pago um frete só pra mais coisas úteis...
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #46 : 24 de Abril de 2022, as 14:48:47 »

Na verdade, compre um transformador com capacidade de corrente um pouco maior. Os fabricantes tendem a mentir e exagerar na potência publicada (usam fio mais fino ou núcleo menor do que o necessário). Um de 300 mA é melhor para anular o efeito Pinóquio.

Esses resistores servem, mas podem ser menores que os que estavam originalmente (fio x filme metálico - ambos de nicromo). Mas se os resistores são só os de 68 ohms pra ligar em série com os filamentos da válvula, não serão necessários se vai usar o transformador adicional de 12 V.
« Última modificação: 24 de Abril de 2022, as 14:49:29 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #47 : 24 de Abril de 2022, as 22:39:26 »

Ninguém achou uma boa ideia o transformador de 6+6V?
Aí da pra aterrar o CT...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #48 : 25 de Abril de 2022, as 10:25:42 »

Nao é criticando o CT para filamentos, é que o CT virtual, com resistores, geralmente funciona melhor.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Felippe Marques
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 0


« Responder #49 : 25 de Abril de 2022, as 11:02:47 »

Na verdade, compre um transformador com capacidade de corrente um pouco maior. Os fabricantes tendem a mentir e exagerar na potência publicada (usam fio mais fino ou núcleo menor do que o necessário). Um de 300 mA é melhor para anular o efeito Pinóquio.

Esses resistores servem, mas podem ser menores que os que estavam originalmente (fio x filme metálico - ambos de nicromo). Mas se os resistores são só os de 68 ohms pra ligar em série com os filamentos da válvula, não serão necessários se vai usar o transformador adicional de 12 V.

Então, eu vou trocar os resistores de 180/3W, os R55 e R59, que já estão com uma aparência desgastada e começando a oxidar, os R62 e R63 eu vou colocar o transformador no lugar mesmo...

-----
Na verdade, compre um transformador com capacidade de corrente um pouco maior. Os fabricantes tendem a mentir e exagerar na potência publicada (usam fio mais fino ou núcleo menor do que o necessário). Um de 300 mA é melhor para anular o efeito Pinóquio.

Custei pra achar aqui, são esses?

https://www.soldafria.com.br/transformador-12v-300ma-entrada-110-220vac

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1855232306-transformador-primario-0-110-220-secundario-0-12v-300ma-_JM

Na situação de enrolar os fios, como os transformadores vem com um fio de cada, eu colocaria um fio a mais, confere?  O aterramento eu posso seguir o padrão do amplificador de colocar um parafuso no chassis e prender ele, confere?
« Última modificação: 25 de Abril de 2022, as 15:53:32 por Felippe Marques » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #50 : 26 de Abril de 2022, as 09:11:04 »

O transformador da Soldafria serve (que tem o secundário com dois fios: o comum e o de 12 V que na verdade é apenas convenção, já que a tensão e corrente são alternados e qualquer um dos fios pode ser o comum), o do anúncio do Mercado Livre não serve (pois tem 3 fios: 12 V, comum e outro 12 V, o anúncio está com a descrição errada pra variar).
O trançamento é apenas feito com o fio comum e o de 12 V, não precisa acrescentar mais um fio.



Se fizer citação desta mensagem, retire a imagem de dentro da citação.
« Última modificação: 26 de Abril de 2022, as 09:40:01 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #51 : 26 de Abril de 2022, as 09:47:32 »

Nao é criticando o CT para filamentos, é que o CT virtual, com resistores, geralmente funciona melhor.

Hein ? Como é isso ? Pode explicar por favor ??
« Última modificação: 26 de Abril de 2022, as 09:48:12 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #52 : 26 de Abril de 2022, as 10:10:27 »

Hein ? Como é isso ? Pode explicar por favor ??

Dois resistores de baixo valor (100r, 220r) dos terminais ao terra:


É possível inclusive usar um trimpot, com o cursor ligado ao terra, para eliminar totalmente o hum de filamento.

O aterramento eu posso seguir o padrão do amplificador de colocar um parafuso no chassis e prender ele, confere?

Como assim? Não tem o que aterrar nesse trafinho. Ao invés disso, manda uma foto da placa na parte de baixo, na região do soquete da válvula. Vou te mostrar onde deves colocar os resistores do center tap virtual. Você poderá soldá-los direto na placa, pois são pequenos.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Felippe Marques
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 0


« Responder #53 : 26 de Abril de 2022, as 10:19:16 »

O transformador da Soldafria serve (que tem o secundário com dois fios: o comum e o de 12 V que na verdade é apenas convenção, já que a tensão e corrente são alternados e qualquer um dos fios pode ser o comum), o do anúncio do Mercado Livre não serve (pois tem 3 fios: 12 V, comum e outro 12 V, o anúncio está com a descrição errada pra variar).
O trançamento é apenas feito com o fio comum e o de 12 V, não precisa acrescentar mais um fio.


Cara, quase eu compro o transformador errado em, achei um igual esse da solda fria, vou pegar no mercado livre porque chega mais rápido e o frete é mais em conta, esse aqui é o certo confere?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1902184666-transformador-primario-0110-0110-secundario-0-12v-300ma-_JM

Valeu pelo aviso, ia ser grana gasta a toa no componente errado.



-----
Como assim? Não tem o que aterrar nesse trafinho. Ao invés disso, manda uma foto da placa na parte de baixo, na região do soquete da válvula. Vou te mostrar onde deves colocar os resistores do center tap virtual. Você poderá soldá-los direto na placa, pois são pequenos.


Certo, quando chegar em casa mais tarde mando sim. Agora é só esperar tudo chegar e colocar no lugar.
Mandei uma mensagem pra você, depois dá uma olhada.
« Última modificação: 26 de Abril de 2022, as 11:23:21 por Felippe Marques » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #54 : 26 de Abril de 2022, as 10:21:30 »

Nao é criticando o CT para filamentos, é que o CT virtual, com resistores, geralmente funciona melhor.
Sim, geralmente é melhor por causa do desbalanceamento dos enrolamentos.
Mas esses transformadores vendidos em loja, em sua maioria, tem os enrolamentos feitos ao mesmo tempo (bifilar). O desbalanceamento é mínimo.
De qualquer forma, tem que fazer ou um ou outro. E me parece mais prático nesse caso usar o CT do que improvisar 2 resistores saindo do PCB pro terra.
« Última modificação: 26 de Abril de 2022, as 10:50:28 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Felippe Marques
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 0


« Responder #55 : 26 de Abril de 2022, as 11:26:17 »

Senhores, agora é só esperar os componentes chegarem, provavelmente sexta.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #56 : 26 de Abril de 2022, as 18:06:16 »

Dois resistores de baixo valor (100r, 220r) dos terminais ao terra:

A técnica eu conheço e inclusive já precisei utilizar mas, a afirmação de que é melhor que a tomada central de um transformador é que me chama muito a atenção

-----
Sim, geralmente é melhor por causa do desbalanceamento dos enrolamentos.
Mas esses transformadores vendidos em loja, em sua maioria, tem os enrolamentos feitos ao mesmo tempo (bifilar). O desbalanceamento é mínimo.
De qualquer forma, tem que fazer ou um ou outro. E me parece mais prático nesse caso usar o CT do que improvisar 2 resistores saindo do PCB pro terra.

Nesse caso se requerirá que os resistores também sejam "balanceados" correto ?
« Última modificação: 26 de Abril de 2022, as 18:08:44 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #57 : 26 de Abril de 2022, as 21:40:12 »

A técnica eu conheço e inclusive já precisei utilizar mas, a afirmação de que é melhor que a tomada central de um transformador é que me chama muito a atenção

-----
Nesse caso se requerirá que os resistores também sejam "balanceados" correto ?
Correto. Ou o trimpot, para ajuste fino. Quando uso resistores, uso aqueles de 1% de tolerância.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Felippe Marques
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 28

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 0


« Responder #58 : 27 de Abril de 2022, as 10:01:48 »

Senhores, bom dia, o que é esse negócio de CT para filamentos?
Registrado
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #59 : 27 de Abril de 2022, as 11:21:02 »

Senhores, bom dia, o que é esse negócio de CT para filamentos?

É a derivação central do transformador, center tap (CT), o comum quando você tem um secundário com três fios, que no caso da conversa seria 6+6V resultando em 12V nas extremidades do enrolamento, com o CT ligado ao terra. Na ausência desse elemento, nos transformadores com dois fios, por exemplo: 0 +12V, é utilizado o center tap (CT) "virtual" com um par de resistores de mesmo valor conectados entre os fios e terra do circuito, com objetivo de reduzir a indução de ruído quando se alimenta os filamentos com tensão AC.

Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal