Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 19:35:22


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto de fonte de alta tensão 60-300 VDC  (Lida 6265 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« : 22 de Julho de 2022, as 23:04:17 »

Fazia tempo que eu queria uma fonte de alta tensão ajustável na minha bancada para poder testar a profusão de mini amplificadores valvulados e pré amplificadores valvulados em que me vi metido a construir nestes últimos anos sem ter de a todo momento recorrer a fabricação transformadores de força de diferentes tensões e correntes a cada montagem.

Procurei bastante pela internet mas, todo projeto que eu via ou era complicado demais ou não passava a segurança necessária a projetos desse nível de construção. Foi então que recorri ao Matec perguntando-o se não teria nenhum projeto simples fácil e rápido de ser construido, eis que após algum pouco tempo surge este circuito :



Demorou muito até que entre dias de trabalho e dias de folga eu pudesse construir e testar, construção na qual eu tive muita ajuda, paciência e boa vontade do kem, xformer e também do Matec para realizar o layout, depurar o circuito e testa-lo

Abaixo estão algumas fotos comprovando que a coisa funciona ! Sintam-se a vontade para construir porque o circuito está verificado

CABE AQUI LEMBRAR QUE TRATA-SE DE UM CIRCUITO COM TENSÃO ELEVADA E QUE PODE SER FATAL. PORTANTO TODO CUIDADO NA MONTAGEM E TESTES É POUCO. O(S) AUTOR(ES) / COLABORADOR(ES) SE EXIMEM DE TODAS E QUAISQUER RESPONSABILIDADES E/OU DANOS PROVENIENTES DESTA MONTAGEM. TODOS OS INTERESSADOS EM REALIZAR A MONTAGEM DEVEM TER EM MENTE QUE SERÃO OS ÚNICOS RESPONSÁVEIS CASO ALGO DE ERRADO ACONTEÇA E, AO INICIAR A CONSTRUÇÃO DA FONTE, AUTOMATICAMENTE ACEITAM ESTES TERMOS. LEMBRE-SE: SE VOCÊ NÃO SABE NO QUE ESTÁ SE METENDO, NÃO FAÇA.







Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Como sei que as perguntas virão já trato de eliminar algumas logo aqui.

- A "doadora" do chassi foi uma velha central telefônica INTELBRAS  Cheesy curto muito dar novo uso a velhas coisas que vou encontrando comprando no ferro-velho !

- Minha fonte está superdimensionada na filtragem com capacitores de filtragem maiores do que o do esquema, como pode-se bem ser observado Cheesy não há necessidade alguma disso ! O circuito funciona bem como foi desenhado

- O esquema não prevê medidor porém achei que seria legal por um ( e de fato  ficou legal pra &*¨&%##@...)

- Essa fonte PRECISA de um transformador de força com isolação galvânica ! Não inventem de construir com auto transformador pois, a segurança tem de vir em primeiro lugar !

- Certifiquem-se de que o MOSFET aplicado é original ou irão dar com os burros na água... Ainda acha-se com certa facilidade bons MOSFETS em sucatas se lhes posso dar uma dica.

- Dissipador térmico de tamanho e taxa de transferência térmica ideal é mandatório para não "cozinhar" o MOSFET por que ele vai esquentar !!! Mandatório o uso de bucha plástica e isolador entre o MOSFET e o dissipador para não levar choques ao se encostar no dissipador térmico.


Acho que é isso ! Quero aqui deixar meus agradecimentos públicos mais uma vez a equipe do handmades Matec, xformer e o kem que mais uma vez colaborou praque tudo saisse nos conformes e com segurança
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)





« Última modificação: 10 de Setembro de 2022, as 18:25:58 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 23 de Julho de 2022, as 15:25:43 »

Citar
(tirando o fato que eu furei um dos capacitores de filtro com uma furadeira sem querer e não percebi e quando fui ligar a fonte tomei um baita susto com o danado a dar estouros  Cheesy)


 Huh? Dessa eu não sabia! Toma na Cabeça

 Cheesy Cheesy Cheesy

Parabéns pela fonte Filipe!

 Palmas Palmas Palmas Legal!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #2 : 23 de Julho de 2022, as 18:01:29 »

Alguns detalhes que passaram batido no post original e que acho que devem ficar claros:

A fonte dispõe de uma proteção contra sobre corrente como pode-se observar no esquema que vai atuar quando a corrente "setada" pelo resistor de 3r3 ultrapassar o limite e também deve ser observado a especificação para o dissipador de calor < 1.26 °C/W segundo cálculos realizados com base na folha de dados do IRF 840 
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Se dispurem de espaço para instalar uma ventoinha para ajudar a resfriar o MOSFET usem-no !

-----
Parabéns pela fonte Filipe!

Parabéns pelo projeto Márcio !!  Grin  Bravo
« Última modificação: 23 de Julho de 2022, as 19:44:59 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #3 : 24 de Julho de 2022, as 00:39:18 »


- O esquema não prevê medidor porém achei que seria legal por um ( e de fato  ficou legal pra &*¨&%##@...)
Traduzindo...
- O esquema não prevê medidor mas o Kem me encheu o saco pra colocar um... Até deixou espaço no layout pra isso. Eu mesmo queria colocar um multímetro chinês...  Toma na Cabeça  Cheesy

Mas como eu já tinha falado, ficou muito boa a montagem!!! Parabéns de novo.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #4 : 24 de Julho de 2022, as 12:46:02 »

Traduzindo...
- O esquema não prevê medidor mas o Kem me encheu o saco pra colocar um... Até deixou espaço no layout pra isso. Eu mesmo queria colocar um multímetro chinês...  Toma na Cabeça  Cheesy

Mas como eu já tinha falado, ficou muito boa a montagem!!! Parabéns de novo.

Não deixou de ser chinês o medidor...  Grin. Parabéns pelo layout também e obrigado
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #5 : 25 de Julho de 2022, as 08:43:30 »

Fazia tempo que eu queria uma fonte de alta tensão ajustável na minha bancada para poder testar a profusão de mini amplificadores valvulados e pré amplificadores valvulados em que me vi metido a construir nestes últimos anos sem ter de a todo momento recorrer a fabricação transformadores de força de diferentes tensões e correntes a cada montagem.

Que satisfação aspira! Cheesy Taí uma ferramenta que vai vir logo para a bancada! Temos o mesmo gosto pelos mini amplificadores e de fato a produção de transformadores específicos para essa etapa de concepção/testes me desanima profundamente.... Nesse contexto sempre surge a vontade de fazer gambiarra, mas o bom senso prevalece e tudo fica no plano das ideias  Batendo Cabeça

Obrigado Bossman logo mais posto a minha fonte montada! Por hora é só aguardar a produção do transformador dela  Palmas
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #6 : 26 de Julho de 2022, as 12:04:55 »

Que satisfação aspira! Cheesy Taí uma ferramenta que vai vir logo para a bancada! Temos o mesmo gosto pelos mini amplificadores e de fato a produção de transformadores específicos para essa etapa de concepção/testes me desanima profundamente.... Nesse contexto sempre surge a vontade de fazer gambiarra, mas o bom senso prevalece e tudo fica no plano das ideias  Batendo Cabeça

Obrigado Bossman logo mais posto a minha fonte montada! Por hora é só aguardar a produção do transformador dela  Palmas

Este é mesmo um projeto muito útil !

Se ainda der tempo... Peça o transformador com um enrolamento de 15v pra poder alimentar uma possível ventoinha e também o medidor que requer uma alimentação na faixa entre 8 -12V
« Última modificação: 26 de Julho de 2022, as 12:38:00 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #7 : 10 de Setembro de 2022, as 18:33:45 »

ATENÇÃO

O projeto da fonte foi revisto e atualizado. Se realmente necessitarem que a fonte crave os 300 volts na saida favor se atentarem a ressalva no documento de que os diodos zeners da parte de regulação devem dar o somatório de 305V e para isso será necessário modificar modelo dos diodos de forma a conseguir esse valor de 305V na soma.

Como a minha aqui e que foi montada de acordo com o documento consigo obter no máximo 295V devido as perdas inerentes ao circuito mas, sigo estando bem satisfeito com o desempenho obtido
« Última modificação: 10 de Setembro de 2022, as 18:36:39 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal